sábado, 25 de junho de 2011

Servidores do RN prometem reagir à decisão do governo de corte de ponto

O povo, unido, jamais será vencido. Alienado, será sempre derrotado! 


Do jornal O Mossoroenese
 
Servidores prometem reagir à decisão do governo de corte de ponto

Com a decisão do Governo do Estado de cortar o ponto dos servidores em greve e descontar os dias não trabalhados na folha de junho, as categorias em paralisação se mobilizam para reagir à altura. A expectativa é de radicalização em resposta à postura do governo, considerada pelos servidores "truculenta, autoritária e inadequada".
 
Em greve há quase dois meses, os trabalhadores em educação do Estado se reunirão novamente na próxima segunda-feira (27), em assembleia na Escola Estadual Winston Churchill, às 14h, em Natal, para ouvir a categoria sobre o corte nos pontos e a sequência do movimento após o ultimato dado pelo Governo do Estado.

Na mais recente assembleia, realizada terça-feira (21), a categoria decidiu pela continuidade da greve da educação, porque, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), até o momento não houve nenhuma proposta nova às reivindicações da categoria.

O Sinte teve acesso a um documento do governo com uma releitura da única proposta apresentada até agora. Para a diretoria do Sinte-RN, trata-se da velha proposta com nova roupagem. O teor do documento foi organizado também em forma de panfleto cuja capa anuncia um aumento de 34% salarial para os professores.

"No entanto, o anúncio governamental esconde que o aumento, depois de seis meses, é zero, e zero também é o aumento previsto para agosto. A atenção dada à reivindicação de reformulação do plano de carreira do magistério também é zero, bem como é zero o nível de confiança de que em dezembro os professores receberão o que está sendo prometido agora", denuncia o Sinte.

SEM AVANÇO

O Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai/RN) programa plenária com os setores em greve e os demais com pendências para terça-feira (28), em Natal. O local e horário serão divulgados na segunda-feira. A plenária encaminhará decisões dos servidores diante da ausência de respostas do governo aos pleitos.

A direção do Sinai lamenta que as negociações com o Governo do Estado não tenham avançado mesmo com intermediação de deputados estaduais que formaram comissão para mediar o diálogo. Essa comissão perdeu força política após o governo anunciar que não negocia mais e que descontará os dias não trabalhados em greve na folha de junho.

Paralisação da Uern permanece sem previsão de término

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a greve, iniciada no dia 31 de maio, continua por tempo indeterminado. Em assembleia realizada quarta-feira (22), os servidores definiram agenda de atividades para esta e a próxima semana. Hoje, participam do "Pingo da Mei-Dia na Greve", organizado pelo Sinte/RN na sede da 12ª Dired, em Mossoró

Segunda-feira (27), às 9h, haverá reunião do comando de greve na sede da Aduern Mossoró; às 15h30, audiência com o reitor da Uern, Milton Marques, na Reitoria, e, às 19h, reunião do comando de greve unificado, na sede da Aduern Mossoró.

Terça-feira (28), às 8h, haverá manifestação na Faculdade de Medicina da Uern e, às 9h, debate sobre autonomia financeira da Universidade no auditório da Faculdade de Medicina, com a participação de José Cristóvão de Andrade, presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Paraíba (ADUEPB), que falará sobre a autonomia da UEPB.

Quarta-feira (29), às 9h, haverá assembleia geral extraordinária na sede da 12ª Dired, em Mossoró, e quinta-feira (30/6), V Arraiá da Aduern, na sede da Aduern em Mossoró. "A greve continua, e lamentamos a postura do Governo do Estado de radicalizar, em vez de negociar com os servidores", diz o presidente da Aduern, Flaubert Torquato.

Nenhum comentário: