quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dilma Rousseff em Belo Horizonte

Em BH, Dilma cita legado de Lula e raízes mineiras

A presidenciável petista Dilma Rousseff destacou, em comício nesta terça-feira, 10 de agosto, em Belo Horizonte, o legado deixado pelo presidente Lula para o Brasil. Citando a todo o momento suas raízes mineiras, a ex-ministra da Casa Civil voltou a bater na tecla de geração de empregos pelo governo federal nos últimos oito anos.


Para um público que lotava a Praça da Estação, na região central da capital, e ao lado de Lula, ela adotou discurso conciliador, deixando de lado as críticas mais pesadas à oposição, como tinha feito poucas horas antes em entrevista à imprensa.

Apesar do tom ameno, a petista repetiu a tese de que o Brasil, somente após a gestão Lula, deixou de "ficar de quatro" para o FMI. Não faltaram confetes a seu principal mentor e padrinho político. "Quando o Lula estiver descendo a rampa do Planalto, teremos saudade do maior presidente que o Brasil já teve até hoje".

Mineiridade

Dividindo palanque com os candidatos a governador de Minas, Hélio Costa (PMDB), a vice, Patrus Ananias (PT), Dilma fez questão de ressaltar sua origem mineira - ela nasceu em Belo Horizonte. Ciente do peso eleitoral do segundo colégio eleitoral do Brasil, a ex-ministra destacou que o Estado é um lugar "que sempre honrou a liberdade e a democracia". "Eu aprendi cedo aqui em Minas que eu vivia em um país desigual e que tinha, de alguma forma, que ajudar a mudá-lo".

Além de afirmar que o Brasil "está preparado para ser governado por uma mulher", Dilma se colocou na mesma lista de notáveis mineiros como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Em seu discurso, disse que, como eles, saiu de Minas, mas que Minas nunca saiu do seu coração.

Como a maioria dos candidatos que discursaram no comício, o presidente Lula também apelou para a emoção do público presente e para as "coisas" de Minas. "Virei muitas outras vezes a Belo Horizonte com muito orgulho. Acho que na outra encarnação eu fui mineiro".

A candidata petista ainda ensaiou uma brincadeira com o rol de mineiros ligados à sua candidatura. Após citar Patrus, Hélio Costa, e os candidatos ao Senado, Fernando Pimentel (PT) e Zito Vieira (PCdoB) ela fez uma alusão a seu candidato a vice, Michel Temer (PMDB): "este que não é mineiro, mas é um grande paulista".

Nenhum comentário: