sábado, 14 de agosto de 2010

Dilma: o DEM tentou acabar com o Prouni

Em encontro de Prefeitos no Rio Grande do Sul, Dilma criticou o preço dos pedágios nas rodovias de São Paulo e o fato do DEM ter tentado acabar com o ProUni.

Dilma ataca pedágios de São Paulo e diz que DEM tentou acabar com bolsa universitária

Em discurso no sul, candidata também defendeu o vice, Michel Temer


A petista Dilma Rousseff, que concorre à Presidência pelo partido, aproveitou um encontro com prefeitos do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13), em Porto Alegre, para atacar propostas e promessas do seu adversário na corrida presidencial, o tucano José Serra. Dilma criticou o preço dos pedágios nas rodovias de São Paulo, que virou ponto de discussão na campanha eleitoral do PSDB, e também o programa tucano Renda Cidadã, que tem semelhanças com o Bolsa Família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ibope: Delcídio do Amaral (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) lideram disputa para o senado em Mato Grosso do Sul

Ibope diz que Delcídio e Dagoberto garantem vaga
no Senado

Extraído de: SulNews

A pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta-feira pela TV Morena, confirma a liderança do candidato à reeleição Delcídio do Amaral (PT) na disputa pelo Senado por Mato Grosso do Sul, com 59% das intenções de voto. Caso as eleições fossem realizadas hoje, quem também garantiria a segunda cadeira de senador seria Dagoberto Nogueira (PDT), com 31%.

Zezé Di Camargo: do jeito que está sendo feito, prefiro não participar do Criança Esperança

Do jeito que está sendo feito, prefiro não participar do Criança Esperança, diz Zezé Di Camargo

Cantor afirma que a produção do programa não dá liberdade aos artistas

Fabian Chacur, do R7

Zezé Di Camargo & Luciano não participarão pela primeira vez em sua carreira do programa beneficente Criança Esperança, da Globo. Eles não foram convidados. Mas os irmãos não estão nem um pouco preocupados com isso, como deixaram claro durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta (13), que lançou em São Paulo o livro/revista Dois Corações e uma História, sobre a carreira da dupla.

Azenha conta como a Globo ajudou a levar para o segundo turno em 2006

2006: Como a Globo ajudou a levar para o segundo turno

Por Luiz Carlos Azenha

O texto abaixo trará apenas uma novidade (considerável) para os leitores habituais do site.

Mas é importante repetir a história, especialmente para os leitores que chegam agora.

Em 2006 eu era repórter especial da TV Globo baseado em São Paulo. Fui escalado para cobrir as eleições presidenciais. Foi minha primeira experiência no gênero. Fui destacado para acompanhar o candidato Geraldo Alckmin.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A explicação de Guerra para o resultado da pesquisa Datafolha, Dilma 41% e Serra 33%.

A explicação do senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, para a vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra na pesquisa Datafolha é no mínimo risível.

- Ela falou 12 minutos no JN e no dia seguinte começou a apuração da pesquisa. E o Serra só falou no terceiro dia, quando a pesquisa já estava sendo fechada – disse Guerra.(O Globo)

Ora, se o fato da candidata do PT ter sido a primeira a ser entrevistada no JN, em 12 minutos, a levou a abrir oitos pontos sobre Serra o que acontecerá quando começar o horário eleitoral onde Dilma terá 10 minutos e Serra 7.

Datafolha : Dilma a 3 pontos de vencer no 1º turno

Me perdoe, Bonner. Datafolha entrega os pontos no JN

Por Brizola Neto

Acaba de ir ao ar, no Jornal Nacional. Confirmado, Dilma na frente. 41 a 33%. Quem deu a noticia foi a Fátima Bernardes. Bonner só entrou depois. E “pior”: Dilma a 3 pontos de ganhar no primeiro turno.

E o pior é a cara de pau do Datafolha. Vamos aos números. Dilma, que teria na pesquisa realizada de 20 a 23 de julho – coisa de 20 dias – passou de 36% para 41%. Serra, que era anunciado com 37%, caiu para 33%. Notem que ambas as variações foram muito acima da margem de erro de 2%.

Pesquisa Datafolha para governador: RS, MG, RJ, PE, DF, PR, SP

Pesquisa Datafolha aponta Tarso à frente na corrida ao Palácio ... Zero Hora


 
 

Escondendo: Folheto de Alckmin só cita o nome de Serra uma única vez

Alckmin faz folheto e quase esconde Serra

Um folheto de 8 páginas do candidato a governador de São Paulo pelo PSDB causou um certo desconforto entre tucanos serristas nesta semana. Numa reunião entre secretário de Estado e o governador paulista atual, Alberto Goldman, alguém notou: “Só tem uma vez a palavra Serra nesse folder”. (leia na íntegra aqui: Blog Fernando Rodrigues)

Uma contribuição ao debate democrático, mesmo que Eliane Cantanhêde fique irritada


Quando os jornais contestam qualquer ação dos governos, sejam estes federal, estadual ou municipal, é normal que os mesmos respondam e forneçam suas defesas aos questionamentos. Nada mais natural e é assim que alguns jornais, como a Folha, tem incorporado até a figura do “Outro lado” para permitir a manifestação do contraditório.

A sofisticação da grande mídia

Por Wladimir Pomar

Quem se der ao trabalho de acompanhar, por pouco que seja, o noticiário da grande mídia a respeito das atividades diárias dos candidatos à presidência da República poderá notar o grau de sofisticação que as empresas de comunicação alcançaram para demonstrar sua pretensa neutralidade.

PASSIONE - Veneno em forma de folhetim

PASSIONE
Veneno em forma de folhetim

Por Washington Araújo em 11/8/2010

Coisas de nossa tevê em canal aberto. Começa ano, termina ano e ficamos sabendo da quantidade de recursos públicos empregados em campanhas contra o uso de drogas. Programas em horário nobre de diversas emissoras de tevê tratam do uso de drogas nas grandes cidades, investigam as razões que levam principalmente os adolescentes e jovens a buscar o uso de drogas, mostram a realidade dos morros e a vida e a morte de traficantes seja no Rio de Janeiro, em São Paulo ou no entorno da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Por que persiste a Igreja-poder?

Por que persiste a Igreja-poder?

Leonardo Boff
Instituições autoritárias possuem uma mesma lógica de autoreprodução. Não é diferente com a Igreja-instituição. Este exercício de poder não tem nada de divino. Era o que Jesus exatamente não queria. Ele queria a "hierodulia" (sagrado serviço) e não a "hierarquia" (sagrado poder).

Pesos e medidas

Pesos e medidas

Mino Carta

Mutáveis os da mídia nativa, certa de que nós da plateia não passamos de um bando de idiotas

Não há semelhança possível entre um estúdio de tevê e um ringue. Pelo menos não havia até poucos dias atrás. A gravação de uma entrevista na TV 5, filiada à Rede Bandeirantes em Rio Branco, acabou em vale-tudo entre o entrevistador, o jornalista Demóstenes Nascimento, e o entrevistado, candidato ao Senado pelo Acre, o emedebista João Correia. De categoria nitidamente superior, Demóstenes pareceu mais talhado para catch-as-you-catch-can e ganhou a luta com bom aproveitamento tanto nos socos quanto nos pontapés. Empate em matéria de insultos e palavrões.

Brizola Neto: Serra é ficha limpa, por enquanto



Fiz durante a tramitação do projeto Ficha Limpa todas as ressalvas sobre os riscos de se impugnar politicamente alguém por condenação em primeira instância, e, portanto, não posso condenar quem enfrenta processos iniciais na Justiça. Mas chama atenção a quantidade de processos a que José Serra responde segundo levantamento feito pelo site Congresso em Foco.

Propaganda Eleitoral: Dilma 10 minutos e Serra 7

Na TV, Dilma terá três minutos a mais por dia do que Serra

A divisão do tempo da propaganda eleitoral gratuita — que começa no próximo dia 17 — foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a Instrução 131, a coligação Para o Brasil Seguir Mudando, da candidata à Presidência da República é Dilma Rousseff, terá direito a dez minutos, 38 segundos e 54 centésimos em cada um dos dois blocos de 25 minutos que serão veiculados em cadeia de rádio e televisão.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Campanha contra a capitalização da Petrobras: eles não desistiram de impedir a soberania no pré-sal

Desde a descoberta das jazidas do présal, a coalizão eleitoral conservadora tentou barrar o debate e a aprovação de novos marcos regulatórios que pudessem dificultar o avanço das petroleiras mundiais sobre essas riquezas. Serra mais de uma vez advogou o adiamento da discussão para 2011, na esperança de que sua eventual vitória ampliasse a margem de manobra política para reverter a estratégia de soberania formulada pelo governo Lula.

Dilma Rousseff em Santa Catarina

Em encontro com empresários catarinenses Dilma falou de pontos importantes do seu programa de governo, mas o jornalista preferiu destacar na manchete a disputa com o José Serra. Embora, mais à frente diga que “foi uma das únicas declarações de Dilma em relação à disputa pela sucessão presidencial”.

Além disso, tratou como irritação da candidata uma resposta bem dada a um jornalista sobre os investimentos do PAC.

É dessa forma que a mídia tenta desconstruir a imagem de Dilma.

Apaes e instituições especializadas recebem R$ 293 milhões em 2010

O repasse de recursos destinados a melhorar as condições das instituições especializadas em alunos com deficiência aumentou nos últimos anos. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) passou a contar em dobro as matrículas das pessoas com deficiência que estudam em dois turnos, sendo um na escola regular e outro em instituições de atendimento educacional especializado.

Nassif: A Folha e o factóide com o BNDES


Para entender o jornalismo da Folha.

O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) tem duas formas de atuação: diretamente ou através de bancos intermediários. Trata diretamente dos grandes projetos de financiamento, especialmente grandes obras de infra-estrutura que não interessam aos bancos – devido ao porte, ao risco de carteira.

Roberto Jefferson: Globo facilitou a vida do meu candidato

Depois de Lula ter dito que faltou “gentileza” de Willian Bonner para com Dilma Rousseff, Roberto Jefferson concluiu que sobrou “facilidade” para José Serra.
Terminada a entrevista do presidenciável tucano ao "Jornal Nacional", Jefferson plugou-se à internet.
Pendurado no twitter, anotou: “William Bonner e Fátima Bernardes facilitaram para o meu candidatov. Foram mais amenos com ele”.
Um internauta discordou: “Desculpe deputado, mas esse seu comentário não é oportuno. Pegaram leve? Pelo contrário, o Serra é que se saiu muito bem!”
Jefferson manteve a avaliação: “Escrevo para meus leitores sem paixão. Compare a inquirição da Dilma e a do Serra”.
Mais informações

Jogo de peteca: Bonner, Serra, Fátima, Bonner, Serra...

Todos nós sabemos que Serra não quer comparações com o governo FHC onde ele foi bastante atuante, principalmente nas privatizações , porque isso não lhe trará votos.

Entretanto, o eleitor tem o direito de saber tudo sobre os seus candidatos.Ou seja, se devemos fazer comparações entre Serra e Dilma temos de começar pelas atuações deles enquanto ministros de FHC e Lula. Mas, na entrevista ele fugiu desse tema interpretando o Serrinha Paz e Amor, “a discussão não é o Lula”

Petrobras responde ao jornal O Globo

Fotos publicadas por O Globo mostram equipamentos desativados

A respeito da matéria Fotos mostram o que a Petrobras esconde  (leia versão on-line ) da edição de quarta-feira (11/8) do jornal O Globo, a Petrobras esclarece que todas as fotos publicadas da plataforma P-33 referem-se a instalações que estão temporariamente desativadas, que não apresentam nenhum risco para as operações, e estão com os reparos devidamente programados. No próximo mês de outubro a P-33 realizará sua parada programada para manutenção geral. Se tivesse sido informada sobre as fotos antes da publicação, a Companhia teria fornecido estes detalhes, levando ao leitor a informação correta.

A estratégia da oposição na Comissão de Constituição de Justiça do Senado

Oposição cava escândalo, mas falta bala na agulha

Apesar da ineficiência da estratégia, a oposição continua tentado acuar a campanha petista pela via da convocação de personagens suspeitos ao Congresso. De posse do controle político da Comissão de Constituição de Justiça do Senado, os oposicionistas usam a velha tática – explorada à exaustão pelo PT, quando oposição – de transformar os depoimentos em ameaçadora fonte de desgaste político para os adversários.

Dilma Rousseff confirma que investimentos em saneamento foi maior que no governo FHC

Dilma confirma: só na Rocinha, mais que tudo de FHC

Por Brizola Neto

Na ânsia de tentar derrubar Dilma Rousseff de todas as maneiras no Jornal Nacional, Fátima Bernardes questionou a candidata sobre números do saneamento e recebeu a resposta de que só no Rio de Janeiro e apenas na favela da Rocinha, o governo investiu mais de R$ 270 milhões, contra menos de R$ 300 milhões que o governo anterior investiu no país inteiro.

Nassif: A Folha e a especulação com a Petrobras

Por Luis Nassif,

Prossegue o jogo da Folha de criar marolas para prejudicar o IPO da Petrobras. Não é possível a manutenção dessa imprudência.

Pega-se a manifestação da Procuradoria do Distrito Federal, uma mera averiguação, e forma-se uma imensa marola em cima do aporte de capital da União na Petrobras. Dá-se manchete principal do jornal à mera manifestação de um procurador, com o objetivo de estimular a judicialização da questão.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Roberto Jefferson:William Bonner e Fatima Bernardes facilitaram para o meu candidato. Foram mais amenos com ele.

Dilma Rousseff em Belo Horizonte

Em BH, Dilma cita legado de Lula e raízes mineiras

A presidenciável petista Dilma Rousseff destacou, em comício nesta terça-feira, 10 de agosto, em Belo Horizonte, o legado deixado pelo presidente Lula para o Brasil. Citando a todo o momento suas raízes mineiras, a ex-ministra da Casa Civil voltou a bater na tecla de geração de empregos pelo governo federal nos últimos oito anos.

Cid Gomes consegue direito de resposta contra revista 'Veja'

Dahiana Araújo
Direto de Fortaleza

O governador do Ceará, que postula reeleição, Cid Gomes (PSB-CE), conseguiu na Justiça um direito de resposta contra a revista Veja. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), na noite desta segunda-feira. Foram cinco votos a favor e um contra, mas ainda cabe recurso do periódico para tentar reverter a decisão.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Programa Bolsa Família melhora rendimento escolar, segundo pesquisa

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mostra melhora no rendimento escolar e nas condições de saúde das crianças beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. O levantamento ouviu famílias que recebem o benefício e aquelas que estão fora e apresentam perfil semelhante aos beneficiados. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, o Bolsa Família tem contribuído “para melhorar a vida” das pessoas que recebem o benefício.

Prefeito do PSDB-MG não poupou críticas ao seu próprio partido

O prefeito Vladimir Faria Azevedo (PSDB), Divinópolis-MG, não poupou críticas ao seu próprio partido, que governou o país entre 1995 e 2002 com o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de elogiar o presidente Lula.

"A biografia do senhor está acima de qualquer coloração política”. 

Leia na íntegra em: 

Assessor de Serra e cinegrafista brigam em visita ao ABC

O cinegrafista Wellington Gouvêa saiu do Café imobilizado

Nesta terça-feira (10), a visita do candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, a São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, acabou em confusão. Duas estufas de salgados de uma padaria quebradas e uma briga entre um cinegrafista e um assessor do candidato foram o saldo. As estufas foram quebradas após um grande número de militantes, jornalistas e curiosos acompanharem o candidato em um café em frente à Igreja Matriz, no centro da cidade.

Roriz continua cassado e sem o direito de disputar esta eleição

Justiça Eleitoral do Distrito Federal rejeita recurso de Joaquim Roriz

O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) rejeitou na tarde desta terça-feira o recurso protocolado pelo candidato ao governo pelo PSC, Joaquim Roriz, contra a impugnação de sua candidatura.

O recurso, chamado de embargos de declaração, tinha o objetivo de analisar pontos da sentença de impugnação e esclarecê-los para os juízes. Com a rejeição, Roriz continua cassado e sem o direito de disputar esta eleição. Ele ainda pode recorrer da decisão ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A cassação do registro do candidato foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), PSOL e pelo candidato a deputado distrital Júlio Cárdia (PV), com base na Lei da Ficha Limpa.

Redator: Samanta Dias

brasil@eband.com.br

Ibope: PT é o partido de maior preferência dos brasileiros

A pesquisa Ibope, divulgada sexta-feira (6), mediu a preferência partidária dos entrevistados. De acordo com a pesquisa, 26% dos eleitores preferem ou têm simpatia pelo PT. No segundo lugar estão o PMDB e o PSDB, ambos com 6% da preferência dos brasileiros.

O PV obteve 2% da preferência dos entrevistados. Enquanto, o DEM, o PTB, o PC do B, o PSB e o PDT foram mencionados por 1% dos eleitores, cada um.

O PT tem o melhor desempenho na região Centro-Oeste com a preferência de 30% dos eleitores e é mais forte nas capitais e cidades com população acima de cem mil habitantes.

Muito bem treinada

É interessante essa falta de criatividade da mídia e da oposição. Quando o Lula era candidato, em 2002, eles diziam que o presidente não tinha experiência administrativa, que ele seria guiado por alguns de seus companheiros. Agora, dizem que Dilma não tem experiência política (pois, não podem falar da experiência administrativa).

Portanto, para não admitir o excelente desempenho pessoal de Dilma Rousseff na campanha, a mídia e a oposição tem usado de artifícios que tentam mostrar que a candidata do PT não diz o que pensa o que sabe, ou seja, que ela está sendo guiada.


José Serra não consegue se entender com aliados do DEM

PSDB enfrenta nova crise com aliados do DEM

Depois do embate em torno da escolha do candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, PSDB e DEM protagonizam nova crise. Não existem mais pontes entre o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e o candidato tucano. As poucas que um dia chegaram a existir foram todas "dinamitadas". Agora, integrantes do próprio partido tentam atuar como bombeiros. Ontem o presidente do PSDB, Sergio Guerra, se encontrou com Serra e hoje vai a Minas Gerais, onde conversará com o ex-governador Aécio Neves, com quem Maia tem boa relação.

Submarinos terão partes nacionalizadas

Fornecedor brasileiro ganha espaço no projeto de submarino francês

Autor(es): Francisco Góes, do Rio

Valor Econômico

Indústrias brasileiras que produzem máquinas e equipamentos, motores, sistemas de propulsão elétrica e outros bens vão participar do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), acertado em 2008 entre Brasil e França, orçado em 6,7 bilhões. A nacionalização de partes e peças das embarcações está prevista em contrato, assim como a exigência de transferência de tecnologia da França para o Brasil. Um exemplo de parceria nessa área é o da Saturnia Sistemas de Energia, que assinou acordo com o governo francês para produzir as baterias dos submarinos para a Marinha brasileira.

Redução no desmatamento da Amazônia

Desmate menor na Amazônia 

Amazônia está mais preservada  - Jornal do Brasil 

A um mês da divulgação oficial do desmatamento no país, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) confirma a queda de 49% na ação das motosserras na Amazônia, em comparação com o ano passado.

Houve redução em 49% da devastação da floresta em relação ao mesmo período do ano passado

A imprensa e o assassinato de reputações

JOAQUIM BARBOSA NO BAR


Por tudo o que o Ministro do Supremo, Joaquim Barbosa representa, especialmente depois de peitar o também Ministro Gilmar Mendes, a imprensa esperava ansiosa para o dia da vingança.

Pelo fato de estar em licença médica, o estadinho caiu matando porque o Ministro compareceu a uma festa de aniversário em um bar da capital nacional.

O desempenho de Dilma na entrevista ao JN

Na TV, Dilma cola em Lula e diz: “tenho experiência, conheço o Brasil”

Por Christina Lemos

Para além do irritante desempenho dos apresentadores do Jornal Nacional, que praticaram nesta segunda uma espécie de anti-entrevista – em que a pergunta é mais importante que a resposta a ponto de não permitir que o entrevistado termine uma frase –, o desempenho de Dilma Rousseff surpreendeu.

Maitê Proença torce para que a discriminação derrote Dilma Rousseff

Em entrevista para o “Direto da Fonte” (Sônia Racy) a atriz Maitê Proença, depois de responder que gosta de Marina e Serra, solta o seu preconceito:

“A mulher ainda é tratada como escrava na África, Ásia, países árabes, na maior parte do planeta. Só no ocidente houve progressos, muitos, mas ainda há discriminação. Quem sabe a própria venha a calhar nesse momento de eleições, atiçando os machos selvagens e nos salvando da Dilma?

Esse tipo de comentário vai de encontro aos princípios democráticos e a todo processo histórico de conquistas femininas. Infelizmente, foi dito por uma pessoa pública e formadora de opinião que tem que pensar antes de falar.

Tudo bem que ela não vote em Dilma, é um direito. Mas, valorizar um preconceito machista para concretizar o seu desejo é no mínimo falta de respeito para com todos os brasileiros.

Nassif: Bonner ataca afiliadas da Globo

Essa campanha vai entrar para os anais do humorismo brasileiro.

Na entrevista com Dilma Rousseff, William Bonner apresentou como fato comprometedor o apoio de José Sarney, Jader Barbalho e Fernando Collor de Mello, apontados como "coronéis" políticos.

Esqueceu de um detalhe: além de coronéis políticos, são coronéis eletrônicos. E todos fazem parte da Rede Globo de Televisão.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Entrevista de Dilma Rousseff no Jornal Nacional

Dilma saiu-se muito bem em sua participação no JN. Respondeu todas as pegadinhas de William Bonner e Fátima Bernardes com inteligência e segurança.

Infelizmente, os jornalistas estavam preocupados em não deixar a Dilma fazer campanha, ou seja, falar do programa, das idéias... do que pretende para o país.

Na verdade, Bonner e Fátima não queriam respostas. Apenas irritar a candidata e desperdiçar o tempo com perguntas artificiais, onde o principal objetivo era dar a Dilma a pecha de durona, de não aberta ao diálogo. Foram cinco perguntas sobre temperamento.

O próprio Bonner reconhece quando diz que "não vamos levar o tempo todo da entrevista nisso..."

Leia aqui:



Eleições para o senado

Uma radiografia da eleição para o Senado

Por Rodrigo Vianna

Há alguns dias, escrevi aqui um texto sobre a eleição para a Câmara, e prometi que em seguida faria uma radiografia da disputa para o Senado. É o que apresento agora.

O PT adotou, nessa eleição, a tática de abrir mão de candidaturas a governos estaduais, com o objetivo de fortalecer a bancada no Senado Federal. Tática inteligente, já que o Senado (muito mais do que a Câmara) foi o grande obstáculo a Lula – com uma oposição numerosa e barulhenta. A idéia é permitir que Dilma – num eventual governo – tenha correlação de forças mais favorável no Senado.

domingo, 8 de agosto de 2010

Entrevista de Lula a Istoé

“Fico feliz em saber que ninguém quer fazer campanha falando mal de mim”
Antes de iniciar a conversa com ISTOÉ, o presidente Lula mostrou que estava disposto a dar uma entrevista reveladora. “Vamos combinar o seguinte: podem fazer qualquer pergunta, por mais inconveniente que pareça”, disse ele ao ocupar a cabeceira da comprida mesa de reuniões no seu gabinete improvisado no Centro Cultural Banco do Brasil. “Vamos adotar o seguinte: é probido proibir”, afirmou.

E assim foi. Animado, coloquial e bem-humorado, Lula falou por quase duas horas com a equipe de ISTOÉ, sem recusar nenhum tema proposto. Em dois momentos mostrou um especial estado de espírito. Primeiro um largo sorriso quando recebeu de um assessor, durante a entrevista, os dados da última pesquisa Sensus/Ibope que dava 10% de vantagem à sua candidata Dilma Rousseff sobre o oposicionista José Serra. Pouco depois, o presidente ficaria com o olhos marejados quando falava dos principais legados que julga deixar para o País: “Hoje os pobres sabem que podem chegar lá.”