quinta-feira, 24 de março de 2011

Policial dispara spray de pimenta em criança

PM dispara spray de pimenta em criança



Por RRodrigo

Protestos no Morro do Bumba (pelo atraso no pagamento do auxílio-desabamento pela prefeitura de Niterói)


nota para o flagra do PM e seu spray de pimenta disparado contra uma criança


http://oglobo.globo.com/rio/fotogaleria/2011/14140/23_ghg_rio_bumba4.jpg

Retirado do Luís Nassif

terça-feira, 22 de março de 2011

Lula condena ataque à Líbia: “Secretário da ONU deveria ir lá para conversar”

por Claudio Leal, no Terra Magazine
De São Paulo

Em evento com a comunidade árabe, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou os ataques à Líbia. “Quero dizer que sou solidário à posição do Brasil, que se absteve na ONU (Organização das Nações Unidas) contra as invasões”. Para ele, a aprovação dos bombardeios se deve ao “enfraquecimento da ONU”.

- Em vez de mandar avião, o secretário da ONU deveria ir lá para conversar – criticou, numa alusão indireta ao ditador líbio Muammar Kadafi.

Corte de 30% do orçamento deixa a UERN em dificuldade financeira

Retirado do Blog do Carlos Santos


Uern agoniza e professores tentam mobilização


Telefones cortados, fornecedores com pagamentos atrasados, dificuldades para a realização de viagens em virtude da falta de combustível nos veículos: essa é a realidade atual da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A dificuldade financeira começou no governo passado quando mais de R$ 1 milhão destinado ao custeio da instituição deixou de ser repassado. No entanto, o descaso com a UERN não se restringiu à administração passada, já que o atual governo realizou diversos cortes no orçamento 2011 da universidade.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), o corte de 30% do orçamento já reduzido da UERN é algo injustificável.

As bolsas de mestrado para professores do ensino médio

Retirado do Luis Nassif

Por Nilson Fernandes
(Atualizado em 22 de março, às 14h30)
Segunda-feira, 21 de março de 2011 às 18:02  
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (21/3) a criação de bolsas de mestrado à distância para professores da educação básica por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A condição para aquisição do benefício será a permanência de, no mínimo, cinco anos na rede pública de ensino. O anúncio foi feito na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a 11 educadoras brasileiras, no Palácio do Planalto.
O ministro informou que os cursos deverão ser nas áreas de disciplinas aplicadas na educação, como matemática e biologia, por exemplo, e que além de garantir a melhoria da educação por meio do aperfeiçoamento dos professores, a medida visa incentivar o aumento da oferta dos cursos de mestrado para educadores. Haddad disse que a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos.
“Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização. Seguindo a experiência dos países desenvolvidos do ponto de vista educacional, nós vamos estender as bolsas de mestrado para os profissionais da escola pública que tenham interesse neste diploma ”, explicou o ministro.

A Rosa começa a mostrar seus espinhos

 Por Marcílio Moreira

Com 80 dias do governo de Rosalba Ciarlini (DEM-RN) já é possível perceber alguns espinhos: diz que o governo anterior deixou o RN "quebrado", mas, só para a o carnaval de rua de Caicó mandou 100 mil (apenas Caicó recebeu?); até agora ninguém sabe, ninguém viu, quais são os seus projetos em prol do Rio Grande do Norte (será que a rosa aprendeu com a borboleta?); e, por último, cancelou mais de uma centena de convênios firmados com os municípios entre 2006 e 2010 (algum aliado foi prejudicado?).

Retirado do Blog Panorama Político - Tribuna do Norte (matéria abaixo)

Presidente da Femurn critica Governo e classifica medidas de “equivocada e punitiva”

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, classificou de equivocada e extremamente prejudicial a decisão do Governo do Estado de cancelar mais de uma centena de convênios firmados com os municípios entre 2006 e 2010. “A decisão do governo é equivocada, prejudicial à população do RN, antimunicipalista e punitiva”, declarou o presidente da Femurn, que apelou à governadora Rosalba Ciarlini para que restabeleça o diálogo com os municípios e suas entidades.

Deputada Fatima Bezerra em defesa do Piso Salarial do Magistério

Frente Parlamentar de Defesa do Piso vai se reunir com Cezar Peluso



Em discurso hoje à tarde no plenário da Câmara dos Deputados, a deputada federal Fátima Bezerra confirmou para amanhã, às 15h30, reunião da Comissão de Educação e Cultura e da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial do Magistério com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cezar Peluso. “Vamos solicitar ao ministro que coloque em votação o mais rápido possível a Ação Direta de Inconstitucionalidade 4167/08, para que seja resgatado o conteúdo original da lei 11738/08, que institui o piso salarial dos professores”, explicou a deputada.

Em dezembro de 2008, quando o STF julgou liminarmente o pedido feito pelos cinco governadores que ajuizaram a ADI, foi reafirmada a constitucionalidade do piso, com exceção a dois pontos: o que trata do uso de gratificações para pagamento do piso e outro que se refere à distribuição da carga horária dos professores. Desde então, esses dois pontos aguardam um julgamento da corte e muitos gestores estão usando o fato de o mérito da ADI 4167 não ter sido julgado para desrespeitar a lei. “O resultado é que mais de 2 milhões de professores estão hoje na expectativa desse julgamento”, pontuou Fátima Bezerra.

segunda-feira, 21 de março de 2011

ONU age de acordo com a conveniência.

Retirado do Carta Maior

ONU: dois pesos, duas medidas

Em 1994, Ruanda foi palco de um genocídio perpetrado durante 100 dias por radicais hutus contra tutsis e hutus moderados, resultando na morte de cerca de um milhão de pessoas. Os principais acusados pela indiferença são os mesmos que aprovaram a resolução do Conselho de Segurança contra a Líbia, ou seja, EUA, França e Grã-Bretanha, além da Bélgica.

Larissa Ramina

A Líbia foi o primeiro país em toda a história do Conselho de Direitos Humanos da ONU a ser suspenso de suas atividades por violação dos direitos humanos. Seria a Líbia o primeiro Estado a ocupar uma cadeira no Conselho a violar aqueles direitos? O que dizer das prisões norte-americanas em Guantânamo e da expulsão dos ciganos na França, para citar só dois exemplos?

Sobre a visita de Obama e o que a mídia brasileira não diz

Retirado do Vi o Mundo

Wladimir Pomar: Mr. Obama não se mostrou disposto a pagar nem um cafezinho

Rio de janeiro,21/03/2001

SOBRE A VISITA DE MR. OBAMA

por Wladimir Pomar

Mr. Obama aterrisou no Brasil cheio de simpatia. Afinal, boa parte da população brasileira ainda não está informada de que o eleitorado americano foi vítima de um embuste, e a grande imprensa fez tudo a seu alcance para promover a simpatia do casal e o charme de Mrs. Michele.

A grande mídia não mediu esforços para encobrir a grave crise econômica e social que assola aquele grande país, omitir a manutenção da mesma política externa que levou os Estados Unidos ao atoleiro do Afeganistão e do Iraque, e encobrir o apoio do governo norte-americano aos governos ditatoriais da África do Norte e da Arábia.

Em resumo, fez de tudo para dourar a pílula do que deseja realmente Mr. Obama em sua viagem ao Brasil. E tem sido incapaz de mostrar sua afronta ao Brasil, tipo Bush filho, ao ordenar o bombardeamento da Líbia em seu primeiro dia de visita ao governo brasileiro.

Apesar de falar em paz e cooperação, Mr. Obama demonstrou que pratica guerra e imposição. Embora tenha dito ter apreço pela pretensão brasileira de participar do Conselho de Segurança da ONU, não avançou um til sequer na promessa vaga de continuar trabalhando com todos pela reforma daquele órgão multilateral. E não deu qualquer sinal de que afrouxará as barreiras à entrada dos produtos brasileiros no mercado estadonidense.

Professores "novatos" de SP desistem de dar aulas porque não suportam as condições de trabalho

A Folha de São Paulo fez uma matéria falando da desistência dos professores novatos das escolas públicas do estado de São Paulo (veja abaixo). Entretanto, as condições de trabalho de um professor da rede pública de ensino de São Paulo não diferem muito do restante do País. Aqui, no Rio Grande do Norte , por exemplo, um professor tem salário inicial que não chega a 900,00 R$; salas superlotadas (no mínimo 40 alunos por turma - Ensino Médio); 24 horas em sala de aula + 6 Horas extra-classe ( para reuniões pedagógicas, corrigir atividades e provas, fazer planos de aulas, pesquisar, organizar cadernetas, etc.); além do desinteresse dos alunos, da falta de disciplina e  respeito para com o professor. Ou seja, é dose para elefante. Sendo que o resultado, para quem não vislumbra  trocar de profissão,  é baixa estima e depressão.


Retirado do Blog do Luis Nassif 


As desistências dos professores de SP

Enviado por luisnassif, seg, 21/03/2011 - 12:49

Detalhe: embora as razões para a desistência sejam expressivas, para analisar a relevância da matéria é preciso avaliar o percentual de desistência em relação ao total de concursados.

Da Folha

Professor "novato" desiste de aulas na rede estadual