sábado, 11 de junho de 2011

Servidores estaduais em greve protestam no Mossoró Cidade Junina

Do Jornal O Mossoroenese
 
Servidores estaduais em greve protestam no MCJ e conseguem apoio da sociedade

Sábado, 11 de Junho de 2011 às 00:00 / Por: Redação

Professores da rede estadual, servidores da administração indireta do Estado, servidores e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), todos em greve, realizaram ato público anteontem à noite na abertura do Mossoró Cidade Junina (MCJ), na Estação das Artes Elizeu Ventania, e do espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró", na capela de São Vicente de Paulo.

Governadora diz que não tem mais o que fazer com relação à greve da Educação



Proposta?  

O Piso de R$ 890,00 é para os professores com magistério em início de carreira. Os professores graduados, que são maioria, de acordo com a proposta da Governadora iriam receber o escalonamento do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, Carreira e Remuneração em quatro vezes, começando em setembro e terminando em dezembro.  Isto é,"a partir da saída do estado impeditivo dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal", segundo Paulo de  Tarso. 

Portanto, quem garante que em setembro o argumento da LRF que está sendo utilizado agora para não pagar o PCCR não vai ser novamente aplicado. Pois, se Governadora não cumpriu o acordo com os técnicos da Secretaria de Tributação quem garante que não fará o mesmo com os professores:

Governo não cumpre promessa e técnicos da Tributação retomam greve

"O governo do estado não paga nem promessa a Santo", disse um técnico da secretaria de tributação em Mossoró, que preferiu não se identificar temendo represálias. No entanto, o motivo da indignação do servidor em questão, diz respeito ao não cumprimento, mais uma vez, de uma promessa feita aos servidores, pela governadora Rosalba Ciarline.(aqui)

Além disso, na proposta do governo os funcionários  das escolas não foram contemplados.

Não tem o que mais o que fazer governadora?

Quando Rosalba decidiu abrir os cofres para contratar três secretários , dentre eles a professora  Betânia Ramalho Leite (secretária de Educação e Cultura), não se preocupou com crise financeira do Estado nem com os "supersalários":

"As dificuldades financeiras do Estado não podem impedir que tragamos profissionais competentes. Vamos arcar com a despesa. O que está na lei vamos cumprir. Minha expectativa é que eles recompensem o investimento com resultados positivos para a população", disse Rosalba (aqui)

Entretanto, quando o assunto é o professor do "cuscuz alegado" ela diz que não tem mais o que fazer.

O que fez desta escola uma das melhores escolas do Estado?

 O artigo abaixo foi reproduzido do Blog  Diário do Professor

O que fez desta escola uma das melhores escolas do Estado?, perguntou o repórter à diretora


por Declev Dib-Ferreira

Não sei mais se tenho muito estômago para assistir aos programas sobre educação veiculados na grande mídia.

Em geral, eles mostram apenas parte das questões que se apresentam às escolas, como já falei aqui.

A série sobre educação do jornal nacional, da globo, por exemplo, levou como “especialista em educação” um filho de banqueiro que nunca entrou numa sala de aula e que acha que professor ganha muito.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

“Quem ainda não tem casa própria terá agora a oportunidade.”


 Todo brasileiro tem direito à proteção de um teto, de um lar, de um lugar para criar dignamente seus filhos, afirmou presidenta Dilma Rousseff, ontem, ao fazer a entrega de 580 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida em Blumenau (SC). A presidenta Dilma assegurou que, em breve, irá lançar a segunda edição do programa, cujo objetivo é construir 2 milhões de novas moradias em todo o país. E aos catarinenses garantiu: “Quem ainda não teve acesso à sua casa própria terá agora a oportunidade.”

Lula: "A mesma mão que cumprimenta um rei ou uma rainha, é a mesma mão que cumprimenta com orgulho uma catadora de papel"

Atores globais gravam video em apoio aos bombeiros #riovermelho

As experiências “nazistas” dos EUA

Perdoem-me, é terrível e chocante. Por isso mesmo precisa ser lida esta reportagem publicada hoje pelo jornal inglês The Guardian. Repugnante, enojante, mas real e até oficialmente reconhecida. Leiam, me perdoem a má tradução, mas era impossível deixar no silêncio.

“Marta Orellana diz que estava brincando com amigos no orfanato, quando o chamado soou: “Orellana à enfermaria Orellana para a enfermaria..”

Esperando por ela foram vários médicos que ela nunca tinha visto antes. Os homens altos, com pele clara, que falou que ela imaginou que seria inglês, além de um médico da Guatemala. Eles tinham seringas e frascos pequenos.

Eles ordenaram que ela se deitar e abrir as pernas. Constrangida, ela trancou joelhos unidos e abanou a cabeça. O médico guatemalteco deu um tapa em seu rosto e ela começou a chorar. “Eu fiz o que foi mandado”, lembra ela.

Luiz Sérgio “cai de maduro”; Ideli Salvatti assume Ministério


Fernando Vives 10 de junho de 2011 às 15:31h

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira 10 a saída de Luiz Sérgio do Ministério das Relações Institucionais. Ele entregou o cargo no início da tarde. Em seu lugar, entra a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que estava no Ministério da Pesca e Agricultura - pasta que agora cai no colo de Luiz Sérgio.

O troca-troca ministerial é uma demonstração de força da presidenta Dilma Rousseff, que se incomodou com a ampla negociação na base aliada para ver quem assumiria o cargo de Luiz Sérgio – os deputados petistas Cândido Vaccarezza e Arlindo Chinaglia lutavam pelo posto.

Justiça do Rio manda soltar 439 bombeiros presos

Ana Claudia Costa, O Globo

RIO – Os deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PC do B-SP) e Doutor Aluizio (PV-RJ) conseguiram, na madrugada desta sexta-feira, habeas corpus para os 439 bombeiros que foram presos após invadirem o Quartel Central da Corporação, há uma semana. A decisão é do desembargador Cláudio Brandão. Os deputados estão seguindo para o quartel de Charitas, em Niterói, onde está a maioria dos presos, para comunicar a familiares dos detidos a decisão da Justiça. Há bombeiros presos ainda no hospital da corporação, no quartel do Méier e no Grupamento Especial Prisional, em São Cristóvão.

Servidores da Saúde promovem hoje ato público no Hospital Walfredo Gurgel

Os servidores estaduais da saúde farão uma manifestação hoje, a partir das 9h, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel. A mobilização faz parte do “calendário” de protestos dos funcionários que já apresentaram ao Governo uma pauta de reivindicação.

Conheça os principais pedidos dos servidores para o Executivo:

:- 7,01% de reajuste no salário-base, que será extensivo a jornada especial, ADTS e insalubridade (equivalente ao aumento do salário mínimo mais previsão da inflação de abril).

Supremo Tribunal Federal pode garantir reajustes anuais ao funcionalismo

STF pode garantir reajustes anuais ao funcionalismo

Folha

O STF iniciou nesta quinta (9) o julgamento de uma ação que pode resultar na garantia de reajustes anuais para servidores federais, estaduais e municipais.

Relator do processo, o ministro Marco Aurélio Mello reconheceu o direito do funcionalismo à reposição das perdas impostas pela inflação.

Disse que a correção monetária anual dos contracheques dos servidores públicos está prevista no inciso 10o do artigo 37 da Constituição.

A despeito disso, realçou o ministro, estabeleceu-se um “círculo vicioso” nas esferas “federal, estadual e municipal”.

Juristas dizem que a Itália tem poucas chances de reverter decisão sobre Battisti em Haia

Uol
Chances de reverter decisão sobre Battisti em Haia são mínimas, dizem juristas

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti tem poucas chances de ser revertida no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia (Holanda), segundo afirmam juristas ouvidos pela BBC Brasil.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o ministro italiano do Exterior, Franco Frattini, disse ter recebido "com profundo pesar" a decisão do Supremo pela soltura de Battisti, e afirma que o país deverá recorrer ao Tribunal de Haia.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PT/RN promove debate sobre Reforma Política em Natal

A Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores - PT realiza debate sobre Reforma Política, com a presença e como expositor o Dep. Federal Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara Federal. O evento, que está sendo promovido em parceria com os mandatos da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro, ocorre na Assembleia Legislativa, na próxima sexta-feira,10, às 19h.

Você sabia? PSDB e DEM não elegem candidatos para a bancada negra no Congresso

Segundo matéria publicada no site Congresso em Foco em 28 de Outubro de 2010 sobre o balanço das eleições legislativa de 3 de outubro, a maioria dos negros eleitos para o Senado e para a Câmara dos Deputados é do PT, PSB, PCdoB e PSol, entre outras legendas progressistas. O PSDB e o DEM não tiveram nenhum candidato negro eleito.

Na avaliação do diretor da ONG Educafro, frei David dos Santos, não se trata de mera coincidência. "Os partidos de direita não investiram financeiramente em qualquer campanha de povo negro, todos os eleitos são de esquerda ou centro-esquerda. Os partidos que não amam o negro apenas o usam", comenta.

Falta de pagamento causa suspensão do abastecimento de viaturas policiais no Seridó

Está suspenso o fornecimento de combustível para viaturas da polícia militar e Corpo de Bombeiros de Caicó e a maioria dos municípios do Seridó. A determinação partiu dos proprietários do Posto Santana, em Caicó, responsável por fornecer combustível ao Governo do Estado.

De acordo com informações do empresário Ruzão Lopes, o motivo é o atraso no repasse financeiro para com o posto. Ele disse que só tomou a atitude de suspender o fornecimento, porque o atraso já é considerável. O impasse vai deixar centenas de viaturas sem abastecimento.

Fonte: Blog Marcos Dantas

Polícia Militar do Rio começa a aderir ao movimento dos Bombeiros


Reprodução de O Globo


O clima na Polícia Militar é de terror, disseminado pelo comando, para tentar impedir que os policiais militares desencadeiem um movimento semelhante aos bombeiros. As associações de classe que congregam policiais militares já anunciaram a criação de um movimento unificado com os bombeiros. Apesar de todas as ameaças, nas ruas cada vez mais policiais militares fazem questão de demonstrar o seu apoio como mostram as fotos acima. Os policiais militares estão insatisfeitos não apenas com a questão salarial, mas porque foram usados contra os colegas bombeiros. O sentimento de revolta na PM é muito forte.
 
 
 

Lista dos convocados na segunda chamada do Concurso Público da Prefeitura de Lajes-RN

O prazo para a entrega de documentos dos convocados na segunda chamada do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Lajes é de 30 dias, a partir da data de publicação. Até esta data, mais da metade ainda não entregou. Como  boa parte dos convocados são de outros municípios, acredito que seja importante, mais uma vez,  postar a lista de convocados.

Prefeitura de Lajes-RN divulga segunda chamada do Concurso Público

Prefeitura de Lajes-RN divulgou, em segunda chamada, publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, no dia 23 de Maio, a lista de candidatos abaixo relacionados, classificados no Concurso Público Municipal, homologado em 16 de junho de 2010.

Defensoria Pública estuda forma de libertar 430 bombeiros do Rio presos no último sábado

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro estuda uma forma de reverter a decisão judicial que mantevedetidos os mais de 430 bombeiros presos no último dia 4. Ontem (8), a juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria da Justiça Militar do Rio, negou o pedido de relaxamento de prisão dos militares, feito pelos defensores públicos.

Segundo o defensor Luís Felipe Drummond, a defensoria só recebeu na manhã de hoje a íntegra da decisão da juíza e, por isso, ainda está analisando qual a melhor forma de entrar com um recurso em favor dos presos.

Inscrições para o Sisu começam no dia 15 de junho

Da Agência Brasil*

Brasília - As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2011 poderão ser feitas entre os dias 15 e 19 de junho, somente pela internet, no site www.sisu.mec.gov.br. A portaria com as datas foi publicada hoje (9) no Diário Oficial da União.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas das 6h às 23h59 (horário de Brasília). O pré-requisito para participar do processo é ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

A greve dos bombeiros/heróis e o governo ditatorial do RJ


Incendiando as ruas do Rio

Em greve há dois meses, bombeiros ocupam Quartel Central, e governo responde com violência. Movimento ganha força

Leandro Uchoas
do Rio de Janeiro (RJ)


Eles já estavam paralisados desde o início de abril, e as reivindicações eram muitas. As principais, signifi cativo aumento salarial, vale transporte e melhoria de condições de trabalho. Após muitos atos de protesto e violenta repressão, incluindo a prisão de seis lideranças apenas por organizar manifestações, nenhum avanço conseguiram nas negociações. Até a CNN já noticiara a luta, classificando como ditadura o que ocorria no Rio, e questionando a capacidade da cidade de sediar megaeventos esportivos. O que era inevitável acabou por ocorrer na sexta-feira, 3 de junho. Durante aquela noite, os bombeiros em greve ocuparam o Quartel Central da corporação, próximo ao centro do Rio de Janeiro. A partir de então, dariam uma aula de resistência, enquanto o governo do Estado ofereceria lamentáveis lições de criminalização de movimentos sociais.

Governo do RN não cumpre promessa e técnicos da Tributação retomam greve


Governo não cumpre promessa e técnicos da Tributação retomam greve

Elizângela Moura

"O governo do estado não paga nem promessa a Santo", disse um técnico da secretaria de tributação em Mossoró, que preferiu não se identificar temendo represálias. No entanto, o motivo da indignação do servidor em questão, diz respeito ao não cumprimento, mais uma vez, de uma promessa feita aos servidores, pela governadora Rosalba Ciarline.

É que segundo informações de Marisa Duarte, técnica tributária, os servidores decretaram greve no dia 23 de maio, e com uma semana depois, retornaram as suas funções, após uma promessa do governo do estado, de que até o dia 07 de junho, estaria enviando uma proposta concreta aos servidores, casos eles retornassem ao trabalho.

Nove categorias estão em greve no RN

Agora são nove as categorias em greve no RN

Com a decisão dos técnicos da Tributação de voltarem a fazer greve, hoje pela manhã, agora são nove as categorias em greve no Rio Grande do Norte. Lembrando que os professores da rede estadual permanecem sem voltar à sala de aula.

As categorias em greve são as seguintes:

Técnicos da Tributação

Professores da rede de ensino fundamental e médio

Na Paraíba, Justiça manda reduzir salário de senador. No RN, Agripino continua recebendo vencimentos referentes a aposentadoria de ex-governador

Deu na Folha de S.Paulo

O senador Cícero de Lucena Filho (PSDB-PB), 53, teve o salário reduzido em cerca de R$ 18 mil por decisão da Justiça.

O tucano recebia cerca de R$ 45 mil por mês, acumulando o salário de R$ 26.723 do Senado e uma pensão de R$ 18.371 concedida aos ex-governadores da Paraíba.

Agora, de acordo com a decisão da Justiça Federal na Paraíba, o senador só receberá do Senado a diferença entre sua aposentadoria e o teto constitucional, que estabelece um pagamento máximo de R$ 26.723,13. Assim, o Senado passará a pagar por mês, ao tucano, R$ 8.351,69.

Sindicato dos Policiais Civis denuncia Governo do RN

Do jornal Tribuna do Norte

Sinpol denuncia aprovação de crédito suplementar à PGE

Marco Carvalho - Repórter

O Governo do Estado aprovou em 10 de maio passado a abertura de crédito suplementar a ser pago aos procuradores da Procuradoria Geral do Estado no valor de R$ 594 mil. A verba foi incluída na folha de pagamento dos servidores e destina-se ao auxílio moradia e auxílio transporte dos magistrados. As informações da denúncia são do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) repassadas na manhã desta quinta-feira, 9, à imprensa na frente da Governadoria, onde ocorre assembléia permanente da categoria.

Professores da rede estadual do Rio entram em greve

Do O Globo

Professores da rede estadual do Rio entram em greve por tempo indeterminado

RIO - Os professores da rede estadual de educação entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia na tarde desta terça-feira (7). No total, são cerca de 1,2 milhão de alunos nas 1.652 escolas fluminenses, com 80 mil funcionários. Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), cerca de 60% dos profissionais já aderiram ao movimento. Já a Secretaria estadual de Educação informou que menos de 2%, dos 51 mil professores, teriam paralizado suas atividades nos dois primeiros turnos. Somente 17 escolas estaduais teriam sido fechadas em todo o estado. A rede estadual de ensino conta com 1.457 unidades escolares e 1,1 milhão de alunos, sendo 51 mil regentes de turma.

SINPOL/RN convoca coletiva de imprensa para apresentar denúncias contra o Governo

SINPOL/RN apresenta denúncias em coletiva

A coletiva será nesta quinta-feira (9), no acampamento em frente a governadoria

O SINPOL/RN convoca coletiva de imprensa para às 9h desta quinta-feira (09), no acampamento montado em frente à Governadoria.

Na ocasião, serão apresentadas graves denúncias contra o Governo do Estado, com distribuição de cópias de documentos aos jornalistas.

A diretoria do Sindicato adianta que não concederá entrevistas antes do horário marcado. Os detalhes serão apresentados para todos os veículos de comunicação simultaneamente.


Publicado por Ana Clea Abreu

Fonte: RN 24horas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fazendeiro é principal suspeito de matar casal de ambientalistas

Fazendeiro é principal suspeito de matar ativistas

Redação Carta Capital 8 de junho de 2011 às 11:35h

A Polícia Civil paraense divulgou o nome do principal suspeito pelo assassinato do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido em 24 de maio. O fazendeiro José Rodrigues teve prisão preventiva solicitada à Justiça da Comarca de Nova Ipixuna. Segundo a polícia, foi ele quem encomendou o crime aos pistoleiros. A recompensa pelas mortes: 5 mil reais.

Os retratos falados de dois assassinos já foram divulgados pela Polícia Civil com base em testemunhas que viram dois homens seguindo para o assentamento às 5h30 e retornando algumas horas depois. Nenhuma prisão foi efetuada até o momento. É provável que os dois criminosos tenham deixado a região pelo Rio Tocantins.

A investigação aponta que Rodrigues tinha conflitos com o casal por conta de disputas agrárias. O fazendeiro comprou lotes de terras para expansão de sua criação de gado, mas a área era destinada a assentados. José Cláudio teria dito que a região não poderia ser vendida e que, se assim fosse, ele mesmo impediria a venda. Segundo a Polícia, o líder ordenou que demais assentados permanecessem no local.

O apagão do RN

O Rio Grande do Norte está vivendo um apagão na educação, segurança e saúde públicas e sendo motivo de preocupação, além de chacota e vergonha, nos noticiários das principais redes de televisão e rádio, assim como dos jornais e revistas de circulação nacional. Em menos de cinco meses de administração, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não conseguiu equacionar os problemas de caixa referentes à folha de pessoal inflada por aumentos concedidos no governo passado e enfrenta greves dos servidores estaduais lotados nessas três áreas essenciais do serviço público.

Com problemas de má gestão e greves episódicas em outras áreas, próprias de gestões municipais, as duas maiores cidades do estado, Natal e Mossoró, ajudam nesse momento de vexame por que passa o Rio Grande do Norte com suas desastrosas administrações, fontes aparentemente inesgotáveis de más notícias e de irretocáveis exemplos de como não se pode ou deve gerir uma cidade.

Professores de Fortaleza vão manter greve. Vereadores aprovam novo piso

Vereadores aprovam novo piso de professores, que vão manter greve

Os docentes tentaram barrar a votação, impedindo a entrada dos parlamentares

Daniel Aderaldo, iG Ceará

Os vereadores de Fortaleza aprovaram sob protesto, na tarde desta terça-feira (7), o novo salário base dos professores da rede municipal de ensino. Em greve há mais de um mês, durante toda manhã a categoria tentou adiar a votação da matéria impedindo a entrada dos vereadores na Câmara Municipal. Passado o tumulto, os parlamentares se reuniram à tarde e aprovaram um valor abaixo do que querem os professores. 

Foto: Daniel Aderaldo/iG - Professores de Fortaleza bloqueiam entrada da Câmara Municipal

Deputados pedem que ministro da Justiça ajude bombeiros do Rio

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Deputados federais querem que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ajude a resolver a crise no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Dezesseis parlamentares de 12 partidos reuniram-se hoje (8) com o ministro ao qual pediram abertura de diálogo com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

De acordo com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), o objetivo é que uma comissão de parlamentares e representantes dos bombeiros negociem com o governo do estado e encontrem uma alternativa para libertar 439 militares que estão presos desde sábado (4) e atender às reivindicações da classe.

Rosalba e Carlos Augusto insatisfeitos com Robinson

A governadora Rosalba Ciarlini e o marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, não gostaram da atitude do vice-governador Robinson Faria, em anunciar o nome do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

O anuncio seria feito em nota oficial encaminhada pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

“O vice está querendo ser mais do que a governadora”, disse um político aliado de Rosalba, ao blog.

Fonte: Blog do Heitor Gregório

Governo subestima dengue e casos já chegam a 14 mil

mosquito da dengue
por Carlos A. Barbosa

Apesar da epidemia de dengue no estado já ser prevista, o aumento dos casos foi bem maior do que se esperava. Foi o que disse o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, durante a reunião da Comissão de Saúde que ocorreu nesta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa. Segundo Domício, dos dois mil casos previstos para todo o ano, 14 mil já foram registrados até o momento.

O secretário falou sobre a identificação do tipo 4 da doença no RN: já foi feito um bloqueio epidemiológico da área e outros municípios também estão sendo monitorados.

Sindicatos publicam anúncio sobre as finanças do Governo

A edição do Jornal Diário de Natal desta quarta-feira (8) traz um anúncio elaborado pelo Sinte e pelo Sinai sobre os dados que não são apresentados pelo Governo do estado. Para visualizar o anúncio abaixo em tamanho maior, clique aqui.





































Fonte: SINTE - RN




Professores decidem manter a greve

 Em assembléia realizada na manhã desta quarta-feira(8), no Colégio Winston Churchil, os professores da rede estadual de ensino decidiram continuar com a greve.
 
Foram tirados os seguintes encaminhamentos:

• Reafirmação e a manutenção da greve;
• Próxima assembleia terça-feira (14), às 14h30, na EE Winston Churchil;
• Intensificação das atividades de mobilização

Gleisi Hoffmann, décima mulher no governo


Por Virginia Toledo, na Rede Brasil Atual:

Ao assumir o cargo de ministra-chefe da Casa Civil após a saída de Antonio Palocci, a senadora Gleisi Hoffmann torna-se a décima mulher a ocupar uma cadeira na Esplanada dos Ministérios. Ela estará entre 26 ministros homens, entre os quais, seu marido Paulo Bernardo, titular das Comunicações.

Em rápida entrevista coletiva no início da noite desta terça-feira (7), Gleisi afirmou que terá um papel de gestora dos projetos do governo. "Eu recebi o convite da presidenta Dilma que me honrou muito. Ela confia na capacidade do meu trabalho. Assumo um compromisso com a presidente e um compromisso com o meu país. Dilma me encomendou um trabalho de gestão, de acompanhamento de projetos, e assim espero corresponder".

Governo deve se responsabilizar pelo Juvino Barreto

Por: Nathan Figueiredo


Vinte dias. Esse é o prazo determinado pelo Juiz Guilherme Melo Cortez, da 2ª Câmara Cível, para que o Governo do Estado assuma a responsabilidade pela assistência aos idosos residentes no Instituto Juvino Barreto. A decisão pela antecipação de tutela foi tomada após análise do Agravo de Instrumento com Suspensividade impetrado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

O Governo do Estado deverá tomar a responsabilidade seja pela assunção direta do serviço, por meio de abrigamento, pela contratação de terceiros, pelo repasse de subsídios à entidade privada, ou por qualquer outra forma, segundo o seu juízo de conveniência e oportunidade, observadas as formalidades legais.

Álvaro Dias confessa ser contra o Bolsa Família




Em entrevista ao programa Roda Viva, o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) revelou o verdadeiro pensamento tucano sobre o programa Bolsa-Família.

“O Bolsa Família não tira ninguém da miséria. Mantém na miséria, porque ESTIMULA A PREGUIÇA, inclusive… há gente que NÃO QUER TRABALHAR porque não quer ter carteira assinada para não perder o Bolsa Família” – disse o tucano.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Aposentados entre 1999 e 2004 podem ter correção de até 9%

Segurados do INSS que se aposentaram entre 1999 e 2004, prejudicados pela regra de transição após a entrada em vigor do fator previdenciário, podem recuperar as perdas na Justiça e reivindicar valores retroativos. A brecha revelada pela Coluna do Aposentado de domingo abre possibilidade de ganhos variados, de acordo com a condição individual da aposentadoria.

Em um caso exemplar dá para se ter uma ideia dos ganhos: um segurado com média de contribuição ao INSS de R$ 1 mil, 60 anos de idade e 39 anos de contribuição teria, em 2001 (23 meses desde o início do fator), direito a fator 1,1753. Isso representaria renda inicial de R$ 1.175,30. Mas, submetido à regra, o fator cai a 1,0671. Assim, sua renda foi de R$ 1.067,10 - 9,20% inferior ao que receberia sem a norma de transição. O percentual de 9,20% representa a perda e a dívida que o INSS tem com o segurado. Os atrasados são calculados somando as perdas mensais desde a aposentadoria.

Será que ninguém quer ser professor?

A pesquisa abaixo foi publicada no site da Nova Escola, edição 229 | Janeiro/Fevereiro 201. Seus resultados são muito importantes para que os governantes se sensibilizem e percebam que sem investimentos urgentes na educação - como melhor remuneração, para atrair os melhores profissionais; bons planos de Carreira; formação continuada dos professores; ou seja, valorização profissional, dentre outros - não teremos uma educação de qualidade.

Ser professor: uma escolha de poucos

Pesquisa com estudantes do Ensino Médio comprova a baixa atratividade da docência

Rodrigo Ratier (rodrigo.ratier@abril.com.br) e Fernanda Salla

Nos últimos anos, tornou-se comum a noção de que cada vez menos jovens querem ser professores. Faltava dimensionar com mais clareza a extensão do problema. Um estudo encomendado pela Fundação Victor Civita (FVC) à Fundação Carlos Chagas (FCC) traz dados concretos e preocupantes: apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm como primeira opção no vestibular graduações diretamente relacionadas à atuação em sala de aula - Pedagogia ou alguma licenciatura (leia o gráfico abaixo).

Rosalba (DEM-RN) está radicalizando contra o funcionalismo

Decisão da Justiça nega plano de cargos; Governo estuda cortes

Por Alisson Almeida

Uma decisão do desembargador João Rebouças negou a implantação do plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Detran. A informação foi confirmada pelo procurador geral do Estado, Miguel Josino.

Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (7), Josino disse “a decisão abre precedente para os demais planos”.

O secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, afirmou que o Governo vai fazer um levantamento dos dias de falta de todas as categorias.

Mediante isso, vão analisar o corte de ponto para todas as categorias, que paralisaram suas atividades nas últimas semanas no Rio Grande do Norte.

Fonte: Nominuto.com

Sobram 36 mil vagas em cursos oferecidos pelo MEC para professores da rede pública

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) prorrogou pela segunda vez o prazo para que professores da rede pública possam se inscrever em cursos de formação continuada oferecidos pelo governo federal em parceria com instituições públicas de ensino superior. O prazo termina sexta-feira (10) e ainda sobram vagas em 23 estados e no Distrito Federal. Apenas no Acre, em São Paulo e no Paraná a demanda é maior do que a oferta. Das 86 mil vagas disponíveis, até o momento apenas 50 mil (58%) foram solicitadas pela direção das escolas.

Governo vai pedir ilegalidade da greve dos policiais civis

Por David Freire e Alisson Almeida

Durante coletiva realizada na tarde desta terça-feira (7), o procurador Geral do Estado, Miguel Josino, informou que na quarta-feira (8) será movida uma Ação Civil Pública para pedir a ilegalidade da greve dos policiais civis.

Além disso, Miguel Josino determinou o corte do ponto dos grevistas a partir da quarta-feira (8). Segundo ele, dos oito pontos reivindicados pela categoria dos policiais civis, seis já foram atendidos pelo Governo do Estado.

Ainda não foram atendidos o Plano de Cargos, Carreiras e Salários e a nomeação dos concursados. "Por enquanto, devido às limitacoes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Governo não tem condições de atender", explicou Josino.

Japão admite que estava despreparado para acidente nuclear Da BBC Brasil

O governo do Japão admitiu que estava despreparado para enfrentar o grave acidente nuclear na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país, ocorrido após o terremoto seguido de tsunami, em 11 de março. A conclusão está em um relatório parcial que foi divulgado hoje (7) pelo governo japonês.

As autoridades japonesas reconheceram que um trabalho de vistoria mal feito pode ter contribuído para a maior crise nuclear mundial já enfrentada desde o acidente de Chernobyl, na atual Ucrânia, há 25 anos.

LRF? Governo do RN aumenta 15 vezes o gasto com diárias

Veja abaixo matéria reproduzida do Blog Panorama Político.

Em quatro meses, Governo do Estado aumenta 15 vezes o gasto com diárias

O gasto do Governo do Estado com diária aumentou 15 vezes em apenas quatro meses. No mês de fevereiro o gasto com diária foi de R$ 84.585,38. Na folha paga ao final do mês de maio, os cofres públicos estaduais contabilizaram R$ 1.293.661,60 com diária.

A escala dos valores do Executivo destinados a diárias cresceu em grandes proporções. No mês de março, as diárias já chegaram a R$ 554.046,34. Os números estão expostos no Portal da Transparência.

Professores e servidores públicos em greve promovem nova manifestação na tarde de hoje

Blog do Oliveira

Os professores estaduais e todas as categorias de servidores públicos que estão em greve promovem na tarde de hoje um ato público.

Evento irá acontecer às 14 horas, ao lado do Atheneu. Em seguida, as categorias de servidores irão seguir em caminhada até a Assembléia Legislativa.

Segundo a direção da Sindicato dos Trabalhadores em Educação(Sinte), as negociações com o Governo do Estado avançaram, “mas ainda não foram suficientes para a categoria acabar com a greve”.

Pai de bombeiro do Rio: “Não assine nada, nem com arma na cabeça!

Reproduzido do Vi o Mundo

por Conceição Lemes

No sábado, 4 de junho, após a prisão dos 439 bombeiros militares e alguns familiares no Rio de Janeiro, Marcio H. Silva, o leitor do Viomundo, postou este comentário.


Àquela altura seu filho e a esposa  (é civil, acompanhava-o na manifestação), estavam presos na Corregedoria da Polícia Militar de Niteroi, Rio de Janeiro. Ainda no sábado, por volta de 22h, eu conversei com o Marcio por telefone. Bastante preocupado, ele estava a caminho da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde um acampamento de solidariedade havia sido montado. Voltamos a conversar hoje.

Viomundo — Como está a situação do seu filho e demais bombeiros presos ?  A sua nora foi solta?

Merval Pereira e a “negociata” da ABL

Por Altamiro Borges

Em mais um triste momento da sua história, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o “calunista” da TV Globo, Merval Pereira, como o novo titular da cadeira 31, desocupada com a morte do escritor Moacyr Scliar. A deprimente escolha confirma o servilismo da chamada “elite da literatura” brasileira à ditadura midiática.


A truculência de Sérgio Cabral

Por Altamiro Borges

Ao ordenar a prisão de 439 bombeiros e abusar da violência contra os grevistas, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, demonstrou total inabilidade no trato democrático das demandas trabalhistas. Diante da tomada do quartel central do Corpo de Bombeiros na noite de sexta-feira (3) – o que as próprias lideranças do movimento já reconheceram como um erro político –, o governador esbanjou truculência, confundindo autoridade com autoritarismo.

Reação indignada da sociedade

Sua atitude intempestiva acabou gerando uma onda de críticas de vários partidos e movimentos sociais. Para o presidente da CUT no estado, Darby Igayara, “faltou jogo de cintura” ao governador. Em nota, a Força Sindical classificou de “selvagem” a reação do governante. A CTB também emitiu nota de solidariedade aos bombeiros. As centrais exigem a imediata libertação dos 439 presos e retomada das negociações. Alertam que a radicalização artificial não ajudará a superar o impasse.

Os professores são os únicos profissionais que trabalham fiado, sem juros nem correção monetária.


Todos os anos é a mesma coisa, a Secretaria de Educação do Estado do RN contrata professores temporários como uma alternativa à realização de concurso público. E, o pior é que esses profissionais ficam mais de um ano para receber seus salários.

Em 2010, trabalharam através das horas suplementares 1.140 professores que até o mês de maio deste ano ainda não tinham recebido nenhum centavo. Além deles, outros 913 docentes contratados por processo seletivo, realizado em 2011, também estavam sem receber. Entretanto, o governo, pressionado pelos grevistas, se comprometeu a pagar a esses profissionais no mês passado (não sei se cumpriu, espero que sim).

Sabe por que isso acontece? Porque muitos gestores públicos, até os próprios professores, veem a profissão como uma espécie de "vocação missionária", um "sacerdócio", que exige sacrifícios.  É preciso mudar essa concepção,  até porque a carreira precisa ser atrativa para aproximar os melhores profissionais da profissão do magistério.

Na verdade, já estamos sentindo as consequências disso. Pois, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em parceria com a Fundação Victor Civita (FVC) feita ano passado com estudantes de todo o país, apenas 2% dos pré-vestibulandos brasileiros optam pelos cursos de pedagogia ou por alguma licenciatura. 

Portanto, enquanto os governantes não investirem de verdade em educação, elevando os salários dos professores, reduzindo número de alunos por sala de aula, estabelecendo uma carga horária em sala de aula menor, que possibilite uma maior quantidade de horas para planejamento das aulas, garantindo os direitos dos docentes, essa situação só tende a se agravar.

É preciso urgentemente valorizar a profissão ou pagaremos um preço muito alto. 

Governo paga matéria em jornal para convencer a sociedade sobre LRF

O jornal O Poti deste domingo (5) trouxe uma matéria de duas páginas patrocinada pelo Governo sobre a situação financeira do Estado e a negociação com os sindicatos. Mais uma vez, os administradores tentam mascarar a situação e mostram uma gestão cheia de bons planos e coerente com os anseios da população.

A culpa pelos problemas da gestão atual foi colocada, como sempre, na Lei de Responsabilidade Fiscal e a falta de correção salarial relacionada ao limite prudencial para pagamento de pessoal. No entanto, é importante ressaltar que neste momento o gasto com trabalhadores no Estado passa de 49% para 48,61%, ou seja, o Governo já chegou a uma porcentagem inferior ao limite que reza a LRF.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ordem é não flexibilizar com servidor, mesmo tendo dinheiro

Secretaria da Tributação, Detran, Idema e Junta Comercial do Estado, nesta ordem decrescente, são as maiores fontes de arrecadação direta do Governo do Estado.

Todos os órgãos estão em litígio com seus respectivos servidores.

Todos, individualmente, possuem meios próprios à melhoria solicitada e aprovada em lei ano passado, pela Assembleia Legislativa.

Seus titulares - mesmo assim - já foram avisados: não devem retroceder.

A ordem é não flexibilizar com os servidores.

E ponto final.

Fonte: Carlos Santos

Policiais civis do RN em greve protestam e governo apresente uma proposta concreta


 (Ana Amaral/DN/D.A.Press)


Policiais civis do RN em greve protestam e pedem nova proposta do governo

Por Jussara Correia, do Diário de Natal

Numa manifestação considerada histórica pela categoria, cerca de 400 policiais civis caminharam, na tarde dessa segunda-feira (06), da sede do Sindicato, no Centro da Cidade, até a governadoria. A ideia desses profissionais, que estão em greve desde o dia 17 de maio, era sensibilizar os representantes do estado, em especial a governadora Rosalba Ciarlini, no intuito de abrir um novo canal de negociações.

A Educação e a prova dos nove

por Antonio Lassance

Ao contrário do que parece, não existe e nunca existiu no Brasil o propalado consenso sobre a importância da educação. O que impera é não só o dissenso, fustigado pelo obscurantismo, como um disputa sobre o papel do sistema público, seu peso no orçamento do Estado e sua relação com o mercado da educação, um dos mais rentáveis do País.

É curioso, mas dificilmente fruto de uma mera coincidência, que o fogo cruzado contra o ministro da Educação, Fernando Haddad, tenha se intensificado justamente quando o debate sobre o Plano Nacional de Educação e sobre o futuro de suas políticas no País deveria ser o mais relevante a ser travado neste momento.

Deputado Felipe Maia foi o campeão em gasto de verba indenizatória no mês de maio

O deputado federal Felipe Maia foi o campeão da bancada potiguar no gasto de verba indenizatória no mês de maio. Ele apresentou R$ 15.090,37 como despesas a serem reembolsadas pela Câmara dos Deputados. O segundo no ranking foi o deputado Rogério Marinho, que gastou R$ 10.074,46.

Acompanhe o detalhamento da verba indenizatória da bancada de deputados federais do Rio Grande do Norte

Felipe Maia: R$ 15.090,37

Maior gasto foi com Divulgação da atividade parlamentar. R$ 8.000,00

Rogério Marinho: R$ 10.074,46

Maior gasto foi com Locação de veículos automotores ou fretamento de embarcações R$ 5.500,00

DIGNIDADE AOS BOMBEIROS CARIOCAS: Abaixo-assinado

Manifestante se emociona durante vigília nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio; veja outras imagens



Para:Governador do Estado do Rio de Janeiro


Este abaixo-assinado é o reconhecimento da sociedade brasileira ao trabalho aguerrido dos bombeiros cariocas, mais enfaticamente, os guarda-vidas, que ganham um salário baixíssimo e não têm direito nem a filtro solar, embora sejam uma das corporações mais abnegadas do planeta, inclusive, treinadores de bombeiros que chegam de toda parte do mundo. Nas tragédias das chuvas do Rio de Janeiro, lá estão eles, para vidas salvar. Este abaixo-assinado será encaminhado à presidenta Dilma Rousseff e ao governador Sergio Cabral, pedindo que eles valorizem os Heróis do Rio.

Os signatários  

Meus Amigos,

Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:


«DIGNIDADE AOS BOMBEIROS CARIOCAS»

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9806

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras, clique no link para assinar também.

Foto: Rafael Andradef/Folhapress

O direito de greve dos bombeiros do Rio de Janeiro e a liberdade nossa de cada dia

Do IBASE

Uma manifestação popular em favor dos bombeiros grevistas presos no fim de semana ocorre na tarde desta segunda-feira, no centro do Rio de Janeiro.

Em artigo, a pesquisadora do Ibase Dida Figueiredo defende o direito de greve  e frisa o caráter pacífico das manifestações dos bombeiros na cidade.

“É preciso que mostremos nossa indignação por vermos esses trabalhadores serem tratados como cidadãos sem direitos; serem ameaçados a permanecer 12 anos atrás das grades sem terem cometido qualquer ato que causasse dano a vida ou integridade física de alguém”, diz ela.

Leia o artigo na íntegra:

Folha de pessoal do Estado pode ficar com "hidra" do Bradesco


por Carlos Santos

Fiquemos alertas, cidadãos comuns, servidores estaduais!

Zunzunzum que corre por aí, no Centro Administrativo (Natal), garante que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) quer entregar folha de servidor à hidra do Bradesco.

A movimentação sairia de uma empresa de economia mista (Governo Federal , majoritário, com capital particular) para o apetite desmedido de banqueiros privados.

Se alguém quer conhecer bem a experiência dessa relação público-privado, no tratamento de folha de pessoal, é só fazer pesquisa entre servidores da Prefeitura de Mossoró.

domingo, 5 de junho de 2011

Em Angicos, MP denuncia contratação sem concurso

Após a confirmação de denúncias sobre a contratação de profissionais pelo município de Angicos sem a realização de concurso público, a Promotora de Justiça Iveluska Alves Xavier da Costa Lemos firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito do município, para evitar a nomeação de novos profissionais.

Indústria das cheias no Nordeste

Descaso e mau uso de mantimentos deixa população descrente sobre doações aos desabrigados em Alagoas


Charles Souto
Maceió (AL)

"Está muito baixo, bem abaixo do esperado”, afirma Rômulo Guedes, capitão do Corpo de Bombeiros de Alagoas, sobre a quantidade de doações arrecadada para as vítimas das enchentes que assolaram a região norte alagoana desde o final de abril. De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de 18 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em todos os 16 municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, mas até o dia 05 de maio, apenas cinco cestas básicashaviam sido entregues ao Quartel-Geral do Corpo de Bombeiros, principal ponto de arrecadação de donativos.

Strauss-Kahn: uma metáfora das práticas do FMI

 O que o diretor-geral do FMI fez com Nafissatou Diallo é uma metáfora daquilo que estava fazendo com os países em dificuldades financeiras. Mereceria cadeia não só pela violência sexual contra a camareira mas muito mais pelo estupro econômico ao povo, que ele articulava a partir do FMI.

Leonardo Boff

O leitor ou leitora pensará que foi uma tragédia o fato de o diretor-gerente do FMI, Strauss-Kahn, ter dado asas ao seu vício, a obsessiva busca por sexo perverso, nu, correndo atrás de uma camareira negra na suite 2806 do hotel Sofitel em Nova York, até agarrá-la e forçá-la a praticar sexo, com detalhes que a Promotoria de Nova York, descreve em detalhes e que, por decência, me dispenso de dizer. Para ele não era uma tragédia. Era uma vítima a mais, entre outras, que fez pelo mundo afora. Vestiu-se e foi direto para o aeroporto. O cômico foi que, imbecil, esqueceu o celular na suite e assim pôde ser preso pela polícia ainda dentro do avião.