sábado, 7 de agosto de 2010

Lula deve entregar hoje a Santos mensagem de paz enviada por Chávez

Jacqueline Bogdezevicius*
Enviada Especial

Bogotá (Colômbia) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir ainda hoje (7) em Bogotá, antes da cerimônia de posse, com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos. Lula deve entregar a ele uma mensagem, por escrito, do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. De acordo com interlocutores de Lula, o objetivo da mensagem é indicar que há um desejo de negociar a paz entre venezuelanos e colombianos, encerrando a crise.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate: Plínio aparece, Dilma se supera e Serra vê trunfo escapar

O primeiro debate entre os candidatos às eleições presidenciais de 2010, ocorrido na noite desta quinta-feira (5) na TV Bandeirantes, confirmou um prognóstico feito pelo presidente Lula: o de que a oposição perderia seu último trunfo ao apostar num desempenho ruim da candidata petista Dilma Rousseff. Ao contrário do que previam a oposição e setores da mídia, Dilma, apesar do nervosismo típico de estreante, foi bem, e, assim, ajudou a desmontar mais uma lenda criada pelos oposicionistas.

Antes da campanha começar, os adversários da ex-ministra espalhavam, sobretudo em blogs na internet, que Serra iria “estralhaçar” Dilma nos debates. Definitivamente, o tucano não chegou nem perto desse objetivo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TRE-DF suspende chapa do DEM ao Senado

Justiça Eleitoral do DF suspende chapa do DEM ao Senado

Candidatura de neta de JK como suplente foi indeferida por falta de prestação de contas

Gustavo Gantois, do R7, em Brasília

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal suspendeu nesta terça-feira (3) a candidatura de Anna Christina Kubitschek Barbará Pereira, candidata a 1ª suplente na chapa de Alberto Fraga ao Senado. Anna Christina é mulher do ex-vice-governador Paulo Octávio e neta de Juscelino Kubtschek.

Fidel Castro pediu a Obama que evite a guerra nuclear

Fidel Castro pediu a Barack Obama, em artigo divulgado no site oficial "Cubadebate", que evite a guerra nuclear, fez o apelo "em nome do povo de Cuba".(leia aqui)

Socorro Gomes: "O que os EUA fizeram em Hiroxima não tem perdão"

A presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, encontra-se no Japão, onde participa da Conferência Mundial contra as Armas Nucleares, na cidade de Hiroxima, e dos atos oficiais organizados por ocasião do 65º aniversário da explosão da bomba atômica, que transcorre em 6 de agosto. Ela também visitará Nagasaki,a outra vítima de bombardeio nuclear.

A ativista brasileira do movimento pela paz reuniu-se com dezenas de organizações estrangeiras, participa de diversas solenidades em memória das vítimas da bomba, depositou flores em um monumento no parque da paz e visitou o museu do genocídio.

A 'vingança' de Lula para Uribe

Marina diz que o tucano Sergio Guerra "só rotula"

02 de agosto de 2010

Marsílea Gombata
Direto de São Paulo

Durante inauguração do comitê do candidato ao governo do Estado de São Paulo Fabio Feldmann (PV), a candidata à presidência pela legenda, Marina Silva, rebateu as críticas de Sergio Guerra, que coordena a campanha de José Serra (PSDB(, dizendo que não dá para discutir com quem apenas rotula as campanhas. Em entrevista nesta segunda, Guerra afirmou que há desinteresse dos eleitores pela política e que "as campanhas estão ainda no espaço, não estão na realidade".

"Se a crítica foi apenas isso é aquela velha estratégia de não discutir o mérito e fazer o rótulo. E não vou ficar debatendo sobre rótulo. Ou ele não compreendeu ou ele rotulou. Aí não dá para discutir", disse.

Heloísa Helena teve candidatura liberada pelo TRE-AL

 TRE mantém registro de candidatura de Heloísa Helena


Vereadora foi condenada por sonegação de impostos, mas Tribunal viu má fé em ação de adversário 

Gazetaweb - reportagem de Bruno Soriano 

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) manteve, em sessão realizada na tarde desta terça-feira (02), o registro de candidatura da vereadora por Maceió Heloísa Helena (Psol). Condenada por sonegação de impostos, a ex-senadora foi alvo de ação impetrada pelo candidato a senador pelo PRTB, Idelfonso Rebouças Lacerda, buscando à cassação do registro com base na Lei Ficha Limpa.

Presidente Lula sanciona lei que cria empresa para gerenciar o pré-sal

Agência Brasil

A lei que cria a Pré-sal Petróleo S/A (PPSA), empresa estatal que irá gerenciar a exploração do petróleo do pré-sal, foi sancionada na manhã de hoje (2/8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem vetos. O projeto foi aprovado no Senado em 7 de julho.

Para Folha, "Serra quer irritar Dilma" em debate da Band

Da Redação
brasil@eband.com.br

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, tentará abordar durante o debate da Band entre os presidenciáveis, nesta quinta-feira, temas considerados “espinhosos” para sua principal adversária, a petista Dilma Rousseff, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Carlos Nuzman já trata Dilma como ‘presidenta’

Dirigente do COB convida petista para o lançamento da marca das Olimpíadas 2016, previsto para 31 de dezembro. Candidata defende abertura de capital da Infraero

POR JOÃO NOÉ

Rio - Candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff foi tratada pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, como se já estivesse eleita para o cargo. A declaração foi dada ontem, durante visita da petista ao comitê, na Barra da Tijuca, enquanto Nuzman falava da nova marca para as Olimpíadas do Rio em 2016.

Dilma Rousseff será a quinta quinta a se apresentar no primeiro dia da propaganda eleitoral na TV

Serra abre propaganda eleitoral na TV; Dilma é a quinta

Laryssa Borges
Direto de Brasília

Sorteio feito nesta terça-feira (3) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que a coligação do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, abrirá a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão a partir do dia 17 de agosto. Sua principal adversária, a petista Dilma Rousseff, que tem o maior tempo de TV, será a quinta a se apresentar no primeiro dia de publicidade gratuita.

HIV/Aids: Direitos humanos e acesso ao tratamento são principais pendências

Relatório da ONU aponta que acesso à medicação contra Aids na América Latina aumentou, mas ainda é preciso melhorar. Documento indica também que jovens têm se prevenido mais.

Por Natasha Pitts
[02 de agosto de 2010 - 18h41]


A prevenção e o tratamento do HIV/Aids ainda precisam avançar em todo o mundo. Segundo o Programa das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids), dez milhões de mortes e um milhão de infecções por HIV poderiam ser evitadas. Mesmo com esta possibilidade de salvar vidas, os fundos destinados à Aids podem ser reduzidos.

Aprovação mais alta do PT projeta bancada recorde

Partido tem maior relação entre preferência do eleitor e votos para deputado

Se for mantida agora a coincidência de índices dos últimos 20 anos, partido poderá eleger mais de cem deputados

UIRÁ MACHADO E MAURICIO PULS – FOLHA SP
DE SÃO PAULO

Partido mais popular do país desde o ano 2000, o PT reconquistou o apoio que havia perdido durante a crise do mensalão e hoje é apontado como a legenda preferida por 25% dos eleitores, patamar mais alto de sua história.

Irã rejeita oferta de Lula de asilo a condenada a apedrejamento

TEERÃ (Reuters) - O Irã rejeitou nesta terça-feira a oferta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder asilo a uma iraniana condenada à morte por apedrejamento, disse o porta-voz do Ministério do Exterior iraniano.

A sentença imposta a Sakineh Mohammadi Ashtiani por um relacionamento extraconjugal, que ela nega, despertou protestos de grupos de defesa dos direitos humanos e grande indignação internacional.

Dilma diz que vai tratar da expansão e modernização dos aeroportos no primeiro dia de governo

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje (2) que vai tratar da questão da modernização e expansão dos aeroportos brasileiros em seu primeiro dia de governo, caso seja eleita. Entre as propostas da candidata está a abertura de capital da Empresa Brasileira de Infrastrutura Aeroportuária (Infraero), com a manutenção do controle estatal na empresa.

Lula sanciona lei que obriga teste da orelhinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira a lei que obriga todos os hospitais públicos a realizarem o chamado teste da orelhinha gratuitamente.

O exame, que identifica precocemente o risco de a criança perder a audição, ainda não está disponível em parte dos hospitais e maternidades do País, segundo o Ministério da Saúde.

O exame de emissões otoacústicas evocadas deve ser feito preferencialmente nos primeiros dias de vida. Ele é realizado enquanto a criança está dormindo e dura cerca de dez minutos.

Em 2009, foram realizados 267.973 testes da orelhinha no Brasil.

Diário do Grande ABC

Lula quer que seus ministros se dediquem integralmente às ações de governo até o final do ano

Lula quer ministros focados em ações do governo até fim do ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que seus ministros estejam focados nas ações do governo neste segundo semestre. É o que afirma o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após reunião de coordenação política na sede provisória do governo, em Brasília.

Rifando José Serra

Enquanto a campanha de Serra afunda, aliados tentam pular do barco.

Desembarcando de Serra

Enviado por luisnassif, ter, 03/08/2010

Do Valor

Preocupação do PSDB já é assegurar 2º turno

Raymundo Costa
03/08/2010

Deu tudo errado na coreografia de campanha ensaiada por José Serra. Pelos cálculos do PSDB, o tucano chegaria ao horário eleitoral gratuito à frente da candidata do PT, Dilma Rousseff. Três dos quatro institutos de pesquisa mais conhecidos já apontam a petista à frente - o Datafolha registra empate técnico, mas também a melhoria de Dilma e a queda de Serra em todas as demais variáveis, do voto feminino à rejeição do eleitor. Na prática, o tucano entra no período de propaganda de rádio e televisão com uma preocupação mais imediata: manter o que tem e evitar que Dilma liquide as eleições já no primeiro turno.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Candidatos do DEM do Rio Grande do Norte não mencionam José Serra

Nas campanhas eleitorais para presidente e governos dos estados sempre os candidatos buscam colar suas imagens à do presidenciável que apóiam. Entretanto, estamos tendo um fenômeno novo em boa parte do país. José Serra está tendo dificuldades para que seus aliados colem suas imagens a dele.

Segundo o Correio Braziliense, em pelo menos 12 estados, o nome/a foto do tucano não é destaque nos santinhos, nas faixas ou nos banners. (aqui)

Isso tem criado situações no mínimo engraçadas. No Rio Grande do Norte eleitores de José Serra estão fazendo campanha para que o presidenciável apareça no material dos candidatos do DEM.



Além disso, montaram fotos de José Serra com Rosalba Ciarlini e enviaram por e-mails para jornalistas, blogueiros, dizendo que Serra vem ao Rio Grande do Norte para mobilização ao lado do senador José Agripino (DEM) e Rosalba, em Natal e Mossoró.


Mas, a Assessoria de Imprensa de Rosalba Ciarlini, candidata a governadora, apressou-se em informar que o material não era oficial. (aqui)

Entretanto, se alguns eleitores tiveram essa preocupação, o DEM do RN teve tempo suficiente para ter um farto material de propaganda explorando a imagem de José Serra e não o fez.

A explicação para isso talvez esteja na última pesquisa Vox Populi/Band para o Rio Grande do Norte, onde 19% dos eleitores acreditam que Rosalba é apoiada por Lula.

Sendo assim, os adversários estão anciosos pelos programas eleitorais.

Brasil continua firme ao lado de Zelaya

Portal Jornal de Jundiaí

O governo do Brasil não reatará relações diplomáticas com Honduras enquanto o ex-presidente Manuel Zelaya estiver sob ameaça de ser preso caso volte ao país, informou ontem o Ministério das Relações Exteriores. Desde o golpe militar que derrubou Zelaya da presidência, há um ano e um mês, o Brasil mantém apenas um representante comercial em Tegucigalpa - hoje o ministro Zenik Krawctschuk.

Governo federal corta ao menos um servidor por dia por irregularidade

Apenas este ano, foram demitidos 201 funcionários públicos

Agência Estado

Levantamento feito pela CGU (Controladoria-Geral da União) mostra que apenas nos primeiros seis meses deste ano o governo federal já excluiu 201 funcionários públicos que tiveram comprovado seu envolvimento com irregularidades. Na prática, esse total representa a marca de mais de uma punição a servidor público por dia, entre demissões, cassações e destituições. É como se, a cada 24 horas, o governo fosse obrigado a cortar algum de seus empregados por envolvimento com algum tipo de problema.

Governador do Ceará chama revista 'Veja' de tendenciosa

Robério Lessa - Direto de Fortaleza

Os sete candidatos ao governo cearense - Cid Gomes (PSB); Lúcio Alcântara (PR/PPS), Marcos Cals (PSDB); Francisco Gonzaga (PSTU), Maria da Natividade (PSTU), Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinanbá (Psol) - participaram neste domingo (1º), em Fortaleza, do primeiro debate das eleições 2010. Realizado no início da noite, na Rede União de Televisão, a contenda ouviu propostas de todos os candidatos para áreas escolhidas(educação, infraestrutura, turismo, saúde, dentre outros) através de sorteio. O primeiro a responder as perguntas foi o então governador Cid Gomes (PSB), que tenta a reeleição.

Nassif: Serra e FHC, uma relação delicada

No futuro, um dos enigmas políticos contemporâneos, que talvez se torne tese para algum candidato ao mestrado de história, serão as relações políticas e pessoais entre Fernando Henrique Cardoso e José Serra. Não apenas os amuos recíprocos, as críticas ferinas que sempre trocaram, mas a relação quase simbiótica, a sujeição intelectual e política de Serra a FHC.

O que levou o tucano que parecia ter o maior potencial de liderança do partido, que assumiu o maior estado da União, aquele em que as melhores experiências administrativas poderiam ser colocadas em prática, a ficar sempre em segundo plano, ofuscado pela liderança daquele que caminhava para ser o mais impopular ex-presidente da história?

AFEGANISTÃO: Capa da Time retrata jovem mutilada

Por Leticia Nunes, de Nova York

Quem não se lembra da capa da revista National Geographic com o retrato de uma bonita menina afegã de olhos grandes e assustados? A imagem tirada em um campo de refugiados no Paquistão e publicada na edição de junho de 1985 tem hoje até verbete na Wikipedia. Esta semana, a revista de notícias americana Time traz um retrato de uma afegã de 18 anos. Mas, ainda que lembre a foto da menina dos anos 80 na National Geographic, a capa da Time é bastante diferente. 


Aisha, a jovem retratada, teve o nariz e as orelhas decepados por ter fugido de seus sogros, que a maltratavam. Um comandante talibã do vilarejo onde morava a condenou – apesar de suas queixas de que era tratada pela família do marido como escrava – para que outras mulheres não tentassem seguir seu exemplo. Seu cunhado a segurou e seu próprio marido a cortou. Ela hoje vive escondida em um abrigo para mulheres e, com a ajuda de uma organização humanitária da California, deverá viajar aos EUA para passar por uma cirurgia reparadora.

domingo, 1 de agosto de 2010

Propaganda Eleitoral na TV

De Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Daqui a 15 dias, começa a última e decisiva etapa das eleições. No caso das presidenciais, as mais longas que fizemos em nossa historia. É nelas que o sistema político pensa obsessivamente há mais de dois anos (desde, pelo menos, o início de 2008), por obra e graça de Lula.

As demais eleições estão sendo das mais atrasadas de que temos memória. Na maior parte dos estados, o nível de definição dos eleitores a respeito do voto para governador é muito baixo. Para o Senado, baixíssimo. Nas proporcionais, então, nem é bom falar: mais de 95% dos eleitores têm, no máximo, apenas uma vaga noção do que farão.

Classe D já supera B em poder de consumo

Pela primeira vez essa faixa ocupa segundo lugar no ranking, atrás apenas da Classe C

Márcia De Chiara, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Pela primeira vez neste ano, a massa de renda das famílias da classe D vai ultrapassar a da classe B, apontam cálculos do instituto de pesquisas Data Popular. Em 2010, as famílias com ganho mensal entre R$ 511 e R$ 1.530 têm para gastar com produtos e serviços R$ 381,2 bilhões ou 28% da massa total de rendimentos de R$ 1,380 trilhão. Enquanto isso, a classe B vai ter R$ 329,5 bilhões (24%). A classe B tem renda entre R$ 5.101 e R$ 10.200.

Pesquisa Ibope/TV Amazonas: Dilma 68% e Serra 16%

Ibope: Dilma chega a 68% das intenções de voto no Amazonas

Na simulação de 2° turno, a petista atinge 73% das intenções de voto entre os amazonenses e o candidato José Serra 21%

iG São Paulo

Pesquisa Ibope/TV Amazonas divulgada neste sábado mostra que a candidata do PT, Dilma Rousseff, abriu grande vantagem em relação a José Serra (PSDB) no Estado do Amazonas. A presidenciável petista aparece com 68% das intenções de voto, enquanto Serra tem 16% da preferência do eleitorado e Marina 7%.

Pesquisa revela que está indefinida a eleição para o governo do Maranhão

Pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda mostra a governadora Roseana Sarney (PMDB) à frente na corrida pelo governo do estado, com 48,46% das intenções de voto.

Candidata à reeleição, Roseana Sarney é seguida pelo ex-governador Jackson Lago (PDT), com 22,85%, e pelo candidato Flávio Dino, da coligação ‘Muda Maranhão’, que aparece com 17,08% das intenções de voto e detém a menor rejeição, inferior a 10%. Os demais candidatos somam 1,7%.

Eleição no Tocantins tem só dois candidatos

Siqueira Campos (PSDB) concorre com Carlos Gaguim (PMDB), que está com candidatura impugnada; TRE ainda analisa o caso

Alessandra Oggioni, iG São Paulo

Os eleitores do Tocantins vão encontrar um cenário inédito no pleito deste ano: o Estado é o único do País com apenas dois candidatos na corrida pelo governo. O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) concorre com o atual governador Carlos Gaguim (PMDB). No entanto, a disputa ainda pode ser alterada, já que a candidatura de Gaguim está impugnada. A ação foi movida pelo PSDB, que alega que o adversário está pleiteando o terceiro mandato consecutivo, e não a reeleição. A Justiça Eleitoral tem até o dia 5 de agosto para julgar o pedido.

Após tensão, Lula conversa com presidente eleito da Colômbia

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, nesta sexta-feira, para procurar reduzir as tensões nas relações entre os dois países.

Lula afirmou a Santos que pretende preservar as relações com a Colômbia e intensificá-las com o novo governo, segundo a Presidência. Reiterou também que jamais pretendeu interferir na política interna colombiana e convidou Santos para vir ao Brasil.

Os erros da direita brasileira

 Emir Sader

Com sua imensa auto confiança, Lula chegou a dizer que esta seria a campanha mais fácil para o PT. Comparado com as anteriores, o PT dispõe da vantagem de poder apresentar os resultados do seu governo e não ter que estar confinado ao marco das críticas aos governos dos outros. Este fator já contou fortemente para decidir favoravelmente a eleição de 2006, mas agora, com os dois mandatos, parece contar de maneira ainda mais decisiva.

Serra e Índio: qual o apito?

Ao afirmar que “o PT é chavista, que mantém relação com as Farc, e prima por desrespeitar direitos humanos”, Serra incorporou a visão de mundo da nova direita. Um estrato que, ameaçado pela abrangente emergência social promovida nos últimos oito anos, destila raiva e ressentimento.

Frei Betto: Congresso absolve MST

O MST jamais desviou dinheiro público para realizar ocupações de terra — eis a conclusão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito(CPMI), integrada por deputados federais e senadores, instaurada para apurar se havia fundamento nas acusações, orquestradas pelos senhores do latifúndio, de que os movimentos comprometidos com a reforma agrária se apoderaram de recursos oficiais.

Entrevista com Dilma Rousseff

“O Stédile que se cuide. Não vai ter moleza, não”

Dilma também diz rejeitar qualquer tipo de controle da mídia e contraria Lula no caso dos presos políticos de Cuba, ao afirmar que não aceita prisão por crime de opinião

João Bosco Rabello, João Domingos e Ricardo Grinbaum – O Estado de S.Paulo

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, parece seguir, na atual campanha eleitoral, os passos de Luiz Inácio Lula da Silva – que, em 2002, assinou a Carta aos Brasileiros dando garantias de que, se eleito, faria um governo para todos os brasileiros, e não para um setor apenas. Nesse contexto, Dilma rejeita qualquer tipo de controle da mídia – embora parte do PT continue com essa pregação – e contraria Lula, seu grande mentor, no caso dos presos políticos de Cuba, ao afirmar que não aceita que alguém seja preso por crime de opinião.

O medo de fazer propaganda ao lado de Serra e perder votos

Campanha Rosalba e Agripino: não tenha vergonha de Serra 45

Colar a imagem de outros candidatos com a de José Serra está sendo um dos grandes problemas para os demotucanos. Pois, em vários estados a propaganda dos candidatos não cita o presidenciável.

No Rio Grande do Norte eleitores de José Serra, descontentes com o fato dos senadores José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini (ambos do DEM) “esconderem” o tucano, fizeram uma montagem com as fotos dos três e iniciaram uma campanha visando combater o medo dos referidos senadores em perder votos. Veja: