sábado, 11 de dezembro de 2010

Amorim aponta 'perseguição' a fundador do WikiLeaks

Maria Angélica Oliveira Do G1, em São Paulo

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, apontou, nesta sexta-feira (10), uma “perseguição” ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, que foi preso nesta semana acusado de crimes sexuais.

Para Amorim, o processo contra Assange foi “desencavado” devido à divulgação de documentos confidenciais produzidos por embaixadas dos Estados Unidos.

A divergência entre Serra e Aécio: "não quero olhar na sua cara!"

O partido da Social Democracia Brasileiro (PSDB), que governou o país por oito anos, vive hoje um purgatório sem fim - a julgar pelo enredo repetitivo que alimenta o projeto para o Palácio do Planalto. Seus principais personagens seguem no conflito pelo poder próprio. O futuro é incerto. A arte de perder continua.

por Rodrigo Barros, para a revista Rolling Stones

Mesmo conquistando oito estados importantes nas últimas eleições e com a expressiva marca de 44 milhões de votos para José Serra - o último dos fundadores presidenciáveis -, os tucanos amargam, na verdade, o gosto da derrota. O PT se coloca no papel de mãe. Ao PSDB, resta o semblante do padrasto "gente fina", que nada mais tem a acrescentar - pelo menos do ponto de vista presidencial. Em uma única sentença, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso definiu o tumulto das eleições de 2010 para seu partido: "O PSDB precisa calçar as sandálias da humildade".

O mundo, depois de Julian Assange

Reproduzo artigo de Mauro Santayana, publicado no sítio do Jornal do Brasil:

“Todos os que sabem escrever e manipular um computador são cidadãos, que são mais que jornalistas.”

O presidente Lula e o primeiro-ministro Putin tiveram o mesmo discurso, ontem [9/12], em defesa de Julian Assange, embora com argumentos diferentes. Lula foi ao ponto: Assange está apenas usando do velho direito da liberdade de imprensa, de informação. Não cabe acusá-lo de causar danos à maior potência da História, uma vez que divulga documentos cuja autenticidade não está sendo contestada. Todos sabem que as acusações de má conduta em relacionamento consentido com duas mulheres de origem cubana, na Suécia, são apenas um pretexto para imobilizá-lo, a fim de que outras acusações venham a ser montadas, e ele possa ser extraditado para os Estados Unidos.

Episódio da bolinha de papel será investigado

Retirado do Luis Nassif

Por Nilva de Souza
Nassif, olha os efeitos da bolinha de papel

do Conversa Afiada

Na foto, a cena do crime !

O amigo navegante Marcelo Zelic, vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, enviou e-mail com informações sobre o caso da bolinha de papel na cabeça de Cerra durante a campanha presidencial deste ano.

Principais medidas adotadas em Cancún

Conheça as principais medidas adotadas em Cancún

Acordo adotado neste sábado aprovou uma série de resoluções para combater o aquecimento global

AFP

O acordo adotado neste sábado em Cancún pela conferência da ONU sobre mudanças climáticas prevê uma série de mecanismos para combater o aquecimento global e permitir que os países mais pobres e vulneráveis se adaptem as suas dramáticas consequências. Estes são seus pontos principais:

Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Álvaro Dias (PSDB-PR) brigam pelo Twitter

Penas voam entre o Demo Caiado e o tucano Álvaro Dias

A história começa com uma crítica do demo Rodrigo Maia (RJ) comentando que José Serra (PSDB/SP) perdeu porque ouviu mais os marqueteiros e isolou os políticos.

O senador Àlvaro Dias (PSDB/PR) resolveu bajular Serra, defendendo-o e atacando o DEMos. Delcrarou a uma Rádio de Goiânia:

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

E-mail de Paulo Preto cita ''ingratos e incompetentes''

Mensagem atribuída ao ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza e enviada por e-mail a dirigentes tucanos classifica de "ingratos" e "incompetentes" integrantes do governo estadual e os envolvidos na eleição deste ano.

"De uma hora para outra, com a força de ambições e covardias, vi minha vida profissional de mais de 40 anos ser apresentada ao País de forma distorcida e mentirosa. Não guardo rancor, nem mágoas. Tenho a indignação dos que se sentem injustiçados", diz a mensagem, cujo título é "Esclarecimentos".

STF diz que vaga de quem renuncia é do partido, não da coligação

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que a vaga decorrente da renúncia do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) seja ocupada pela primeira suplente do partido, Raquel Duarte Carvalho, e não pelo primeiro suplente da coligação, Agnaldo Muniz. Por maioria de votos, os ministros do STF entenderam que a vaga deve ser ocupada pelo primeiro suplente do partido e não da aliança partidária.

A farsa contra o ministro Alexandre Padilha

 Retirado do Blog do Alê


POR ALEXANDRE PORTO
 


Recebi documento - original no formato PDF - que segundo o jornal O Estado de S. Paulo, comprovaria o aval do ministro Alexandre Padilha (SRI) à liberação de verbas do ministério do Turismo para entidade fantasma (Instituto Brasil de Arte, Esporte, Cultura e Lazer - Inbrasil). Padilha sustenta que não assinou o documento e instaurou sindicância pra investigar internamente como tal documento foi aceito.
  

De posse da suposta declaração que ilustra a matéria Documento que deu aval a entidade fantasma foi assinada por ministro , podemos observar, a olho nu, que são rasteiras as falsificações. Para começar, o ofício teria de ser uma imagem só, mas clicando na assinatura do ministro, observa-se que a pessoa teve a imperícia de gerar o PDF com duas diferentes fontes, com as quais montou a declaração falsa.

Previdência reconhece o direito de homossexuais de ter como dependentes os parceiros com quem vivam em união estável

Do G1

Casais homossexuais ganham direito a pensão por morte

A benefícios deve tornar permanente a regra que reconhece o direito de companheiros do mesmo sexo a benefícios como este. Será preciso apenas apresentar a documentação que comprova a união estável.

A Previdência estendeu aos homossexuais o direito de ter como dependentes os parceiros com quem vivam em união estável.

ProUni: escolas discutem a discriminação

Racismo contra bolsista da PUC motivou a criação de um fórum; faculdades debatem a questão

Mariana Lenharo – Jornal da Tarde

Semanas depois de vir à tona o caso de discriminação contra a aluna do ProUni Meire Rose Morais, que cursa o último ano de Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), representantes da Faculdade de Direito da instituição resolveram criar um Fórum Permanente de Inclusão Social e Ações Afirmativas, inaugurado anteontem. Outras universidades já têm ações que seguem na mesma direção, como a São Judas, que criou, neste semestre, um Núcleo de Atenção à Discriminação e Intolerância.

Câmara considera que emancipação deve contar com concordância expressa do jovem

Da Rádio Câmara


A Câmara aprovou projeto (4082/08) que determina que se os pais quiserem emancipar o jovem maior de 16 e menor de 18 anos, ele deverá concordar expressamente com a sua emancipação. Essa exigência não existe hoje no Código Civil.

Beatificação de Irmã Dulce

Do G1, em São Paulo

Papa Bento XVI autoriza beatificação de Irmã Dulce

Freira baiana passará a ser chamada 'Bem-aventurada Dulce dos Pobres'.
Expectativa é a de que a beatificação ocorra no primeiro semestre de 2011.

O Papa Bento XVI assinou, nesta sexta-feira (10), o decreto que formaliza a condição de beata de Irmã Dulce. De acordo a assessoria de imprensa das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid) , ela agora é declarada "Bem-aventurada Dulce dos Pobres." A autorização para a beatificação foi dada pelo pontífice ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, em audiência privada no Vaticano.

Áreas rurais concentram 75% da pobreza mundial

Em todo o mundo, 925 milhões de pessoas seguem sofrendo fome crônica, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Cerca de 75% da pobreza mundial está concentrada em áreas rurais. Relator especial da ONU sobre direito à alimentação diz que camponeses de países pobres estão capturados por um círculo vicioso: os governos não investem o suficiente na agricultura e os produtores locais estão sendo expulsos de suas terras e lançados em periferias urbanas onde se afundam ainda mais na pobreza.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Kátia Abreu (DEM) ganha o prêmio 'motosserra de ouro'

Senadora Kátia Abreu ganha 'motosserra de ouro' em Cancún

(AFP) 

CANCÚN, México — A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM), que lidera uma iniciativa no Congresso brasileiro que, segundo ambientalistas aumentará o desmatamento no país, foi premiada esta quarta-feira, em Cancún, com a "motosserra de ouro", concedido pela organização ambientalista Greenpeace a inimigos do meio ambiente.

Presidente nacional da OAB que pediu cancelamento do ENEM enfrenta falhas no Exame de Ordem

As falhas no exame da OAB

Enviado por luisnassif, qua, 08/12/2010 - 22:05

Por aldeney soares

nassif,

olhe ai! a OAB e seu atual presidente que de forma burra pediu o cancelamento do ENEM não têm moral para pedir nada, seu exame sempre alvo de mutreta!

OAB manda FGV refazer correção das provas do Exame de Ordem

site UOL (última instância)

Da Redação - 08/12/2010 - 14h22

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, determinou nesta quarta-feira (8/12) que a FGV (Fundação Getulio Vargas) --responsável pela aplicação do Exame de Ordem-- refaça a correção das provas da 2ª fase do segundo exame de 2010.

Dilma anúncia mais 10 ministros

Em nota à imprensa, a presidenta eleita, Dilma Rousseff, confirmou hoje, dez novos integrantes de seu ministério:

- Das Comunicações: Paulo Bernardo (PT/PR);
- Dos Transportes: o senador Alfredo Nascimento (PR/AM) volta ao cargo;
- Da Pesca e Aquicultura: senadora Ideli Salvatti (PT/SC)
- De Direitos Humanos: deputada Maria do Rosário (PT/RS)
- De Comunicação Social: jornalista Helena Chagas;

Marcos Coimbra: uma nova pesquisa sobre temas morais nas eleições

por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense, via Vermelho

Uma novidade importante nas eleições presidenciais deste ano foi a proeminência que ganharam certos temas que poderíamos chamar morais. São questões importantes para todos na sociedade e, para algumas pessoas, fundamentais. Nunca, no entanto, haviam estado na pauta dos candidatos (pelo menos dos partidos maiores) e nem suscitado discussões relevantes na tomada de decisões de voto.

Alteração do Código Florestal beneficia o setor ruralista

"Os ruralistas não pensam no futuro do planeta", afirma Aziz Ab'Saber

Por: Danilo Augusto

São Paulo – Mais uma investida da bancada ruralista para tentar aprovar o novo Código Florestal ainda neste ano foi fracassada nesta terça-feira (7). A bancada apresentou uma lista com aproximadamente 370 assinaturas para que o Projeto de Lei que institui o novo Código fosse votado em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Porém, não houve acordo entre os líderes da Câmara para incluir o requerimento na ordem do dia.

A proposta de mudança no atual Código Florestal é do deputado federal Aldo Rabelo (PcdoB-SP) e está recebendo críticas de ambientalistas, movimentos sociais e especialistas em meio ambiente.

Ministro Haddad sobre Pisa: "O olhar correto sobre esses indicadores é colocá-los em perspectiva histórica"

Precisamos colocar os dados em perspectiva histórica'

Lisandra Paraguassú / BRASILIA - O Estado de S.Paulo

ENTREVISTA - Fernando Haddad, ministro da Educação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, comemorou os resultados do Pisa. Apesar de reconhecer que o Brasil tem um longo caminho pela frente, afirma que, se for mantido o crescimento registrado na última edição, o País atingirá as metas traçadas para 2022. A seguir, os principais trechos da entrevista concedida ontem ao Estado.

Com 77,6% de desaprovação, prefeita de Natal tenta sobreviver no poder




Com 77,6% de desaprovação, prefeita de Natal tenta sobreviver no poder

Com metade da gestão cumprida, o saldo para Natal é devastador e justifica o altíssimo descrédito da população com Micarla de Sousa (PV), escreve o leitor Tiago Negreiros

Por Tiago Negreiros

Neste mês a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) fará (mais) uma nova reforma do seu secretariado. Em janeiro sua gestão completará dois anos e, ao longo desse tempo, 25 secretários já foram substituídos. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra (PV), está otimista com as mudanças e promete uma “guinada na gestão”. Até o perfil ideológico da administração vai entrar na cota. Antes de direita, sob a estreita aliança com o DEM do senador José Agripino, Micarla procurará agora se aproximar das legendas ditas de esquerda. Partidos como PCdoB já foram sondados e, com uma espécie de carta convite nas mãos, o secretário dita: “quem vier, será bem vindo”. Mas quem quer?

Participação do PSB no governo Dilma Rousseff

PSB quer dois ministérios e estatais do Nordeste

Ministérios cotados são da Integração e o das Micro e Pequenas Empresas

Agência Estado

O PSB deve acertar nesta quarta-feira (8), com a presidente eleita, Dilma Rousseff, sua participação no futuro governo. A cúpula do partido quer fechar a cota de poder dos socialistas com dois ministérios - o da Integração, para o ex-deputado Fernando Bezerra Coelho (PE), e o das Micro e Pequenas Empresas, para o senador Antonio Carlos Valadares (SE) - além de manter sob seu comando a Secretaria de Portos.

Wikileaks: O 1º preso político global da internet e a Intifada eletrônica

Julian Assange é o primeiro geek caçado globalmente: pela superpotência militar, por seus estados satélite e pelas principais polícias do mundo. É um australiano cuja atividade na internet catupultou-o de volta à vida real com outra cidadania, a de uma espécie de palestino sem passaporte ou entrada em nenhum lugar. Ele não é o primeiro a ser caçado pelo poder por suas atividades na rede, mas é o primeiro a sofrê-lo de um jeito tentacular, planetário e inescapável. Enquanto que os blogueiros censurados do Irã seriam recebidos como heróis nos EUA para o inevitável espetáculo de propaganda, Assange teve todos os seus direitos mais elementares suspensos globalmente, de tal forma que tornou-se o sujeito mundialmente inospedável, o primeiro, salvo engano, a experimentar essa condição só por ter feito algo na internet. Acrescenta mais ironia, note-se, o fato de que ele fez o mais simples que se pode fazer na rede: publicar arquivos .txt, palavras, puro texto, telegramas que ele não obteve, lembremos, de forma ilegal.