sexta-feira, 31 de julho de 2009

O presidente Lula está fazendo uma revolução na educação

Hoje, em Piraí, no Rio de janeiro, foi iniciada a distribuição de 5,5 mil notebooks. É o primeiro município onde todos os alunos e professores das escolas públicas terá nos próximos dias computadores portáteis.

Deveria ser um dos acontecimentos mais festejados no país. Entretanto, a mídia udenista finge que não foi nada e prefere falar do assunto de sempre, “gripe suína” e o mau exemplo do Senado.

Com educação de qualidade, capacitação para professores, piso salarial, extensão universitária, ProUni, política de cotas, Escola de Fábrica, escolas técnicas federais, vale-cultura, computadores e internet com banda larga nas escolas... O presidente Lula está melhorando o presente e preparando o futuro das nossas crianças.

É disso que a nossa “elite branca de olhos azuis” tem medo, do povo com acesso a uma educação de qualidade que lhes possibilite ter um melhor conhecimento da realidade em que vive e mais opções de escolha.



http://www.youtube.com/watch?v=W1-GX5lprzU

Da Agência Estado


(...) A participação do governo federal foi anterior, em 2007, ao escolher Piraí como um dos quatro municípios para o projeto piloto do programa do governo federal "Um computador por aluno". Os outros municípios do projeto piloto foram as capitais estaduais São Paulo, Porto Alegre e Palmas.O piloto em Piraí foi no distrito rural de Arrozal, no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Professora Rosa da Conceição Guedes, com cerca de 400 alunos e professores. O número de matrículas aumentou, a taxa de evasão escolar caiu para 0,6% e a taxa de aprovação aumentou. "Sabe por que a criança não sai da escola? O computador conseguiu dar a elas o prazer que a escola tradicional não dava", disse Lula.O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os alunos da escola atingiram em dois anos metas do Ministério para 2015. O Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), índice que mede a qualidade do ensino, subiu no Ciep de Arrozal de 2,4 em 2006 para 4,2 em 2007 e o município estima que hoje esteja em torno de 4,8. Haddad lembrou que o governo tem a meta de levar a conexão à internet por banda larga a todas as escolas do País até o ano que vem. Observou que Piraí "está dando um passo além disso

Um comentário:

Canindé Rocha disse...

concordo plenamente que a ducação brasileira atualmente está passando por uma "silenciosa revolução", basta observarmos o que este governo tem realizado neste segmento para comprovarmos:
1. No que diz respeito a valorização profissional, tivemos um grande avanço com a mudança do FUNDEF PARA O fundeb, pois este último agregou também recursos para a Educação Infantil e o Ensino Médio melhorando o sla´rio desses profissionais;
2. A implementação do PSN (Piso Salarial Nacinal)que nehum outro governo teve vontade ou coragem para tal coisa, pois mesmo ainda sendo insuficiente, a nossa categoria agora tem uma base inicial de carreira;
3. A expansão das universidades federais e dos centro federais de ensino e tecnologia;
4.A criação do Prouni que garante o acesso a jovens de classe média e baixa as universidades de qualidades e também a cursos que antes eram tidos como "impossíveis" para jovens pobres;
5.Programas como o PAR e o PDE, que dão suporte financeiros, qualificaivos e estruturantes para a Educação e ainda muitos outros avanços que não dá para citar todos.
Seria relamente muito bom se todos esses fatos fossem mostrados como avanços socias e culturias conseguidos por este nosso governo.

Canindé Rocha - Professor e verador pelo PT em Lajes RN.