sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arbitrariedade no caso da invasão da casa de Netinho (PCdoB), candidato ao Senado





Adriana Carranca - O Estado de S.Paulo

Investigado pela Polícia Civil e pela Justiça por suposta fraude na declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral, o candidato do PC do B ao Senado, Netinho de Paula, protestou ontem contra a ação policial na casa dele. "São Paulo vive um "estado de sítio, a polícia age como quiser", protestou, durante comício em São Bernardo, no ABC. Segundo o advogado de Netinho, Alexandre Rollo, a busca policial na casa do candidato, no condomínio Alphaville 8, terça-feira, foi motivada por interesses políticos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pernambuco: Marco Maciel (DEM) pode perder eleição para o Senado

De acordo com o resultado da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo Marco Maciel (DEM) está a 10 pontos da  segunda vaga ao Senado.

Humberto Costa (PT) -  59%
Armando Monteiro (PTB) - 43%
Marco Maciel (DEM) - 33%.

Piauí: Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM) podem ficar fora do Senado

PI: Dias lidera corrida ao Senado; Mão Santa e Ciro empatam

Yala Sena
Direto de Teresina

Wellington Dias (PT), ex-governador e candidato ao Senado no Piauí, atingiu 59% das intenções de voto no Estado, segundo a pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25). A reviravolta na amostragem é o empate técnico entre o senador Mão Santa (PSC), com 30% dos votos, e Ciro Nogueira (PP), com 27%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Por que as pesquisas divergem tanto? E na disputa pelo Senado: até tu, Tasso!

 Por Rodrigo Vianna

Pela segunda vez, nessa campanha, os números das pesquisas para presidente apresentam diferenças inexplicáveis por razões puramente técnicas.

O primeiro momento foi em junho/julho, quando Dilma ultrapassou Serra no Sensus, no Vox Populi e até no Ibope. O DataFolha segurou um empate técnico entre os dois, de forma muito estranha. Depois, rendeu-se. Sem explicação, “corrigiu” a pesquisa - que passou a mostrar Dilma bem à frente.

Diap: PT deve eleger maior bancada da Câmara

DAIENE CARDOSO - Agência Estado

A preferência pela continuidade indicada nas pesquisas de intenção de voto nas eleições majoritárias deve se refletir na composição da nova Câmara dos Deputados, aponta levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar do Congresso (Diap). Segundo o Diap, o índice de renovação da Casa deve ficar em torno de 40%, contra 47% da última eleição. O PT é o partido com maior chance de eleger deputados federais, seguido por PMDB e PSDB.

MPE apresenta denúncia contra Serra por calúnia e difamação

27 de setembro de 2010

O Ministério Público Eleitoral apresentou uma denúncia encaminhada ao juiz eleitoral da 111ª zona eleitoral de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, contra o candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, devido a declarações feitas pelo tucano em entrevista na qual acusa o PT de ter ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Além disso, Serra diz que o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT-MG) foi o responsável por quebrar o sigilo do vice-presidente do PSDB Eduardo Jorge.

Eleição de Tasso Jereissati (PSDB) pelo Senado está ameaçada

Tudo embolado na briga pelo Senado

Por: Lidiane Alves 

A poucos dias da definição, a disputa pelas duas vagas no Senado pelo Ceará fica cada vez mais embolada. Tasso Jereissati (PSDB) oscilou quatro pontos percentuais e agora aparece com 44% na pesquisa O POVO/Datafolha. Há duas semanas, tinha 48%. Eunício Oliveira (PMDB) cresceu sete pontos e, com 41%, está tecnicamente empatado com o tucano. É a primeira vez na qual Tasso não lidera de forma isolada, em quatro rodadas de pesquisa O POVO/Datafolha. A coisa fica ainda mais embolada porque José Pimentel (PT) subiu cinco pontos e, com 36%, está tecnicamente empatado com Eunício.

Os e-mails falsos sobre Dilma

Retirado do  Luis Nassif 

Por D

Visite o Seja Dita Verdade, de Stanley Burburinho,



Para facilitar a divulgação nesta última semana de campanha, fiz uma compilação dos emails falsos que circulam nesta campanha sobre Dilma Rousseff e seus respectivos desmentidos. Cada link remete ao leitor ao texto em questão. Espalhem, é importante:

A morte de Mário Kosel Filho: http://migre.me/1pfAb

A Ficha Falsa de Dilma Rousseff na ditadura http://migre.me/1pfCc
O porteiro que desistiu de trabalhar para receber o Bolsa-Família http://migre.me/1pfEJ

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Brasil que a imprensa brasileira não vê é destaque no mundo todo

"Bolsa do Brasil é agora a segunda maior do mundo", postaram "Wall Street Journal" e outros no final da semana. O "Financial Times" descreveu como Lula "levantou salvas e aplausos na Bolsa após concluir o maior lançamento jamais realizado". Sob o título "Investidores correm em bando ao Brasil", o "Guardian" abriu descrevendo como "por anos 'Lula' foi palavrão na Bolsa de São Paulo", mas "os tempos mudaram". Os jornais ecoam declarações de Lula no pregão, como "não foi em Frankfurt, não foi em Londres, não foi em Nova York. Foi aqui em São Paulo!".

Fernando Ferro pergunta: Onde estavam os democratas?

Onde estavam os supostos democratas na era FHC?

por Fernando Ferro*

À medida que as possibilidades de vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno se tornam mais reais, a sensibilidade às “ameaças à democracia” fica crescentemente aguçada. E distorcida. No caso do Brasil de hoje, as ameaças, segundo grupos da oposição, provêm, paradoxalmente, do próprio voto popular.

O debate da Record

O debate da Record e o pastel de vento


Empatar, para quem está na frente, é vitória.

Não acho que Dilma Rousseff tenha sido brilhante no debate da TV Record. Fez para o gasto. É a tática “pastel de vento” que o PT adotou desde 2002, calcado especialmente no marketing e nas pesquisas “quali”. Pouca política, pouca espontaneidade e um jogo na retranca. A candidata me pareceu muito ensaiada e muito preocupada em não escorregar.

domingo, 26 de setembro de 2010

Centenas de militantes, eleitores e curiosos se espremeram para ver Dilma na Feira Nordestina no RJ

A visita de Dilma a feira nordestina foi noticiada pela Folha de São Paulo com uma manchete negativa, tentando passar a idéia de que não teria tido bons resultados. Clara intenção de desinformar.  Entretanto, quem lê a materia percebe que foi justamente o contrário.


Visita de Dilma a feira nordestina termina em tumulto; Serra desiste de ida a livraria

FELIPE CARUSO
DO RIO

A visita da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, zona norte do Rio, causou tumulto no pavilhão de São Cristóvão (zona norte do Rio) na manhã deste domingo.

Dezenas de jornalistas, centenas de militantes, eleitores da petista e curiosos se espremeram pelos estreitos corredores da feira, tentando acompanhar a candidata.

Dilma diz que pretende ampliar linha de crédito para cultura

RIO DE JANEIRO – A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou neste domingo (26) que pretende ampliar a linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para abrir mais espaços culturais pelo país, principalmente salas de cinema. “Isso significa que a população brasileira tem o direito de ter acesso ao cinema, ao teatro, a bibliotecas e a todos os espetáculos de ópera clássica até as manifestações diversas dessa riqueza cultural imensa que nós temos”, disse.

Aumento real de salários bate recorde

Algumas categorias, como a dos metalúrgicos e a dos petroleiros, obtiveram maiores ganhos reais, acima da inflação, das últimas décadas

Marcelo Rehder – O Estado de S.Paulo

No ano em que a economia deve crescer mais de 7%, em um ambiente de inflação ao redor de 4,5%, trabalhadores das categorias mais organizadas no País se preparam para embolsar os ganhos reais de salários mais polpudos das últimas décadas. Os metalúrgicos de montadoras do ABC paulista saíram na frente, mas acompanhados de perto por outras categorias.

Mídia Demotucana x Lula

FALTAM SETE DIAS

MÍDIA DEMOTUCANA SAI DO ARMÁRIO E ASSUME:
O MAL a EVITAR É A DEMOCRACIA

A sete dias das eleições, o jornal O Estado de São Paulo adota a sugestão feita pelo Presidente Lula que, em recente entrevista ao Portal Terra, aconselhou a mídia demotucana a assumir honestamente a defesa de seu candidato nas eleições, sem insistir na patética simulação de uma eqüidistância jornalística ausente das páginas do noticiário. A retardada coragem do jornal paulista é digna de registro. Não tanto pelo impacto residual neste pleito, mas pelo efeito espelho capaz de desmascarar simulacros equivalentes, ou piores –caso da Folha, por exemplo, que insiste em evocar a condição ‘jornalística ‘ de uma pauta em intercurso explícito com a propaganda demotucana.

O noticiário e a "corrida de dez dias"

Reproduzo crônica de Luis Fernando Veríssimo, publicada no jornal O Globo:

De hoje à data da eleição teremos dez dias de manchetes nos jornais e duas edições da Veja.

Não sei até quando podem ser publicadas as pesquisas sobre intenção de voto, mas até a última publicação - aquela que, segundo os céticos, é a mais confiável, pois é a que garante a credibilidade e o futuro dos pesquisadores - veremos uma corrida emocionante: o noticiário perseguindo os índices da Dilma para tentar derrubá-los antes da chegada, no dia 3.

O prêmio, se conseguirem, será um segundo turno. Se não conseguirem a única dúvida que restará será: se diz a presidente ou a presidenta?

Marcos Coimbra: A “ultima hora”

Neste domingo, a apenas uma semana da eleição presidencial, temos uma parte menor do sistema político, uma parte importante (mas minoritária) da sociedade e a maioria da “grande imprensa” em torcida animada para que a “última hora” faça com que os prognósticos a respeito de seu resultado não se confirmem.

É natural que todos os candidatos, salvo Dilma, queiram que alguma reviravolta aconteça. Os três partidos que dão apoio a Serra, o PV de Marina Silva, os pequenos partidos de esquerda, todos torcem pelo “fato novo”, a “bala de prata”, algo que a golpeie. Do outro lado, a ampla coligação que Lula montou para sustentar sua candidata (e que formará, ao que tudo indica, a maioria do próximo Congresso) espera que nada altere o quadro.

DEM e PPS serão os maiores derrotados

Está no Correio Braziliense deste domingo, com assinatura de Ivan Iunes:

Assim que os votos de todo o país forem consolidados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de 3 de outubro, PSB e DEM estarão separados por sentimentos distintos: euforia e desolação. A análise de especialistas aponta que nenhuma outra legenda sairá das urnas com resultado melhor do que os socialistas, enquanto ninguém terá um desfecho tão ruim quanto os democratas. Somente na Câmara dos Deputados, a previsão é que o maior vencedor das eleições aumente sua bancada em um terço. Já o DEM sairá com um terço a menos de cadeiras na Casa, índice superior apenas ao do PPS, que perderá 38% da representatividade (veja quadro).

As balas de prata: segundo turno em SP?

Por Rodrigo Vianna

Blogueiros e comentaristas passaram o último mês discutindo qual seria e quando chegaria a tal “bala de prata” lançada pela candidatura de Serra, no gesto desesperado de levar a eleição para o segundo turno.

Não percebemos, mas ela talvez já tenha vindo. Não era uma só, eram várias as balas de prata que passaram zunindo em muitas direções. Fizeram algum efeito: travaram o crescimento de Dilma, e deram algum alento a Marina. Serra manteve-se praticamente estagnado, com cerca de 25% dos votos.

Podemos listar aqui as balas de prata que já foram lançadas, e seguem a fazer eco na sociedade brasileira:

Azenha: Os verdes querem salvar a Amazônia, mas “esquecem” São Paulo

por Luiz Carlos Azenha

Em um outro texto desta mesma página eu escrevi sobre o que vejo na conjuntura econômica internacional.

Agora vamos ao detalhamento do que penso sobre o Partido Verde, que se estende a uma parcela considerável dos ambientalistas brasileiros.

Eles se concentram na defesa da Amazônia, da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável — até aí somos parceiros.

O tracking do Vox Populi



Retirado do Luís Nassif

Vox Populi indica 2º turno entre Rosalba (DEM) e Iberê (PSB) no Rio Grande do Norte

Pesquisa Vox Populi divulgada sábado (25) aponta para o segundo turno na eleição para governador do Rio Grande do Norte. Pois, a diferença entre a candidata Rosalba Ciarlini (DEM) e a soma dos outros candidatos é de apenas 3 pontos. Sendo que a margem de erro é de 3,7%, para mais ou para menos. Ou seja, há um empate técnico dentro da margem de erro entre a primeira colocada e a soma dos resultados dos demais candidatos.

Rosalba (DEM) – 46%
Iberê (PSB) – 29%
Carlos Eduardo (PDT) – 10%
Sandro Pimentel (PSOL) – 1%
Simone Dutra (PSTU) – 1%
Roberto Ronconi (PTN) – 1%
Camarada Leto (PCB) – 1%
Branco/Nulos – 4%
Não Sabe – 7%

O instituto ouviu 700 eleitores entre 18 e 21 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 31700/2010.