sábado, 21 de agosto de 2010

Marketing de Serra: polêmicas e problemas

Marketing de Serra desnorteia até eleitor tucano e pode virar gerar de votos

A equipe responsável pela comunicação do candidato tucano, José Serra, conta com 270 profissionais contratados e terceirizados, 140 só para cuidar dos programas de tv. Com ela se prevê gastar um terço dos tais R$180 milhões declarados ao TSE. No entanto, o candidato tem corrido cada vez mais riscos e vê seus programas resultarem em polêmicas e até em ações na justiça contra si próprio – não por algo que tenha dito ou feito, mas por escolhas publicitárias dos profissionais que contratou.

Kotscho: Tucanos agora buscam culpados

Tucanos agora buscam culpados

Por Ricardo Kotscho

Antes mesmo da divulgação do novo Datafolha na noite desta sexta-feira, com a disparada de Dilma abrindo 17 pontos de vantagem sobre Serra (47 a 30), os tucanos já tinham começado a temporada de caça aos culpados pelo desastre.

Como já tinha acontecido nas derrotas de 2002 e 2006, a aliança demotucana (PSDB-DEM-PPS-PTB) está se desmilinguindo, cada um colocando a culpa no outro e todos responsabilizando o candidato, que está sendo largado pelo caminho faltando ainda seis semanas para o primeiro turno das eleições de 2010.

Datafolha: Dilma 47%, Serra 30% e Marina 9%

Datafolha: Dilma venceria hoje em primeiro turno

Após as indicações do Ibope e do Vox Populi, agora é a vez do Datafolha mostrar que cresceram as chances de Dilma Rousseff vencer a eleição presidencial em primeiro turno no dia 3 de outubro próximo. Segundo o instituto, a candidata já alcançou 54% das intenções de votos válidos (desconsiderados os brancos e nulos).

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dilma considera “patética” estratégia de Serra

Dilma considera “patética” estratégia de Serra

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, voltou a afirmar que não vai baixar o nível da campanha e garantiu que vai manter o foco na discussão de projetos de governo. Mas, ao ser questionada sobre o discurso feito pelo candidato do PSDB, José Serra, na quinta-feira (19), durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais (CBJ), no qual apontou que existe cerceamento e patrulhamento da imprensa no atual governo, Dilma considerou “patética” a estratégia do principal adversário.

Eleições - Dilma: prefiro as críticas do que o silêncio da ditadura

Eleições 2010 - A candidata à presidência pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, participou hoje do 8º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), no Rio de Janeiro, e defendeu a liberdade de expressão no país.

PT entra com duas representações contra Serra por citar Lula

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O PT começou a responder nesta sexta-feira parte dos ataques do PSDB à presidenciável Dilma Rousseff e entrou com duas representações na Justiça Eleitoral contra inserções de José Serra (PSDB) no rádio.

As peças da campanha tucana citam o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acusam Dilma de “pegar o bonde andando” e de ser desconhecida. As inserções fazem parte da estratégia tucana para reverter a desvantagem nas pesquisas de intenção de votos.

Governador do MS, André Puccinelli, sequer cita o aliado José Serra no horário gratuito

Ascensão de Dilma anima PT e preocupa PMDB no MS

Líder das pesquisas, o peemedebista Puccinelli agora sequer cita o aliado Serra no horário gratuito

A subida de Dilma Roussef nas pesquisas animou apenas a chapa de Zeca do PT, principal adversário do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), que busca a reeleição.

Pesquisa Ibope para governo do RN: Vantagem de Rosalba Ciarlini (DEM) sobre os demais candidatos cai de 14% para 6% em uma semana.

Os números da última pesquisa Ibope podem estar indicando a tendência de segundo turno nas eleições para governo do estado do Rio Grande do Norte.

Na pesquisa Ibope do último sábado (14) a Senadora do DEM, Rosalba Ciarlini, aparecia com 49% da preferência do eleitorado. Na pesquisa divulgada na noite desta quinta-feira (19), no RN TV 2ª Edição, esse percentual caiu para 46%. Perdeu 2 pontos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, fez no twitter várias críticas ao aliado José Serra.

A possibilidade de Dilma vencer no primeiro turno tem provocado diferentes reações. Parece que os aliados de José Serra estão prontos para abandonar a campanha.

Roberto Jefferson, aquele que queria a vaga de vice para o PTB, disse no Twitter que não conhecia Serra e que este era o responsável pela dispersão.

* Eu apoio Serra a pedido do Geraldo Alckmin. Sou Geraldo, não conheço o Serra. Só de ouvir falar.

* Eu encontrei com o Serra duas vezes. Uma na convenção do PTB. Outra na casa do Geraldo Alckmin.

* Serra é responsável pela nossa dispersão. Nunca nos reuniu.

CNBB pede a Dilma universalização de acesso à água

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil


Brasília - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que pretende implantar em seu governo um programa para universalizar o acesso à água, principalmente para as famílias moradoras do Semiárido nordestino. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, expressou a preocupação com o acesso à água durante reunião com a candidata, na manhã de hoje (19).

Dilma Rousseff disse que José Serra fez uma avaliação equivocada da crise financeira internacional

Serra não soube avaliar profundidade da crise, diz Dilma

Extraído de: Hoje em Dia


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje que o presidenciável tucano, José Serra, fez uma avaliação equivocada da crise financeira internacional quando era governador de São Paulo. "Acho que você teve uma avaliação errada da crise e achou que seria mais profunda do que foi", afirmou Dilma, durante debate promovido na capital paulista pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pelo portal UOL, criticando a adoção do sistema de substituição tributária pelo governo paulista.

No rádio, Serra ataca Dilma usando voz parecida com a de Lula

No rádio, Serra ataca: “coisa do Lula, a Dilma diz ‘é meu’”


19 de agosto de 2010


do Terra


Nesta quinta-feira (19), segundo dia de veiculação do horário eleitoral gratuito dos candidatos à presidência da República, o programa do candidato do PSDB, José Serra, fez críticas diretas, num jingle, à candidata Dilma Rousseff (PT), batendo na tecla de que a petista não está preparada para assumir o Palácio do Planalto.

Ninguém sabe de onde veio, ninguém sabe o que ela fez/ mas diz que é dona de tudo, o Brasil inteirinho foi ela que fez/ Dona Dilma pega leve, porque o povo está reparando/ Tira a mão do trabalho do Lula, tá pegando mal que o Brasil tá olhando/ Tudo o que o Lula criou, ela diz: fui eu, fui eu/ Aquilo que é coisa do Lula a Dilma diz é meu, é meu, dizia o jingle.

Marcos Coimbra: Mitos e verdades sobre as pesquisas

Correio Braziliense

Mitos e verdades sobre as pesquisas


por Marcos Coimbra*


De agora ao início de outubro, a mídia vai bombardear a opinião pública com pesquisas, uma atrás da outra. No começo, teremos pesquisas novas quase diariamente. Adiante, mais de uma ao dia. Na última semana, muitas. Quem não tomar cuidado, pode se confundir.


É uma boa hora para revisitar certos mitos sobre as pesquisas e discutir idéias que parecem certas, mas que escondem equívocos. Há coisas que se dizem para ajudar o cidadão a compreendê-las, mas que só atrapalham.

O discurso neo-udenista dos demo-tucanos reunificou o PT

Do Valor


O efeito colateral do discurso neo-udenista


Maria Inês Nassif
19/08/2010


Na campanha, o PT consegue reunir de volta sua antiga militância e o PSDB tem perdido a sua


A excessiva fixação do PSDB e do DEM no eleitorado de centro e de direita, com correspondente radicalização do discurso, tem estreitado as margens de manobra dos dois maiores partidos de oposição. A agressividade de um discurso tomado da direita ideológica produziu, em 2006, um fenômeno que deve se repetir em 2010. É esse discurso que, em ano eleitoral, têm trazido os movimentos sociais que atuam à esquerda do PT - e que beberam da mesma fonte no passado - de volta à sua órbita.

Elba Ramalho nega ter participado de jingle para Serra

Elba Ramalho esclarece que não gravou jingle para Serra

A assessoria da cantora Elba Ramalho enviou nota nesta quarta-feira (18), esclarecendo que não gravou o jingle utilizado pelo candidato José Serra (PSDB), nos programas do horário eleitoral de ontem, terça-feira. De acordo com a nota, "Elba Ramalho esclarece que não é sua a voz na versão de "Bate Coração", de autoria de Cecéu, veiculada como jingle na campanha de José Serra."

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Serra comedor...

"como ele, como a mãe dele que eu conheci tambem, como a Vania que é sua mulher, como Damião, como Andréia, como a Dona Maria"


Jornal Nacional e sua luta incansável para eleger Serra

Ontem no "Jornal Nacional", "Na série sobre as preocupações dos cidadãos: Por que a saúde é a maior de todas?". Na longa reportagem, "o governo relata avanços, mas 41% dos cidadãos escolheram a área como a que mais preocupa diz a repóter"

Quanta "coincidência!"

Brasil, Chile e Bolívia: Inauguração do Corredor Bioceânico Central,

Brasil, Chile e Bolívia vão inaugurar ligação entre oceanos em novembro

Autor(es): Sergio Leo, de Brasília
Valor Econômico


Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Sebastián Piñera, do Chile, e Evo Morales, da Bolívia, têm encontro marcado na primeira semana de novembro, para uma cerimônia repleta de simbolismo: a inauguração do Corredor Bioceânico Central, que deverá ligar o porto de Santos ao de Iquique, no Chile, passando pelo departamento (Estado) boliviano de Tarija, que faz fronteira com Argentina e Paraguai. "É um corredor de 3,8 mil quilômetros, com implicações importantes para a integração da região", disse ao Valor o ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno.

PHA: Por que o PiG (*) insiste em tentar desmoralizar a Petrobrás ?

 O PiG (*) e a aliança demo-tucana perderam a batalha do pré-sal, personagem importante do programa de estréia da Dilma no horário eleitoral – clique aqui para ler “A Mãe Dilma e o Pai Lula botam o Serra no colo” e aqui para ler “Dilma bate mais na Vox Populi”.

A CPI da Petrobrás, do senador tucano Álvaro Dias, afundou antes de sair do porto.

O regime será o de “partilha” e, não, o de “concessão”, que vem do verbo “conceder” – como era no Governo Serra/FHC (ou FHC/Serra, como preferir o amigo navegante (**)).

Brasil vai entrar com um processo contra a União Européia na OMC

Brasil leva Europa à OMC por frango

Autor(es): Mariana Mainenti
Correio Braziliense 

O Brasil vai entrar com um processo contra a União Europeia (UE) na Organização Mundial do Comércio (OMC) por conta das medidas tomadas pelo bloco que impedem as exportações do frango preparado para os países da região. “Temos indícios de que há violação das regras da OMC neste caso. Concluídos os trabalhos na área jurídica, vamos entrar com processo de solução de controvérsias na Organização Mundial do Comércio”, anunciou Hélder Chaves, secretário da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Petrobras responde aos jornais sobre segurança nas plataformas

Segurança nas plataformas:cartas aos jornais

Carta para o Estadão

A respeito da reportagem “Gabrielli admite corrosão em plataforma” (veja versão on-line), publicada pelo jornal O Estado de São Paulo nesta terça-feira (17/8), a Petrobras ressalta que o presidente da Companhia, José Sergio Gabrielli de Azevedo, afirmou ontem que as plataformas da Petrobras operam em segurança, não oferecendo risco aos trabalhadores embarcados e também não oferecendo riscos em relação à integridade dos equipamentos utilizados.

Nassif: Desdobramentos de pesquisas eleitorais

Coluna Econômica - 18/08/2010

A grande tragédia política dessas eleições será o fim quase completo da frente PSDB-DEM, a única que poderia oferecer uma oposição consistente ao novo governo, que será empossado em 1º de janeiro de 2011.

Não existe governo, por mais virtuoso, que resista a um mandato sem oposição. E este é o risco que o Brasil corre, com os erros cometidos pela oposição nas atuais eleições. A avaliação é de João Francisco Meira, diretor-presidente do Instituto Vox Populi.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Michel Temer lamentou o tom empregado por Indio da Costa no debate

Michel Temer lamenta tom de Indio da Costa em debate de vices

Cauteloso nas respostas por conta da última pesquisa Ibope que mostra Dilma 11 pontos à frente de Serra, o candidato a vice na chapa petista Michel Temer (PMDB) lamentou o tom empregado pelo deputado federal Indio da Costa (DEM) durante o debate dos candidatos a vice realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta terça-feira (17).

"Fiz todos os elogios possíveis ao Indio, acho ele um bom rapaz, uma boa figura. Claro que vez ou outra se tentou reduzir um pouco o nível do debate. Eu não entro no nível das reduções dos debates", afirmou.

Aliados esqueceram José Serra no primeiro dia de horário eleitoral gratuito

Aliados de José Serra (PSDB) nas eleições proporcionais evitaram vincular-se ao candidato

Serra foi esquecido por boa parte da sua base partidária.

Aliados de José Serra (PSDB) nas eleições proporcionais evitaram vincular-se ao candidato à presidência no primeiro dia de horário eleitoral gratuito. A começar pelo coordenador político de sua candidatura e presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra - candidato a deputado federal em Pernambuco -, Serra foi esquecido por boa parte da sua base partidária.

Horário eleitoral: Dilma 1º noite

Dilma, 16 pontos sobre Serra

Retirado do Blog Tijolaço

IG confirma: Dilma, 45%; Serra 29%.

Confirmado. Dilma Rousseff abriu 16 pontos sobre José Serra de acordo com a pesquisa Vox Populi/Bandeirantes/IG divulgada nesta terça-feira pelo portal IG. Dilma tem 45% das intenções de voto para presidente, contra 29% de Serra. Marina está com 8%. Com esta vantagem, Dilma estaria eleita no primeiro turno.

A mídia tentando salvar José Serra

O jogo casado da mídia com a campanha de Serra

por Luiz Carlos Azenha

Qual o motivo de William Bonner ter perguntado sobre o mensalão do PT, sem nunca mencionar o mensalão do DEM — que é de 2010 e envolveu um possível vice de José Serra, José Roberto Arruda — aos candidatos Marina Silva e José Serra, no Jornal Nacional, das Organizações Globo, com milhões de pessoas na audiência?

Caso Lunus

Caso Lunus: a versão do cachorro louco

Por Leandro Fortes (Brasília, eu vi)

Seria apenas risível, não fosse, antes de tudo, muito grave, o surgimento de uma nova e alucinada versão sobre a operação da Polícia Federal, deflagrada em março de 2002, que resultou na apreensão de 1,3 milhão de reais na sede da construtora Lunus, em São Luís, no Maranhão. A empresa, de propriedade da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do marido dela, Jorge Murad, tornou-se o epicentro de uma crise política que modificou os rumos da campanha eleitoral de 2002, justamente quando a direita brasileira parecia capaz de emplacar, finalmente, um candidato puro-sangue com real chance de chegar à Presidência da República. Na época, Roseana Sarney era do PFL, atual DEM, e resplandecia numa eficiente campanha de mídia como exemplo de mulher corajosa, determinada e, sobretudo, competente. Resguardada pelo poder do pai, o senador José Sarney (PMDB-AP), e pela aliança pefelista que sustentava o governo Fernando Henrique Cardoso, Roseana sonhou, de fato, em tornar-se a candidata da situação contra Luiz Inácio Lula da Silva.

Paraná: Pesquisa para o Senado

Roberto Requião (PMDB) lidera com 49% das intenções de voto.

Em segundo lugar está Gleisi Hoffman (PT), com 31%.

De acordo com pesquisa os outros candidatos pioraram o desempenho, com relação ao mês de julho:Roberto Barros (PP) tinha 19%, agora aparece com 15%, e Gustavo Fruet (PSDB) tinha16%, caiu para 13%.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eleições para o Senado no Rio Grande do Sul

Segundo resultado da pesquisa Datafolha feita de 9 a 12 de agosto no Rio Grande do Sul, divulgada nesta segunda, Germano Rigotto (PMDB) lidera na disputa por uma das vagas gaúchas no Senado Federal, com 43%.

Na disputa pela segunda vaga está Paulo Paim (PT), com 35%, e Ana Amélia (PP), com 35%.

Cristovam Buarque (PDT) lidera intenção de voto ao Senado no DF

Segundo pesquisa Datafolha para o Senado no Distrito Federal, o senador Cristovam Buarque (PDT), com 44% das preferências lidera em pesquisa de intenção de voto para o Senado no Distrito Federal (DF).

Na disputa pela segunda vaga aparecem Rodrigo Rollemberg (PSB), com 30%, e Maria de Loudes Abadia (PSDB), com 29%.

Senado: Marta Suplicy (PT) lidera com 32% em São Paulo



Marta Suplicy (PT), de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, lidera as pesquisas de intenções de voto para o Senado em São Paulo, com 32%.

 A disputa pela segunda vaga está entre Orestes Quércia (PMDB), com 25%, Romeu Tuma (PTB) com 23% e Netinho (PCdoB) com 17%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 A pesquisa ouviu 2040 pessoas entre os dias 9 e 12 de agosto e está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o número 22.761/2010.

Pesquisa Ibope: Dilma no 1º turno

Pesquisa Ibope para presidente divulgada nesta segunda-feira (16):

Dilma Rousseff (PT) 43% 
José Serra (PSDB) 32%
Marina Silva (PV) 8%

domingo, 15 de agosto de 2010

Ibope PI: Wellington Dias (PT) tem 42% e lidera com folga

Wellington lidera com folga, seguido de Mão Santa e com Heráclito e Ciro empatados, diz IBOPE

Elisabeth Sá

Depois de uma rodada de pesquisas que mexeu, totalmente, com o cenário da disputa pelo Governo do Estado, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) acaba de divulgar os números para o Senado Federal de pesquisa estimulada em que os nomes dos candidatos que concorrem ao cargo são informados para os eleitores.

Lula agradece aos internautas e blogueiros

Dilma defende ações "pró-agricultor" e rebate críticas de Serra

BRASÍLIA (Reuters) - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltou a defender neste domingo as políticas de reforma agrária e de assentamento feitas no âmbito federal e ironizou críticas do candidato tucano José Serra às ações do governo para o setor.

Até a folha! Já não dá mais para esconder...

Lauro Jardim
Radar on-line

E agora, José?

O último Datafolha, que praticamente apontou a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno se as eleições fossem hoje, mandou José Serra violentamente às cordas do ringue.

Justamente quando se inicia o período mais explosivo da campanha, com a entrada em cena dos programas de televisão, Serra terá que lidar com o desânimo de aliados, descrentes de uma virada. E com a mão fechada dos doadores de campanha. Essa turma, naturalmente, passa a não atender mais telefonemas dos tesoureiros de campanha. É uma quadra complicada.

A experiência de José Serra e o programa de distribuição de três livros anuais a todos os alunos da rede pública de ensino

José Serra, quando governador de São Paulo, teve alguns problemas quanto à distribuição de livros para os alunos do ensino fundamental:


“O governo de José Serra distribuiu em todo o Estado de São Paulo mais de 500 mil apostilas contendo 17 erros de grafia e informação para os alunos da rede pública estadual. O material repleto de erros custou aos cofres públicos do Estado e por conseqüência aos contribuintes a expressiva quantia de R$ 36 milhões. Entre os principais erros constam acontecimentos históricos em datas erradas, o desenho de um mapa no qual existem 2 Paraguais, nenhum deles no lugar certo. Além disso, o material traz informações falsas e vários erros de concordância e escrita de palavras."

Lula participará do primeiro programa eleitoral de Dilma

Lula grava hoje programa eleitoral e quer turbinar Dilma já

O final de semana da campanha petista será na ilha de edição. O presidente Lula grava hoje parte do programa eleitoral da candidata Dilma Rousseff. A veiculação da propaganda eleitoral gratuita começa na terça-feira, 17.

O PT aposta tudo na primeira semana de exibição do programa. As participações dos demais aliados, e até a do vice Michel Temer, foram adiadas para que o foco central seja Lula, que funcionará como uma espécie de apresentador. Avalista da candidata, o presidente resgatará aspectos de seu relacionamento com Dilma e de seu desempenho no governo. Tentará personificar a mensagem central da campanha petista: a importância da continuidade à sua gestão.

Dilma Rousseff e o seu projeto de ampliação do “Minha Casa, Minha Vida"

O que é caro e o que é barato?

Neste sábado, Dilma Rousseff falou de um de seus projetos de ampliação do “Minha Casa, Minha Vida”. E disse algo que fará muitos elitistas torcerem o nariz: incluir a mobília básica dos imóveis financiados pelo programa no próprio financiamento da habitação. Por que eles torcerão o nariz? Porque é brutalmente econômico, de um lado. E porque agrega um valor imenso – objetivo e subjetivo – à nova moradia de pessoas que viviam em condições precárias.

Biografia de Dilma Rousseff