sábado, 22 de agosto de 2009

Manipulação de informações

Do Luís Nassif

Padrão Globo de reportagem -2

Sobre o registro de entradas no Palácio do Planalto, o último parágrafo da nota do GSI diz:

4. Com relação às pessoas:

- Autoridades relacionadas nas Normas Internas (Ministros de Estado, Procurador Geral da República, Ministros de Tribunais Superiores, Parlamentares Federais e outras) uma vez identificadas, estão dispensadas do uso de qualquer credencial;

- No caso das audiências previamente agendadas, os convidados são identificados e credenciados;

- No caso de audiências sem agendamento prévio, feita a identificação dos convidados, os gabinetes das autoridades são consultados, oportunidade em que, após credenciamento, é autorizado seu ingresso.

- Nos registros existentes, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 2008, não foi encontrado o nome da ex-Secretária da Receita Federal, Sra Lina Maria Vieira.

O jornal O Globo faz a seguinte releitura:

O GSI, comandado pelo general Jorge Armando Félix, afirmou ainda que, nos registros de acesso pela garagem do prédio em novembro e dezembro de 2008, não há o nome de Lina Vieira. O órgão reconhece, no entanto, que não é anotado o nome das pessoas com audiência marcada previamente (ou não) com autoridades do palácio.

Elas têm apenas que se apresentar e recebem um selo adesivo para entrar no palácio.

O Globo Online diz:

Ainda em relação aos registros, o GSI alega que as autoridades que chegam ao Palácio do Planalto são identificadas e ficam “dispensadas do uso de qualquer credencial”. Já quem tem audiências previamente agendadas, “os convidados são identificados e credenciados”.

“No caso de audiências sem agendamento prévio, feita a identificação dos convidados, os gabinetes das autoridades são consultados, oportunidade em que, após credenciamento, é autorizado seu ingresso”, diz a nota .

Nenhum dos dois menciona a afirmação expressa da nota do GSI, de que “nos registros existentes, correspondentes aos meses de novembro e dezembro de 2008, não foi encontrado o nome da ex-Secretária da Receita Federal, Sra Lina Maria Vieira.”


Lina Vieira - Diz-me com quem andas e direi quem tu és...

É dever ético e legal de quem acusa provar que está dizendo a verdade. Entretanto vai ser difícil para a Srª. Lina Veira, pois:


- não lembra da data e hora do encontro (não sabe dizer pelo menos, se foi depois do café da manhã ou depois do almoço...);


- não tem provas documentais, tinha três secretárias e nenhuma delas agendou o encontro (uma secretária da Receita Federal é tão descompromissada assim que não precise agendar seus encontros?...principalmente com uma Ministra, é no mínimo estranho);


- disse que ouviu “agilizar” e, no entanto, entendeu “encerrar”;


-depois, foi a justiça que determinou o término das investigações da Receita Federal com prazo de 60 dias sobre empresas da família Sarney;


- não sabe o nome do motorista porque segundo a mesma os motoristas são terceirizados, e que foi por diversas vezes no Planalto em outras reuniões;


- como ela foi várias vezes ao Palácio do Planalto é claro que vai haver vários registros do circuito interno de câmeras que filmam a entrada e a saída de veículos e visitantes no Palácio (só se for no par ou ímpar para decidir em qual das visitas aconteceu a tal reunião);


- só revelou o encontro depois da demissão (se achou tão grave naquele momento deveria ter denunciado);


- a chefe de gabinete de Lina Vieira, Iraneth Maria Dias Weiler, foi doadora da campanha de Fernando Henrique Cardoso para presidente da República em 1998;


- o esposo de Lina Vieira, Alexandre Firmino, já integrou o ministério da integração, no governo do Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


- Alexandre Firmino é sócio de um sobrinho do senador Garibaldi Alves ( Lina também foi Secretária de Tributação no governo deste ) na agência de publicidade Dois.A, de Natal;


- essa agência já realizou campanhas para o senador José Agripino Maia (DEM-RN);


- A filha da ex-secretária da Receita é sócia da filha da senadora Rosalba Ciarlini, do DEM.


Portanto, fica difícil acreditar quando todos os fatos indicam exatamente o contrário.


“As mulheres mentem bem porque, ao mentirem, quase se convencem de que estão a dizer a verdade.”

Henri Régnier

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Do presidente Lula em visita ao Rio Grande do Norte

Crise no Senado:


"Sou otimista de que a crise e os escândalos vão acabar"


Investigação:


"Quando você coloca a Polícia Federal, o Ministério Público com liberdade, a Controladoria Geral da República, que fiscaliza toda a verba federal, as coisas começam a aparece e quanto mais aparecer, tem que se investigar"


O prejulgamento:


"É preciso tomar cuidado... Muitas vezes tem muita fumaça e pouco fogo. Às vezes, acho que não se pode cometer o erro de se fazer prejulgamento das pessoas. Uma pessoa é condenada por uma manchete. No dia seguinte a pessoa é absolvida e não se fala mais no assunto. Então, é preciso ter cuidado e responsabilidade. Não quero para o meu inimigo o que não quero para mim. Quero que as coisas sejam feitas da forma mais democrática possível."


"Se tem alguma denúncia, quero que seja investigada corretamente, que não se faça carnaval com a investigação. Na hora em que tiver resultado, vai-se para a Justiça e haverá o julgamento. Não posso é condenar e depois a pessoa ser absolvida e eu não ter coragem de falar nada, de pedir desculpa. E vivemos essa situação. As pessoas são condenadas previamente"


Oposição sem argumento:


“ É pior do que doença que não tem cura”.


"Eles ficam inventando qualquer coisa. Mas agora eu tô naquela fase: 'enquanto os cães ladram a caravana passa'. Eu tenho que governar esse País",


"Pegamos o microfone e falamos muita coisa. Muitas vezes, em campanha, a gente achincalha os outros e sem nenhuma prova. Isso rebaixa a política, enoja e muita gente se afasta da política. E quanto mais as pessoas sérias se afastam, mais os picaretas entrarão. Digo sempre: o político sério que você quer pode não estar em nenhum de nós. Pode estar dentro de você. Então, entre para a política."


Investimentos em educação:


“Peguem o mapa e vejam qual foi o presidente que mais investiu em educação. Tem gente que chegou na presidência da República muito letrado, mas tão letrado que esqueceu que esse país tem uma maioria de gente pobre que nunca chegou na universidade”.


“Faço questão de dizer, que é pra provocar aqueles que não gostam de mim: esse país teve a Proclamação da República em 1889, já faz 120 anos. De lá pra cá, a gente vem elegendo presidente atrás da presidente e só tivemos 140 escolas técnicas. Nós, em oito anos, construímos 214 escolas técnicas”.


"O que a oposição dizia quando inauguramos a Ufersa? Ele está inaugurando um muro. Eles agora deveriam ter a humildade de dizer o que aquele muro está produzindo no estado do RN. Eles deveriam ver a quantidade de murinho entrando e saindo daquela universidade".


Flávio Arns:


"Flávio Arns é senador de primeiro mandato. Um companheiro que tem seus valores, mas sempre foi encrencado com o PT. Se quiser sair... Quem entra, sai. O PT continua forte e com muitas possibilidades".


Marina Silva:


"Conheço Marina há 30 anos. Foi minha ministra até quando ela quis e saiu porque pediu demissão. Se uma pessoa quer sair de um partido e não está confortável... É um direito. Minha relação com Marina não muda. Se ela quis mudar de partido e não me procurou, ela estava com a opção feita. Da mesma forma que ela veio, ela pode sair. Vale para qualquer um de nós. Espero que ela tenha sorte."


Perfil ideal para 2010:


"O perfil é de uma pessoa honesta e de caráter. No meu caso, que sou um homem que valoriza a participação das mulheres na política, pode ficar certo de que minha candidata será uma mulher."


"Não tem nada pior do que entrar alguém, parar as coisas e começar do zero".


"Gostaria que fosse eleita presidente do Brasil alguém com o conhecimento que hoje temos deste país e o compromisso de executar as coisas que já estão programadas."

Lula está fazendo uma revolução na educação do país



O presidente Lula esteve ontem, 20/08, em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, para inaugurar uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). É parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com investimentos de R$ 1,1 bilhão, onde o presidente pretende entregar 214 unidades até o final de 2010. Antes de 2002, eram apenas104.


A escola já está em funcionamento e atende a 679 alunos de cursos técnicos de nível médio e superior. A solenidade marcou também a inauguração oficial dos campi do IFRN de outros municípios do Rio Grande do norte: Apodi, Caicó, Macau, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz.


É importante destacar que o governo Lula tem feito uma grande revolução na educação através de investimentos como a capacitação para professores, o piso salarial, a extensão universitária, política de cotas, Escola de Fábrica, vale-cultura, computadores e internet com banda larga nas escolas e o Programa Universidade Para Todos (ProUni) - que possibilita a inserção de muitos estudantes carentes no ensino superior.


“Antes de eu assumir a presidência, 123 mil estudantes ingressavam no ensino superior a cada ano; agora são 227 mil", disse Lula.


Foto:Diário de Natal - Domingos Tadeu/PR


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Danuza Leão - Um exemplo de preconceito e burrice

Do Blog Vi o Mundo

Ai que medo da Dilma!

DANUZA LEÃO

Quem tem medo da doutora Dilma?

Ela personifica, para mim, aquele pai autoritário de quem os filhos morrem de medo, aquela diretora

VOU CONFESSAR: morro de medo de Dilma Rousseff. Não tenho muitos medos na vida, além dos clássicos: de barata, rato, cobra. Desses bichos tenho mais medo do que de um leão, um tigre ou um urso, mas de gente não costumo ter medo. Tomara que nunca me aconteça, mas se um dia for assaltada, acho que vai dar para levar um lero com os assaltantes (espero); não me apavora andar de noite sozinha na rua, não tenho medo algum das chamadas "autoridades", só um pouquinho da polícia, mas não muito.


Mas de Dilma não tenho medo; tenho pavor. Antes de ser candidata, nunca se viu a ministra dar um só sorriso, em nenhuma circunstância.
Depois que começou a correr o Brasil com o presidente, apesar do seu grave problema de saúde, Dilma não para de rir, como se a vida tivesse se tornado um paraíso. Mas essa simpatia tardia não convenceu. Ela é dura mesmo.


Dilma personifica, para mim, aquele pai autoritário de quem os filhos morrem de medo, aquela diretora de escola que, quando se era chamada em seu gabinete, se ia quase fazendo pipi nas calças, de tanto medo. Não existe em Dilma um só traço de meiguice, doçura, ternura.


Ela tem filhos, deve ter gasto todo o seu estoque com eles, e não sobrou nem um pingo para o resto da humanidade. Não estou dizendo que ela seja uma pessoa má, pois não a conheço; mas quando ela levanta a sobrancelha, aponta o dedo e fala, com aquela voz de general da ditadura no quartel, é assustador. E acho muito corajosa a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que está enfrentando a ministra afirmando que as duas tiveram o famoso encontro. Uma diz que sim, a outra diz que não, e não vamos esperar que os atuais funcionários do Palácio do Planalto contrariem o que seus superiores disserem que eles devem dizer. Sempre poderá surgir do nada um motorista ou um caseiro, mas não queria estar na pele da suave Lina Vieira. A voz, o olhar e o dedo de Dilma, e a segurança com que ela vocifera suas verdades, são quase tão apavorantes quanto a voz e o olhar de Collor, quando ele é possuído.


Quando se está dizendo a verdade, ministra, não é preciso gritar; nem gritar nem apontar o dedo para ninguém. Isso só faz quem não está com a razão, é elementar.


Lembro de quando Regina Duarte foi para a televisão dizer que tinha medo de Lula; Regina foi criticada, sofreu com o PT encarnando em cima dela -e quando o PT resolve encarnar, sai de baixo. Não lembro exatamente de que Regina disse que tinha medo -nem se explicitou-, mas de uma maneira geral era medo de um possível governo Lula. Demorei um pouco para entender o quanto Regina tinha razão. Hoje estamos numa situação pior, e da qual vai ser difícil sair, pois o PT ocupou toda a máquina, como as tropas de um país que invade outro. Com Dilma seria igual ou pior, mas Deus é grande.


Minha única esperança, atualmente, é a entrada de Marina Silva na disputa eleitoral, para bagunçar a candidatura dos petistas. Eles não falaram em 20 anos?


Então ainda faltam 13, ninguém merece.


Seja bem-vinda, Marina. Tem muito petista arrependido para votar em você e impedir que a mestra em doutorado, Dilma Rousseff, passe para o segundo turno.


A cansada Danuza Leão quer reeditar a Regina Duarte, achando que com isso conseguirá amedrontar as pessoas com relação à Dilma Rulsseff. É o terrorismo de uma elite que não aceita a melhoria da qualidade de vida dos pobres.


Agora vamos fazer um teste: Você tem medo de quem???



Foto: Isadora Lescano

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marina Silva pede desfiliação do PT

Nesta manhã de quarta-feira, 19 de agosto, a Senadora Marina Silva enviou carta ao presidente do Partido dos Trabalhadores - PT, Ricardo Berzoini, comunicando a decisão de sair do partido:


“... Hoje lhe comunico minha decisão de deixar o Partido dos Trabalhadores. É uma decisão que exigiu de mim coragem para sair daquela que foi até agora a minha casa política e pela qual tenho tanto respeito, mas estou certa de que o faço numa inflexão necessária à coerência com o que acredito ser necessário alcançar como novo patamar de conquistas para os brasileiros e para a humanidade. Tenho certeza de que enfrentarei muitas dificuldades, mas a busca do novo, mesmo quando cercada de cuidados para não desconstituir os avanços a duras penas alcançados, nunca é isenta de riscos...”

Depoimento de Lina Veira é contraditório

A campanha sórdida da mídia e da oposição contra Dilma cria mais um factóide político - o encontro da ex-secretária da receita federal Lina Vieira com a ministra. Inclusive, fazendo com que Lina fosse hoje, 18/08, depor na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para esclarecer os fatos. Foi um fiasco. A ex-secretária não teve como provar e ainda entrou em contradição.


A oposição esperava que ela confirmasse a versão dada à Folha de São Paulo sobre um suposto “pedido” de Dilma para que “acelerasse” (a mesma tinha dito que interpretou “encerrasse”) as investigações contra Sarney. Para desespero da oposição ela mudou a versão dizendo que "não houve pressão, não entendi que era para encerrar as investigações sobre as empresas da família de José Sarney (PMDB-AP)”.


Além disso, Lina falou que não tinha comentado para ninguém do encontro (mas como é que os dois repórteres da Folha de São Paulo ficaram sabendo?) e que não consegue lembrar o dia e a hora do encontro (dessa forma não tem como provar que ela esteve com a ministra ou que a ministra não esteve com ela – bom para quem mente e ruim para quem sofre a mentira).


No final, quem falou a verdade mesmo foi o senador Aloísio Mercadante quando disse que a ex-secretária ou cometeu crime de prevaricação ou estaria mentindo.


"Aqui (referindo-se à entrevista de Lina Vieira à Folha de São Paulo) está dito que estava no processo de eleição no Senado. Isso a obrigaria a representar contra a ministra Dilma ou comunicar ao seu superior. Ou a senhora prevaricou ou está faltando com a verdade."

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Vox Populi - Dilma 21%

Do blog Vi o Mundo


Vox Populi contradiz Datafolha e mostra Serra com 30%, Dilma com 21%, Ciro com 17%








Os quatro cenários apresentados pelo Jornal da Bandeirantes. A pesquisa Vox Populi tem margem de erro de 2,2%, foi feita com 2 mil eleitores em 23 estados entre 31/07 e 04/08.

A campanha contra Dilma Roussef



Quando o nome de Dilma começou a ser lançado como uma pré-candidata parecia que era apenas para ser alvo da oposição enquanto o governo preparava o seu candidato. O tempo foi passando e cada vez mais ela vem consolidando-se ao pleito de 2010.


Ela tem vários pontos favoráveis. Por exemplo, o fato de ser mulher representa uma importante renovação no cenário político machista brasileiro. Além de ter ampla experiência administrativa e de ser comprovadamente competente.


Por isso é que estamos vendo essa uma campanha suja da mídia contra a ministra Dilma. Só para deixar como exemplo destaquei dois ataques dos jornais oposicionistas:


Doença de Dilma deixa base aliada do governo cautelosa - PMDB diz que alianças para candidatura da ministra ficam em compasso de espera por seu quadro clínico

Estadão -26 de abril de 2009


(A doença de Dilma foi usada politicamente pelo PIG e pela oposição)


“Grupo de Dilma planejou seqüestro de Delfim Netto”

Folha de S. Paulo - 05/04/2009


(Essa foi a forma mais covarde. Uma tentativa de ligar Dilma ao terrorismo)

Pedro Simon - incoerência política













Apesar da governadora Yeda Crusius do Rio grande do Sul ser alvo de várias denúncias - dentre elas o uso de caixa dois durante a campanha, a compra de uma casa por valor superior ao declarado e o pagamento de propina a integrantes do governo ligados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) - o dublê de paladino da moral e da ética, senador Pedro Simon, continua a apoiar o seu governo, ou seria melhor dizer, desgoverno.


Como disse o ministro da justiça Tarso Genro: "A atitude política que ele tem no Senado e a que tem no Rio Grande do Sul é uma incoerência política difícil de explicar".


Imagem do Blog RS URGENTE

domingo, 16 de agosto de 2009

As pesquisas eleitorais,a mídia e a manipulação

Do Blog Cidadania.com


Datafraude

por Eduardo Guimarães


Declaro publicamente que tenho fortes motivos para acreditar que a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo é uma completa fraude.


Antes de falar da pesquisa, porém, quero lembrar que seu resultado não deveria surpreender ninguém. Afinal, no dia 24 de julho (portanto, há mais de três semanas, quando nem os boatos sobre ela haviam começado) antecipei aqui neste blog o que o jornal paulista viria a fazer.


Eu disse, naquela oportunidade, que fonte que tenho no jornal Folha de São Paulo me informara de que Globo, Folha, Estadão, Veja, Serra e FHC estavam mantendo entendimentos (inclusive com outros institutos de pesquisa além do Datafolha) para fabricar pesquisas que sugerissem que o apoio de Lula e de Dilma a Sarney lhes provocara perda de popularidade.


A pesquisa Datafolha publicada neste domingo, além de falsear números, omite e distorce informações que ela mesma contém.


Em primeiro lugar, o Datafolha fabricou, dentro da “margem de erro”, uma queda de popularidade de Lula. Notem como a “análise” do diretor do Datafolha sobre a popularidade presidencial procura tirar o foco dessa “queda”. Ele diz que não houve queda, mas houve – estatisticamente.


Lula caiu de 69% para 67% numa pesquisa com margem de erro de 2%. A idéia é mostrar que a “queda” ocorreu para reforçar a teoria anti-Sarney que embasa a sondagem manipulada. Porém, resguardando-se contra possíveis diferenças em outras pesquisas, a análise do diretor do Datafolha sobre o fato busca minimizá-lo.


Ora, se o bombardeio sobre o mensalão, que durou quase dois anos, não fez Lula perder popularidade, Sarney faria?

( leia na íntegra )

Dilma cresce nas pesquisas

Do blog Vi o Mundo


Datafolha: Serra tem 37%; Dilma e Ciro somam 31%


Datafolha vai publicar neste domingo que Serra tem 37%; Dilma, 16%; Ciro Gomes, 15%; Heloisa Helena, 12%.

Apesar do bombardeio contra Sarney -- e, por extensão, ao Planalto --, o cenário permanece estável.

Heloisa Helena, aliás, subiu de 10% para 12%. Serra caiu de 38% para 37%. Ambos dentro da margem de erro.

Quando incluída, Marina Silva marcou 3%.

Um bom resultado para os principais candidatos. Todos demonstram viabilidade eleitoral para 2010.


A tabela acima não inclui os dados mais recentes da pesquisa


Comentário:


As pesquisas eleitorais realizadas desde o ano passado demonstram um significativo crescimento da candidatura Dilma.Veja alguns dados:


- na pesquisa do Data Folha de março de 2008 Dilma tinha apenas 3% das intenções de voto enquanto Serra já estava com 38%. O PIG tentava passar a idéia de que a candidatura não cresceria.


- nesta pesquisa do Data Folha a ministra Dilma teve um significativo crescimento, chegando aos 16% , enquanto Serra teve uma ligeira queda no percentual ficando com 37%. Agora o PIG tenta passar a idéia de que quem está crescendo é Ciro, que já esteve com 20% e hoje tem apenas 15%.


-outras pesquisas realizadas e publicadas neste mês de agosto pelo instituto Vox Populi, que o PIG não divulgou, demonstram que no Rio Grande do Sul, onde Lula perdeu em 2006, Dilma vence de 26% a 25%. Já na Bahia a diferença é de 10%, Dilma dá de 32% a 22% .


Portanto, o cenário é bastante favorável à Dilma, que ainda tem um grande cabo eleitoral, o presidente LULA.