sexta-feira, 13 de junho de 2014

LULA E DILMA: FIZEMOS EM 11 ANOS O QUE ELES LEVARAM 100

“Eles pensam que o povo não tem memória”

Do Conversa Afiada



Dilma: "lideranças daqui falam que esgotou modelo de consumo. Eles não sabem"

O Presidente Lula e a Presidenta Dilma Rousseff estiveram nesta sexta-feira (13) em Recife (PE) na plenária do PT e PTB. (Acompanhe ao vivo aqui). Ministros marcaram presença no evento, que contou com o pré-candidato ao governo do estado, o senador Armando Monteiro (PTB), e do pré-candidato ao Senado, o deputado federal João Paulo (PT).

Após os repentistas Sebastião Dias e Rogério Menezes comandarem o show, João Paulo, Humberto Costa e Armando Monteiro destacaram os avanços do Brasil nos governos do PT para, logo em seguida, Lula tomar a palavra:

Brasil venceu assim que a luz do iPhone se apagou

por Fabio Chiorino, em Carta Capital



Jogadores correm para abraçar Felipão após o gol de empate, marcado por Neymar (Crédito: Rafael Ribeiro | CBF)

O Brasil estava nervoso e afobado. E quem não estava? Além da pressão natural de uma Copa do Mundo, existia uma obrigação implícita de vencer a estreia jogando em casa. E em São Paulo, o palco historicamente mais crítico em relação à seleção brasileira.

Ainda causa certo estranhamento observar as arquibancadas das novas arenas construídas para o Mundial. A impressão é que estão lá 60 mil correntistas “premium”presenteados pelos bancos com os ingressos. Não é uma crítica. Mesmo. Mas é algo que me chama bastante atenção. Mas essa torcida, elitizada ou não, reagiu bem ao gol contra de Marcelo. Evitou as vaias, impulsionou como pode. Falta cacoete, é claro, mas se portou de forma digna: apoiou, mesmo ao perceber que a festa se transformava em uma partida dificílima. Naquele momento, as luzes de milhares de iPhones se apagaram e o torcedor enfim levantou a cabeça para enxergar o que acontecia na Arena Corinthians.

As vaias: Negro só tinha em campo, por Paulo Henrique Amorim


AS VAIAS: NEGRO  SÓ TINHA EM CAMPO

Do Conversa Afiada

O que esperar de um camarote VIP em São Paulo ?

O PiG (*) trata mais do juiz – é óbvio que foi pênalti, o Fred não seria louco de simular uma falta … -, dos heróis Black Blocs e das vaias do que do Oscar, do Neymar, do David Luiz, e do grande Luis Gustavo !

O PiG (*) quer que o Brasil se exploda com a sua obsolescência.

Se a Globo tem a pior audiência da história das Copas, imagine o Globo Overseas, a Fel-lha de SP (o mau hálito está pior, porque a bilis se putrefaz) (**), e o estado comatoso do Estadão.

Esses não chegam a São Bernardo nem a Vargem Grande (morrem na Barra, a “Miami” carioca).

Gringos rebatem críticas de que os problemas são "só no Brasil"



Gringos "provam" que problemas não são "só no Brasil" e aproveitam para reclamar também


Fabiana Uchinaka
Do UOL, em São Paulo


Só no Brasil... o transporte atrasa, não há táxis, a fila não anda, o aeroporto é uma bagunça, o ônibus é lotado. Só no Brasil existe burocracia, injustiça e corrupção. Só no Brasil tem protesto e confusão.


Reprodução/Facebook

Reportagem da revista The Economist fala sobre os problemas do Brasil

Ou não.

Desde que o país do futebol virou o palco desta Copa do Mundo, a expressão virou o bordão dos brasileiros para reclamar dos problemas mais sérios --ou esdrúxulos-- que temos por aqui e para manifestar grandes doses de "vergonha" pelo mundo estar vendo nossas mazelas. Mas os comentários dos internautas de outros países nas redes sociais têm mostrado que não é bem assim.

A revista britânica The Economist publicou na terça-feira (10) o texto "Traffic and tempers" (algo como "trânsito e humores") no Facebook, que traz um relato do imbróglio que é circular por São Paulo na véspera do Mundial e diz que "no momento em que você aterrissa no Brasil você começa a perder tempo". Dezenas de gringos rebateram o artigo com frases que podem deixar alguns internautas canarinhos chocados:

"Parece quando você visita o departamento da Receita da Filadélfia [nos EUA] para pagar uma conta", diz o americano Sam Sherman.

"Há filas diárias por táxis no aeroporto Schiphol, em Amsterdã... E não é Copa do Mundo", conta Tatyana Cade.

"Cena diária do trajeto em Tóquio, exatamente como esta imagem", alerta Ryo Yagishita.

"Parece a Argentina, nada mais refrescante que viajar como gado depois de um longo dia de trabalho", descreve Pao Radeljak. "Me lembra Buenos Aires", completa Paola Scarlett.

Paulo M Leite: Truculência de Joaquim Barbosa constrange o país

Foto: Advogado de Genoino é expulso do plenário do Supremo Tribunal Federal por Joaquim Barbosa http://bit.ly/SzPK1n
Imagem Google


"Nem sob a ditadura militar"

por Paulo Moreira Leite, da Istoé

Truculência de Joaquim Barbosa constrange o país. Mas foi apenas mais uma cena.

Só uma preocupação absoluta com o marketing pessoal pode explicar a cena truculenta ocorrida ontem a tarde, no Supremo Tribunal Federal. Numa reação que evitou uma nova derrota no momento em que está deixando o STF na condição de estátua, o presidente Joaquim Barbosa livrou-se – ao menos temporariamente – de uma situação contrangedora: ser obrigado, pelo plenário, a debater o pedido de prisão domiciliar de José Genoíno, direito elementar reconhecido até pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, e que vários ministros, favoráveis a solicitação, gostariam de discutir e resolver de uma vez por todas.

VAIAS A DILMA TÊM MESMO O PESO DADO PELOS JORNAIS?




Elas estão destacadas na Folha, no Estado de S. Paulo e no Globo, assim como o foram nos telejornais de ontem; partiram de ala Vip do Itaquerão e refletiram, apenas, o comportamento de manada dos estádios de futebol; provavelmente, teriam ocorrido contra qualquer outro presidente; na tarde de ontem, havia muito mais em jogo do que o comportamento de parte da torcida que começou a hostilizá-la perto da área de imprensa, como, por exemplo, o fato de o Itaquerão ter passado pelo teste de fogo e de o dia ter transcorrido sem protestos graves e com transporte de qualidade para os torcedores; do episódio da vaia, emerge uma única certeza: Folha, Estado e Globo fazem parte da torcida organizada anti-Dilma

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Paraplégico chuta bola, Globo não valoriza e quase ninguém viu

Paraplégico chuta bola com exoesqueleto de Nicolelis, mas quase ninguém viu

Do UOL, em São Paulo




Paraplégico dá chute na Copa com exoesqueleto de Nicolelis

Um brasileiro paraplégico chutou a Brazuca na abertura da Copa do Mundo de 2014, em São Paulo, nesta quinta-feira (12). Mas quase ninguém viu. A transmissão estava na festa e, de repente, mostrou o chute, com a bola já em movimento e o homem em pé com braço erguido. Um segundo e a câmera voltou para a festa.

Um mês de exposição global paga todos os custos da Copa, diz economista

Da Folha


Marcelo Miterhof

Um mês de exposição mundial paga com sobra os custos dos investimentos feitos para uso na Copa

A Copa que começa hoje será um barato. Estou certo de que vamos curti-la. Não somos um país rico, mas podemos dar uma festa em algo que adoramos, o futebol.

Há o risco de que os estádios não sejam bem explorados após o evento. Contudo, nem prejuízo isso deve dar. Um mês de exposição mediática mundial para bilhões de pessoas paga com sobra os custos dos investimentos feitos para uso quase exclusivo na Copa. Exemplo disso foram as imagens da chegada da seleção alemã --depois de tomar avião, ônibus e balsa-- na Vila de Santo André no litoral baiano.

Então, por que nos últimos meses houve tanto mau humor com a Copa? Meu palpite é que, para além da tentativa de atingir o governo, há no Brasil uma má vontade contra os investimentos públicos. Parece que somos incapazes de empreendê-los. O diabo é que há algum fundamento nisso. O país ficou décadas sem grandes programas de investimento. Retomá-los não é tarefa simples.

Vereadores do Recife aprovam projeto que impede contratação de profissionais do Mais Médicos

Câmara do Recife aprova projeto que impede contratação de profissionais do Mais Médicos no Recife



Do Diario de Pernambuco - Diários Associados


Foto: Ana Luiza Machado/DP/D.A Press

Os vereadores do Recife aprovaram projeto de lei que impede a contratação de profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, na capital pernambucana. A lei foi aprovada pela maioria da Casa durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015. De autoria de Rogério Lucca (PSL), o projeto foi inserido na pauta sem o conhecimento dos demais vereadores, segundo informações que circulam no plenário da Casa.

A manobra foi percebida tardiamente pelo vereador Henrique Leite (PT) e gerou um clima de tensão na Casa. O projeto já havia sido aprovado em primeira discussão. Alguns vereadores chamaram a estratégia de corporativismo já que o autor do projeto e o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB) são contra o programa federal Mais Médicos.

Renan e a mídia: uma história de amor


O que os grupos de mídia, Renan Calheiros, Henrique Alves, Álvaro Dias e Pedro Taques têm em comum? Tudo. Representam a face da mesma moeda: um modelo político velho, superado e que resiste em dar espaço ao novo.

Junte-se ao grupo o atual formato do Executivo, e se terá todos os protagonistas de uma estrutura de poder que já se esgotou. Nela, as demandas da sociedade – de grupos sociais mas, principalmente, de grupos econômicos – ainda passam por sua intermediação.

É por isso mesmo que, inimigos cordiais, todos se irmanaram no combate à Política Nacional de Participação Social – o decreto que Dilma Rousseff assinou a contragosto, pressionada pela necessidade de dar uma resposta às manifestações de junho de 2013.

Veja como o Advogado de Genoíno se portou de maneira educada

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff:"No jogo, que começa agora, os pessimistas já entram perdendo."

Pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff exibido em cadeia nacional de TV e rádio, nesta terça-feira (10), pela realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.




Minhas amigas e meus amigos,

A partir desta quinta-feira, os olhos e os corações do mundo estarão voltados para o Brasil, acompanhando a maior Copa da história.

Pelo menos 3 bilhões de pessoas vão se deixar fascinar pela arte das 32 melhores seleções de futebol do planeta.

Para o Brasil, sediar a Copa do Mundo é motivo de satisfação, de alegria e de orgulho.

Nota de repúdio do Instituto dos Advogados Brasileiros ao comportamento atrabiliário de Joaquim barbosa


JB RECEBE O QUE MERECE: REPÚDIO DA SOCIEDADE



Brasil 247 - "Nem dos anos de chumbo, os advogados que militaram nos tribunais militares foram submetidos a um espetáculo degradante e humilhante como esse". Assim se manifestou o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, contra a atitude do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, que nesta quarta-feira (11) expulsou do plenário do STF, com uso de segurança, o advogado Luiz Fernando Pacheco.

De acordo com o presidente do IAB, Técio Lins e Silva, "trata-se de uma página lamentável da Justiça brasileira e uma mancha insuportável na historia do Supremo Tribunal Federal". Em sessão ordinária, na noite desta quarta-feira, o IAB manifestou seu repúdio por meio da seguinte nota:

NOTA DE REPÚDIO

Pacheco x Joaquim Barbosa: o advogado que enfrentou o tirano

Pinçado do Luis Nassif


por Luis Nassif e Patricia Faermann



O advogado Luiz Fernando Pacheco levou o presidente Joaquim Barbosa ao momento mais baixo de sua atuação à frente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Pacheco representa o réu José Genoino. Quando a sessão abriu pediu a palavra, que lhe foi concedida. Solicitou, então, a Joaquim Barbosa que colocasse na pauta o pedido de prisão domiciliar para Genoíno, por motivo de doença grave.

Já tinha entregado memoriais para os dez Ministros do STF, que só estavam aguardando a liberação do tema por Barbosa para votar. O Procurador Geral da República Rodrigo Janot já tinha se manifestado favorável ao pedido devido ao estado de saúde de Genoíno.

Pacheco lembrou a Barbosa que qualquer processo de réu preso tem prioridade na pauta do tribunal, ainda mais em uma questão em que o réu solicita prisão domiciliar por problema de saúde.

A reação de Barbosa foi cassar a palavra do advogado e ordenar à segurança que o arrastasse do plenário.

Agora há pouco Pacheco conversou com o Jornal GGN.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Roberto Costa declarou à CPI da Petrobras ter contrato para vender uma ilha das Org. Globo

COSTA DIZ TER CONTRATO PARA VENDER ILHA DA GLOBO



Paulo Roberto Costa declarou à CPI da Petrobras no Senado, nesta manhã, que sua consultoria atendeu 81 contratos em diversas áreas; entre eles, estaria a participação de um processo de venda de uma ilha das Organizações Globo, no Rio de Janeiro; "Eu tenho um contrato firmado para vender uma ilha das Organizações Globo. É um projeto chamado Zest", declarou, sem dar mais detalhes

IBOPE: DILMA TEM 38%, AÉCIO 22% E CAMPOS 13%

SAI O IBOPE: DILMA TEM 38%, AÉCIO 22% E CAMPOS 13%





Os números do Ibope foram divulgados no fim da tarde desta terça-feira; a presidente Dilma Rousseff tem 38%, enquanto Aécio Neves e Eduardo Campos oscilaram positivamente; o senador mineiro foi de 20% a 22% e o ex-governador pernambucano subiu de 11% para 13%; com a soma dos candidatos "nanicos", haveria segundo turno, uma vez que, somados, os adversários de Dilma teriam 42%

VEJA CRITICA PARTICIPAÇÃO SOCIAL, MAS IGNORA ESCLARECIMENTOS DA SECRETARIA-GERAL


Governo responde à Veja sobre Lei de Participação Social


Jornal GGN - A Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou hoje, dia 10, nota criticando matéria e postura da revista Veja. Segundo a nota, a revista procurou a Secretaria-Geral para esclarecimentos sobre a Política Nacional de Participação Social, mandando um extenso questionário de 25 perguntas. No entanto, apesar do questionário, a revista ignorou solenemente as respostas, partindo para uma matéria e editorial que visavam tão somente atacar o Governo.

A Secretaria-Geral achou, por bem, publicar as perguntas da revista e respostas enviadas, evidenciando a real intenção nesta matéria. A nota também a inexistência do "outro lado" na prática da revista. Leia a seguir a íntegra do comunicado.

da Secretaria-Geral da Presidência da República



10 de junho de 2014

A revista Veja publicou na edição desta semana, com data de 11/06/2014, editorial e matéria com muitos adjetivos e referências à história da União Soviética, a pretexto de criticar o decreto no. 8.243/2014, por meio do qual a presidenta Dilma Rousseff institui a Política Nacional de Participação Social. O editorial chega a caracterizar o decreto como “o mais ousado e direto ataque à democracia representativa em dez anos de poder petista no Brasil”.

Nos anos 80, a Abril queria Copa no Brasil

 por Rodrigo Vianna, do Escrevinhador


A dica veio pelo facebook. O Blog do Silvinhoencontrou o texto publicado nos anos 80, na revista Placar.

Na época, a Abril não se preocupava em municiar a mais virulenta campanha, jamais vista, contra uma Copa do Mundo.

O artigo – que reproduzimos em tamanho original ao fim deste texto - era assinado por Juca Kfouri. E vejam o que ele dizia:
“o velho argumento de que é melhor construir escolas e hospitais é falso”.

Ou: “não há um só argumento razoável para que não sejamos nós os promotores da maior festa do esporte mundial”. 

O argumento de que não podemos sediar Copa porque Educação e Saúde não funcionam tão bem é falso. Já dizia a Abril dos anos 80. Quem raciocina por conta própria sabe que não há dinheiro do Orçamento federal no estádio do Itaquerão – por exemplo. É financiamento do BNDES. Financiamento que será pago.

PSDB QUER MELAR A COPA


Clic na imagem para ler a matéria


segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dispositivo "antimendigo" instalado em bairro rico de Londres

Dispositivo "antimendigo" instalado em bairro rico de Londres causa revolta nas redes sociais


Pequenos espetos de metal foram colocados na fachada de um conjunto de flats para impedir que moradores de rua e pedintes permaneçam no local.

Bob Fernandes / Copa: Os protestos legítimos e a farsa dos oportunistas



Sem-Teto põe fim à jornada de manifestações em São Paulo durante a Copa

SEM-TETO ANUNCIAM FIM DOS PROTESTOS CONTRA A COPA



Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos anunciou nesta tarde que houve acordo com o governo, o que põe fim à jornada de manifestações em São Paulo durante a Copa; governo federal se comprometeu a construir duas mil habitações populares onde está a ocupação Copa do Povo, próximo ao estádio do Itaquerão, palco de abertura do Mundial

Os cotistas desagradecidos

Pinçado do Sul21


A incoerência é típica dos desagradecidos. É o auge da hipocrisia individualista, o que há de mais nojento no ser humano. A cena patética de cuspir no prato e enfumaçar a história.

Depois que o Brasil começou recentemente a política de cotas, a algaravia da intolerância tomou conta do país. A cota, no geral, é um pequeno acelerador para retirar as pessoas da naturalização da miséria, um meio temporário de correção histórica da condição imutável da pobreza. Se a política de cotas é essencial em sociedades estratificadas, pode-se imaginar a sua necessidade neste Brasil amaldiçoado pela escravidão e etnicídio dos povos indígenas.

Nos meios de comunicação observa-se o triunfo de uma enganosa ética do trabalho, o elogio do esforço individual, como se seus porta-vozes levantassem como fênix das cinzas das dificuldades para o voo da prosperidade. Gente empobrecida, ao mesmo tempo, amaldiçoa os cotistas, culpando-os pela sua condição de pouco progresso, apesar de trabalharem a vida toda como jumentos. Invariavelmente realizam o elogio do trabalho, do esforço pessoal, sem questionarem aqueles que acumulam os produtos de seu esgotamento e imutabilidade social.

Eric Nepomuceno: No ar, um movimento desestabilizador; estaria o mercado financeiro por trás dessa jogada?



Pinçado do  Vi o Mundo



08/06/2014 – Copyleft


Coisas estranhas no Brasil

Existe um inegável mal-estar generalizado, palpável no ar. Há um crescente pessimismo com a economia. E aí começam a aparecer estranhezas.


As eleições acontecerão em outubro, a campanha oficial começa no rádio e na televisão em agosto, mas as pesquisas saltitam a cada quinzena, ou quase. Se o eleitorado parece desinteressado, o empresariado parece, mais que interessado, ansioso, inquieto.

As pesquisas mais recentes, do Datafolha, indicam que Dilma Rousseff retomou seu viés de queda. Isso, claro, é destacado no noticiário. O que ninguém parece lembrar é que seus dois principais adversários, o tucano Aécio Neves e Eduardo Campos, do PSB, também caíram.

Dilma havia recuperado terreno em pesquisas anteriores, e agora tornou a cair. Uma questão nebulosa: se ela retrocede e os outros não avançam – pior: também recuam –, onde foram parar os votos perdidos? Por que nenhum dos dois netos, cujos avôs são a principal garantia de suas trajetórias, é beneficiado?

domingo, 8 de junho de 2014

Decreto de Dilma que tanto chocou e incomodou a mídia conservadora representa o avanço da democracia social

A verdade sobre o decreto de Dilma

Decreto de Dilma que tanto chocou e incomodou a mídia conservadora representa o avanço da democracia social


Quando Dilma Rousseff atropelou quinze anos de luta pela inclusão de crianças com deficiência na rede pública, ignorou os avanços que permitiram atender a 800 mil crianças pelo Ministério da Educação, desprezou a resolução da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) – que mantinha a obrigatoriedade do ensino regular às crianças com deficiência – e pressionou pessoalmente senadores da base aliada para mudarem o texto, privilegiando a política segregacionista das APAEs (Associação de Pais e Alunos de Excepcionais) confesso que bateu um desânimo profundo em relação ao seu governo.

Não existe nada de mais republicano na vida de um país do que a construção social, aquelas pequenas sementes de modernização que, plantadas, começam a germinar, vão gradativamente conquistando corações e mentes, vencendo pelo poder dos argumentos os interesses estratificados, até se tornarem políticas públicas.

A Copa das não-notícias

por Wilson Roberto Vieira Ferreira, no Cinegnose


A grande mídia esperou até o último instante, aguardando talvez alguma “bala de prata” que prejudicasse, suspendesse ou, no mínimo, colocasse em xeque a realização da Copa do Mundo no Brasil. Um evento que se tornou uma verdadeira dor de cabeça para uma mídia que assumiu explicitamente a oposição política. Mas a Copa vai começar e agora nada pode passar impune: uma nova etapa da guerrilha semiológica iniciada no ano passado se inicia. A pauta negativa, “recomendação” interna da TV Globo para todos os jornalistas na cobertura da Copa, revela uma novidade no paiol das bombas semióticas: a não-notícia. Produto das revistas de celebridades e das coberturas esportivas extensivas como Olimpíadas e Copa do Mundo, elas agora estão sendo turbinadas politicamente por meio de duas estratégias semióticas: fazer o espectador confundir causa e efeito dos acontecimentos e a armadilha da generalização nas indefectíveis enquetes.


Desde as grandes manifestações de junho do ano passado, a grande mídia (que de início execrou como vandalismo e infantilismo político para, logo depois, procurar inseri-las no plot narrativo da oposição na proximidade de ano eleitoral – mensalão, PEC 37 etc.) mobilizando uma pesada artilharia semiótica de construção de textos e imagens que sintetizem em um frame, fotograma, parágrafo, legenda de foto etc. um conjunto de percepções e fragmentos ideológicos. Chamamos esse arsenal de recursos retóricos e semiológicos de “bombas semióticas”.

Para o Brasil ficar ruim, ainda tem que melhorar muito…

Noite de ontem, Aeroporto Internacional de Cumbica, Guarulhos. Babilônia total. Torcedores com camisas de suas seleções e adereços caraterísticos de seus países misturavam-se em cada canto do Terminal 1, onde o blogueiro aguardava seu voo para o Galeão, Rio de Janeiro.


Muita gente e muita festa. A Copa chegou ao Brasil, pensava o blogueiro. Quem sabe esse clima de pessimismo radical com o país comece a mudar.


Um casal jovem e repleto de sacolas e bolsas, se arrastando e bufando, resolve sentar nas poltronas de espera ao lado do blogueiro. Pelo papo, ficou claro, voltavam de Miami. Provavelmente de uma viagem de compras.

Como a Globo manipula a justiça brasileira através do Instituto Innovare


por : Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo


O Innovare é discutido pelo comando da Globo, na sede da emissora: Roberto Irineu Marinho está de costas, de camisa axul, no primeiro plano

Poucas coisas são tão destrutivas quanto uma má iniciativa disfarçada de boa.

É o caso do Instituto Innovare, com o qual as organizações Globo mantêm relações abjetamente promíscuas com o sistema judiciário brasileiro.

O Innovare é uma iniciativa da Globo alegadamente dedicada a reconhecer boas práticas nos tribunais. O que ocorre no entanto é a negação da melhor prática que pode haver em qualquer justiça de qualquer país: a distância saudável e intransponível entre juízes e mídia.

O ministro Ayres Britto é o atual presidente do conselho superior do Innovare.

Ele saiu diretamente do supremo – no qual teve trágico papel no julgamento do mensalão — para os braços do Innovare, portanto da Globo.

Rosalba Ciarlini: “O DEM tende a sumir”



O partido decidiu não apoiar a reeleição de Rosalba Ciarlini, a única governadora que lhe restou. Ela afirma que seus colegas escolhem o caminho da extinção

MURILO RAMOS E LEANDRO LOYOLA

Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (Foto: Beto Barata/ÉPOCA)
Governadora do Rio Grande do Norte,Rosalba Ciarlini é um espécime em extinção em seu partido, o DEM. Enquanto o PT tem quatro governadores de estado, o PSDB cinco e o PMDB sete, o DEM tem apenas um – no caso, Rosalba. Até 2010 ela tinha a companhia de Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina. Mas, em 2011, Colombo seguiu como vários companheiros para outro hábitat, o PSD. Agora, a espécie dos governadores corre risco de extinção no hábitat do DEM. Na semana passada, em uma reunião em Natal comandada pelo senador José Agripino Maia, ficou decidido que Rosalba não será candidata à reeleição. A intenção do encontro foi antecipar uma decisão que deveria ser tomada na convenção do partido no estado, marcada para o dia 15. Como a gestão de Rosalba é mal avaliada nas pesquisas, Agripino preferiu desistir dela para apoiar o candidato do PMDB, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. A ideia de Agripino é, com a aliança, tentar eleger uma bancada maior de deputados estaduais e federais para sobreviver – afinal, o DEM vem diminuindo de tamanho desde 2003. Impedida de tentar a reeleição, Rosalba falou de sua situação nesta entrevista a ÉPOCA. Seus muitos momentos de silêncio durante a conversa e as escusas nas respostas dizem tanto quanto suas palavras sobre o assunto. Mesmo cuidadosa, ela vaticina: “O DEM tende a sumir”.

Dilma tenta conter protestos com fórmula inédita: atendendo-os

Autor: Miguel do Rosário, no Tijolaço



Taí uma coisa que a mídia e oposição sequer imaginaram fazer para esvaziar os protestos de rua que vem ocorrendo em São Paulo. Atendê-los.

Antes de tomar a decisão, a imprensa já trata de pintá-la como eleitoreira, oportunista, etc. Quiçá os governos fossem mais eleitoreiros assim! Antes de reproduzir a matéria abaixo, publicada na Folha, queria dar um link para um reportagem, publicada há algumas semanas, na mesma Folha.

A matéria fala de um governo que está dando moradia definitiva, em grande escala para sem-teto das grandes cidades.

Em qual país acontece isso? Pense num país bem comunista, bolivariano e com governo autoritário.

Sim, ele mesmo, os Estados Unidos. Governo federal, prefeituras e Ongs procuram sem-teto para lhes dar moradias definitivas, em geral imóveis cujo aluguel será pago pelo próprio governo.

Cuba espera desenvolver novo remédio natural contra o câncer antes de 2 anos

Do R7

Cuba espera ter remédio natural contra o câncer antes de 2 anos

Medicamento deve reduzir risco e evitar tumores em pessoas com pré-disposição para a doença


Cuba espera desenvolver novo remédio natural contra o câncer Getty Images

Cuba espera desenvolver, antes de dois anos, um novo remédio natural contra o câncer, que reduziria os tumores e ajudaria a evitá-los em pessoas com pré-disposição para a doença, anunciou nesta quinta-feira (5) o laboratório estatal Labiofam.

Segundo o presidente do Labiofam, José Fraga Castro, trata-se de uma solução de oito "peptídeos" (tipos de moléculas), extraídos de uma espécie de escorpião que, clonados mediante técnicas de engenharia genética, demonstraram uma eficácia "impressionante" em testes de laboratório.