sábado, 28 de maio de 2011

Época supera Veja em imundície e quer matar Dilma

por Brizola Neto,

Alertado por um leitor, fui ver a capa da Época, na qual uma foto da presidenta, de olhos fechados, é usada para ilustrar uma matéria sobre uma suposta gravidade de seus problemas de saúde.

É sordidamente mórbida.

Registra que os seus médicos dizem que ela “apresenta ótimo estado de saude”, mas a partir daí tece uma teia mal-intencionada e imunda sobre os problemas que ela apresentou e os outros que tem, normais para uma mulher da sua idade.

O hipotireoidismo, por exemplo, é problema comuníssimo entre as mulheres de mais idade. É por isso que todo médico pede a eles, sempre, o exame de TSH. E o hormônio T4 – Synthroid, Puran, Levoid, Euthyrox e outros – tomado em jejum, é a mais básica terapêutica, usada por anos e anos por milhões de mulheres do mundo inteiro.

Saúde pública continua grave em Mossoró

Do Correio da Tarde

Hospital tem apenas um cirurgião de plantão no final de semana

Elizângela Moura

Mesmo os médicos do estado tendo retirado o indicativo de greve que estava previsto para dia primeiro de junho, a saúde pública continua grave em Mossoró. É que depois que dez médicos cirurgiões anunciaram que não mais darão plantão nos finais de semana no Hospital Regional Tarcísio Maia , a situação ficou bem mais complicada. A decisão começou a ser cumprida desde ontem, e já causa problemas.

Pagamento dos servidores estaduais, dias 30 e 31 de maio

Erro de transferência adia pagamento de servidores estaduais

Segundo informações da secretaria de Planejamento e Finanças, houve um erro cometido pelo Banco do Brasil, por isso não foram processadas neste sábado, 28 de maio, as transferências bancárias para os servidores públicos estaduais que recebem os salários no primeiro dia do pagamento.

A SEPLAN manteve contato com o Banco do Brasil e as transferências acontecerão nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de maio, respectivamente.

Fonte: Robson Pires

Código Florestal como foi aprovado na Câmara poderá agravar mudanças climáticas, alertam cientistas do IPCC


Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Quatro dos cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), alertaram para o possível agravamento sobre o clima com a entrada em vigência da atual versão do Código Florestal aprovada pela Câmara. Segundo eles, o aumento da pressão sobre as áreas de florestas comprometerá os compromissos internacionais firmados em 2009 pelo Brasil na Conferência de Copenhague, de diminuir em até 38,9% a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia até 2020.

Greve dos Professores: Governo não apresenta proposta de negociação

Governo não apresenta proposta de negociação

Da Redação

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), uma audiência entre a casa civil do estado, secretaria de administração e a direção do SINTE.

Nessa audiência o governo do estado não apresentou nenhuma proposta de negociação. Alias se limitou a falar que são impedidos por lei de oferecer qualquer reajuste aos trabalhadores em educação.

O secretario da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes, não soube responder quando a direção do sindicato questionou a ausência da SEEC da audiência. O chefe da casa civil deu calado por resposta.

De acordo com Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, o governo só mudou o discurso quando ela apresentou os números que estão colocados no portal da transparência e que são públicos.

Continuam as greves no RN

Do Tribuna do Norte 

Conversas não param greves no RN

Marco Carvalho
repórter

O Governo do Estado deu início a uma série de diálogos visando solucionar as paralisações de diversas categorias da administração. Médicos, professores e policiais civis discutiram saídas para as reivindicações com autoridades do Executivo e enxergaram como uma evolução o contato entre as partes. Apesar disso, nenhuma dessas três categorias voltaram atrás nas greves já deliberadas ou programadas.

Todas as classes citadas atribuem à ausência de propostas concretas o fato de permanecer com a paralisação das atividades. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, aguarda a análise do limite prudencial, que ocorrerá na próxima segunda-feira em edição extra do Diário Oficial, para avançar nas questões dos reajustes salarias.

O ministro Haddad se comprometeu a receber a governadora com a bancada federal

Governadora marca audiência com Ministro da Educação para tratar da greve dos professores


A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a solenidade no Palácio do Planalto, onde aconteceu a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas, nesta quinta-feira, 26, para tratar da greve dos professores do Rio Grande do Norte. Rosalba voltou a pedir ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a inclusão do RN entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério.

“Disse ao ministro que precisamos da ajuda da União para pagar o piso e também reafirmamos a necessidade do Plano de Fortalecimento do Ensino Medio”, ressaltou.

Empresa da filha do José Serra cresceu 50.000 vezes em apenas 42 dias


A imprensa brasileira que divulgou o dossiê Palocci, noticiando que seu patrimônio aumentou 20 vezes em 4 anos, o que dirá do aumento vertiginoso de 50.000 vezes da empresa da filha de José Serra (PSDB/SP) em 42 dias?

Verônica Allende Serra, filha de José Serra, era sócia da empresa DECIDIR.COM BRASIL, já conhecida de outras reportagens.

A empresa teve seu capital multiplicado por 50.000 (cinquenta mil vezes)… repetindo para você ter certeza do que está lendo: 50 MIL VEZES!

E isso em apenas 42 dias. (leia mais aqui)

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Servidores de Mossoró anunciam ação na justiça contra o Estado

Elizangela Moura

Os servidores do Movimento de Orientação e Integração Social (MEIOS), em Mossoró, cansaram de esperar pelas promessas do Governo do Estado em pagar seus salários ou de repor os empregos.

Diante disso, resolveram contratar um advogado e acionar o governo do estado na justiça, para buscarem todos os direitos trabalhistas. A reunião com os mais de 100 servidores, aconteceu no auditório do Sindicato dos Comerciários (SECOM).

"Tenho quase 30 anos de Meios, faltando pouco tempo para me aposentar, e agora acontece esse problema. A governadora nem paga nossos salários e nem demite a gente. Então o que é que a gente faz? Esperar não dá mais certo porque já esperamos demais. Vou acionar a justiça sim, porque meu contracheque era pago pelo estado, e ele é quem vai ter que me pagar os direitos de todo esse tempo", declarou Geórgia Avelino, servidora do Meios, em Mossoró.

Ideologismo e Fisiologismo: O Rio Greve do Norte

Artigo
Pedro Simões – Professor da UFRN, foi Pró Reitor de Extensão Universitária e Secretário de Segurança Pública do RN

Nosso estado está paralizado. Quase todas as categorias de servidores públicos estão em greve ou com indicativos de fazê-la. Ingovernabilidade? Talvez. Mas essa sinalização já estava delineada antes das greves, no momento em que a nossa governante, à míngua de soluções criativas e diante dos problemas financeiros preexistentes, decidiu usar a estratégia do pára-brisa: culpar o governo anterior por todas as dificuldades que encontrou. E logo ela, a dinâmica senadora e competente ex-prefeita de Mossoró, que trouxe alento à boa parte da população, inclusive a mim, que não votei nela, nem me alinho com a sua doutrina partidária.
Estou convencido que a questão de fundo da nossa política é a desindexação da ideologia nas propostas de governo. E, em alguns casos não existe nem mesmo uma proposta, ainda que inconsistente. Escolhemos os governantes e os nossos representantes como se estivéssemos num divertido pastoril - pelas cores, ou beleza das pastorinhas.

Para estudiosos, vídeos do Kit que combate homofobia mostram menos que novelas

Folha.com – Poder

Não há cena de beijo nem de sexo. E os relacionamentos são sempre baseados na amizade e no carinho, nada muito "caliente".

Mesmo assim, com cenas mais leves até do que as de novelas, os vídeos produzidos para fazer parte do chamado "kit anti-homofobia" foram criticados por congressistas evangélicos e católicos e rejeitados por Dilma Rousseff.

O conteúdo do material, que seria usado no combate ao preconceito em escolas de ensino médio, não foi aprovado pela presidente.

Plano de Educação exige aplicação de 10% do PIB, diz especialista

De acordo com a proposta, a maioria das metas deverá ser alcançada até 2020, mas algumas delas deverão ser atingidas em anos anteriores
 
por Mário Gerson na sessão Educação
 

O professor da Universidade de São Paulo (USP) José Marcelino Pinto afirmou que será necessária a aplicação de pelo menos 10,01% do PIB até 2020 para que o governo cumpra as metas previstas na proposta que cria o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10). Hoje, o governo gasta cerca de 5% do PIB no setor. A proposta, que está em tramitação na Câmara, prevê o investimento de 7% até 2020. Segundo o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), o governo tem arrecadação suficiente para garantir os 10%.

Chefe da Casa Civil admite recorde de arrecadação em audiência com diretoria do SINTE-RN

O Governo do Estado está prevendo um aumento de arrecadação do ICMS em R$ 80 milhões. A informação foi dada em primeira mão pelo chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, à diretoria do Sinte-RN, em audiência realizada nesta sexta(27). O valor deverá ser confirmado nos próximos dias, assim que for concluído o levantamento da arrecadação.


Para a coordenadora do Sinte-RN, Fátima Cardoso, a informação só confirma a tendência de crescimento financeiro detectada nos estudos encomendados pelo Sindicato ao Dieese. Mesmo assim, o Governo voltou a afirmar que não tem como atender a categoria sem que o estado tenha a devida sustentabilidade para permitir com segurança seus compromissos.

Veja quais são as categorias que estão em greve no RN

São oito as categorias que estão em greve no momento:

Idema;
Polícia Civil,
DETRAN,
Fundação José Augusto,
Emater,
Jucern,
Educação

Apesar do governo dizer que as paralisações são parciais e que não estão atrapalhando o funcionamento do Estado, não é isso que a população está vendo.

Pois, os resultados da primeira pesquisa para avaliar o início da gestão de Rosalba Ciarlini, feita pelo Instituto Consult, demonstram que a população não está nada satisfeita. Apenas 31,42% aprovam o atual governo. Esse reultado aponta para um índice de rejeição muito alto.

O sinal vermelho foi aceso!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Apenas 31,42% aprovam início da gestão Rosalba Ciarlini (DEM-RN)

Foto: Elpídio Júnior
 
Consult: 44,15% dos potiguares reprovam início da gestão Rosalba
Levantamento realizado entre os dias 24 e 26 de maio ouviu 1674 pessoas em dez regiões do RN. Governo é aprovado por 31.42% da população.

Por Alisson Almeida

Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, divulgada com exclusividade pelo portal Nominuto.com, revelou que 44,15% dos potiguares reprovam os cinco primeiros meses da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). De acordo com o levantamento, a aprovação da democrata é de 31,42%.

A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias 24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento teve como objetivo avaliar, junto à população adulta do Estado, medir a satisfação dos potiguares com o início da gestão. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiabilidade é de 95%. NOMINUTO ( leia mais aqui)

Ato de protesto reúne trabalhadores em educação de todo o Estado


 

Os trabalhadores em educação deram uma resposta às declarações da governadora de que a greve estava fragilizada. Na manhã de hoje, o Sinte-RN organizou um grande ato em defesa da educação pública. O primeiro momento do protesto foi no pátio do Ginásio Machadinho.

De lá, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Além da direção do Sinte-RN, Centrais Sindicais, representantes de outros Sindicatos, dos estudantes, o vereador George Câmara, o deputado Fernando Mineiro e um representante da deputada Fátima Bezerra, fizeram pronunciamentos de apoio.
Do Machadinho, os manifestantes seguiram em passeata pela marginal da BR 101, até a Governadoria. Estudantes, Educadores e Funcionários caminharam juntos e em tom de seriedade, cobraram negociação. A multidão falava palavras de ordens, destacando principalmente que a educação não é moeda de negócio. Os estudantes num gesto de cumplicidade gritavam: "O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo". 

Prefeitura de Lajes-RN divulga segunda chamada do Concurso Público

Prefeitura de Lajes-RN divulgou, em segunda chamada, a lista de candidatos abaixo relacionados, classificados no Concurso Público Municipal, homologado em 16 de junho de 2010.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Cargo
Inscrição
Class.
Candidato
Dt. Nasc.
A.S.G. Zona Urbana
544146
14
Maria Lucilda Nunes
31/10/1985
Merendeira
543844
5
Maria Adriana da Silva Reis
15/03/1981
Porteiro
541815
3
Liane Raiane Barbosa da Silva
24/04/1981
Auxiliar de Biblioteca Escolar
542438
1
Lucia Maria de Lima
03/01/1986
Vigia – Assentamento Boa Vista
542686
2
Marcel Henrique Baracho Avelino
25/07/1983

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Carta Maior: A vitória de Aldo Rebelo & Ruralista

Manchete no jornal El País/Espanha: "Parlamento do Brasil aprova anistia para destruidores da floresta amazônica". Detalhe: só a isenção de reserva legal para propriedades de até quatro módulos, item do qual o relator Aldo Rebelo não abriu mão apesar da oposição do governo, deixará 15 milhões de hectares, o equivalente ao território do Acre, sem reflorestamento. A informação é do Ministério do Meio Ambiente. Os eleitores de Aldo Rebelo, jornalista, nascido em Viçosa (AL), filiado ao PCdoB devem se perguntar se foi exatamente para isso que lhe deram o sexto mandato para representá-los na Câmara Federal em 2010.

(Carta Maior; 4º feira 25/05/ 2011)

Caos no RN: “O bicho tá pegando”.

Leitor do blog faz algumas observações. “O bicho tá pegando”.


“O servidor do executivo não pode mais aceitar 10 anos de recordes na arrecadação e a continuidade do discurso do limite prudencial só para o executivo, a conta não fecha”!

O Dr. Paulo de tarso fala em intimidação, ameaça e pressão, quem é mesmo que está fazendo isso, o servidor ou o governo? Governo que cortou gratificações, nega os PCC. Quem é mesmo que vem tirando o direito a sobrevivência e a dignidade do trabalhador no executivo? Quem impõe uma negociação global que se mostra impossível de ser realizada? Quem é que não quer dialogar, vai diariamente a mídia apresentar números e acabou? Por sinal números que devem ser aceitos por todos, não podem sequer sofrer questionamentos, eles são os senhores da razão, assunto encerrado.

O rumo capitaneado por Dr. Paulo de tarso trará consequências político-social gravíssimas, com altíssimo preço eleitoral. Gestão de pessoal não se faz apenas com números, é um erro grave e primário!

Greves no RN: 12 categorias param até a próxima semana

Onda de greves: 12 categorias param até a próxima semana

de Sérgio Henrique Santos especial para a Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Natal está à beira do caos com a deficiência do serviço público ocasionada pela onda de greves que foram deflagradas na última semana. Ontem, funcionários de quatro Centrais do Cidadão se somaram a outras 11 categorias que estão de braços cruzados ou prestes a fazer isso: motoristas de ônibus, policiais civis, professores, funcionários do Detran, Idema, Emater e Tributação, além dos servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os médicos da rede estadual e os técnicos do Idiarn (fiscalização agropecuária), que também prometeram paralisar suas atividades.

Greves no RN foram destaque no Jornal Nacional

As greves no serviço público e no transporte coletivo de Natal foram destaques no Jornal Nacional, da Rede Globo. 
 
A matéria também foi publicada no Portal G1, veja abaixo:

Greves de serviços públicos levam transtornos à população do RN

Presos que chegaram nos últimos dias a uma delegacia de Natal foram algemados a rodas de mobiletes. Desde segunda, de cada três ônibus, apenas um está circulando. Nas escolas, a paralisação já dura 23 dias.

Greves simultâneas de funcionários públicos e privados do Rio Grande do Norte estão prejudicando uma série de serviços para a população. Os efeitos das paralisações também apareceram na área da segurança pública.

Os presos que chegaram nos últimos dias a uma delegacia de Natal foram algemados a rodas de mobiletes.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Forças Armadas abrem 2.541 vagas em concursos para Exército, Marinha e Aeronáutica


Foto: Tereza Sobreira/Ministério da Defesa/Arquivo
Estão abertas as inscrições de seis concursos públicos para quem quer ingressar nas Forças Armadas. Ao todo, são 2.541 vagas, sendo que 1.877 no Exército, 329 na Marinha e 335 na Aeronáutica. São oportunidades a jovens e adultos, homens e mulheres, com idades a partir dos 14 anos. O concurso público é uma das duas formas de admissão na carreira militar. A outra é por meio do serviço militar obrigatório, em que o jovem ingressa com 18 anos e pode ficar até sete anos na instituição. Neste ano, as inscrições para o alistamento militar foram encerradas no dia  29 de abril.

Líbia: Perguntas que é preciso colocar em cada guerra




Desde 1945, os Estados Unidos já bombardearam algum país vinte e sete vezes. E, a cada vez, afirmaram que estes atos de guerra eram "justos" e "humanitários". Hoje, dizem-nos que a guerra na Líbia é diferente das precedentes. O mesmo que foi dito da anterior. E da anterior. E de todas as outras vezes. Não estamos já na hora de pôr a preto e branco as perguntas que é preciso colocar em cada guerra para não deixar-se manipular? O artigo é de Michael Collon.
 

Pimenta Neves e a cumplicidade da mídia


Por Altamiro Borges

Finalmente, o ex-diretor de redação do Estadão, Antonio Pimenta Neves, está preso – mas não se sabe se por muito tempo, já que no Brasil só ladrão de galinha fica na cadeia. Nesta terça-feira, agentes da Divisão de Captura da Polícia Civil de São Paulo detiveram, em casa, o ex-poderoso jornalista.

Depois de mais de dez anos em liberdade, vivendo em sua mansão de 900 metros quadrados na zona sul da capital paulista, o assassino confesso da também jornalista Sandra Gomide foi levado, sem algemas, para a cadeia. A ordem de prisão foi expedida pelos ministros da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinaram o cumprimento da pena de 15 anos de reclusão, “inicialmente em regime fechado”.

Para Mineiro, Governo Rosalba radicaliza com os servidores



Em seu Twitter, nesta segunda-feira, 23, o deputado Fernando Mineiro declarou que a governadora Rosalba Ciarlini "trilha caminho errado" ao não negociar com os servidores em greve. "É uma radicalização. Os deputados situacionistas cobraram e aprovaram os planos de cargos e salários no governo passado. A governadora conhecia os planos aprovados", lembra.

Governo Rosalba já arrecadou mais de 2,6 bilhões

RN: Governo já arrecadou mais de 2,6 bilhões

Em meio a crise com as greves de servidores, a Governadora Rosalba Ciarlini pediu a redução de gastos públicos, em reunião com seu secretariado na noite da segunda-feira,23.

Em seu twitter, o deputado Fernando Mineiro lembra, que enquanto a governadora fala em dificuldades financeiras, já arrecadou até agora, segundo o próprio governo, mais de 2,6 bilhões: http://bit.ly/jykrZp


Fonte: Mandato - Mineiro

Juíza dá prazo de 60 dias para Governo nomear concursados da Polícia Civil

Matéria da TN on line assinada por Fred Carvalho:

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Érika de Paiva Duarte Tinôco, deu prazo de 60 dias para o Governo do Estado nomear e dar posse aos candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil.

Os cargos são de delegados, agentes e escrivães, que serão nomeados “dentro do número de vagas previstas no Edital, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação”, conforme estabelece a decisão judicial.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (23) e anexada aos autos do processo nesta terça (24). A juíza Érika Tinôco ressalta, na decisão, que a nomeação dos candidatos aprovados no concurso deve se dar dentro do número de vagas estabelecidos no Edital, “já que para a remuneração destes foi realizada a adequação orçamentária quando da abertura do certame”.

Fonte: Panorama Político

Governo Rosa(do) não anula convênio com a Inspar, MP concede prazo para fazê-lo

Olhaí olhaí…

O Governo Rosa(do) alardeou, alerdeou, mas não executou.

Na falta da atitude, as promotorias de Defesa do Patrimônio Público, Meio Ambiente e do Consumidor encaminharam recomendação à governadora Rosalba Ciarlini para que, no prazo de 10 dias, anule a licitação e o contrato de concessão celebrado com o Inspar, consórcio contratado pela gestão antecessora para realizar inspeção veicular no RN.

Após averiguações, o Ministério Público detectou várias irregularidades, avaliadas a atestadas no âmbito judicial, praticadas pela empresa.

A Procuradoria Geral do Estado apresentou parecer favorável ao cancelamento do contrato, o governo bradou absurdos e prometeu cancelamento imediato…maaasss…ao que parece, caiu no esquecimento. Não o fez, como deveria.

Muuuito estranho.

Demais…

Fonte: Blog Eliana Lima

Casal que extorquiu o padre Júlio Lancellotti é condenado em SP

Por: Pedro da Rocha, do Estadão
23/05/2011

Dupla foi sentenciada a 7 anos e 3 meses de prisão por ameaçar padre com falsas denúncias de pedofilia

SÃO PAULO – O casal que ameaçou o padre Júlio Lancellotti, com denuncias falsas de pedofilia, foi condenado a sete anos e três meses de prisão por extorsão. A sentença foi dada nesta segunda-feira, 23, pelo juiz Eduardo Crescenti Abdalla, da 25ª Vara Criminal da Barra Funda, em São Paulo.

Conceição Eletério e Anderson Marcos Batista, ex-interno da antiga Febem, hoje Fundação Casa, foram acusados de extorquir dinheiro do padre há quatro anos. Julgados em 2008, foram absolvidos da acusação. A promotoria recorreu da decisão. Em junho do ano passado, a 12.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou o recurso e manteve a absolvição.

Fátima Bezerra é a única deputada do RN contra relatório de Aldo Rebelo

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) é a única representante da bancada potiguar na Câmara dos Deputados que não apóia o relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre o novo Código Florestal, cujo projeto deverá ser votado na próxima terça-feira (24). A informação é do Diário de Natal.

“O Código Florestal é algo muito importante para opaís, pois definirá o presente e o futuro do desenvolvimento sustentável. Votarei de acordo com o meu partido. Discordamos de parte do relatório”, declarou a petista à reportagem do jornal.

Enquanto isso, o deputado federal Henrique Alves, líder do PMDB, disse que seu partido fechou questão a favor do relatório do comunista Aldo Rebelo.

Campanha visa salvar vida de garotinha de 1 ano e 8 meses


Yasmin Marques Fonseca nasceu com Atrofia Muscular Espinhal (AME)Postado em 21/05/2011 às 16:54 horas por Bruno Soares na sessão Saúde.
Yasmin Marques Fonseca nasceu no dia 30 de Setembro de 2009, na cidade de Carnaubais/RN. Filha de Antônia Izabelly Macedo e Kellington Fonseca, ela nasceu como uma criança normal, sem nenhum problema aparente.

Aos três meses, Izabelly observou que Yasmin não se movimentava muito, não rolava na cama, nem sustentava o pescoço. Desconfiada de algum problema a mãe levou-a a um ortopedista que constatou que a garota sofria de Atrofia Muscular Espinhal (AME).

No dia 2 de maio do ano passado, Yasmin teve uma gripe que logo se tornou uma pneumonia e agravou seu caso. Ela foi internada na UTI do hospital PAPI em Natal, por 45 dias.

Após esse período, ela saiu de lá para uma casa alugada por seus pais na capital com uma UTI montada em seu quarto.

Uribe usou arquivos das FARC para incriminar Chávez e Correa, revela Wikileaks

O governo do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe (2002-2010) manipulou informações contidas nos computadores de "Raúl Reyes" -- codinome de um dos líderes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), assassinado em 2008 --, para vincular o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o equatoriano, Rafael Correa, à guerrilha, de acordo com despachos vazados pelo Wikileaks.

Uma série de despachos publicados pelo jornal colombiano El Espectador informou que a administração Uribe utilizou "estrategicamente" o material que foi entregue a vários países e "que inclusive conseguiu fundos privados para que um organismo estrangeiro direcionasse às conclusões”. O trecho se refere ao relatório do Instituto de Estudos Estratégicos (IISS) "Dossiê das FARC: os arquivos secretos de Venezuela, Equador e Raúl Reyes", publicado este mês.

Getúlio Rego quer blindar Agripino

A edição do Diário de Natal desse sábado (21) traz uma matéria sobre a relação entre o senador José Agripino com alguns auxiliares que deixaram o governo, e a tentativa do deputado Getúlio Rego de desvincular o senador dos nomes de tais auxiliares.

Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, a preocupação maior que existe entre os dois parlamentares diz respeito puramente à preservação de relações políticas. “Agripino tem quer ser preservado. Precisam-se esconder as verdadeiras preocupações. É assim que o deputado Getúlio Rego faz o arranjo para não deixar nenhum espaço de dúvidas sobre possíveis insatisfações dentro do governo.”, diz.

Sobrecarga afasta mais de 7 mil professores das salas de aula no RN

Mesmo tendo um papel crucial no desenvolvimento intelectual desde a infância até a fase adulta, os professores ainda convivem com a desestimulante realidade que envolve a profissão. O resultado dessa desvalorização dos mestres vem provocando um crescente déficit de profissionais - seja ela gerada pelo abandono da carreira ou da recusa do ingresso na profissão.

Além da rejeição dos novos professores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) estima que dos 18.800 professores do Estado, mais de 7 mil estão fora da sala de aula devido a doenças ocupacionais provocadas pela sobrecarga de trabalho. O coordenador-geral do órgão, Rômulo Arnaud, não informou precisamente os números relacionados à jurisdição de Mossoró, mas informa que o desestímulo e déficit de profissionais seguem a tendência do Estado.

O repúdio dos ex-ministro ao novo código florestal


Retirado do  Luis Nassif,

Por Gustavo Souto de Noronha

Todos os ex-ministros do meio ambiente (vivos) repudiam novo código florestal

Carta Aberta à Presidente da República e ao Congresso Nacional

Os signatários desta Carta Aberta, ao exercerem as funções de Ministros de Estado ou de Secretário Especial do Meio Ambiente, tiveram a oportunidade e a responsabilidade de promover, no âmbito do Governo Federal, e em prol das futuras gerações, medidas orientadas para a proteção do patrimônio ambiental do Brasil, e com destaque para suas florestas.

ra com recursos humanos e financeiros limitados, foram obtidos resultados expressivos graças ao apoio decisivo proporcionado pela sociedade, de todos os presidentes da Republica que se sucederam na condução do país e do Congresso Nacional. Mencione-se como exemplos: a Política Nacional do Meio Ambiente (1981), o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a Lei de Gestão de Recursos Hídricos (97), Lei de Crimes e Infrações contra o Meio Ambiente (98), o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (2000), a Lei de Informações Ambientais (2003), a Lei de Gestão de Florestas Públicas (2006), a Lei da Mata Atlântica (2006), a Lei de Mudanças Climáticas (2009) e a Lei de Gestão de Resíduos Sólidos (2010).

Greve de motoristas traz cenário de caos ao trânsito de Natal

Paralisação teve início ontem e, com ela, apenas 30% da frota circulou pela cidade
Paulo Nascimento // Especial para o Diário de Natal // paulonascimento.rn@dabr.com.br

O natalense que precisou utilizar o transporte público para ir ao trabalho ou à escola ontem vivenciou horas de caos na capital potiguar devido à greve de motoristas e cobradores de ônibus de Natal. O cenário, ao longo da manhã, envolvia engarrafamentos, paradas lotadas, chuva, além da longa espera dos usuários pela chamada frota de emergência. (Leia mais...Diario de Natal)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Bíblia e os gays

Por Frei Betto

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos. No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as “pessoas diferenciadas”…).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc). No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países-membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela “despenalização universal da homossexualidade”.

Líder dos homens bons veste armadura brilhante para enfrentar ataques bolchevistas

por Professor Hariovaldo 

Capa antibolchevismo

De peito aberto, à frente da sua multidão de seguidores, Serra se previne contra os ataques dos bolchevistas que costumam jogar ovos, tomates e outras substâncias nos seus inimigos

Quatro categorias já estão em greve no Rio Grande do Norte

Elizângela Moura

O Rio Grande do Norte já pode ficar conhecido no cenário nacional, como o estado das greves. Após professores e policiais civis entrarem em greve por tempo indeterminado, agora será a vez dos servidores do Detran e da Secretaria de Tributação do Estado.

Ambas as categorias, começarem suas greves hoje. Os técnicos da secretaria de tributação, cruzaram os braços a partir dessa manhã, depois de muito tempo à espera de uma decisão por parte da governadora Rosalba Ciarline.

De acordo com a técnica tributária Marisa Duarte, a governadora não cumpriu com a palavra dela, que havia dado aos servidores no início do ano. " Nós temos um plano aprovado em abril de 2010, retroativo a janeiro que não foi implantado. Nos meses de julho e agosto do ano passado nós fizemos uma greve e conseguimos o parcelamento em 3 vezes, sendo 2 vezes de 30 por cento e uma de 40 por cento. No início desse ano, conversamos com a governadora, e ela nos pediu paciência e flexibilidade para esperar, que em maio estaria implantando essas parcelas, e agora em maio, mas uma vez fomos procurá-la, e ela disse que nada poderia fazer por enquanto, ou seja, está brincando com os servidores", disse revoltada a técnica tributária, completando que a quebra da palavra da governadora foi um dos motivos para essa greve.

Greves no RN: categorias esperaram o quanto puderam

Por Santino Arruda, Presidente do SINAI-RN:

Tão logo iniciou o Governo Rosalba Ciarlini, a Direção do SINAI oficiou, em 12 de janeiro de 2011, o Secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos sobre as demandas do funcionalismo, em especial o Plano de Cargos dos servidores da Administração Direta (LC432/10), visto que neste, havia sérias pendências a resolver. O então Secretário Manoel Pereira silenciou. Daí, seguiu-se:

O professor está cada vez mais doente

Depois do infeliz comentário do secretário do gabinete civil do governo do estado, Paulo de Tarso Fernandes, dizendo que "metade do magistério do estado não dá aula”, resolvi republicar a matéria abaixo, do jornal Tribuna do Norte, edição do dia 8 de novembro de 2009. Pois, as condições de trabalho do professor praticamente não mudaram nada de lá para cá.

Vale lembrar que a Administração Pública pode tomar providências com relação ao servidor faltoso, demitindo-o. Se isso não ocorre é porque os motivos de afastamentos de professores são outros, principalmente, de saúde.


Do Tribuna do Norte

O professor está cada vez mais doente

Isaac Lira - Repórter

À primeira vista, não parece, mas a profissão de professor pode ser perigosa. O perigo nem sempre é concreto, como o salário baixo e a carga horária alta, mas também se trata de uma série de abstrações: a falta de incentivo, os problemas de convivência com os alunos, a falta de condições de realizar um bom trabalho. Tudo isso junto em muitos casos interfere diretamente na saúde dos professores, que estão cada vez mais doentes e desmotivados.

Secretário de Rosalba vai à TV para dizer que Planos de Cargos "são benesses" e que "metade do magistério do estado não dá aula”

Secretário de Rosalba vai à TV para dizer que Planos de Cargos "são benesses"

Paulo de Tarso faz as vezes de Rosalba para dizer que Planos são benesses
O secretário do gabinete civil do governo do estado, Paulo de Tarso Fernandes, esteve na manhã de hoje no Bom Dia RN, da Tv Cabugi, para dizer que não há a mínima possibilidade do governo pagar os Planos de Cargos dos funcionários estaduais aprovados no final do ano passado. Segundo ele, “são 14 Planos sem nenhuma possibilidade financeira de atendimento”.

Professor de 28 anos de idade morre vítima de infarto fulminante

A morte do professor de matemática Alexandre Breno Salvino dos Santos, conhecido como Lili de Boró, de apenas 28 anos de idade, da cidade de Parelhas, coloca novamente em pauta as discussões sobre a carga excessiva de trabalho dos professores brasileiros. Lili era um bom exemplo do estilo de vida adotado pela maioria dos educadores do país, para poder sobreviver. Trabalhava em quatro escolas e dois cursinhos, para complementar a renda. O tempo que restava, utilizava para se dedicar ao mestrado que fazia.

Amigos, familiares e médicos, acreditam que o infarto que o vitimou esteja relacionado ao alto grau de estresse que se submetia, em decorrência do trabalho. Lili morreu na madrugada deste domingo (22). O pai dele ainda tentou socorrê-lo assim que percebeu que o filho se debatia na rede onde estava deitado, mas o professor morreu a caminho do hospital.

A matéria completa você acompanha na TV Seridó




Fonte: Blog do Robson Pires

Folha quer tirar sangue dos aposentados

Por Altamiro Borges

Todo o terrorismo midiático sobre o retorno iminente da inflação tem objetivos marotos. Visa defender os interesses do capital, em especial da oligarquia financeira. Para manter seus altos rendimentos, os neoliberais pregam, na maior caradura, a retirada de direitos dos trabalhadores. A mídia rentista cumpre o papel de bater o bumbo!

Dois ataques estão em curso. O primeiro é contra o salário mínimo. A mesma mídia que criticou as centrais sindicais por exigirem um aumento maior em 2011 – acusando-as de “romperem acordos” –, agora prega um reajuste menor em 2012. A desculpa é que o aumento previsto provocará a indexação dos preços, elevando a inflação. Contra os trabalhadores, a mídia defende a manutenção do acordo; já quando o acordo beneficia dos trabalhadores, ela defende que seja rasgado. É muito cinismo!

Secretário Paulo de Tarso tenta desconstruir imagem da professora Amanda Gurgel

Secretário tenta desconstruir imagem do professor-grevista

por Carlos Santos

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, foi entrevistado hoje no "Bom-dia, RN" (Rede Globo/InterTV Cabugi). Dissecou a crise no Estado e clamou por "colaboração de todos".

Mas outra vez foi visível o tom provocativo em suas palavras. De novo.

Reiterou a estratégia de desconstruir, por exemplo, a imagem da professora Amanda Gurgel (e dos grevistas), que virou ícone na luta dos grevistas da Educação, com repercussão nacional (ontem, por exemplo, no programa "Domingão do Faustão", da Rede Globo).

- Metade do magistério não trabalha; não dá aula - disse.

Acrescentou que a própria Amanda é um caso, rejeitando a tese da jornalista-entrevistadora Michelle Rincon de que esse quadro era devido "as condições de trabalho". Retrucou: "Não, não é só isso..."

Vídeo da professora Amanda no Faustão - PARTE 2



Resultado da enquete do Faustão: 

“Você concorda com as palavras da Professora Amanda Gurgel?”

Sim - 98%
Não – 2%
Professora Amanda fala por todos os professores do Brasil

Governo não atende solicitação da igreja e não manda carro de bombeiros para levar a santa

A procissão de encerramento da festa de Santa Rita de Cássia, padroeira do município de Santa Cruz, virou palco de protesto contra o governo Rosalba.

Com um grande número de turistas na cidade, nem água para trânsito, segurança, bombeiros...

O padre da cidade solicitou ao Corpo de Bombeiros a presença de uma viatura para levar a santa, como acontece há vários e vários anos. A procissão demorou a começar porque o padre imaginava que o "carro de bombeiros" iria chegar...mas, nada...

O que fez o vice-prefeito da cidade, Joca Ferreira usar o twitter para botar a boca no trombone:

@jocamfs - Apesar de solicitado o Corpo de Bombeiros, o governo do RN não atendeu... Vejam o pedido em anexo!!!

Professora Amanda Gurgel no Faustão



A imprensa partidarizada local, incluo aqui alguns blogs bastante conhecidos, já está atacando a Professora Amanda Gurgel. Basta ver que o fato da Professora ser filiada a um partido político, o PSTU, está sendo utilizado para desqualificar sua fala.

Processos seletivos para cursos do IFRN

1.593 novas vagas nos cursos do IFRN para ingresso no segundo semestre

A Pró-reitoria de Ensino divulgou desde o dia 03 os editais dos processos seletivos para os cursos técnicos subsequentes, graduação (licenciaturas), pós-graduação e dos cursos técnicos de nível médio integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos, o Proeja.


O período de inscrição: vai até as 22h do próximo dia 29 de maio.

Inscrições no seguinte endereço: http://selecao.ifrn.edu.br/


As 1.593 vagas para ingresso no segundo semestre estão distribuídas da seguinte forma: 

Estado deverá suprir deficiência de professores para a Escola Estadual 7 de Novembro, em Alexandria/RN

Faltam professores em escola estadual de Alexandria/RN

O Ministério Público entrou com pedido de liminar na justiça para que o Governo do Estado possa designar professores de matemática, biologia, química e física para a Escola Estadual Sete de Novembro, localizada no município de Alexandria/RN. O prazo dado pela Promotoria de Justiça é de cinco dias. Em caso de descumprimento do pedido, a Secretária Estadual de Educação e a Governadora do Estado estão sujeitas ao pagamento de multa diária, no valor de R$ 10 mil.

Em 2005, o Ministério Público já havia ajuizado ação civil pública com pedido de tutela antecipada, solicitando o preenchimento do quadro de professores das escolas estaduais Leôncio Barreto e Sete de Novembro. Nos autos do processo, constam informações de que as disciplinas chegaram a ser assumidas por estagiários. A Promotoria de Justiça também recebeu um abaixo-assinado, com cerca de 200 assinaturas, relatando a situação de carência de educadores.

domingo, 22 de maio de 2011

Diferente do que Governo informou o metrô de superfície (VLT) não foi incluído no PAC2.

Diferente do que Governo informou, VLT de Natal ainda não foi incluído no PAC2

Diferente do que foi divulgado pelo Governo do Estado, a obra do metrô de superfície, o chamado Veículo Leve sobre Trilho (VLT), não foi incluído no PAC2.

Ao deixar reunião com técnicos do Governo Federal, o Executivo estadaul alardeou que a obra estava incluída no Programa de Aceleração do Crescimento. Na verdade, a notícia não procede. Pessoas que estavam presentes a reunião confirmaram que o projeto do VLT de Natal foi apresentado, mas será analisado depois pelos ministros da presidente Dilma Rousseff.

Ou seja, só após a reunião dos ministros, que deve ocorrer no início do segundo semestre, é que o Governo Federal dará o “veredito” se inclui ou não o metrô de superfície de Natal no PAC 2.


Fonte: Panorama Político

A Governadora tem dois discursos: um para a Copa do Mundo e outro para cumprir os Planos de Carreira dos servidores



"Não é fácil não, viu! Estamos no quinto mês de administração e ainda descobrindo dividas da administração passada. Mas não podíamos perder a Copa por que ela irá nos proporcionar receber investimentos de R$ 2,5 bilhões. Essa verba vai movimentar a nossa economia e estruturar a nossa capital. A contrapartida de R$ 9 milhões mensais, daqui a dez anos pode não ter o mesmo peso que tem atualmente em nosso orçamento. A nossa receita vai crescer também e essa conta deve levar em consideração tudo isso. Não podemos ficar apenas nas lamúrias das dificuldades e sem coragem de ir para frente, se for assim nós seremos sempre aquele estado com potencial extraordinário de crescimento, tem muita riqueza, mas onde infelizmente o povo é muito pobre." Rosalba Ciarlini 

Do Blog: Acho importante o Rio Grande do Norte sediar jogos da Copa do Mundo, mas não entendo como a governadora pode ser tão otimista para esse evento e não tenha o mesmo otimismo quando se trata de atender as reivindicações dos servidores. Pois, diz que não tem dinheiro para a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários porque que há uma dívida enorme deixada pelo governo anterior e, que os funcionários devem ter paciência. Entretanto, com relação à Copa o discurso é outro: "Não podemos ficar apenas nas lamúrias das dificuldades e sem coragem de ir para frente".

Ora, governadora, investimentos em educação, saúde e segurança são extremamente importantes em qualquer momento e está intimamente ligado a preparação para a Copa do Mundo.Como espera servir os nossos futuros hospedes, com um funcionalismo público tão maltratado?


Reproduzo abaixo o conteúdo integral da entrevista com a governadora Rosalba Ciarlini ao programa Esportes em Debate da Rádio Globo Natal, publicada no conceituado jornal Tribuna do Norte .

Celso Amorim: Bin Laden, Strauss-Kahn e a aceleração da História

“Você quer saber em uma palavra? Nada!” Foi assim que Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, começou a responder a uma pergunta sobre o que significa a morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, no atual cenário político internacional.

Por Marco Aurélio Weissheimer, na Carta Maior

Mas, logo em seguida, ele qualifica um pouco a sua resposta. “Tem, é claro, um lado simbólico. Mas Bin Laden já não era um ator importante. A Revolução Árabe matou-o antes dos Estados Unidos. Sempre haverá um grupo de pessoas mais fanático, mas elas seguirão existindo, com ou sem Bin Laden”. Uma consequência política possível deste fato, mas pouco provável, assinala o ex-chanceler brasileiro, é a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão. “Não é um cenário impossível, mas também não é muito provável”.