sábado, 23 de julho de 2011

Celso Amorim: A obsessão e o complexo de vira-lata

por Celso Amorim, em CartaCapital

Até os jornais brasileiros tiveram de noticiar. Uma força-tarefa criada pelo Conselho de Relações Exteriores, organização estreitamente ligada ao establishment político/intelectual/empresarial dos Estados Unidos, acaba de publicar um relatório exclusivamente dedicado ao Brasil, -pontuado de elogios e manifestações de respeito e consideração. Fizeram parte da força-tarefa um ex-ministro da Energia, um ex-subsecretário de Estado e personalidades destacadas do mundo acadêmico e empresarial, além de integrantes de think tanks, homens e mulheres de alto conceito, muitos dos quais estiveram em governos norte-americanos, tanto democratas quanto republicanos. O texto do relatório abarca cerca de 80 páginas, se descontarmos as notas biográficas dos integrantes da comissão, o índice, agradecimentos etc. Nelas são analisados vários aspectos da economia, da evolução sociopolítica e do relacionamento externo do Brasil, com natural ênfase nas relações com os EUA. Vou ater-me aqui apenas àqueles aspectos que dizem respeito fundamentalmente ao nosso relacionamento internacional.

Suspeito por massacre na Noruega é classificado como ultradireitista e islamofóbico pela polícia

 

O principal suspeito pela autoria do duplo atentado que causou a morte de pelo menos 92 pessoas na última sexta-feira (22/07) na Noruega é classificado pelas autoridades locais como um fundamentalista cristão, ligado a grupos de extrema-direita e hostil ao islã. 

Anders Behring Breivik, de 32 anos, foi detido na pequena ilha de Utoeya, local onde foram mortos a tiros 85 jovens entre 14 e 17 anos. Eles estavam reunidos em um acampamento estudantil pertencente à Juventude Social-Democrata, ligada ao Partido Trabalhista, legenda governista. O massacre ocorreu às 10h30 de Brasília, duas horas depois de uma explosão a bomba no complexo governamental de Oslo, onde morreram sete pessoas e quinze ficaram gravemente feridas.

Conheça a trajetória da cantora britânica Amy Winehouse

Wikimedia Commons



A cantora e compositora Amy Winehouse nasceu em 14 de setembro de 1983 em Londres, no Reino Unido, no seio de uma família judia e com tradição musical.


Foi criada nos subúrbios de Southgate, ao norte de Londres, e iniciou seus estudou na Ashmole School.

Aos 12 anos, ingressou na prestigiosa escola de teatro Sylvia Young Theatre School, de onde foi expulsa antes de se formar por "falta de aplicação" e por ter colocado um piercing no nariz.

Milhões de somalis e quenianos perto de morrer de fome



Estima-se que em todo o Quênia há cinco milhões de pessoas que sofrem fome severa devido à seca, segundo Abbas Gullet, secretário-geral da Cruz Vermelha queniana. “Esta é uma situação muito séria. Em toda a região (o Corno de África) há mais de dez milhões de pessoas afetadas. Deste total, dois milhões de crianças estão severamente afetadas, metade delas sofre desnutrição aguda e muitos estão à beira da morte”, disse o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake.

O complexo de vira-lata da elite nativa

Por Celso Amorim, na revista CartaCapital:

Até os jornais brasileiros tiveram de noticiar. Uma força-tarefa criada pelo Conselho de Relações Exteriores, organização estreitamente ligada ao establishment político/intelectual/empresarial dos Estados Unidos, acaba de publicar um relatório exclusivamente dedicado ao Brasil - pontuado de elogios e manifestações de respeito e consideração. Fizeram parte da força-tarefa um ex-ministro da Energia, um ex-subsecretário de Estado e personalidades destacadas do mundo acadêmico e empresarial, além de integrantes de think tanks, homens e mulheres de alto conceito, muitos dos quais estiveram em governos norte-americanos, tanto democratas quanto republicanos.

Sairão todos independente de partidos, diz Dilma sobre Dnit

A presidente Dilma Rousseff afirmou na sexta-feira, em conversa com cinco jornalistas no Palácio do Planalto, que vai afastar toda a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Valec, empresa responsável pelas ferrovias. “Estamos fazendo uma renovação. Todos sairão, independentemente de endereços partidários”, disse a presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fátima Bezerra em Caicó: governo obrigou o retorno dos professores na marra



A deputada federal Fátima Bezerra disse ontem em Caicó que o governo do Estado foi autoritário e arbitrário ao obrigar os professores a retornarem as salas de aulas:

- Os professores estão voltando de cabeça baixa. Humilhados. Nunca se viu isso. Foi a mais terrível greve da escola pública no Rio Grande do Norte. O governo obrigou os professores a voltarem pela força. Na marra. A auto-estima de todos está em baixa.


Fonte: Blog Robson Pires

Carlos A. Barbosa: Vamos acabar com esse “circo”!

por Carlos A. Barbosa

Já disse aqui neste espaço que não sou contra Natal ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014 a se realizar no Brasil. Como também já afirmei que se a capital do Rio Grande do Norte não vier a ser uma das sedes do Mundial de futebol é por pura incompetência dos gestores. Mas já está na hora de se acabar com o faz de conta, com o circo que se armou em torno do assunto.

Ora, a prefeitura de Natal está inadimplente e sequer pode liberar um empréstimo de R$ 300 milhões junto a Caixa Econômica Federal para obras de mobilidade urbana exigidos pela Fifa. E não será fácil conseguir esse dinheiro. A menos que haja interferência política, digo, do ministro Guido Mantega ou até mesmo da própria presidente Dilma Ruosseff. Do contrário, adeus Copa.

Secretária de Educação cobra o óbvio e esquece do essencial



Fonte: Panorama Político

Ataques terroristas na Noruega deixaram mais de 80 mortos Leia mais em: O Esquerdopata Under Creative Commons License: Attribution

O número de mortos em um tiroteio em uma ilha norueguesa subiu para 80 na noite desta sexta-feira, informou a polícia do país.

A tragédia ocorreu quando, segundo relatos, um homem vestido de policial chegou à ilha de Utoeya, perto de Oslo, e começou a atirar contra jovens que participavam de um acampamento do Partido Trabalhista (do governo) no local. Havia cerca de 600 jovens no encontro; inicialmente, relatos deram conta de que o episódio resultara em cerca de dez mortes.

Lula chora ao receber o título de Doutor Honoris Causa pela UFPE, UFRPE e UPE em Recife

Lula ficou emocionado e chorou ao receber o Título Doutor Honoris Causa pela UFPE, UFRPE e UPE. Mais uma vez, voltou a dizer que seu governo investiu em educação e lembrou que, nunca antes na história desse País, o Brasil foi governado por um presidente e vice sem diploma superior, citando os exemplos dele e de José Alencar.

Foto: Roberto Pereira/SEI

Professores da Uern não aceitam proposta do Governo do Estado e greve continua



As expectativas positivas que a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) tinha em relação à reunião marcada com o chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, não se confirmaram. "Consideramos a proposta do governo um desrespeito à categoria, uma vez que o aumento salarial seria escalonado em três anos, com 7,46% em 2012, 2013 e 2014. Foi uma piada de mau gosto", diz o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato.

Outro ponto discutido durante a reunião, o descontingenciamento do orçamento da Uern, uma das reivindicações da categoria, também não foi assegurado pelo chefe do Gabinete Civil da governadora Rosalba Ciarlini. "Sem o descontingenciamento não temos como terminar o ano letivo", alerta o professor Flaubert Torquato.

Rosalba diz que o governo tem condições para bancar a Copa do Mundo em Natal

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) repete constantemente que o Estado enfrenta grandes dificuldades financeiras. Esse argumento foi muito utilizado nesse período em que várias categorias de servidores públicos estaduais estavam em greve, lutando para que o governo cumprisse a Lei.

Entretanto, depois de ter ameaçado e aterrorizado os grevistas, principalmente os professores, para não ter que pagar os Planos de Cargos, Rosalba diz que o governo tem dinheiro para bancar a Copa do Mundo em Natal.

Pergunto: E o limite prudencial? A Lei de Responsabilidade Fiscal? A construção de um estádio de futebol é mais importante que saúde, segurança e educação?

Veja a baixo entrevista da governadora Rosalba Ciarlini retirada do Blog Fator RRH sobre a realização da Copa do Mundo em Natal:

Nunca antes na história das lutas educacionais deste Estado

por Fernando Mineiro,

Na última quarta-feira,20, depois de 83 dias de paralisação, chegou ao fim uma das mais longas greves na rede de educação pública do Rio Grande do Norte.

Participante das mobilizações dos(as) educadores(as) em nosso estado nos últimos 26 anos – tendo feito parte da direção da antiga APRN (Associação do Professores do Rio Grande do Norte) entre 1985 e 1988 – conheço suficientemente a trajetória da categoria – porque fruto e partícipe dela – para afirmar que nunca antes na história das lutas educacionais deste estado um governo tratou os(as) trabalhadores(as) da educação como o faz o governo Rosalba, do DEM.

Os representantes do Rosa.Gov.Dem – da Chefe do Executivo à Secretária de Educação – atuaram em uníssono seguindo script e impondo estilo com um objetivo previamente definido: enfraquecer e derrotar o movimento sindical dos educadores como forma de evitar futuras mobilizações.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vereador Canindé Rocha (PT) faz doação ao Hospital de Lajes

Ação de Parlamentar



Palavra dada, Compromisso cumprido
 
Recibo, clique para ampliar
Ontem pela manhã nosso blog foi convidado a se fazer presente no Hospital Maternidade Aluizio Alves para conferir a entrega de R$ 550,00 (Quinhentos e cinquenta reais) de donativos oferecidos pelo Vereador Canindé Rocha (PT), o mesmo tinha prometido que se recebesse o pagamento pela sessão extra da votação do Plano de Cargos e salários dos professores da educação lajense, o mesmo doaria o valor para aquela entidade por entender que é obrigação do Vereador em contribuir com a comunidade no tocante a manutenção do hospital.
 
Canindezinho disse ainda que para os padrões de Lajes o salário do Vereador é muito justo e que não haveria necessidade de haver pagamento por sessão extra, por isso resolveu fazer esta doação para o nosso hospital.
 
Produtos de higiene, limpeza, material de expediente, alimentos e dois botijões de gás foram doados pelo vereador, que prestou contas com as devidas notas fiscais, receberam os donativos o Diretora da entidade D. Tereza Lúcia de Melo Dantas e o Sr. Izidro Ernesto Júnior, Diretor Financeiro.
 

 
Nosso blog fez questão de marcar presença pois tinha postado uma matéria há tempos atrás abordando este caso e não poderíamos ficar de fora.
 
No mais, gostaríamos de parabenizar a ação do nobre Vereador, ressaltando que em vez de fazer campanha contra o hospital, tentando fechá-lo com intuitos políticos, outros Vereadores de nossa cidade fizessem a mesma coisa.
 
Reproduzido do Blog Júnior Cds Clik

Estado comemora vitória contra os professores e o prejuízo dos 300 mil alunos do RN

Por Cezar Alves,


De ontem para hoje tenho sido abordado freqüentemente na rua com a seguinte pergunta: Quem venceu a queda de braço entre governo e professores?

Explico a cada um deles e agora faço aqui. A pergunta está errada. Não é para perguntar se foi o governo ou os professores que venceu. Isto não tem pouco sentido ao cidadão.

A pergunta correta é: qual foi o tamanho do prejuízo dos 300 mil estudantes durante os 80 dias de greve e os 56 dias sem aula no Rio Grande do Norte?

Pesquisa aponta que o Rio Grande do Norte paga o pior salário ao professor no Brasil



Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores no Estado do Ceará constatou uma realidade vivenciada por todos os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte: o RN paga o pior salário a um professor no Brasil.

O atual salário médio pago a um docente pela administração estadual é de R$ 1.157,33, levando em consideração a remuneração iniciante com licenciatura plena e jornada de 40 horas-aula semanais ou 200 horas-aula mensais, incluindo as gratificações. "A pesquisa confirma a necessidade da nossa luta, pois não existe preocupação do Governo do Estado com a categoria", diz Rômulo Arnaud, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN (Sinte/RN).

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O tal dano da greve




Tem danos que vem com a ausência. Tem outros que chegam mesmo na presença. Lembro de ter ouvido uma história em Santa Cruz, sobre uma aluna recém concluinte do ensino médio que chorou diante de uma prova de vestibular da UFRN.

Quando ela abriu a prova de Física entrou em pânico. Nada daquele vasto universo de conceitos exóticos e intrincadas ideias, transmutáveis em fórmulas matemáticas, fazia sentido para ela. A garota havia passado todo o ensino médio regularmente matriculada na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte e havia estudado apenas um assunto da disciplina de Física.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Senador Paulo Davim também foi impedido de participar da reunião entre o Governo e o Sinte

Além da deputada federal Fátima Bezerra, do deputado estadual Fernando mineiro e da assessoria jurídica do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, quem também foi impedido de participar da audiência entre o Governo e o Sinte foi o senador Paulo Davim.

Davim havia conversado com o secretário da Casa Civil, Paulo de Tarso, nesta terça-feira(19) sobre as negociações com o Sinte.

O senador do PV chegou até a discutir com Paulo de Tarso uma proposta com a qual concordava o Sinte. Paulo achou a proposta boa.

Terminou a greve da rede estadual da educação

Em assembleia realizada nesta quarta-feira, os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino, decidiram acabar a greve que já durava aproximadamente 80 dias. A categoria não aceitou a proposta apresentada pelo governo, mas seguiu a orientação da direção do sindicato que decidiu preservar os professores ameaçados com o corte dos salários. Segundo a coordenadora do Sinte-RN Fátima Cardoso, a audiência que antecedeu a assembleia foi uma das piores da história das negociações do Sindicato.

O diretor do Sinte-RN, Assis Filho, relatou que os representantes do Governo chegaram a barrar a entrada da deputada Fátima Bezerra, do deputado Fernando Mineiro e da assessoria jurídica do Sindicato, na audiência. “Foi uma atitude desrespeitosa que mostrou a verdadeira face desse governo”, protestou Assis.

Os políticos do RN estão ainda na Idade Média, afirma Miguel Nicolelis




“Não falo apenas de escola da escola, eu reclamo do estado, da prefeitura de Natal, que é uma catástrofe. Os políticos do Rio Grande do Norte estão ainda na Idade Média. É difícil convencê-los que o século 21 está aqui. E quando você fala isso, os setores que apoiam esses políticos caem matando. É um jogo bem baixo”



Reproduzo abaixo matéria pulicada no Diário de Natal:
 
Cientista renomado dispara contra políticos do RN: "Estão na idade média"

Nomeação de aprovado em concurso poderá ser obrigatória

Para acabar com a incerteza que cerca a nomeação dos aprovados em concursos no país, o Senado poderá examinar, no próximo semestre, o PLS 154/11, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que torna obrigatória nomeação de candidato aprovado em concurso público para provimento de cargos ou empregos públicos da União dentro das vagas previstas no edital.

O objetivo é assegurar os direitos dos aprovados, obrigando a administração pública a preencher, durante o período de validade do concurso, pelo menos todas as vagas previstas no edital. Na prática, o projeto regulamenta entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já tomou várias decisões assegurando a nomeação de candidato aprovado dentro do número de vagas.

Por que a oposição não fala mais de economia?

por Marco Aurélio Weissheimer

Subitamente, setores da sociedade brasileira querem que o povo saia às ruas. É preciso qualificar esses “setores da sociedade brasileira”. São aqueles que foram apeados do poder político no início dos anos 2000 e que tiveram sua agenda política e econômica dilacerada pela realidade. A globalização econômica cantada em prosa e verso nos anos de 1990 revelou-se um fracasso retumbante. A globalização financeira, a única que houve, afundou em uma crise dramática que drenou bilhões de dólares da economia real, conta que, agora, está sendo paga por quem costuma pagar essas lambanças: o povo trabalhador que vive da renda de seu trabalho.

Justiça determina governo a pagar atrasados

Reproduzido do Muitas Outras

Seguindo uma garantia instituída na Lei Orgânica dos Policiais civis, entre outras leis, os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça mantiveram a sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que condenou o Estado ao pagamento de parcelas remuneratórias atrasadas relacionadas a um ato promocional por merecimento.

A sentença inicial ainda definiu que o pagamento deverá ter efeitos retroativos a 28 de abril de 2004.

O servidor pediu o pagamento de valores atrasados, devidos em razão da sua promoção na carreira de agente da polícia civil para a 3ª classe, ocorrida em 29 de junho de 2006, com efeitos retroativos a 28 de abril de 2004. O benefício foi implantado administrativamente (nota de empenho 2006NE00001) a todos os promovidos da categoria, a partir de julho de 2006.

Para policiais, Governo demonstra incoerência com criação de nova delegacia plantão em Natal

Do jornal O Mossoroense

Por: Nathan Figueiredo

Uma medida adotada pelo Governo do Estado é encarada como incoerente pelo SINPOL/RN, entidade representativa dos Policiais Civis do Estado. Apesar de ser positiva, diante do contexto de quase inexistência de infraestrutura e aparelhamento da polícia, a novidade ocorre após o Estado reduzir este serviço à sociedade.

Segundo a categoria, ao passo que o Governo propõe reduzir os índices de criminalidade instalando na zona Oeste de Natal uma nova delegacia de plantão, a Delegacia Geral de Polícia (Degepol) publicou portaria reduzindo o horário de funcionamento das delegacias distritais e especializadas, que deixam de ser 24 horas, para funcionarem das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Transmissão ao vivo da assembleia dos professores, nesta quarta-feira (20)

O site da Janeayre Souto irá transmitir ao vivo a Assembleia dos trabalhadores em educação que acontecerá nesta quarta-feira (20), às 16 horas, na E.E. Winston Churchil.

A transmissão ao vivo terá iníco a partir das 15h30.

Clique AQUI para ter acesso ao site da Janeayre ou no link ao lado, em Blogs e sites que acompanho.

Governo pode pagar R$ 100 mil de multa por dia pela falta de professores em escolas de Alexandria

O Governo do Estado pode pagar multa diária de R$ 100 mil. Esse é o pedido que o Ministério Público Estadual (MPE) fez na Ação Civil Pública nº 0000433-60.2005.8.20.0110, que trata do problema de falta de professores em escolas estaduais do município de Alexandria.

“O valor da multa diária, apesar de parecer excessivo, é o mesmo que o Estado do Rio Grande do Norte asseverou que iria pedir ao Sinte/RN por descumprimento de dias de decisão judicial, no caso da greve dos professores. Assim, diante de um descumprimento reiterado de mais de cinco anos, o Ministério Público entende que só um valor realmente alto tenderá a influir na vontade de cumprir a decisão liminar”, explica o Promotor de Justiça Sidharta John Batista da Silva.

Professores de Santana do Matos fazem protesto na visita de Paulo de Tarso

Parabéns aos professores guerreiros de Santana do Matos que enfrentam essa luta pela valorização profissional e por ensino de qualidade. 

Agradeço ao Professor Pacífico Medeiros pela sugestão da matéria abaixo reproduzida do Blog Santana do Matos em Foco (colocamos um link no "Blogs e sites que acompanho").


Paulo de Tarso é recebido com protesto, pelos professores da rede Estadual em Santana do Matos
 

 
A visita do todo poderoso Secretário Chefe Casa Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, ao município de Santana do Matos, na noite de ontem (19), para participar dos festejos da padroeira Senhora Santana, foi marcada por um protesto dos Professores de Santana do Matos da rede estadual que estão em greve a 78 dias.


O Secretário Paulo de Tarso. que se encontrava na 1ª fila assistindo ao Show de violeiros, foi surpreendido pelos professores que entraram no local e exibiram uma faixa de protesto contra a Governadora Rosalba Ciarline, que vem maltratando e desrespeitando a categoria a quase 80 dias.

Professores, Humilhação e Resistência

Por Valerio Arcary
(Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – SP, e doutor em História pela USP )


Qualquer avaliação honesta da situação das redes de ensino público estadual e municipal revela que a educação contemporânea no Brasil, infelizmente, não é satisfatória. Mesmo procurando encarar a situação dramática com a máxima sobriedade, é incontornável verificar que o quadro é desolador. A escolaridade média da população com 15 anos ou mais permanece inferior a oito anos, e é de quatro entre os 20% mais pobres, porém, é superior a dez entre os 20% mais ricos.[1] É verdade que o Brasil em 1980 era um país culturalmente primitivo que recém completava a transição histórica de uma sociedade rural. Mas, ainda assim, em trinta anos avançamos apenas três anos na escolaridade média.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Simulado com provas oficiais do ENEM

Universia Brasil prepara simulado com provas oficiais do ENEM

Conhecer as questões aplicadas em edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser uma forma eficaz dos estudantes se prepararem para a tão esperada avaliação, que neste ano acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro reunindo mais de 6 milhões de inscritos.

Pensando nisso, a Universia Brasil, rede ibero-americana de colaboração universitária, decidiu dar uma mãozinha e preparou um simulado virtual com as provas oficiais do ENEM aplicadas em 2009 e 2010. Clique aqui para acessar todas as questões.

Planeta Água Escola visa premiar o melhor projeto desenvolvido por estudantes relacionado ao uso consciente da água

Escolas podem ser premiadas por projetos sustentáveis
O prêmio Planeta Água Escola é iniciativa que visa premiar o melhor projeto desenvolvido por estudantes relacionado ao uso consciente da água. Podem participar escolas das redes públicas ou privadas que ofereçam o Ensino Fundamental. A ação é da empresa Docol Metais Sanitários e tem por objetivo difundir o uso racional da água entre os educandos, disseminando a conscientização ambiental não só nas escolas, mas também nas famílias e na comunidade.

Mais da metade da população brasileira terá escola técnica em seu município, diz Dilma Rousseff

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A expansão da rede federal de educação profissional vai assegurar que 52% da população brasileira tenham uma escola técnica em seu município até 2014, disse hoje (11) a presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia para comemorar os 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado no fim de abril pela presidenta, prevê a construção de 120 novas unidades da rede federal até 2014. Somadas às 140 que já existiam, com as 214 criadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais as 80 que estão em andamento, será formada uma rede de 555 escolas técnicas profissionalizantes.

Pesquisa do IPEA revela que em períodos de crise gasto social do Governo Lula foi bem maior que nos anos FHC

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) sobre “15 anos de Gasto Social Federal – de 1995 a 2009, traça um retrato estatístico do Brasil em três momentos de crise na economia, ocasionada por fatores externos. A atitude de um governo em épocas de crise revela não só sua habilidade para governar, como também suas prioridades no exercício do poder que, por sua vez, ajudam a ver a linha ideológica de um governante.

Os resultados da pesquisa revelam que enquanto no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) o gasto com políticas sociais caiu, acompanhando a queda no PIB, no governo Lula, os investimento sociais não são sacrificados pelo momento de instabilidade econômica.

Políticos do RN participam em Brasília de assinatura do convênio para dragagem do rio Pataxó

"O projeto de execução custou cerca de R$ 1 milhão e foi resultado de uma emenda da deputada federal Fátima Bezerra de 2007."
 
Fotos: Divulgação
 
Nesta terça-feira(10) foi assinado no Ministério da Integração Nacional o convênio para a dragagem do rio Pataxó, que objetiva resolver o problema das enchentes que assolam o município de Ipanguaçu e região a cada inverno.

Por que o povo não sai às ruas contra a corrupção? O povo não é bobo

 por Rovai

A resposta do MST para  O Globo é daquelas que merecem ser amplamente divulgadas, de tão boas. O Globo não publicou.

Por que a população não sai às ruas contra a corrupção?

 
Da Página do MST

O jornal O Globo publicou uma reportagem no domingo para questionar por que os brasileiros não saem às ruas para protestar contra a corrupção.

Para fazer a matéria, os repórteres Jaqueline Falcão e Marcus Vinicius Gomes entrevistaram os organizadores das manifestações de defesa dos direitos dos homossexuais e da legalização da maconha. E a Coordenação Nacional do MST.

A repórter Jaqueline Falcão enviou as perguntas por correio eletrônico, que foram respondidas pela integrante da coordenação do MST, Marina dos Santos, e enviadas na quinta-feira em torno das 18h, dentro do prazo.

A repórter até então interessada não entrou mais em contato. E a reportagem saiu só no domingo. E as respostas não foram aproveitadas.

Por que será?

Abaixo, leia as respostas da integrante da Coordenação Nacional do MST que não saíram em O Globo.

Por que o Brasil não sai às ruas contra a corrupção?

Simulado Prova Brasil 2011

O MEC disponibiliza um simulado da Prova Brasil (avaliação para diagnóstico, realizada a cada dois anos, que têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro). 

Os simulados podem ser baixados, impressos, para servir como material de preparação para a referida prova.

Pai e filho são confundidos com casal gay e agredidos

Um homem de 42 anos teve metade da orelha decepada após ser agredido por um grupo de jovens no recinto da Exposição Agropecuária Industrial e Comercial (Eapic), em São João da Boa Vista, a 225 km de São Paulo. Os agressores pensaram que ele e o filho de 18 anos fossem um casal gay, pois estavam abraçados. As informações são do site da EPTV.
A agressão aconteceu na madrugada da última sexta-feira (15). O homem, que preferiu não se identificar, ainda está traumatizado. Ele contou que depois de um show um grupo de sete jovens se aproximou e perguntou se os dois eram gays.

As histórias dos índios, por eles mesmos

por Debora lerrer


Ameaçada por grilagem de terras, desmatamento, garimpo, obras de governos e minada pela discriminação, a cultura dos povos indígenas brasileiros resiste (agora também) em forma de literatura e conquistando espaço no mercado editorial. Há uma boa safra de escritores indígenas dedicados à literatura infanto-juvenil e publicados por diversas editoras, inclusive grandes como Martins Fontes, Paulinas e FTD. O ano de 2011 deve terminar com pelo menos 19 títulos novos no mercado, entre os quais A cura da terra, de Eliane Potiguara, pela Global Editora, e Mondagará, de Rony Wasiry Guará, pela Saraiva.

A vitória brasileira na Olimpíada da Física

Por Soim
 
A equipe brasileira formada por cinco estudantes conquistou uma  Medalha de Ouro e quatro de Bronze na 42ª  IPhO (International Physics  Olympiad) realizada em Bangkok, Tailândia, na última semana.

Formada pelos alunos do Ensino Médio Gustavo Haddad Braga - SP (Ouro),  Ivan Tadeu-SP (Bronze), José Guilherme G. Alves-CE (Bronze), Lucas  Lourenço Hernandes-SP (Bronze) e Ricardo Duarte Lima-CE (Bronze),  nossa equipe concorreu com 394 estudantes de 84 países e obteve nessa  Olimpíada o primeiro Ouro dentre os países da ibero-américa.

11 cursos da UFRN terão preenchimento exclusivo pelo Enem

Do Diário de Natal

UFRN define cursos e vagas exclusivas pelo Enem 2011

Foto: Fábio Cortez/DN/D.A. Press
A tendência é de que haja anualmente um aumento considerável de novos cursos com ingresso pelo Enem, acabando em definitivo com o Vestibular tradicional

Agora são onze os cursos que terão acesso pelo Enem, num aumento de vagas que chega a 64%

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Rosalba promove um dos maiores ataques da história contra a luta educação pública do RN

Os trabalhadores em educação estão sendo vítimas de um verdadeiro bombardeio. A artilharia pesada não vem só do Governo Rosalba ou do Tribunal de Justiça. Agora, 16 promotores públicos também abrem fogo contra os Profissionais da Educação e recomendam a demissão de todos os não voltarem ao trabalho no prazo de 30 dias.

Os Promotores de Justiça orientam também que a secretária de educação Betânia Ramalho determine o desconto, em folha de pagamento, das faltas injustificadas dos profissionais que se recusarem ao retorno imediato das atividades.

Como se isso fosse pouco, no último sábado (16) a Governadora baixou decreto abrindo comissão de inquérito com o objetivo de retaliar os servidores da educação que se mantém firmes na luta. Tudo isso para promover a desigualdade entre os profissionais no que concerne a tabela salarial das categorias.

Assembléia dos professores dia 18, assista ao vivo

Assista ao vivo pelo site da Janeayre Souto,  nesta segunda-feira 18, a Assembleia dos Trabalhadores em Educação que acontecerá às 14h30, na E.E. Winston Churchil.

A transmissão ao vivo já estará disponível a partir das 14 horas.

Clique AQUI ou no link ao lado



Fátima Bezerra renova apelo para negociação entre Sinte e Governo segunda-feira

A audiência amanhã entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte) e o Governo do Estado, após 77 dias de greve e uma decisão judicial contra o movimento, terá entre os seus interlocutores a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

A intervenção de Fátima Bezerra, a convite do Sinte e em prol dos professores, estampou a manchete do Jornal de Hoje que circulou na tarde de sábado (16) , “Sinte recorre a Fátima Bezerra para reabrir negociações com o Governo”.

Até o momento, a proposta apresentada pelo Governo do Estado não foi capaz de superar o impasse, e depois que o Tribunal de Justiça determinou a volta imediata às salas de aula sob o risco de pagamento de R$ 10 mil de multa anual, Rosalba Ciarlini (DEM) vem ameaçando aumentar o valor da multa, contratar outros professores de forma temporária e cortar o ponto dos grevistas.