sábado, 25 de junho de 2011

Servidores do RN prometem reagir à decisão do governo de corte de ponto

O povo, unido, jamais será vencido. Alienado, será sempre derrotado! 


Do jornal O Mossoroenese
 
Servidores prometem reagir à decisão do governo de corte de ponto

Com a decisão do Governo do Estado de cortar o ponto dos servidores em greve e descontar os dias não trabalhados na folha de junho, as categorias em paralisação se mobilizam para reagir à altura. A expectativa é de radicalização em resposta à postura do governo, considerada pelos servidores "truculenta, autoritária e inadequada".
 
Em greve há quase dois meses, os trabalhadores em educação do Estado se reunirão novamente na próxima segunda-feira (27), em assembleia na Escola Estadual Winston Churchill, às 14h, em Natal, para ouvir a categoria sobre o corte nos pontos e a sequência do movimento após o ultimato dado pelo Governo do Estado.

EUA: Um império de bases militares

 
Por Hugh Gusterson, no sítio da Adital:

Antes de ler este artigo, responda a esta pergunta:

Quantas bases militares os Estados Unidos têm em outros países:

a) 100
b) 300
c) 700
d) 1000.

De acordo com a lista do próprio Pentágono, a resposta é ao redor de 865; porém, se forem incluídas as novas bases no Iraque e no Afeganistão, a cifra ascende a mais de 1.000. Essas mil bases constituem 95% de todas as bases militares que os demais países mantêm em território alheio. Em outras palavras, os Estados Unidos são para as bases militares o que Heinz é para o ketchup.

Ministra da Casa Civil enquadra colunista de Veja


“Numa nota malévola, Lauro Jardim, da coluna Radar, insinuou que Gleisi Hoffmann teria um apartamento de padrão palocciano; bastou que ela o colocasse à venda, ao próprio jornalista, para que ele recuasse, com o rabo entre as pernas


Pouco a pouco, o Brasil começa a conhecer o estilo da nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Ela é simpática, possui um sorriso cativante, mas também sabe ser dura, quando necessário. E deu a primeira prova, neste fim de semana, de que não tolera o mau jornalismo. O alvo foi o colunista Lauro Jardim, da revista Veja, que, numa nota malévola, insinuou que Gleisi possuiria um apartamento de padrão palocciano.

Eis a nota de Lauro Jardim:

Iberê Ferreira: "Não tenho receio, não tenho medo, medo de ninguém desse governo"

Do Blog Thaisa Galvão

Eita que o ex-governador Iberê Ferreira de Souza tinha dito que não ia falar mais sobre o imbróglio levantado em torno de uma dívida dele com o Bandern - coisa de 23 anos atrás - mas ligou mesmo foi a metralhadora giratória agora há pouco na 98FM, em entrevista a Felinto Rodrigues e Robson Carvalho.

"Não vou ficar no bate-boca, mas o governo ligou o retrovisor e foi para 23 anos atrás, e uma lente de 23 anos termina dando distorções", disse Iberê, questionado sobre a denúncia do dia, mais outra, onde o Ministério Público diz estar investigando - segundo manchete de jornal - a "transação financeira" entre o governo Iberê e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Terrorismo psicológico do Estado não avança

por Carlos Santos,

A notícia que o Governo do Estado passou a alardear, de corte no ponto e poda nos salários de grevistas, precisa ser dissecada melhor. Não é assim tão fácil materializar essa medida.

O Governo Rosalba Ciarlini (DEM) aposta na intimidação. É, sim, terrorismo psicológico.

Mas como já disse dezenas e centenas de vezes, “O Estado não é a Prefeitura de Mossoró e o Rio Grande do Norte não é Mossoró”.

Faz-me um mero transplante de método e mentalidade empregados na municipalidade mossoroense, para o Estado. Os tempos e as circunstâncias são outros.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Razões da mídia para ignorar as greves

Reproduzo abaixo textos retirados do excelente Blog S.O.S Educação Pública:

RAZÕES DA MÍDIA PARA IGNORAR AS GREVES
 
A censura dos meios de comunicação às reivindicações dos docentes e às greves é proposital.

Leiam os textos abaixo e entendem os motivos dessa censura. A aparente preocupação desses veículos com a educação pública, a desqualificação dos docentes e a defesa da meritocracia na educação, estão intimamente ligadas a interesses que não têm nada a ver com a educação. 

Saiba também um pouco mais sobre o "especialista" Gustavo Ioschpe, no ultimo texto e a sua "relação" com a educação, é imperdível. Paulo Ghiraldelli Jr., coloca o "especialista" em seu devido lugar.

Fafá Rosado irá para o TCE

Não dá para entender como as indicações para os cargos de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, um órgão que tem como competência a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e de todas entidades da administração direta e indireta, tenham influência política. 

Um exemplo disso é a indicação da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, para o TCE. Antes dela, o nome do atual do Secretário Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, já tinha sido cogitado.

Leia abaixo texto da coluna eletrônica de Roberto Guedes:

"Informação procedente de Mossoró diz que o advogado e ex-deputado estadual Paulo de Tarso Fernandes, chefe da Casa Civil do governo do Estado, perdeu, junto à governadora Rosalba Ciarlini e ao marido e principal conselheiro desta, agropecuarista e também ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, a condição de candidato à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado que se abrirá em setembro próximo com a aposentadoria do psiquiatra Alcimar Torquato.

A bola da vez teria passado a ser a enfermeira Fafá Rosado, que para assumir renunciaria à prefeitura de Mossoró, abrindo espaço para a vice-prefeita Ruth Ciarlini, irmã de Rosalba, tentar a reeleição em 2.012."

Sendo assim, como esperar que se tenha a isonomia necessária entre as instituições. 

Lembro que recentemente, devido as greves dos servidores, o Tribunal de Contas do Estado lançou nota alertando o Governo Rosalba sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, destacando a necessidade de o governo evitar a extrapolação do limite geral da despesa com pessoal, observando as restrições estabelecidas pela referida Lei (aqui). Antes disso, os sindicatos das categorias em greve já tinham dito que o governo do Estado pode legalmente pagar os Planos.

"Existe no Diário Oficial (de sábado, no qual foram expostos os números) duas situações, uma levando em conta as regras do TCE (Tribunal de Contas do Estado), onde o estado está acima do limite, mas outra considerando as regras do Tesouro Nacional, que é a que vale legalmente e que aponta um percentual de 48,61%", Santino Arruda, presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta, Sinai-RN(aqui)

Então, em quem acreditar???

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vice de Serra perde carteira em blitz

Rudolfo Lago, Congresso em Foco

“O ex-deputado Índio da Costa perdeu a carteira de motorista numa blitz realizada ontem à noite (22) no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Índio foi o candidato a vice-presidente na chapa derrotada de José Serra (PSDB) nas eleições do ano passado. No início do ano, trocou o DEM, o partido pelo qual foi candidato a vice, pelo PSD, o partido que está sendo criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Ali Kamel e a dança das cadeiras na Globo

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:


Alertado por Paulo Henrique Amorim fui checar a informação de quem é o primeiro e o segundo na hierarquia da TV Globo: No início do mês de julho de 2009, Ali Kamel foi promovido ao cargo de diretor da Central Globo de Jornalismo (CGJ), que era ocupado antes por Carlos Henrique Schroder.

Na ocasião, Schroeder passou para a Direção Geral de Jornalismo e Esporte (DGJE), ou seja, caiu para cima. Neste caso, sustento o primeiro e segundo lugares com o argumento de que nem sempre quem tem poder de fato o tem de direito. Mas numa coisa o PHA tem razão: no papel o Ali é segundo.

Apesar do governo Rosalba procurar esconder, é grande o número de escolas paradas

 A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) disse no mês de abril passado que das 710 escolas da rede estadual 346 estavam para serem extintas porque estão sem funcionar há muitos anos(aqui).  Então, de acordo com essas informações devemos crer que apenas 364 escolas funcionam normalmente.

Retomei esses números para mostrar que o governo Rosalba está tentando desmobilizar a greve dos professores ao afirmar que 54,3% das Escolas da rede estadual estão funcionando:

"Cresce o número de escolas com funcionamento normal com aulas em todo o Rio Grande do Norte. Das 710 escolas estaduais existentes no estado, 386 estão funcionando normalmente de acordo com o levantamento feito nesta terça-feira (21) pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação (Core), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). Este número representa 54,3% de adesão ao movimento paredista dos professores, que vem deixando milhares de estudantes sem aula." ASSECOM-RN

Como vocês podem perceber os números declarados não batem. Aliás, como nada nesse governo.


Observem também que no final do texto a SEEC comete um... ato falho

"Este número representa 54,3% de adesão ao movimento paredista dos professores, que vem deixando milhares de estudantes sem aula."

Sendo assim, nem o governo acredita no que diz. Caso contrário não estaria ameaçando cortar o ponto dos grevistas.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

STF obriga Kassab a matricular crianças em creches

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve decisão da Justiça paulista que determinou à prefeitura de São Paulo, prefeito Gilberto Kassab ex DEM, a matrícula de crianças menores de 5 anos em creches próximas de onde moram ou de onde seus pais trabalham. A decisão, anunciada nesta quarta-feira, foi tomada com base nos artigos 208 da Constituição Federal e 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que tratam do dever do Estado com a educação.

100% Ferroviário na final do Festival de Quadrilhas da InterTv


Parabéns ao 100% Ferroviário por ser uma das quadrilhas classificadas para a final do Festival de Quadrilhas da InterTv

A vencedora da categoria estilizada será conhecida no dia 25 de junho, dia da grande final. 

Confira na lista abaixo os grupos selecionados por ordem de apresentação:

Professores da UERN decidem pela continuidade da greve

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2A76_xVTmAwxwhH3HoWvII79js_xug8RQX26PDdsFiAbBcdg0d1frqR2Tn39Jsy_j2cNxskv423dTf0kSIHHXKfk3AvDSDwFqD0Aco7RhAMIq-eUwDGpUfOkGeZfi0nJB65h2MuhHBs-0/s1600/UERN

MAIS UMA VEZ OS PROFESSORES DA UERN DECIDEM PELA CONTINUIDADE DA GREVE

A Assembleia Geral Extraordinária dos professores da UERN realizada na manhã de hoje (22), no pátio da Reitoria da universidade, contou com a participação dos técnicos administrativos e os estudantes da instituição. A categoria docente decidiu pela continuidade da greve, já que não houve apresentação de proposta por parte do Governo do Estado.

Proposta dos professores que foi entregue aos deputados estaduais do RN

No dia 21, terça-feira, o SINTE entregou a proposta dos professores à presidência da Assembleia Legislativa do RN para que a mesma intermediasse junto ao governo do estado uma solução para o fim da greve. 

Infelizmente, mais uma vez (primeiro foi quando disse que os Planos de Cargos e Salários eram ilegais) o governo Rosalba põe em dúvida a credibilidade da Assembleia Legislativa quando diz que vai cortar o ponto dos grevistas, antes mesmo de iniciar um diálogo democrático com os deputados.

Abaixo a proposta da categoria, retirada do Blog da Janeayre Souto

Pontos:

1. Escalonamento do pagamento do efeito retroativo a abril/2011 dos 34%, que corresponde à implantação do Piso Salarial no Estado, haja vista o julgamento do STF em 06 de abril do corrente ano;

ex-governadora Wilma de Faria:“Tudo que Rosalba está fazendo em obras é uma continuidade do nosso Governo”

Wilma ao blog: “Tudo que Rosalba está fazendo em obras é uma continuidade do nosso Governo”

Na conversa que teve com o blog, agora há pouco, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) afirmou que todas as obras em andamento pelo atual Governo, é uma continuidade do Governo dela, e citou alguns exemplos.

“As obra da Copa elaboramos todos os projetos e cumprimos todos os passos. A estrada da PIPA deixamos o projeto pronto e os recursos já assegurados. A reforma do Hotel Barreira Roxa, em parceria com o Senac, também foi um esforço do nosso Governo, e tantas outras obras e projetos que a atual governadora diz ser do Governo dela e na verdade não é”, disse Wilma.

Governo do RN decreta ponto facultativo no próximo dia 24

Governo do RN decretou ponto facultativo nas repartições do Estado na próxima sexta-feira, 24 de junho.

A decisão antecipa o feriado do dia 29 de junho – Dia de São Pedro –, quando haverá expediente normal.

A substituição ao feriado do dia 29 leva em consideração o fato de a data ser o início do pagamento dos servidores do Estado, sendo, por isso, inconveniente a manutenção do ponto facultativo neste dia.

Com informações do Blog Muitas Outras

Achando pouco os R$ 23 mil que recebem mensalmente, juízes ameaçam deflagrar greve nacional em agosto


Lula Marques/Folha

 

A Ajufe (Associação dos Juízes Federais) marcou para 17 de agosto uma assembléia de contornos inéditos.

Vai-se discutir a hipótese de deflagração de uma greve nacional dos cerca de 16.100 juízes em atividade no país.

Donos de contracheques com valor médio de R$ 23 mil mensais, os juízes reivindicam reajuste de 14,79%. O governo resiste.

Como alternativa à paralisação, os juízes cogitam marcar um “dia nacional de mobilização”.

Se prevalecer essa modalidade mais branda de protesto, pretende-se levar a Brasília algo como 1.000 representantes da categoria.

Tenta-se atrair para o movimento os procuradores e promotores do Ministério Público.

Pretende-se fazer uma manifestação defronte da sede do STF, para chamar a atenção para a causa da magistratura.

A notícia sobre a assembléia de juízes foi à página da Ajufe na web nesta terça (21) – mesmo dia em que o CNJ aprovou uma velha reivindicação dos juízes.

Resolução do Conselho Nacional de Justiça estendeu aos magistrados benefícios concedidos a membros do Ministério Público. 

Os juízes foram brindados com auxílio-alimentação, ajuda de custo para atividades realizadas fora da jurisdição e pedidos de licença.

Se cortar o ponto, professores não têm obrigação de repor aulas

(...)

Indignação

" Lamentamos muito essa atitude por parte do Governo Rosalba Ciarline. Isso mostra que é um governo que não tem nenhuma habilidade sequer para conversar, para dialogar. Em um momento em que a assembléia legislativa se propõe a ajudar nas negociações, e que todas as categorias dispostas em negociar ela toma uma atitude dessas, é realmente lamentável!", disse em tom de indignação, o coordenador geral do sindicato dos trabalhadores em educação do estado - Sinte/RN, regional de Mossoró, Rômulo Arnauld.

De acordo com o sindicalista, mesmo diante dessa atitude por parte do governo do estado, os professores não vão ceder as pressões, e vão continuar em assembléia permanente em frente a XII Dired.

Exército lança concurso público com 69 oportunidades de nível superior

O Departamento de Educação e Cultura do Exército lançou edital de concurso com oferta de 69 vagas de nível superior para formação de oficiais do quadro complementar do ano de 2012.

Cargos
As chances são para graduados em Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Informática, Biologia, Espanhol, História, Inglês, Matemática, Português, Pedagogia, Psicologia e Veterinária.

Estudo diz que Lula superou FHC e reconhece herança maldita

Reproduzido do Blog Cidadania

Colunistas da grande imprensa andaram compondo odes ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (18 de junho de 1931) por conta da comemoração dos seus bem vividos oitenta anos. Alguns textos foram constrangedoramente bajuladores. Esses mesmos colunistas, porém, tratam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com desdém e ironia.

É hora de colocar os pingos nos is. Os colunistas da imprensa ubilicalmente ligada ao projeto de poder do PSDB – ou de seus caciques de cocares mais empenados – podem fazer as suas escolhas políticas, mas precisam parar de mentir ao negarem que o governo Lula foi melhor do que o de FHC e que este legou àquele uma herança maldita.

'Ele disse que ia me matar devagar', diz jurada de morte no AM

Reproduzido do Blog Os Amigos da Presidente Dilma

"Ele disse que ia me matar bem devagar". Essa foi a mensagem que um pistoleiro fez chegar a Nilcilene Miguel de Lima, 45 anos, através de sua cunhada em maio. A produtora rural assentada pelo Incra há sete anos em Lábrea, cidade no Amazonas próxima à fronteira com o Acre e Rondônia, fugiu da própria casa e hoje está escondida sob a proteção da Pastoral da Terra por conta de ameaças de morte na região.

Desde maio, cinco produtores rurais foram assassinados na região Norte do País, e Nilcilene não quer ser a próxima vítima. "Meu sonho era ter uma terra minha e eu consegui isso. Mas já me espancaram, queimaram minha casa, minhas plantações. Tudo isso que sofri e até hoje nada foi feito", disse Nilcilene em entrevista à BBC Brasil.

Senado aprova projeto que anistia bombeiros presos durante manifestação no Rio

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (22) projeto de lei que anistia os bombeiros militares do Rio de Janeiro punidos pelo governo do estado. Eles participaram de protestos por melhoria nos vencimentos e de condições de trabalho. O autor do projeto, Lindbergh Farias (PT-RJ), argumentou que o objetivo da anistia aos bombeiros militares é atender “às expectativas da população do Rio de Janeiro e do país”.

Governo Rosalba diz que vai cortar pontos dos grevistas

Cortar o ponto dos servidores em greve é uma medida ditatorial, punitiva e de retaliação. Pois, o direito de greve dos servidores não pode ser negado. Além disso, cortar o ponto é o mesmo que privar o servidor do seu sustento e da sua família.

Abaixo matéria do Tribuna do Norte

Foto:Júnior Santos


Governo anuncia corte nos pontos de servidores em greve

Fred Carvalho - Editor


O Governo do Estado decidiu cortar o ponto dos servidores que estão em greve. A medida foi confirmada na manhã desta quarta-feira (22) pelo secretário Chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso. Segundo ele, cada secretaria que tem servidores em greve terá que verificar o ponto antes de remetê-los à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh).

terça-feira, 21 de junho de 2011

Presidenta Dilma: Para ser bem desenvolvido, o trabalho do professor precisa de tempo de preparação, estudo, planejamento...

Jornada para planejamento de aulas, política de fronteiras e estrutura para proteção ao meio ambiente
 
Conversa com a Presidenta Nesta semana, a coluna Conversa com a Presidenta, publicada em diversos jornais no Brasil e no exterior, aborda temas como o aumento da carga horária dos professores para planejamento de aulas, a política para as fronteiras e a estrutura do governo para a proteção ambiental. O primeiro questionamento é do professor de Filosofia de Marataízes (ES), Maurílio Gonçalves: “A senhora [presidenta Dilma] é a favor do aumento da carga horária de planejamento de aulas para os professores, o que, automaticamente, reduz o tempo do professor em sala?”

A presidenta Dilma Rousseff explicou que o principal objetivo do governo é promover a boa formação a todos os estudantes e, justamente para melhorar a qualidade do ensino, os professores têm direito a um terço da jornada em hora-atividade, ou seja, fora da sala de aula. Esse direito – continua a presidenta – foi garantido pela mesma lei que instituiu o piso nacional do magistério, em 2008. “Foi uma iniciativa mais do que acertada”, concluiu a presidenta.
“Para ser bem desenvolvido, o trabalho do professor precisa de tempo de preparação, estudo, planejamento, seleção de materiais adequados, participação em decisões colegiadas e formação continuada. A sala de aula proporciona um bom ambiente de aprendizagem quando a tarefa anterior é bem cumprida. Se, por um lado, o tempo com os alunos é menor, por outro, a qualidade e o aproveitamento são muito maiores. Para um melhor desempenho, o professor tem também que contar com um salário adequado. O governo federal apoia estados e municípios para a correta aplicação da lei do piso nacional, que atualmente estabelece o valor de R$ 1.187,00 para os professores da educação básica, de nível médio, e que cumprem jornada de 40 horas semanais. Vamos destinar recursos por meio do Fundeb, com o objetivo de complementação, para estados e municípios que comprovem dificuldade de cumprir o que dispõe a lei.”

Artigo de Lula no The Guardian apoiando a candidatura de José Graziano da Silva á presidência do FAO

Reproduzido do Blog Os Amigos do Presidente Lula 
 
Nossa batalha para acabar com a fome
 
Acesso aos alimentos é crucial para as pessoas mais pobres do mundo. Liderança sobre esta questão nunca foi mais urgente



O combate à fome e à pobreza deve ser colocado no topo da agenda dos governos, instituições multilaterais e organizações não governamentais. Em 2050, a população mundial chegará a 9 bilhões. Para garantir as suas necessidades, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aponta para a necessidade de um aumento robusto no suprimento mundial de alimentos. Produção africano terá de aumentar em cinco vezes. A produção da América Latina terá que dobrar.

Lula ganha prêmio World Food Prize

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEji653OlL6DILp3dEgV8Pwum8Qf0sRohk31nFmMC_ZhGfRNrgcOnpvoqfnTVeCf8b8D12sMCL0xLZ-R2kWpmmz7ScJyjVp_XMINkcLSwl76x0XE-5fxPRu279oJPU6QLWuVcK3y59noouMR/s1600/LULA+E+O+POVO.jpg

Por Helena,


Terça-feira 21, junho 2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de ser anunciado como um dos ganhadores do prêmio World Food Prize de 2011. O anúncio foi feito há poucos minutos em Washington. O outro vencedor do prêmio em 2011 foi John Agyekum Kufuor, ex-presidente do Gana. Ambos os paí­ses devem cumprir e ir além dos objetivos das metas do Milênio da ONU, de reduzir a pobreza pela metade em 2015.

Professores do RN decidem permanecer em greve

 


Assembleia decide pela continuidade da greve

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira(21) a categoria decidiu pela continuidade da greve da educação. Até o momento não houve nenhuma proposta nova às reivindicações da categoria.

A Assembleia teve acesso a um documento do governo com uma releitura da única proposta apresentada até agora. Para a diretoria do Sinte-RN trata-se da velha proposta com nova roupagem.

Um bom exemplo para o governo Rosalba seguir: o estado de Roraima paga salário acima do Piso para professor

Maioria das escolas estaduais de Roraima é indígena (Foto: France Telles/ Divulgação)
Maioria das escolas estaduais de Roraima é
indígena (Foto: France Telles/ Divulgação)


Do G1

Salário acima do piso atrai docentes de outros estados para Roraima

Professores que atuam em escolas de difícil acesso recebem gratificação.
Teto para quem possui doutorado chega a R$ 5 mil.


  
Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo*
 
Atraídos pelo maior piso salarial do país, professores de todo o Brasil se mudam para lecionar na rede estadual de Roraima. Lá, o professor com formação de nível médio em início de carreira recebe R$ 1.400, fora uma gratificação de R$ 700, para jornada de 25 horas semanais. Um docente com doutorado no fim de carreira pode chegar ao teto de R$ 5.297,84 com gratificações para a mesma carga horária, segundo dados do governo.

Sinte- RN apresenta condições para suspender greve

Sinte apresenta condições para suspender movimento

A direção do Sinte participou de uma reunião com a presidência da Assembleia Legislativa nessa segunda-feira (20). O encontro foi para discutir uma contraproposta ao Governo. O Sinte já elaborou o ofício, destinado ao presidente da Casa, Ricardo Motta, e elencou os pontos considerados fundamentais para que a categoria suspenda a greve. Veja o documento na íntegra:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Deputada Fátima Bezerra (PT) pede pelas estradas do RN



Fátima Bezerra pede pelas estradas do RN

Já que o assunto é PT, continuaremos nele. Hoje a deputado Fatima Bezerra esteve com o superintendente regional do Dnit, Ézio Gonçalves e saiu de lá com a bagagem carregada de promessas. 

Primeiro ouviu que o ógão fará estudos  de viabilidade técnica para urbanização, sinalização e duplicação da BR-406, no trecho em que a rodovia corta a zona urbana do município de João Câmara. A ideia é ampiar o comforto dos carros que trafegam nos 13 municipio do Mato Grande.

Greves RN: Deputados irão buscar reabertura do dialogo com o governo

Comissão de Deputados recebe dirigente sindical em reunião

Da Redação

Aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (20), reunião na presidência da Assembleia Legislativa. Participaram dessa reunião os seguintes sindicatos: SINTE, SINAI, SINTERN, SINPOL e ADUERN. Os deputados presentes a essa reunião: Ricardo Motta participaram os deputados Fernando Mineiro (PT), Antônio Jácome (PMN), George Soares (PR), Hermano Morais (PMDB), Tomba Farias (PSB), Raimundo Fernandes (PMN) e Larissa Rosado (PSB).

Professores do RN permanecem em greve

Professores do estado fazem assembleia e greve continua

Publicação: 20/06/2011

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Os professores da rede estadual de ensino permanecem em greve e nova assembleia acontecerá nesta terça-feira (21) a partir das 8h na sede deste Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN). Com a continuidade do movimento, os profissionais permanecem paralisados e reivindicam ajuste salarial, além de melhores condições de trabalho, exigências propostas pela categoria desde o início o último mês de maio.

Professor precisa de condições dignas para desempenhar bem a sua função

por Declev Reynier,

Se você vai ao médico, o doutor precisa de uma série de instrumentos, estrutura e serviços para poder te atender e, possivelmente, curar.

Precisa do consultório, onde se encontram instrumentos tais como estetoscópio, aparelho de pressão entre outros.

Precisa de limpeza, asseio, pia com água corrente, luvas.

Se ele precisa de exames, te encaminha para um lugar onde possa fazê-los, onde tenha máquinas de raio-x, de tomografia, de ultrasonografia.

A luta secreta de D. Paulo Evaristo Arns

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiubU5a7SQg78r8EIdKAJlmANX6KIpt_gUqp4B2vfaep46FrHW44-ZM-46P_BnuDNUGcMhmSQ8v0ToLS5AyGAqeY6zKu_QpgQauY2v1mndSCLIL17Lome0kM-9jkgEg3raarSkalcM_1E8/s1600/nac__a_luta_secreta.jpg
Foto Janete Longo/AE


Documentos inéditos obtidos pelo 'Estado' em Genebra revelam como o cardeal e a Igreja combateram a ditadura militar

Jamil Chade - O Estado de S.Paulo

No auge da violência promovida pelo governo militar, parte da Igreja e centenas de líderes religiosos no Brasil passaram a ser alvo da repressão. Documentos guardados há décadas em Genebra obtidos pelo Estado revelam como o cardeal d. Paulo Evaristo Arns liderou um lobby internacional, coletou fundos de forma sigilosa e manteve encontros com líderes no exterior para alertar sobre as violações aos direitos humanos no Brasil.

Ministro quer estender todos os direitos trabalhistas às empregadas domésticas

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pretende propor um projeto que assegure às empregadas domésticas os mesmos direitos que o restante dos trabalhadores. A ideia é que a proposta seja entregue à presidenta Dilma Rousseff até o fim do ano. Dessa forma, a categoria terá direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ao abono salarial, ao seguro-desemprego e a horas extras.

"Fukushima é muito pior do que se imagina"


Alerta é de ex-dirigente da indústria nuclear. “Fukushima é a pior catástrofe industrial da história da humanidade”, disse Arnold Gundersen, à rede de televisão Al Jazeera. Cientistas independentes têm monitorado a localização de lugares radioativos perigosos em todo o Japão e seus resultados são desconcertantes. “temos 20 núcleos expostos, os tanques de combustível têm vários núcleos cada um, ou seja, há um potencial para liberar 20 vezes mais radicação do que ocorreu em Chernobyl”, afirma Gundersen. Médicos alertam para possibilidade de chuva radioativa já afetar os Estados Unidos.

Juiz goiano dissolve STF e assume título de Magistrado Supremo

Juiz anula contrato de união estável entre homossexuais 

Em maio, STF reconheceu efeitos da união civil para casais gays

O juiz da 1º Vara da Fazenda Pública de Goiânia, Jeronymo Pedro Villas Boas, determinou nesta sexta-feira (18), de ofício, a anulação do primeiro contrato de união estável entre homossexuais firmado em Goiás, após decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a união entre casais do mesmo sexo como entidade familiar.

Para Villas Boas, o Supremo “alterou” a Constituição, que, segundo ele, aponta apenas a união entre homem e mulher como núcleo familiar. “Na minha compreensão, o Supremo mudou a Constituição. Apenas o Congresso tem competência para isso. O Brasil reconhece como núcleo familiar homem e mulher”, afirmou ao G1. O magistrado analisou o caso de ofício por entender que se trata de assunto de ordem pública.

Como o Brasil atuou com direitos humanos no Irã

Reproduzido do Luis Nassif 

Por Alberto Porem Junior

Uma notícia que a Folha dá a muito contragosto.

Se Lula tivesse endossado a culpa seria capa com direito a muito falatório de "especialistas", mas como foi um ato de grandeza "evitando" a morte de sete líderes da oposição iraniana não se ouve um pio, a Folha publica como nota de rodapé para dizer que publicou. O título é um disfarce grosseiro e padrão-Folha:

Da Folha

Lula é elogiado em ato da comunidade bahá'i no Rio

Representante do grupo diz que governo anterior pediu a libertação de sete líderes religiosos no Irã

O governo Lula contribuiu para evitar a morte de sete bahá'i presos no Irã desde 2008, afirmou ontem uma representante da comunidade religiosa no Brasil.

Professor contesta Governo e diz que proposta de 34% de reajuste é 'falácia'


Um professor que pediu para não se identificar enviou ao blog uma bem fundamentada contestação a respeito da proposta do Governo do Estado para tentar acabar com a greve da categoria. Segundo o professor, não há proposta nenhuma, apenas "falácia". Veja os argumentos e dê a sua opinião.

"Pedro,

Essa proposta é a mesma desde o início, ou seja, não tem 2ª nem 3ª propostas. Resumindo: Pagar o Piso em junho e para os outros níves parcelar em 4 vezes até dezembro.

Então, por que os professores não aceitaram?

Porque o Piso é para quem está em início de carreira e tem apenas o magistério. Tem décadas que concurso para professor é só para quem tem nível superio. Quem tem apenas o magistério já está perto de se aposentar e por isso já recebe mais que o Piso. E os professores com nível superior já recebem R$ 930,00. Portanto, essa proposta é uma falácia, enrrolação.

Governo do RN é destaque na mídia nacional por pagar salário baixo ao professor

O Governo do Rio Grande do Norte é mais uma vez destaque na mídia nacional por pagar salário abaixo do piso nacional ao professor. Além do Governo potiguar, Amapá e Santa Catarina também estão nessa mesma situação.

Matéria do portal G1 destaca: “Professores da rede pública estadual estão com braços cruzados em seis estados, em protesto por melhores condições de trabalho. Em três deles – Amapá, Rio Grande do Norte e Santa Catarina -, o salário está abaixo do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação. Levantamento feito pelo G1 com governos e sindicatos mostra que outros 5 estados – Bahia, Ceará, Goiás, Pará e Rio Grande do Sul – também não atingem o valor”.

Coordenador do Sinte diz na Difusora que Governo do Estado mente e engana população

“Se o governo insistir nessa postura mentirosa e irresponsável nós vamos radicalizar de nossa parte”. A declaração foi feita pelo coordenador do Sinte, Rômulo Arnoud, em entrevista ao Política em Debate, da Rádio Difusora, na tarde deste sábado, 18.

Rômulo Arnoud avaliava informações da imprensa de Natal, que neste sábado, anunciava como fato novo, um suposto reajuste de 34% para os trabalhadores em educação.

Ele afirma que essa proposta é antiga, e teria sido apresentado pelo Governo no dia 2 de julho, e devidamente já recusada pelos trabalhadores grevistas da educação.

Ao comentar entrevista da secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho, de que o Governo tinha feito sua parte em favor dos professores, e agora todos deveriam fazer em favor dos estudantes, voltando ao trabalho, Rômulo foi incisivo: “O governo mente, engana a população, ao apresentar uma proposta antiga”.

O sindicalista afirma que o que o Governo apresenta é o cumprimento de uma determinação da Justiça

Fonte: Blog do JBelmont

IFRN abre concurso com 15 vagas para níveis médio e superior

Do CorreioWeb

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu concurso público com oferta de cinco vagas e cadastro reserva de nível médio e dez chances de nível superior. A Comissão Permanente do Vestibular (Comperv) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será a responsável pela organização das provas.

Quem tem ensino intermediário pode se candidatar ao cargo de assistente de alunos. A remuneração inicial é de R$ 1.473,58. Já quem possui graduação pode se inscrever aos empregos de contador e técnico em assuntos especiais. Neste caso, as remunerações iniciais são de R$ 2.989,33.

Governo Rosalba ainda não apresentou uma proposta satisfatória para os professores

Em abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade da Lei do Piso do Magistério, entendendo que o mesmo é vencimento básico, ou seja, estados e municípios não podem utilizar de artifícios (gratificações e abonos, por exemplo) para completar o valor. Além disso, ficou determinado a constitucionalidade do parágrafo 4º do artigo 2º, que determina o cumprimento de 1/3 da carga horária do magistério para atividades extraclasse.

De acordo com a Lei, nenhum professor poderá receber menos que o piso salarial nacional. Dessa forma, todos os estados e municípios que estão pagando abaixo do Piso Nacional têm que fazer a revisão de seus planos de carreira e aplicar o salário inicial no valor correspondente, não contabilizando para esse valor abonos e gratificações.

Desde janeiro, o valor atual do Piso do Magistério é de R$ 1.187,00 para professores com formação de nível médio que trabalham até 40 horas. No caso dos estados que adotam jornadas de 30 horas semanais, como o Rio Grande do Norte, o valor é R$ 890,00.

Na rede pública estadual do Rio Grande do Norte o salário-base de um professor de nível médio é de R$ 664,33 para uma jornada de 30 horas. Portanto, o Estado não cumpre a Lei do Piso do Magistério e nem o PCCR. Para fazer o governo Rosalba Ciarlini cumprir a Lei os professores da rede pública estadual iniciaram no dia 02 de maio uma greve.

A greve já está com mais de 45 dias. O governo fez uma proposta, que foi rejeitada pela categoria. Essa mesma proposta foi reapresentada pela Secretária de Educação mais duas vezes (a unica novidade foi a implementação dos 30% referentes à primeira parcela do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Órgãos da Administração Direta aos profissionais da educação), onde parte da imprensa e alguns blogs reproduziram como sendo novas (aqui). Veja o comentário de um blog, com relação a última:

"Caso os servidores não aceitem a proposta e continuem em greve, o salário será para quem estiver trabalhando." Comentário de um Blog para: Governo formula nova proposta acreditando que greve na Educação pode acabar (aqui)

Na verdade, essa proposta não atende satisfatoriamente a maioria dos professores. Pois, apenas 2 mil deles serão beneficiados de imediato, o Piso Salarial só será pago integralmente em dezembro de 2011. Ao todo são 19 mil professores ativos.

Entretanto, o ponto positivo é que devido à greve (lembrem-se que o governo dizia que estava quebrado e havia o impedimento da LRF, dentre outras coisas) o governo se comprometeu a dar inicio ao pagamento do Piso no mês de junho. Então, quem recebe R$ 664,33 passará a receber R$ 890,00. Dessa forma, a obrigatoriedade de o Governo pagar o Piso Salarial fará com que esses professores tenham de imediato um aumento de 34% nos seus salários (não tendo outra saída o governo tenta tirar proveito dizendo que está dando um aumento maior que os governo anteriores).

Agora, se o governo quer um ano para pagar integralmente a Lei do Piso, imagine o que acontecerá em 2012 quando no início do ano o Piso for reajustado. Será que vai ser necessário uma nova greve? O governo continuará não respeitando professores e alunos??? 

domingo, 19 de junho de 2011

Segundo repasse do FPM de junho será creditado na segunda-feira (20)


Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o valor é de R$ 1.375.732.198,08.

O segundo decêndio do mês de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$1.100.585.758,46, em valores já descontados a retenção do Fundo da Educação Básica (Fundeb).

O repasse será depositado nas contas das prefeituras na segunda-feira, 20 de junho e teve um crescimento de 198.02% em relação ao mês de maio. Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o valor é de R$ 1.375.732.198,08.

100% Ferroviário é destaque no maior site de quadrilhas Juninas do Brasil


Saiu na noite de sexta-feira (17/06) as lista das finalista de um dos maiores festivais de Quadrilhas Juninas do Brasil, o evento ficou marcado por furo da Mistura Gostosa e Moleka 100 Vergonha que não compareceram e não deram justificativas, por outro lado as mais de cinco mil pessoas que estiveram espremidas na Arena do Forró no largo do coreto em Currais Novos, presenciaram dois shows de boas vindas ao São João de duas das principais quadrilhas do nordeste que não saíram em 2010, a Coração Nordestino e a Encanta Natal, que deram um show e emocionaram o público do inicio ao fim em suas apresentações.

Governo ameaça acabar com aposentadoria integral dos servidores


“O Executivo cede a pressões do mercado financeiro e faz ‘terrorismo’ com os atuais servidores federais para aprovar a previdência complementar de natureza privada”

Lucieni Pereira da Silva*

O Jornal Valor Econômico de 13 de junho de 2011 noticia que o “governo federal deve propor o fim da garantia do benefício previdenciário integral para 1,1 milhão de servidores federais na ativa, caso o Congresso não aprove a reforma na previdência do funcionalismo federal”.

Ainda segundo a notícia, a “advertência tem origem na pressão financeira que a aposentadoria de 550 mil funcionários nos próximos cinco anos provocará no caixa da União, ampliando o já elevado déficit anual de R$ 52 bilhões no regime de previdência do funcionalismo”.

Fátima Bezerra participa de seminário do PT em Recife e coordena debate sobre Reforma Política em Recife



Desde a noite de ontem (17/06), a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra, participa em Recife, do seminário “Brasil hoje e suas perspectivas”, promovido pelo Diretório Nacional do PT, Fundação Perseu Abramo e Fórum dos Presidentes do PT Nordeste. Compondo a caravana potiguar, além de Fátima, participam o presidente do Diretório Estadual do PT/RN, vereador Eraldo Paiva, vereadores e representantes do interior do Estado.

Governo x Servidores Públicos

Reproduzido do Blog do Carlos Santos


Por Honório de Medeiros

O que se percebe hoje, no Rio Grande do Norte, no que diz respeito ao embate entre categorias de servidores públicos e Governo, não é uma crise no Estado, entendido este, na percepção do senso comum, como “lugar” no qual ocorrem acontecimentos sócio-políticos.

O Estado, na verdade, é uma cristalização, uma “formalização” de como a Sociedade se auto-organiza e, nesse aspecto, continua incólume: funciona o Poder Legislativo; funciona o Poder Judiciário; até mesmo funciona o Poder Executivo; e a vida real, concreta, o dia-a-dia no campo social, as relações de produção fluem normalmente.