sábado, 30 de abril de 2011

Central do Cidadão sem acesso à Internet por falta de pagamento

CENTRAL DO CIDADÃO ABANDONADA. SINAL DA INTERNET FOI CORTADO.

Não bastasse o descaso como a Central do Cidadão de Caicó vem passando, desde o final do governo passado e início do mandato de "Dona Rosa", com ar-condicionado sem funcionar, gratificações que não estão sendo pagas pelo atual governo, nesta quarta-feira (27) aconteceu mais uma.

O sinal da Internet foi cortado, por falta de pagamento do governo do estado. O problema não é somente em Caicó, é em todas as cidades onde funcionam as centrais. Estão sem conexão.

Como todo o trabalho é feito através da informatização, imagine o prejuízo. O DETRAN por exemplo, quase nada funciona.

Fonte: http://lucianovale.blogspot.com/2011/04/central-do-cidadao-abandonada.html

PROFESSOR: PROFISSÃO PERIGO

por Maria de Fátima Franco dos Santos

Ser professor atualmente é viver correndo risco, seja quanto à violência existente dentro da escola ou em suas imediações. Tal violência ocorre quando alunos cometem vários tipos de crimes, como por exemplo, dano ao patrimônio através de pichações de mau gosto, lesão corporal, tráfico, constrangimento, ameaças e até mesmo homicídio. Tais crimes, são apenas alguns dos lamentáveis episódios que infelizmente estão fazendo parte do cotidiano escolar.

A rivalidade e a baixa tolerância existem não apenas entre os colegas de ‘escola’, mas também, contra a figura do professor, que em muitas vezes, se sente completamente impotente e desprotegido, por mais que os responsáveis pela administração das escolas tentam fazer, também eles, nem sempre dão conta e sucumbem à violência.

Contenção de Gastos? Governo de Rosalba (DEM-RN) vai fechar 346 escolas

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”Constituição Federal de 1988, artigo 205.

Não entendo como um governo ao invés de construir escolas esteja fechando. Principalmente, sendo do Rio Grande do Norte que, segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplica (Ipea), tem o 6º maior índice de analfabetismo do país (aqui).

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CNTE convoca professores para mobilização nacional

Presidente da CNTE convoca educadores para mobilização nacional 


Dia 11 de maio, participe da Paralisação Nacional pelo PNE, o Plano Nacional de Educação que o Brasil quer e pelo piso para todos e todas.

Do Blog: Pode parecer absurdo, mas temos que fazer greve para ter garantidos nossos direitos. Enquanto isso, vemos com frequência campanhas sendo veiculadas na TV para convencer os estudantes a seguirem carreira de professor, que mostram esses profissionais como sendo os principais responsáveis pelo desenvolvimento dos países. Mas, o que adianta essas propagandas falando da importância do professor se no dia-a-dia somos tratados de forma desrespeitosa pelos governos?

Portanto, vamos fazer valer nossos direitos, que todos os educadores estejam unidos nessa luta. 

É importante, também, que os sindicatos de educadores denunciem ao Ministério Público os governadores e prefeitos que não cumprirem o Piso na sua integralidade.

Greve dos professores do Rio Grande do Norte

Trabalhadores em educação do Estado deflagram greve

Após meses de negociações com o governo do Estado sem obter sucesso, os trabalhadores em Educação resolveram entre em greve. A suspensão das atividades nas escolas da rede já iniciaram e não há previsão para fim. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nessa quinta-feira (29), que teve a participação de mais de mil trabalhadores.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reserva de carga horária de professores só está valendo em cinco estados

Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil


Brasília – O placar empatado em relação à reserva de um terço da carga horária de professores para capacitação e planejamento de aulas, no Supremo Tribunal Federal (STF), hoje (27), fez com que a decisão não vincule automaticamente todos os estados. A reserva da carga horária, com isso, só está valendo para o Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, que entraram com a ação.

O placar terminou em 5 a 5 com relação a esse ponto específico da ação que questionava o piso nacional dos professores. O julgamento começou há duas semanas, quando a Corte decidiu pela validade do piso nacional.

Governo do RN quer fechar 346 escolas

Secretaria quer extinguir 346 escolas
Governadora desativou 7 unidades de ensino por decreto ontem; maioria delas já estava, na prática, sem funcionar

Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

Um total de 346 escolas da rede estadual, a maioria na zona rural de municípios do Rio Grande do Norte, correm o risco de serem extintas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), porque, na maioria dos casos, estariam sem funcionar há vários anos. A informação é da subcoordenadora de Inspeção Escolar da SEEC, Maria Auxiliadora Albano.
Desse total, 76 já estão com processo de extinção em tramitação e 270 ainda esperam o início desse procedimento. A governadora Rosalba Ciarlini fechou definitivamente ontem, através de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), sete dessas unidades de ensino - uma na capital e seis no interior.

De acordo com o decreto da governadora, os professores, servidores e alunos das escolas serão remanejados para outras instituições mais próximas. A justificativa para a extinção da maior parte delas é a falta de alunos e, em um dos casos, está relacionada ao fato de funcionar em um prédio alugado, apesar de estar muito próxima a outras escolas da rede estadual. As unidades de ensino que deixaram de existir foram a Escola Estadual Professor Bartolomeu Fagundes (Natal), José Maria do Nascimento (Bodó), Francisco Pereira (Frutuoso Gomes), Jacu (Martins), Alto do Bonfim (Rafael Godeiro), Professora Dina Nunes de Brito (Umarizal), e a Escola Isolada Serrinha do Major (Antonio Martins).

A que ponto chegou a Saúde no RN. Médicos protestam!

por Carlos A. Barbosa

A que ponto chegou a Saúde no Rio Grande do Norte. Médicos fazem protesto contra o caos no setor. E olha que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) é médica pediátrica e teve total apoio da categoria para se eleger.

O fato é que no próximo domingo, 1° de maio, o Sinmed (Sindicato dos Médicos) e sindicatos da saúde promovem uma caminhada em favor da saúde no estado. O evento inicia às 8h, com concentração em frente à Associação Médica.

Municípios devem informar investimentos em educação até sábado

Termina no próximo sábado, 30 de abril, o prazo para que os municípios forneçam ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dados sobre os investimentos feitos em educação em 2010. Para isso devem baixar, do sítio do FNDE, a versão 2010 do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), inserir as informações e encaminhar pela Internet.

Os municípios que não cumprirem o prazo ficam impossibilitados de firmar novos convênios com o governo federal e podem deixar de receber recursos de acordos já oficializados. Até a manhã de ontem, 1.335 prefeituras já tinham enviado seus dados. Proporcionalmente, os municípios paranaenses e gaúchos foram os que mais preencheram o Siope, com 40,35% e 39,63%, respectivamente. Os índices mais baixos de resposta estão nas regiões Norte e do Nordeste.

Artur Henrique: Pelo fim das humilhações nas perícias do INSS

por Artur Henrique*, do site da CUT


Muitos trabalhadores e trabalhadoras que vão ao INSS em busca de afastamento por doença ou acidente enfrentam humilhações e dificuldades causadas por má conduta de parte dos peritos médicos que lá prestam atendimento.

Podemos citar algumas dessas dificuldades e humilhações, entre as mais frequentes: suspensão dos benefícios antes mesmo que o trabalhador se recupere; o não reconhecimento da relação de causalidade de inúmeras doenças com o trabalho, em especial as LER-DORT e doenças mentais que hoje ocorrem em dimensões epidêmicas e são os principais motivos de afastamento do trabalho; o descompasso de tempo entre a cessação de benefício e a perícia para avaliar um pedido de prorrogação ou de reconsideração, o que deixa os trabalhadores por meses sem qualquer rendimento.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Professores de todo o Brasil, uni-vos!

 Trabalhadores ao Poder!!
A decisão final do STF é de que o Piso do Magistério é constitucional. Sendo assim, os professores tiveram uma importante vitória na busca pela valorização profissional. Ou seja, os governadores  e prefeitos não podem mais completarem o Piso com penduricalhos, vantagens e gratificações, pois o  mesmo é vencimento básico. Além disso, apesar de não ter atingido o quórum necessário de seis votos, o 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasses não foi declarado inconstitucional pelo STF. Portanto, a Lei do Piso continua valendo na íntegra. Cabe agora aos professores mobilizarem-se para fazer valer o que diz a Lei.

STF julgou constitucional a reserva de um terço da carga horária de professores

STF define que um terço da jornada dos docentes seja fora da aula

Definição da carga horária dos professores na lei do piso nacional havia sido questionada na Justiça 


Naiara Leão, iG Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a reserva de um terço da carga horária de professores para a realização de atividades extraclasse, como planejamento pedagógico. A lei que fixa a carga horária e um piso nacional para os professores foi questionada na Justiça pelos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a decisão, o professor que cumpre jornada de 40 horas semanais, tem de ficar pelo menos 13 horas em atividades fora da sala de aula.

No início do mês, o Supremo se posicionou a favor do piso salarial da categoria, que deve ser calculado sem contar benefícios, como bônus e gratificação. Na ocasião, os ministros não formaram consenso sobre a questão da carga horária e decidiram esperar o presidente Corte Cezar Peluso.

Nesta quarta, o plenário retomou o julgamento da carga horária do magistério e o ministro Peluso considerou inconstitucional a definição da jornada de trabalho, empatando o placar em 5 votos contra a carga horária e 5 a favor. O ministro José Antonio Dias Toffoli se absteve da votação. Seguindo o voto do ministro relator, Joaquim Barbosa, o plenário decidiu manter o artigo da lei que separa um terço das 40 horas semanais de trabalho para realização de atividades fora da sala de aula, e a Lei do Piso passa a valer na íntegra sem nenhuma altração.

No entanto, como a decisão sobre o horário de trabalho não alcançou o quórum de seis votos, não se aplicam os efeitos vinculantes em relação a esse artigo da legislação, o que significa que a decisão poderá ser questionada novamente, e outros tribunais poderão julgar de outras formas. O debate, inclusive, pode voltar novamente para o STF.(leia na íntegra aqui)


Fonte: Último Segundo - Educação

RN recebe 17 milhões de reais a mais do FUNDEB

Recursos de ajuste anual estão disponíveis para vários estados

Terça-feira, 26 de abril de 2011

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu nesta segunda-feira, 25, R$ 1.084.689.891,55 da Secretaria do Tesouro Nacional (STM) referente ao ajuste anual do exercício 2010 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Esses recursos foram destinados a governos estaduais e municipais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Críticas à preparação da Copa de 2014 é a nova arma da oposição contra Dilma

Oposição aposta na Copa de 2014 contra Dilma

por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania


A inegável trégua que a mídia concedeu a Dilma Rousseff nos primeiros meses de seu governo, esgotou-se. Inicialmente, foi uma estratégia da imprensa tucana para se livrar do estigma de oposicionista que construiu durante a campanha eleitoral. Só o tempo dirá se Dilma fez bem em aceitar participar da bajulação estratégica.

Ao ir à festa de 90 anos da Folha ou aos programas da Globo, Dilma mostrou grandeza e se popularizou junto aos setores mais conservadores, que passaram a enxergar nela virtudes que o seu antecessor não teria. Por outro lado, quando os ataques midiáticos aumentarem, caso a presidenta reaja a mídia dirá que aceita bem elogios e que não aceita críticas.

Crise no PSDB

CRISE NO NINHO

Mônica Bergamo – FOLHA SP

Mais uma defecção bombástica pode explodir no PSDB: Ricardo Montoro, filho do ex-governador Franco Montoro, manifesta extremo desconforto na legenda. Como Walter Feldman, ele também apoiou a eleição de Gilberto Kassab contra Geraldo Alckmin à prefeitura em 2008. Agora, ocupa o cargo de vice-presidente da Cohab.

Dep. Fernando Mineiro (PT) cobra prioridades no pagamentos das dívidas do Estado

Mineiro diz que divida não pertence a governos

“A dívida não é de um governo ou de outro, mas do estado do Rio Grande do Norte”, disse o deputado Fernando Mineiro (PT), acerca do documento, entregue pelo governo à Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (26), com o cadastro dos débitos estaduais, que totaliza uma dívida de R$ 812.788.456,72.

O deputado criticou o atual governo por acumular dívidas com fornecedores, principalmente os de pequeno porte e também com relação aos servidores estaduais. O relatório cita débitos com 492 profissionais de saúde, convocados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública após concurso, nomeados em outubro de 2010, mas que não tiveram pagamento implantado em folha. Nos meses de outubro, novembro, dezembro e 13º salário proporcional, a dívida com esses profissionais chega a R$ 8.376.214,80.

Eldorado dos Carajás: Assentados investem na educação e sonham com agroindústria, mas enfrentam dívidas

A repórter Manuela Azenha esteve recentemente no assentamento 17 de abril, do MST. Esta é a segunda de uma série de reportagens sobre o massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996 — e suas consequências:




Uma pequena cidade onde antes só havia pasto. No assentamento 17 de abril, em Eldorado dos Carajás, Pará, hoje vivem 690 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Cada uma recebeu 25 hectares do que antes era um imenso latifúndio, de 37 mil hectares.

RN terá primeira concessão de aeroporto

Por Fernando Augusto Botelho - RJ

modelo a ser seguido é o de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, que já foi entregue para construção pela iniciativa privada e estará pronto em dois anos.


Do ESHoje
13 de Abril de 2011

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será o primeiro do Brasil explorado pela iniciativa privada

O Tribunal de Contas da União aprovou, nesta quarta-feira (131), o 1º estágio do processo de outorga de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante - RN. Trata-se do primeiro aeroporto do País a ser concedido à exploração pela iniciativa privada. O modelo adotado nesse terminal pode servir de base para a privatização de outros aeroportos.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Monteiro Lobato, um racista

Uma cambada subiu nas tamancas quando o Ministério da Educação publicou parecer recomendando que o uso de Caçadas de Pedrinho, do Monteiro Lobato, em sala deveria ser acompanhado de instrumentos que contextualizem epítetos e caracterizações que hoje são inaceitáveis em nossa interação social (como o racismo).
Mesmo sem ler, jornalistas, deputados, escritores e escritoras indignados de plantão, quadrinistas gagás e toda sorte de gente que não costuma ler pareceres e nem livros infanto-juvenis se mandou a gritar CEEEEEENSUUUUUUUURAAAAA! Que a democracia brasileira estava em perigo e que Monteiro Lobato era a quinta maravilha para todos os brasileiros.
No meio tempo a maior parte de sensatez nesse debate foi reunida nos posts de Idelber Avelar sobre o assunto e nos magníficos textos de Ana Maria Gonçalves – Não é sobre você que devemos falar e Carta Aberta ao Ziraldo.
Eis que a eleição passou, o carnaval acabou, a poeira baixou, o assunto mudou e os incautos sumiram. Alguns jornalistas ou estudiosos parece que resolveram ler a obra do Monteiro Lobato pra ver qual era a dele.
Hoje a Mônica Bergamo publicou a seguinte nota na Folha de S. Paulo (acesso só para assinantes):

Gasolina nas refinarias Petrobras: R$ 1,05 desde 2009


É esse o preço do litro da gasolina, sem adição de etanol, vendida pela Petrobras desde 2009. Em 9 de junho daquele ano, houve redução de 4,5%. Desde então, não ocorreu mais nenhuma alteração no preço da gasolina vendida às distribuidoras na porta das refinarias.


Esse valor de R$ 1,05 remunera a Companhia em seus custos de produção, refino e logística. Sobre este preço a empresa recolhe impostos e nele também está incluída sua margem de lucro.


Dilma, Mantega e Tombini mostram números e resultados na economia, contra a chiadeira do "mercado"

Na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) de seu governo, os principais temas foram sobre economia e reforma tributária.

A presidenta Dilma, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Tombini, afirmaram que a inflação está sendo acompanhada com rédeas curtas, e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, cada uma a seu tempo. Também reafirmaram o cuidado em preservar o crescimento econômico sustentável.

Mantega foi o primeiro a dizer que as medidas para conter a expansão do crédito e os cortes nos gastos do governo estão surtindo efeito. Informou que governo obteve um superávit primário de 9,1 bilhões de reais em março, acumulando 25,9 bilhões de reais no ano, o equivalente a 2,77 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

O problema da indisciplina e da violência nas escolas não é só do Brasil

Reino Unido: 15 alunos são suspensos por dia por agressão

O problema da indisciplina e da violência nas escolas não é só do Brasil. Um estudo divulgado pelo governo britânico, com base em dados de 2008 e 2009, aponta que 15 crianças com idade entre 4 e 6 anos são suspensas por dia das escolas do Reino Unido por agressão a professores. As informações são do site do jornal Daily Mail.

De acordo com a pesquisa, outros 18 alunos são punidos diariamente por agredir ou desrespeitar os colegas. Além disso, pelo menos três crianças são enviadas para casa por usar linguagem inadequada com os educadores.

Bolsistas do ProUni terão mais tempo para concluir o curso universitário


O governo federal anunciou nesta segunda-feira (25/4) a ampliação do prazo para estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) se formarem. Conforme a Portaria Normativa nº 9 do Ministério da Educação, os bolsistas do programa terão duas vezes o período mínimo do curso de graduação para se formarem; antes o prazo era de uma vez e meia. Com isso, os estudantes ganham mais tempo para concluírem a graduação utilizando a bolsa de estudos do ProUni.
Com a mudança, por exemplo, o bolsista de um curso regular de quatro anos, que antes teria até seis para se formar, passa a ter oito para concluir a graduação. A medida dá ao estudante que eventualmente não consiga terminar o curso no tempo regular — por necessidade de trancamento ou outros motivos — o direito à bolsa até a conclusão dessa etapa dos estudos.

De acordo com a nova regra, no caso de bolsa concedida para curso na qual o estudante beneficiário já estiver matriculado, será deduzido do prazo o período cursado antes da concessão da bolsa.

Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes em instituições particulares de educação superior. Desde então, 863 mil estudantes foram contemplados com bolsas de estudos.

Fonte:http://blog.planalto.gov.br/

Um desafio à intelligentzia acadêmica

Belga de nascimento, José Comblin optou por trabalhar na América Latina, pois se dava conta de que o Cristianismo europeu era crepuscular e via em nosso subcontinente espaço para a criatividade e um novo ensaio da fé cristã articulada com a cultura popular.

Leonardo Boff

No dia 27 de março morreu aos 88 anos de idade perto de Salvador o teólogo da libertação José Comblin. Belga de nascimento, optou por trabalhar na América Latina, pois se dava conta de que o Cristianismo europeu era crepuscular e via em nosso Subcontinente espaço para a criatividade e um novo ensaio da fé cristã articulada com a cultura popular. Ele encarnava o novo modo de fazer teologia, inaugurado pela Teologia da Libertação, que é ter um pé na miséria e outro na academia. Ou dito de outro modo: articular o grito do oprimido com a fé libertadora da mensagem de Jesus, partindo sempre da realidade contraditória e não de doutrinas e buscar coletivamente uma saída libertadora a partir do povo.

O desepero da mídia com o “esfarelamento da oposição”

Mídia lamenta “esfarelamento” da direita

Por Altamiro Borges

A mídia demotucana está apavorada com o esfarelamento dos partidos da direita nativa. Editorialistas e “calunistas” tentam entender o que se passa. Como autêntico partido da oposição, conforme confessou no ano passado Judith Brito, executiva da Folha e presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a mídia teme ficar ainda mais isolada.

O Globo quer cassar o PSD

Em seu editorial de hoje, O Globo parte para o desespero. Ele critica os “oposicionistas inseguros que debandam em busca do remanso no bloco situacionista”. O alvo da sua ira é o PSD, “legenda de conveniência do prefeito Gilberto Kassab”. Acuado, o jornalão da famiglia Marinho prega abertamente a cassação dos mandatos dos “adesistas”.

Após tomar gravador de repórter da Band, Requião divulga áudio de entrevista


Por wilson yoshio.blogspot

Do Comunique- se, via twitter

Após tomar gravador de repórter da Band, Requião divulga áudio de entrevista

Da Redação

Depois de arrancar o gravador do repórter Victor Boyadjian, da Rádio Bandeirantes, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) divulgou em seu Twitter o áudio da entrevista que concedeu ao jornalista. Após algumas horas, o senador devolveu o gravador a Boyadjian, mas recortou o arquivo com a entrevista do cartão de memória do repórter, que ficou sem o áudio da conversa.

“Ele pegou o gravador e saiu resmungando, dizendo que queria bater no ‘moleque’. O filho dele, que estava no gabinete, me devolveu o gravador, mas não estava com a gravação”, contou o repórter.

Na ocasião, o repórter questionou se Requião abriria mão da aposentadoria como ex-governador do Paraná. Antes de tomar o gravador das mãos do repórter ele diz: “Já pensou em apanhar, rapaz?”.

Professor e Médico: diploma de Ensino Inferior

Diploma de Ensino Inferior



Instantâneo do futuro: acordado o professor faz o lançamento das notas no Conexão Professor, enquanto o médico, exausto pelo plantão,  se rende ao sono em uma estação qualquer do Rio de Janeiro.

Professores e Médicos brasileiros a partir de agora, quando informarem o nível de instrução, já podem dizer NÍVEL INFERIOR, pois o valor dos salários destinados a esses profissionais pelo poder público expressa a total desvalorização dos seus saberes e dos seus diplomas.

Acabo de ler o edital do concurso público da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, município que fica a 30 Km do centro do Rio de Janeiro, vejam o valor do salário dos médicos e dos professores.

"Agenda" de fontes "em off" da Globo e da Veja coincide com a agenda do sargento do atentado ao Riocentro

O jornal "O Globo", depois de abafar por 30 anos muitas informações sobre o atentado do Riocentro, publicou alguns nomes do caderninho de telefones que o sargento Guilherme Pereira do Rosário guardava no bolso, quando a bomba que ele levava para o Riocentro, explodiu em seu colo.

O jornalão diz que os agentes dos serviços de inteligência da ditadura, após a redemocratização, partiram para empresas particulares de vigilância, segurança, contra-informação, arapongagem.

Faltou explicitar que muitos deles fazem parte do submundo das famosas fontes "em off" de dossiês que chegam às redações do PIG (Partido da Imprensa Golpista), nem sempre verídicas e quase sempre usada contra gente do governo Lula.

O próprio jornal "O Globo" de hoje, chega a citar um caso recente:

Crise no ninho tucano

Feldman deixa PSDB e atribui crise no partido a Alckmin

Fundador do PSDB, Feldman deixa partido e culpa Alckmin pela crise

Autor(es): Iuri Pitta
O Estado de S. Paulo


Escudeiro de Covas e secretário de Serra e Kassab na Prefeitura, Walter Feldman critica ""dificuldade do governador, e de seu grupo, de ficar fora do núcleo de poder""; tucano preferiu não comentar: ""Desejo que as pessoas sejam felizes""

Tucano histórico e um dos escudeiros do governador Mário Covas, o ex-deputado Walter Feldman anunciou ontem sua saída do PSDB deixando claro, pela primeira vez, quem considera responsável pela crise interna do partido: o governador Geraldo Alckmin. "A candidatura (a prefeito, em 2008), de maneira equivocada, quebrou a aliança PSDB-DEM e fez o estrago que existe hoje. Depois de já ter sido candidato a prefeito, a governador, a presidente, e a prefeito e a governador de novo, mostrou uma sucessão única, onde apenas um candidato se coloca dentro do PSDB para disputar todas as funções."

Bolsa Família contribui para romper o ciclo da transmissão da pobreza de pais para filhos

Bolsa Família e a erradicação da extrema pobreza


Autor(es): Tiago Falcão
Valor Econômico


Séculos de escravidão, encerrada sem preocupação da aristocracia em prover qualquer tipo de apoio aos libertados, seguidos por décadas de industrialização rápida e intensa, com urbanização desordenada e concentração de renda, forjaram no Brasil uma dívida social das mais expressivas de que se tem notícia. Somente a partir de 1930 começam a surgir as primeiras políticas sociais para lidar com esse passivo. Eram, no entanto, construções clientelistas ou focadas no mundo do trabalho formal e urbano, deixando de fora quem mais precisava delas: a imensa maioria de pobres que à época ainda vivia no campo.

Aos poucos, nosso país avançou no desenho de políticas públicas mais inclusivas e, nos últimos oito anos, o ambiente de crescimento econômico sustentável e o amparo propiciado por uma extensa e robusta rede de proteção social tiraram milhões de brasileiros da pobreza. Um componente fundamental dessa rede é o Programa Bolsa Família. Criado em outubro de 2003, ele atende hoje 13 milhões de famílias, cerca de 50 milhões de brasileiros - um quarto da nossa população -, ao custo de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Rosalba distorce realidade e não assume seu papel

Governadora diz que Presídio Federal é responsável por crimes em Mossoró

Eureca!!

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) descobriu o porquê do quadro de "guerra civil" em Mossoró, com 63 homicídios (até este horário, 8h51 de terça-feira, 26 de abril de 2011).

Segundo declarou em Pau dos Ferros no sábado (23), "isso é reflexo do Presídio Federal, que fui contra, ter se instalado na cidade. Isso fez com que surgisse esse cenário de guerra".

É para rir ou para chorar?

Francamente.

A governadora passou a campanha eleitoral do ano passado atribuindo a escalada da violência ao governo Iberê Ferreira (PSB). Agora, muda o foco, sem alterar a forma e a direção: apenas transfere responsabilidades com base em conveniência política.

WikiLeaks começou a publicar arquivos sobre Guantánamo

Reproduzido do Brasil Atual

Para Julian Assange, Guantánamo é "monstruosidade"

Por: Natalia Viana


São Paulo – "Os Arquivos de Guantánamo, que o WikiLeaks começou a publicar, jogam luz sobre essa monstruosidade da era Bush que a administração Obama decidiu continuar", afirmou Julian Assange com exclusividade para a Pública nesta segunda-feira (25). A declaração resume a importância do vazamento mais recente da organização, que começou a ser publicado na noite de domingo (24).

São milhares de fichas de prisioneiros ou ex-prisioneiros de Guantánamo, em Cuba, e outros documentos relacionados, emitidos pela Força-Tarefa de Guantánamo (JFT-GTM, na sigla em inglês) e enviados na forma de memorandos ao US Southern Command (Comando Sul dos Estados Unidos). A base naval dos Estados Unidos é localizada a sudoeste da ilha de Cuba, mantida sob controle da Casa Branca e usado desde 2002 para manter acusados de envolvimento com terrorismo.

RN: Liminar obriga Estado a cumprir escala de plantão do pronto-socorro do Maria Alice

Liminar obriga Estado a cumprir escala de plantão do pronto-socorro do Maria Alice

O juiz José Dantas concedeu liminar nesta segunda-feira, obrigando o Estado a cumprir o que foi exposto na ação impetrada pelo Ministério Público, através da promotora Zenilde Ferreira Alves, contra a decisão do governo em suspender o atendimento pediátrico no Hospital Maria Alice.

Eis o item da ação com o "pedido principal"

Bloco Minas Sem Censura: Jatinho de Aécio não viaja em céu de brigadeiro

por Conceição Lemes

O senador Aécio Neves (PSDB) faz aniversário em 10 de março. Dizem os astrólogos que os 30 dias anteriores à data correspondem ao nosso inferno astral. O do ex-governador mineiro parece estar fora de época. Começou na madrugada do dia 17 de abril, quando foi parado por uma blitz no Leblon, Rio de Janeiro, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. E tudo indica não deve terminar tão cedo.

Pelo menos é a leitura pessoal da entrevista que fiz com Bloco Minas Sem Censura (MSC), criado em 2011, mas gestado desde 2003. Ele é resultado da união das bancadas do PT, PMDB, PCdoB e PRB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O MCS tem 23 deputados num total de 77. O Bloco tem um site, que só divulga o que pode comprovar. Nos últimos dias, até furos jornalísticos deu. E novidades estão a caminho. Confira a entrevista.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional no RN

O ministro da Justiça José Eduardo Cardoso assinou portaria número 476 autorizando o uso da Força Nacional no Rio Grande do Norte. O pedido foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini.

O trabalho da Força Nacional acontecerá durante 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Segundo a portaria do ministro, o efetivo a ser usado para ação será definido em comum acordo entre a Secretaria de Segurança do Estado e a Força Nacional de Segurança Pública.

Inconcebível o fechamento de um hospital pediátrico

por Carlos A. Barbosa


- O que sinto na saúde é que falta gestão para melhorar e humanizar o atendimento. A maioria dos hospitais regionais está desestruturado e precisando de equipamentos e equipes completas, para atender os pacientes. Há hospitais no interior onde há 10 anos não se realiza um parto. É um fato inaceitável. Vamos garantir que os hospitais regionais funcionem bem e que resolvam os problemas de saúde das pessoas, funcionando em suas capacidades plenas. E faremos a regionalização dos serviços de Alta Complexidade, com o incremento da infra-estrutura tecnológica e das equipes em quatro macrorregiões.

As palavras acima foram da governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Cairlini (DEM) em entrevista ao blog ainda como candidata ao governo do estado. Parece, no entanto, que as palavras de Rosalba soam ao vento. Agora mesmo vem a notícia de que o Hospital Maria Alice Fernandes, especializado em pediatria, está sem funcionar. Não se concebe que uma governadora sendo médica pediátrica feche um hospital que já foi modelo no estado na época do governo Garibaldi Alves, quando a unidade hospitalar era terceirizada.

CASO BOLSONARO: Os limites da liberdade de expressão

Por Renato Francisquini em 19/4/2011


Em sua coluna na Folha de S.Paulo do último dia 7 de abril, Hélio Schwartsman, provocado pelas lamentáveis declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), abordou um tema controverso, complexo e, também por isso, muito caro a todos nós. Trata-se da polêmica sempre atual envolvendo o conteúdo e o alcance do princípio fundamental da liberdade de expressão. Sob o título "Uma defesa de Bolsonaro", Schwartsman sentencia, já nas primeiras linhas de seu texto, que ele, "evidentemente", está "entre os que acham que o mandatário tem o direito de dizer o que pensa, por mais politicamente incorretas, ofensivas ou imorais que sejam suas declarações".

Não tenho qualquer coisa nova que valha a pena dizer sobre as palavras do deputado, que, de resto, considero abomináveis. Por isso, vou me restringir a uma leitura mais detida sobre o conceito da liberdade de expressão, procurando refutar o argumento de Schwartsman, utilizando as declarações de Bolsonaro apenas eventualmente como instrumento para ilustrar o meu próprio ponto de vista.

O desmanche da escola pública no RN

O desmanche da escola pública

Carlos Santos,

A Escola Estadual Lavoisier Maia (Mossoró) será transformada em Maternidade. A Escola das Normalistas foi fechada pelo Governo. A Escola Estadual Adélia Gomes vai ser transformada em Dired.

Quer dizer, a velha política de fechar Escolas volta de vento em popa.

São 19 Escolas em Mossoró financiadas pelo Estado (Estadualizadas) com mais de 7 mil alunos. Caso fechem estas escolas, muitas não precisariam ser fechadas inclusive a Lavoisier Maia, que não deveria ser transformada em maternidade, o que terá um custo alto a sua reforma para ser adaptada.