terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dilma, 16 pontos sobre Serra

Retirado do Blog Tijolaço

IG confirma: Dilma, 45%; Serra 29%.

Confirmado. Dilma Rousseff abriu 16 pontos sobre José Serra de acordo com a pesquisa Vox Populi/Bandeirantes/IG divulgada nesta terça-feira pelo portal IG. Dilma tem 45% das intenções de voto para presidente, contra 29% de Serra. Marina está com 8%. Com esta vantagem, Dilma estaria eleita no primeiro turno.

A pesquisa foi feita entre 7 e 10 de agosto, após o debate dos presidenciáveis na TV Bandeirantes. O melhor desempenho de Dilma é no Nordeste, e em Pernambuco ela tem 66% dos votos, contra apenas 19% de Serra.

Dilma também aparece na frente na pesquisa espontânea, com 32% das intenções de voto, e Lula foi citado por 3% dos entrevistados. Na espontânea, 34% ainda não sabem em quem votar.

Daqui a pouco dou mais detalhes a vocês.


Vox já mostraria Dilma 16% à frente

Alertado pelo blog do Azenha fui ao jornal Valor Econômico e encontrei lá, nos dois últimos parágrafos da matéria que tratava da última pesquisa do Ibope, informação relevante sobre a tal pesquisa do Vox Populi, aguardada para ontem e que não foi ao ar na TV Bandeirantes. Segundo informações do mercado financeiro, a pesquisa traria uma vantagem de 16 pontos percentuais para Dilma: 46% contra 30% de Serra.

O Valor afirma que o Vox Populi está impedido de divulgar a pesquisa e que o TSE não tem data definida para julgar a impugnação. Ainda segundo o jornal, a decisão de impedir a divulgação da pesquisa foi tomada pela ministra Nancy Andrighi na quinta-feira depois de pedido do PSOL, que alegou que o nome do candidato Plinio de Arruda Sampaio não figurava em duas questões da pesquisa, relativas ao desempenho dos candidatos no debate da TV Bandeirantes.

No site do TSE, não encontrei nenhuma notícia referente à decisão da ministra, e a única pesquisa impugnada do Vox Populi se restringia ao Rio Grande do Sul. Qualquer que seja a verdade, ela aponta a tremenda vantagem de Dilma. Se a pesquisa foi nacional, a vantagem de 16 pontos é praticamente definitiva. Se foi só no Rio Grande do Sul, a sondagem contraria o Ibope, que mantém Serra em vantagem no Sul. Mesmo que a região Sul ainda inclua mais dois estados, o Rio Grande do Sul é o maior deles e uma diferença dessa monta se refletiria diretamente no resultado geral.

Como Vox e Sensus sempre andaram à frente de Ibope e Datafolha, não será nenhuma surpresa que essa diferença seja a verdade da situação eleitoral no momento.


Nenhum comentário: