sábado, 24 de julho de 2010

Como entender os resultados do Datafolha


Entenda o Datafolha

Por Eduardo Guimarães

Quem se surpreendeu, decepcionou-se ou se animou com a pesquisa Datafolha que vazou no fim da noite de sexta-feira na internet e que foi divulgada oficialmente hoje pela Folha de São Paulo, talvez não esteja olhando direito os números.

É claro que, em comparação com a pesquisa Vox Populi divulgada também na sexta, o Datafolha não é tão bom para Dilma nem tão ruim para Serra. Todavia, se compararmos o que vinha sendo feito pelo instituto de pesquisas da família Frias antes de a procuradoria-geral eleitoral acolher a representação do Movimento dos Sem Mídia pedindo investigação dos quatro grandes institutos (Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi), chegaremos à conclusão de que a suposta manipulação de dados do Datafolha refluiu, e muito.

Brasil, Turquia e Irã retomam negociações sobre programa nuclear

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um mês e meio depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs uma série de sanções ao Irã, o Brasil e a Turquia voltam a discutir sobre o programa nuclear iraniano. Os ministros das Relações Exteriores iraniano, brasileiro e turco têm um almoço marcado para amanhã (25), em Istambul, na Turquia. Antes, os ministros brasileiro Celso Amorim e o turco, Ahmet Davutoglu, têm uma reunião separada.

Deus e o destino não são responsáveis pela pobreza, diz Dilma

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao se reunir hoje (24) com evangélicos em Brasília, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, pediu o apoio dos religiosos para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, se eleita. A candidata disse que Deus e o destino não podem ser responsabilizados pela pobreza e os infortúnios. Segundo ela, “a mão imperfeita” das pessoas que conduz mal as políticas públicas.

José Serra insiste nas acusações mentirosas contra o PT

Em entrevista ao Globo José Serra disse que “a pesquisa Datafolha é uma fotografia do momento”. Traduzindo, com um bom Photoshop a fotografia pode ter um resultado bastante diferente.

Aproveitou também para acusar o PT de envolvimento com as Farc e narcotraficantes. 

Datafolha destoa com relação a outros institutos

A pesquisa Datafolha apresenta um resultado muito diferente do apresentado por outros Institutos. Pode ser que a metodologia ajude a explicar, mas cabem algumas interrogações:

Como é que Serra pode está 1 ponto à frente de Dilma na estimulada e ao mesmo tempo perder 3 pontos na espontânea (tinha 19% caiu para 16%)?

Sem falar que a diferença entre os que dizem votar em Dilma + Lula + Candidato de Lula + Candidato do PT (29%) e José Serra (16%) é de 13 pontos:

'Daria um cheque em branco para Dilma', diz Lula

Em Garanhuns, sua terra natal, presidente tenta expressar sua confiança na ex-ministra e diz que escolha para sucessão foi 'óbvia'

Andréia Sadi, enviada a Pernambuco

Em discurso de cerca de uma hora nesta sexta-feira, em Garanhuns (PE), sua terra natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter feito o “óbvio” ao indicar Dilma Rousseff (PT) como candidata à sua sucessão porque ela tinha “mais chances de fazer as coisas acontecerem”. No segundo ato de campanha ao lado da candidata – o primeiro foi há uma semana, no Rio –, o presidente tentou afirmar sua confiança na ex-ministra da Casa Civil ao dizer que daria um cheque em branco para ela.

PAC terá orçamento para projetos no próximo ano, diz ministro

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, disse hoje (23), ao visitar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Baixada Fluminense, que o próximo governo terá orçamento para executar os projetos do PAC.

Chávez: EUA usam Colômbia para atacar Venezuela

CARACAS, 23 Jul 2010 (AFP) -Os Estados Unidos tentam atacar a Venezuela através da Colômbia, transformada em "enclave do império" americano, afirmou nesta sexta-feira o presidente venezuelano, Hugo Chávez, um dia após romper relações com Bogotá.

Pnud aponta para manutenção de transferência de renda, diz área social do governo

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O quadro da desigualdade social no Brasil, retratado no estudo divulgado hoje (23) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), mostra a necessidade de manutenção de políticas de transferência de renda e, ao mesmo tempo, de reforma no sistema tributário para diminuir as diferenças entre os muito ricos e os muito pobres do país.

Coreia do Norte ameaça utilizar "forte dissuasão nuclear"

Estados Unidos acusa país de iniciar uma campanha de provocação

A Coreia do Norte ameaçou neste sábado (horário local) usar uma "forte dissuasão nuclear" para responder aos exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul a partir deste domingo, informou a imprensa oficial norte-coreana.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aprovação do governo Lula permanece em 78%, avalia Vox Populi

Valor Online

SÃO PAULO - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua com aprovação positiva de 78% da população, conforme pesquisa Vox Populi. Trata-se do mesmo percentual verificado no levantamento anterior, divulgado no final de junho. 

Lula acusa Serra de falsidade em denúncia contra o PT

Reuters

CAETÉS (PE) (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o candidato à Presidência, José Serra (PSDB), não está sendo sincero quando acusa o PT de ligação com as Farc e o narcotráfico.

Pesquisa Vox Populi/Band/iG: Dilma está 8 pontos à frente

Vox/Band/iG: Dilma 41%, Serra 33%, Marina 8% 


Pesquisa Vox Populi/Band/iG, a primeira feita após a oficialização das candidaturas, mostra petista 8 pontos à frente do tucano

iG

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa presidencial deste ano e aparece com 8 pontos de vantagem sobre o rival José Serra (PSDB) tanto no primeiro como no segundo turno, aponta pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta-feira. Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra tem 33% e Marina Silva (PV) 8%. Segundo o Vox Populi, José Maria Eymael (PSDC) tem 1%.

Pimentel rebate acusações de Serra sobre o caso Eduardo Jorge e ameaça processá-lo

Do UOL Eleições

Em São PauloO ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato ao Senado, Fernando Pimentel (PT), rebateu a acusação de José Serra, candidato à Presidência pelo PSDB, que em entrevista ao jornal Zero Hora acusou o mineiro de estar envolvido na quebra de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. O petista ainda ameaçou processar o tucano pelas declarações.

José Serra admite ser campeão no quesito más companhias


O "ato falho" do presidenciável foi postado no portal do PSDB. Entretanto, a Folha tratou de modificar as afirmações de José Serra.


Lula: É melhor a Previdência ter dívida do que um cidadão morrendo de fome

Alguns trechos do discurso do presidente Lula, nesta sexta-feira (23), na abertura do II Encontro Nacional da Agricultura Familiar, em Feira de Santana (BA).

Previdência Social

“é melhor a Previdência ter dívida do que um cidadão morrendo de fome”.

Salário mínimo

“Quando eu cheguei no governo diziam: 'Ô Lula, não dá para aumentar o salário mínimo porque vai ter inflação'. Cadê a inflação? E aumentamos em 74%”.

Oferta de créditos para pequenos produtores

"É importante que os prefeitos, igrejas, sindicatos, que nós digamos ao povo que se ele quiser crédito ele vai ter crédito, porque não vai faltar dinheiro para o pequeno ficar um pouco maior".

Dilma sugere que vice de Serra pode gerar instabilidade no país

BRASÍLIA (Reuters) - A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, sugeriu nesta quinta-feira que o vice de seu principal adversário na disputa, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), pode ser um fator gerador de instabilidades se precisar assumir o comando do país.

A grande imprensa e o nascimento do novo

Se a imprensa tradicional está desfigurada, reduzida à condição de boletim de campanha, com fanfarras eleitorais semeadas em praticamente todas as páginas, um fazer jornalístico alternativo, próprio dos que resistem , ameaça a sua até então granítica hegemonia.

Na pesquisa do Instituto O&P Brasil Dilma está com 5,6 pontos à frente de Serra no DF

A pesquisa do Instituto O&P Brasil sobre a eleição para governador do Distrito Federal, feita de 15 a 19.julho, 1.200 eleitores do Distrito Federal, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais (para mais ou para menos), demonstrou os seguintes resultados:

Repertório eleitoral é Serra é cada vez mais uma síntese de Carlos Lacerda com Álvaro Uribe

O que disse o candidato do conservadorismo brasileiro nas últimas 24 horas: a) '... [Indio da Costa] falou uma banalidade, de que o PT é ligado às Farc...tem evidências abundantes do que são as Farc. São sequestradores, cortam cabeças de gente... ; b) '...as Farc vieram ao Brasil e aqui, abrigadas. A Dilma nomeou a mulher de um deles...'; c) '... estão devendo essa explicação, inclusive a Dilma, para dizer que eles não têm nada com as Farc, quando na verdade é a vinculação com forças terroristas que fazem narcotráfico e mandam drogas para o Brasil..."d) "Temer [o vice de Dilma] é mercadoria...Indio da Costa foi escolhido por 'ideologia e afinidade"e não em "troca-troca" de cargos...' ; e) Serra ainda defendeu seu piccolo balilla e ameaçou processar quem compara Índio da Costa a um 'idiota'. Aspas para o candidato demotucano: 'Na minha opinião, ele é melhor que os outros vices... teve mais votos que o Temer [...] e tem livros publicados sobre administração pública...”. (Carta Maior, com agências; 23-07)

PSDB do Ceará “esqueceu” José Serra?

Cadê o Serra? 

por Kamila Fernandes

Adesivos de carro com os candidatos tucanos que começam a aparecer nas ruas de Fortaleza parecem ter “esquecido” de um pequeno detalhe: o presidenciável José Serra. No comitê político de Marcos Cals e Tasso?Jereissati (candidatos ao Governo e ao Senado, respectivamente), a desculpa pela falta da imagem foram atrasos na produção do material impresso. E nos adesivos? Um exemplo do material que já circula pelas ruas estava num carro que ultrapassou a repórter Giselle Dutra, na tarde de hoje: o veículo contava com um adesivo que cobria completamente o vidro traseiro. Contudo, na foto, apareciam apenas Tasso, Marcos Cals e Pedro Fiúza, candidato a vice-governador.

As baixarias da candidatura demotucana

José Serra perdeu a noção do que representa uma candidatura a Presidente da República, ou nunca teve. Pois, endossar as calúnias do seu vice é no mínimo burrice.

Sabatina do portal R7 com a candidata Dilma Rousseff (PT)

Dilma: oposição é incapaz de ampliar o Bolsa Família

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje que a oposição não é capaz de aumentar o alcance do programa Bolsa Família, como vem prometendo. Segundo ela, isso foi demonstrado na administração de programas sociais de São Paulo.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PSDB teve mais multas e merece elogios,Dra. Cureau?

Por Brizola Neto

A Folha de S.Paulo fez uma adocicada entrevista com Sandra Cureau, que mereceu o título “Procuradora rebelde” (não compreendo contra o que tenha ela se rebelado), e o Estadão fez as contas das ações movidas pela vice-procuradora-geral eleitoral e constatou que ela acionou mais o PSDB do que o PT. Tudo para demonstrar que não haveria motivos para uma representação contra ela no Conselho Nacional do Ministério Público, cogitada pelo PT.

Vocês não perderam nada, voces ganharam e ganharam muito ...



Trecho do discurso do presidente Lula durante cerimônia realizada em Brasília para sanção do Estatuto da Igualdade Racial.

Dilma defende educação como principal fator de inclusão social no Brasil

Luciana Lima - Agência Brasil

Brasília - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em entrevista ao Programa 3 a 1, da TV Brasil, defendeu a educação como principal fator para promover maior inclusão social no Brasil. Ela disse que o fortalecimento da educação precisa significar valorização financeira e social do professor.

Os genéricos tiveram origem no PT

Para a presidenciável Marina Silva o “pai” dos genéricos foi Eduardo Jorge, autor da lei sobre o tema, na época em que era filiado ao PT.

Leia na íntegra aqui

Dilma refuta ligações com quebra de sigilo de tucano

Por Vera Rosa - Agencia Estado

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, reagiu hoje com contrariedade às insinuações sobre envolvimento de petistas na quebra de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas. Ao ser questionada, em entrevista ao programa '3 a 1', da TV Brasil, se a equipe de sua campanha estaria produzindo dossiês contra os tucanos, Dilma não escondeu a irritação.

'Quem deduzir isso está fazendo ilações infundadas, está jogando acusações sem prova e está, sobretudo, cometendo injúria e difamação', afirmou a petista. 'Este tipo de dedução só leva à criação de um ambiente de pouca seriedade no Brasil'. Sem citar o nome do candidato do PSDB, José Serra, Dilma insistiu em que acusações sem prova tendem a beneficiar 'alguém' no processo eleitoral. 

Fonte: Diário da Manhã

Agenda de Dilma para o Rio Grande do Norte

Candidata Dilma Roussef estará quarta-feira em Natal

Confirmada a primeira visita da candidata do PT a Presidência da República, Dilma Roussef, a Natal.

Ela estará na próxima quarta-feira na capital potiguar. Vem participar da reunião da SBPC e ainda cumprir uma agenda política.

Fonte: Tribuna do Norte

Agenda de Lula e Dilma para o Piauí

Lula e Dilma farão campanha no Piauí

A candidata da presidência pelo PT deverá vir ao Piauí na segunda quinzena do mês de agosto

A vinda do presidente Lula e a da candidata a presidência. Dilma Rpusseff, ao Piauí foi confirmada. A candidata da presidência pelo PT, ex-ministra Dilma Rousseff, deverá vir ao Piauí na segunda quinzena do mês de agosto. A informação foi repassada pelo ex-governador Wellington Dias, que é candidato ao Senado na chapa do governador Wilson Martins (PSB), que concorre a reeleição. De acordo com Wellington Dias além de Dilma Rousseff o presidente Lula virá ao Piauí no próximo mês. "Já estamos debatendo a melhor data, que pode ser aí a partir da segunda quinzena para a vinda de Dilma Rousseff, isso é o que vamos ver", afirmou Wellington Dias. 

Dilma defende governos de coalizão

Carolina Pimentel e Luciana Lima

Brasília – Em entrevista hoje (21) ao Programa 3 a 1, da TV Brasil, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, defendeu a construção de um governo de coalizão.

“Nenhum governo poder ser governo de um partido, é preciso se criar um leque de alianças, estruturar em uma proposta de um governo. Nós, do governo Lula, conseguimos dar claramente uma diretriz comum para o governo e para a coalizão que o governo construiu”, disse Dilma.

Dilma disse que é rigorosamente contra censura

Candidata do PT à Presidência da República afirma que é totalmente contra a censura

Luciana Lima

Brasília - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje (21) que é rigorosamente contra o controle do conteúdo a ser veiculado na imprensa brasileira. “É inadmissível a censura à imprensa. Sou rigorosamente contrária a isso”, disse Dilma, em entrevista ao Programa 3 a 1, que será exibido hoje, às 22 h, pela TV Brasil.

Os ataques de José Serra a Dilma pode ser prejudicial à campanha tucana

Radicalização eleva risco eleitoral de Serra

Autor(es): Ana Paula Grabois, de São Paulo
Valor Econômico

A radicalização recente do discurso do candidato à Presidência da República José Serra (PSB) contra a candidata do PT, Dilma Rousseff, pode ser prejudicial à campanha tucana, na avaliação dos cientistas políticos Jairo Nicolau, da Uerj, e Alberto Carlos de Almeida, diretor do Instituto Análise. Ontem, em Goiânia, Serra sugeriu que o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) faria mais invasões no país utilizando recursos do governo se Dilma for eleita.

A carta do embaixador da Venezuela ao Estadão

A O Estado de S.Paulo

Sr. Ruy Mesquita — diretor de Opinião
Sr. Antonio Carlos Pereira — editor responsável de Opinião
Sr. Ricardo Gandour — editor de Conteúdo

Senhores,

É com grande preocupação e mal-estar que a República Bolivariana da Venezuela, por meio de seu Embaixador no Brasil, dirige-se a esse jornal, de reconhecidas qualidade e tradição entre os veículos da imprensa brasileira. E a razão não é outra senão nossa surpresa e indignação com os termos e o tom de que sua edição de hoje (20/07/10) lança mão para atacar o presidente de um país com o qual o Brasil e os brasileiros mantêm relações do mais alto nível e qualidade.

Presidente Lula sancionou o Estatuto da Igualdade Racial

Oposição pega carona no Bolsa-Família, diz Lula 

Autor(es): Leonencio Nossa, Rafael Moraes Moura
O Estado de S. Paulo

Em discurso durante a sanção do Estatuto da Igualdade Racial, no Itamaraty, presidente afirma que os adversários antes criticavam programa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a oposição está tentando tirar dividendos eleitorais dos programas de transferência de renda de seu governo. Em discurso durante solenidade de sanção da Lei do Estatuto da Igualdade Racial, no Itamaraty, ele afirmou que, antes, o Bolsa-Família era alvo de críticas dos adversários.

Dilma Rousseff diz que não vai entrar nas baixarias de José Serra

Petista afirma não querer entrar em polêmicas 
Jornal do Brasil
Durante visita a Uberlàndia, no Triângulo Mineiro, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltou a dizer que não quer entrar no embate de críticas e acusações contra seu principal concorrente, o tucano José Serra.

Jamais imaginei que, diante da adversidade, o meu adversário recorresse a certas atitudes que eu considero que não honram uma campanha eleitoral num País como o Brasil disparou Dilma.

O discurso e a prática de José Serra

Lula, FHC e Serra

Marcos Coimbra

Correio Braziliense 

Lula e seu antecessor são, para o candidato do PSDB, igualmente responsáveis por não termos ainda feito a reforma política de que o Brasil precisa

Outro dia, o ex-governador José Serra fez uma declaração surpreendente. Falando a uma rádio de Pernambuco, disse que Lula e Fernando Henrique “são iguais”. Como, provavelmente, suas palavras foram recebidas com incredulidade, teve logo que aduzir que falava com fundados motivos, pois “conhecia bem os dois”.

terça-feira, 20 de julho de 2010

De carona na popularidade presidencial

Por Washington Araújo

De repente, o candidato parece ter sido vítima de pedrada na cabeça. É o que depreendo do título de matéria saído na Folha de S.Paulo de 17/7: "Lula e FHC são mais parecidos do que parece", afirma Serra. O texto é de uma sem-cerimônia de causar espécie. Vejamos como continua a matéria:

"Ao fazer campanha pelo estado natal de Lula, o candidato tucano à presidência José Serra disse que é ‘amigo pessoal’ do presidente e que o líder petista e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ‘são muito mais parecidos do que parece’. ‘O ouvinte aqui pode estar surpreso, mas eu conheço os dois’, disse Serra em Recife (PE), em entrevista a uma rádio local. ‘Ambos são, embora de maneira diferente, meus amigos pessoais, independentemente das diferenças em política’."

Remédios genéricos: Serra mente!

 Por Altamiro Borges

Durante o seminário “Brasil: desenvolvimento e inclusão social”, realizado pelo PSB ontem (19), a candidata Dilma Rousseff desmascarou mais uma das mentiras de José Serra. Ao homenagear um dos dirigentes deste partido, Jamil Haddad, falecido em dezembro, ela fez uma justa correção histórica. “Gostaria de ressaltar também a importância de Jamil Haddad, que possibilitou a fabricação dos genéricos no Brasil. Precisamos dar a autoria do programa a quem é de direito”.

Ibope: Marina Silva (PV) perde no Acre

A pesquisa Ibope feita na semana passada e divulgada hoje, deu o seguinte resultado para presidente:

José Serra (PSDB) - 39%
Marina Silva (PV) – 29%
Dilma Rousseff (PT) – 16%

Merece destaque o fato de Mariana Silva (PV), sendo acreana, muito querida naquele Estado, esteja 10 pontos atrás de José Serra na pesquisa Ibope.

Dilma defende PT das acusações de vice de Serra

BRASÍLIA (Reuters) - A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, rebateu nesta segunda-feira as acusações de Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB), de que o PT teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o narcotráfico.

Para Dilma, "é impensável que a eleição desça a esse nível". As declarações do deputado foram divulgadas no fim de semana, e o PT anunciou nesta segunda-feira que pretende entrar na Justiça contra as acusações feitas à legenda.

Serra repete Indio da Costa e diz que PT tem ligação com as Farc

Retirado do Blog Leituras Favre

Por Luis Favre


O título acima é da Folha.com. O artigo a seguir é do jornalista da revista Época, Paulo Moreira Leite. Ele expressa toda sua indignação contra as declarações do vice de Serra e diz mais, afirma com todas as letras que se trata do método familiar da ditadura militar. Segundo o jornalista da Época, o vice de Serra “preferiu a mentira, a denuncia sem prova, o mau serviço de um tipo ruim de jornalismo que acusa e depois não consegue se sustentar”.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Índio da Costa não é candidato a vice-presidente

Quando índio da Costa foi avalizado por José Serra para ser seu vice-presidente ninguém entendeu. Pois, foram mais de vinte nomes para escolher e Serra decidiu por um desconhecido sem nenhum cacife para o cargo. 

Entretanto, as baixarias produzidas pelo tal vice e endossadas por Serra não deixam mais dúvidas sobre o motivo da escolha. 

Índio da Costa será o porta-voz de José Serra no quesito baixaria. Será aquele que em determinados momentos dirá o que Serra gostaria de falar. Depois de avaliada a repercussão da mentira o próprio Serra assume sujeira. Como nos últimos acontecimentos: em um dia o vice de José Serra mente dizendo que o PT é ligado as Farc, ao narcotráfico, no outro, o próprio Serra rechaça a mentira dizendo que o PT tem ligações com as Farc.


Portanto, está explicado, José Serra não queria um candidato à vice-presidente da República, mas um candidato a vice do próprio José Serra. Alguém que fosse sua alma gêmea.

Brizola Neto: Representação contra Dra. Cureau faria bem ao país

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel não está correto ao classificar como intimidação a simples intenção do PT de fazer uma representação ao Conselho Nacional do Ministério Público contra a vice-procuradora eleitoral, Sandra Cureau. O procurador sabe que nenhum agente público está imune a ter seus atos questionados, dentro da lei e dos mecanismos judiciais adequados. Um dos princípios da República é o de que nenhum cidadão e nenhuma instituição está acima do que a lei impõe a todos. Se até mesmo os atos de um Ministro do Supremo podem ser questionados juridicamente, porque não os seriam os de uma procuradora da República?

Resumo das pesquisas estaduais divulgadas no mês de julho


Aliados de Dilma nos estados lideram pesquisas de julho
Desde que a campanha eleitoral iniciou-se oficialmente, no último dia 6 de julho, nenhuma pesquisa de intenção de voto para presidente foi divulgada. Mas oito pesquisas estaduais foram. Nelas, candidatos da base de apoio ao governo Lula lideram em sete dos oito estados em que as pesquisas foram realizadas. A única exceção é o Distrito Federal, onde o aliado de José Serra, Joaquim Roriz (PSC), ainda mantém a dianteira.

Entrevista com Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo de São Paulo

‘Lula será meu cabo eleitoral’ 

Prometendo trens rápidos e baixar o pedágio, Mercadante conta
com o apoio do presidente para se eleger ao governo de São Paulo 

Fernando Zanelato
João Carlos Moreira


O senador Aloizio Mercadante trocou uma reeleição dada como certa para o senado por uma difícil eleição para o governo de São Paulo a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, vai cobrar a conta.

“Acho que ele (Lula) vai ajudar muito na minha campanha”, diz, em entrevista exclusiva aos jornalistas João Carlos Moreira, do DIÁRIO, e Fernando Zanelato, do BOM DIA

Segurança pública, educação, saúde e pedágios são os alvos preferidos de Mercadante, que, em 2006, perdeu o Palácio dos Bandeirantes no primeiro turno para José Serra (PSDB).
A seguir, os principais temas da entrevista.

Dilma está bastante forte nos Estados

Um levantamento feito pelo GLOBO indicou que Dilma Rousseff conseguiu montar a melhor estrutura regional. Pois, ela terá 41 palanques distribuídos pelos 27 estados brasileiros, enquanto José Serra só conseguiu garantir palanques em 25 estados.

domingo, 18 de julho de 2010

RS: Alceu Collares insisti no apoio público a Tarso Genro do PT

RS: ex-governador Alceu Collares apoia PT e PDT promete reagir

Flavia Bemfica

Porto Alegre - Ficou complicada no Rio Grande do Sul a situação do ex-governador Alceu Collares (PDT) dentro de seu partido. A executiva estadual do PDT reúne-se nesta segunda-feira (19) para decidir qual medida aplicar a Collares, que insistiu no apoio público ao candidato do PT ao governo do Estado, Tarso Genro. A possibilidade de julgamento por infidelidade partidária vai integrar a pauta. No Rio Grande do Sul o PDT está aliado ao PMDB nas eleições estaduais e tem o vice (o deputado federal Pompeo de Mattos) na chapa encabeçada pelo peemedebista José Fogaça, que é o principal adversário de Genro na disputa pelo Palácio Piratini. "Agora ele pediu para levar chumbo", resume o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior.

O vice de José Serra disse mentiras

O candidato a vice-presidente na chapa de José Serra mostrou para que foi escalado: dizer as baixaria da campanha.

As mais recentes do Índio da Costa foi acusar o PT de ligação com o tráfico e com as FARC e chamar Dilma de "ateia" e "esfinge do pau oco". 

Isso pegou muito mal para o candidato da oposição. Tanto que os porta-vozes de Serra já tentam amenizar. Segundo a Folha, “Após constrangimento, PSDB chama Índio da Costa a SP”.

Bem mais convincentes foram as declarações da presidenciável Marina Silva: "Eu acho que talvez o deputado Índio (da Costa) ainda não esteja suficientemente preparado para ser cacique do Brasil", e acrescentando que "tenho respeito pelo Partido dos Trabalhadores e pelo PSDB e não acho que seja bom para a democracia esse tipo de acusação e desqualificação."

Pesquisa aponta vitória de Hélio Costa e Dilma Rousseff em Minas Gerais

Pesquisa aponta Hélio Costa com 43,4% e Anastasia com 21,5% em MG

Thiago Ventura - Portal Uai

Uma pesquisa eleitoral divulgada neste domingo apresenta o senador Hélio Costa (PMDB), candidato da coligação "Todos juntos por Minas", como líder nas intenções de votos no estado. O relatório indica que o peemedebista tem 43,3% contra 21,5% do candidato à reeleição, o governador Antônio Anastasia (PSDB), da coligação "Somos Minas Gerais".

Eleições 2010: a sanha manipuladora e golpista da imprensa

Diferente de todas as eleições presidenciais desde 1989, 2010 revela uma disputa acirrada entre governo e imprensa, levando-se em conta que 2006 já mostrara esse cenário, em 2010 já se pode vislumbrar o enfretamento mais radical de um ocupante da presidência da república contra os meios de comunicação, na disputa eleitoral pela continuidade de seu projeto político.

Petrobras irá construir parques eólicos no RN

Petrobras obtém licença para construir parques eólicos no RN

SÃO PAULO - O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) do Rio Grande do Norte concedeu à Petrobras as licenças de instalação para o início das obras dos parques eólicos de Mangue Seco, no município de Guamaré.

A imprensa brasileira é declaradamente contra Lula e Dilma

A imprensa brasileira é declaradamente contra Lula e Dilma. Não precisa de muito esforço para perceber isso, basta ver as manchetes dos principais jornais e revistas (Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, Veja, Época, etc.). É uma campanha negativa do governo Lula e da imagem de Dilma Rousseff.

Fazem coro para calar o Presidente Lula e distorcem as ações do seu governo de modo a forjar a imagem de que o Brasil não está bem economicamente e que o papel do Estado não é o de proporcionar o bem estar social.

Clique na manchete abaixo e veja à que eles são contra e o que defendem:

Metade da população vive de recursos do governo obtidos com arrecadação de impostos. Especialistas admitem que políticas públicas podem influenciar o voto (O Globo)

Pesquisa: Dilma Rousseff (PT) 52% e José Serra (PSDB) 23%, em Pernambuco

Em Pernambuco, Dilma e Eduardo Campos lideram pesquisa

Ed Ruas
Direto de Recife

A pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Instituto Maurício de Nassau, nesta quarta-feira (14), mostra uma ampla vantagem em Pernambuco para a candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT). A petista obteve, na pesquisa estimulada, 52% das intenções de votos, contra 23% de José Serra (PSDB) e 4% para Marina Silva (PV). A soma dos demais candidatos é de 1% apenas. 9% disseram votar em branco ou nulo, 10% não sabe ou não respondeu.