sábado, 5 de maio de 2012

Quem não entendeu nada não entende o proUni

Da ÉPOCA

Quem não entendeu nada não entende o proUni

por Paulo Moreira Leite


Há certos momentos da vida brasileira que é preciso convocar Diderot, o pensador da Revolução Francesa que, diante dos movimentos de reação que se opunham aos avanços da democracia, lançou uma advertência histórica:

– Burgueses, vocês não entenderam nada.

Lembrei disso há dois anos, quando se descobriu, em Higienópolis, um movimento para impedir a instalação de uma estação de metrô que iria trazer evidentes benefícios ao bairro.

A votação sobre a constitucionalidade do proUNI no Supremo é um caso parecido.

O proUni causou menos alvoroço do que as cotas e não deveria. Admito que há um debate maior sobre cotas. Muitos brasileiros foram educados pelo mito da democracia racial. Para eles, não é fácil aceitar a derrota moral de viver num país de cultura racista, onde a discriminação cria uma população disponível, forçada a aceitar o trabalho em condições difíceis e precária, nos piores empregos, com os piores salários.

Mas o proUni é diferente. Seus benefícios sociais são tão óbvios e tão dirigidos aos mais pobres que é ainda mais escandaloso encontrar quem possa combatê-lo.

O envolvimento do governo José Serra com o esquema Cachoeira


O esquema Cachoeira e o governo Serra

CPI e Ministério Público investigam como o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira atuou em São Paulo através de contratos da construtora Delta com a Prefeitura e o Estado em obras na marginal Tietê

Pedro Marcondes de Moura


CONEXÃO
Em conversas telefônicas, Cachoeira (acima) fala sobre
contratos públicos em São Paulo nas gestões de Serra e Kassab

Os desdobramentos da Operação Monte Carlo, que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com governos estaduais e municipais, chegaram ao principal bunker da oposição: o Estado de São Paulo. Em Brasília, parlamentares que compõem a “CPI do Cachoeira” já tiveram acesso a conversas telefônicas gravadas com autorização judicial entre junho do ano passado e janeiro deste ano. Elas apontam que a construtora Delta, braço operacional e financeiro do grupo do contraventor, foi favorecida nas gestões de José Serra (PSDB) e de seu afilhado político Gilberto Kassab (PSD) na prefeitura e também quando o tucano ocupou o governo do Estado. Em 31 de janeiro deste ano, por exemplo, Carlinhos Cachoeira telefona para Cláudio Abreu, o representante da empreiteira na região Centro-Oeste, atualmente preso sob a acusação de fraudar licitações e superfaturar obras. Na ligação (leia quadro na pág. 43), o bicheiro pergunta se Abreu teria conversado com Fernando Cavendish, oficialmente o dono da construtora, sobre “o negócio do Kassab”. Em seguida, diz a Abreu que o prefeito de São Paulo “triplicou o contrato”. Essa conversa, segundo membros da CPI e do Ministério Público de São Paulo, é um dos indícios de que a organização de Cachoeira também teria atuado com os tucanos e seus aliados em São Paulo. “Os depoimentos de Cachoeira e Abreu serão fundamentais para que se descubra o alcance das relações entre a empreiteira e políticos”, diz o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG).

Aparece o áudio: Cachoeira e Demóstenes falam de Policarpo e em derrubar Dilma


O site QuidNovi do ex-assessor de Carlinhos Cachoeira, jornalista Mino Pedrosa, soltou o áudio onde Carlinhos e Demóstenes falam do araponga Jairo Martins passar o vídeo do Hotel Naoum sobre o ex-ministro Zé Dirceu (PT). Até aí já tinha vazado sob forma de transcrição em texto no inquérito.

A novidade foi a continuação da conversa. Demóstenes fala que o senador Blairo Maggi (PR-MT) estava passando coisas para a oposição para derrubar o governo. Demóstenes e Cachoeira confabulam sobre o que chamam de bom momento para o oposição que poderia levar à derrubar Dilma.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

BB anuncia corte de mais de 50% em juros do cheque especial

O Banco do Brasil anunciou nesta sexta-feira novos cortes nas taxas de juros para financiamentos à pessoa física, com destaque para cheque especial e crédito pessoal. A medida já havia sido antecipada na quarta-feira (2), após o banco divulgar o balanço do 1º trimestre, no qual teve lucro de R$ 2,502 bilhões.

A taxa do cheque especial para clientes que tenham conta-salário no banco e aderiram ao programa "Bom Pra Todos" caiu da máxima de 8,31% para a taxa única de 3,94% ao mês. A redução nesse caso é de 52,6%. Dentro do mesmo programa, a linha de crédito pessoal automática caiu da máxima de 5,79% para o teto de 3,94% (queda de 31,9%).

Essas novas taxas, segundo a instituição, entram em vigor no próximo dia 7.

Lula recebe títulos de Doutor Honoris Causa de cinco universidades

Do Instituto Cidadania

Lula agradece às universidades e diz que dia será inesquecível em sua vida. Leia o discurso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (4) títulos de doutor honoris causa das cinco universidades públicas fluminenses, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Em seu discurso, ele agradeceu às universidades, destacou o valor pessoal que esse reconhecimento tem para ele e afirmou que este dia será inesquecível em sua vida.



Lula e a presidenta Dilma durante a cerimônia. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Quem tem medo de Dilma?


Os banqueiros financiaram campanhas, mas não foram eleitos para governar o país
Hélio Doyle , via Blog Terror do Nordeste


De um lado: os trabalhadores, os profissionais liberais, a classe média em geral, os empresários da indústria, do comércio e da agropecuária. De outro: os banqueiros. A presidente Dilma Rousseff está, pois, do lado certo ao pregar e trabalhar pela queda dos juros e dos spreads bancários. Certa sob o ponto de vista da direção da economia do país e certa porque está ao lado da população que trabalha e produz, contra o setor que pode até trabalhar, mas nada produz e é o que mais lucra. “Agora é tudo agiotagem”, disse o ex-banqueiro José Eduardo Andrade Vieira (do extinto Bamerindus) ao Valor Econômico. E, ao combater os juros abusivos, Dilma ainda cria condições para aumentar ainda mais sua já alta popularidade. 

O golpe da informação


O golpe de informação


por Mauro Santana


Historiador a serviço da CIA revela como ideias e recursos dos Estados Unidos seduziram a imprensa brasileira nos anos 1950 e semearam o golpe.


Há 48 anos, quando o Brasil vislumbrava reformas constitucionais necessárias a seu desenvolvimento, os Estados Unidos financiaram e orientaram o golpe militar. E interromperam uma vez mais um projeto nacional proposto em 1930 por Vargas. Os acadêmicos podem construir teses sofisticadas sobre a superioridade dos países nórdicos para explicar o desenvolvimento da Europa e dos norte-americanos e as dificuldades dos demais povos em acompanhá-los, mas a razão é outra. Com superioridade bélica, desde sempre, impuseram-se como conquistadores do espaço e saqueadores dos bens alheios, os quais lhes permitiram o grande desenvolvimento científico e militar nos séculos 19 e 20 e sua supremacia sobre o resto do mundo.

Leandro Fortes: O crime no poder


O crime no poder

Leandro Forte


*matéria de capa da CartaCapital desta semana.

Restritas ao noticiário local de Goiânia, as informações sobre uma “minirreforma” no secretariado do governador de -Goiás, Marconi Perillo (PSDB), são o primeiro sinal de que suas ligações com o esquema -conjunto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, prometem levar a crise para dentro do governo goiano.

Transformado em menos de um mês em zumbi político, Torres agoniza pelos corredores do Senado, agora sob risco de ser cassado. Mas não deve naufragar sozinho, se as investigações da Polícia Federal forem aprofundadas. Novos documentos, gravações e perícias que integram o relatório da Operação Monte Carlo, revelados com exclusividade por CartaCapital, apontam uma total sinergia entre o esquema do bicheiro, o senador e o governo de Marconi Perillo.

DEM perde mais uma: STF confirma legalidade do ProUni

DEMofobia perdeu! . STF confirma legalidade do ProUni
Bendida A hora em que o DEM (ex-PFL) se uniu a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino resolveram bater às portas do Supremo Tribunal Federal, sustentando a inconstitucionalidade dos atos que criaram o ProUni. Levaram para a Corte a discussão da legalidade de ações afirmativas baseadas em critérios de renda e de raça para o acesso ao ensino superior. O DEM provou o gosto de mais uma derrota

Após atestar a legalidade das cotas da Universidade de Brasília, Supremo aprova o programa que reserva vagas no ensino superior para negros, índios, deficientes e egressos de escolas públicas...

Por 7 votos a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela constitucionalidade do Prouni (Programa Universidade Para Todos), criado no governo do ex-presidente Lula e oferece bolsas de estudos em universidades privadas para alunos de baixa renda.

Os ministros entenderam que o programa é uma forma de igualar as oportunidades de pessoas que não teriam condições financeiras de ingressar na universidade.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rosalba combate ‘suposto professor’, mas marajá é ignorado

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) anunciou em meio à reunião dessa quarta-feira (2) com segmentos da Universidade do Estado do RN (UERN) e alguns de seus auxiliares (veja postagem mais abaixo), um pacote de medidas que será adotado em breve. É um elenco de ações para filtrar a folha de pessoal do Estado, expurgando anomalias.

Entre elas, Rosalba adiantou a consolidação dos resultados das auditorias realizadas na folha de pagamento do Estado. “Com a auditoria realizada na folha descobrimos supostos professores na ativa com 102 anos de idade, aposentados recebendo férias e mortos ainda recebendo salário. Essas e outras aberrações estão gerando um desfalque de mais de R$ 1 milhão ao mês para os cofres do estado”, disse.

Agovernadora Rosalba Ciarlini acrescentou ainda que “localizamos 1.700 professores que não estavam cumprindo devidamente suas funções. Mesmo após uma medida de corte de salário para os faltosos, cerca de 600 professores não se apresentaram. O próximo passo agora será um processo de demissão desses servidores que não se apresentaram para trabalhar”, avisou.

Jornal Nacional antecipa exoneração de Secretário de Saúde do RN

Em matéria veiculada no Jornal Nacional, da Rede Globo, ontem, sobre o caos nos dois principais hospitais públicos de Natal (aqui), Domício Arruda disse com ironia que não poderia se pronunciar sobre o assunto "porque era feriado". Hoje, o referido jornal noticia a exoneração do Secretário - antes mesmo do Governo do Estado.

Segue abaixo a nota emitida pela Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Norte informando oficialmente a exoneração de Domicio Arruda:

 
Domício Arruda pede exoneração da SESAP-RN

 

O secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Domício Arruda, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (02). A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, aceitou o pedido. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (03). A secretária-adjunta da Sesap, Dorinha Burlamaqui, responderá pela Secretaria até a nomeação do novo titular.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Doações da Delta a campanha de aliados de Garotinho

Levantamento aponta doações da Delta a campanha de aliados de Garotinho

A relação entre a empreiteira Delta e o governo do Estado do Rio de Janeiro é antiga e teria beneficiado inclusive o ex-governdor Anthony Garotinho (PR-RJ). De acordo com
reportagem do Contas Abertas, a construtora teria feito doações para campanhas eleitorais no Estado do Rio de Janeiro de candidatos a prefeito, vereador e deputado federal ligados ao ex-governador. O levantamento foi feito com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O
levantamento apontou ainda que a Delta doou R$ 4,4 milhões a partidos e políticos em campanhas eleitorais desde as eleições de 2002. Do total, conforme dados do TSE, R$ 2,3 milhões foram destinados especificamente ao PMDB, tanto por meio de contribuições diretas a comitês financeiros municipais e o diretório nacional, quanto a candidatos a prefeito, vereador, deputado estadual e federal.

Denúncia que Veja não fez era a que mais valia a pena fazer

Impressiona a ingenuidade alegada pelos seguintes atores: Demóstenes Torres, Marconi Perillo e Policarpo Júnior/Veja. Todos esses alegam que “não sabiam” das atividades criminosas de Carlinhos Cachoeira. Todavia, o que a Polícia Federal vem revelando sobre as atividades criminosas do bicheiro, sua influência imensa nas instituições de Estado, tornam inexplicável a alegada ignorância desses atores.

Tudo fica ainda mais grave quando há um jornalista e um meio de comunicação que se dizem especializados em denunciar corrupção e que criticaram Lula e Dilma incessantemente por dizerem que não sabiam de corrupção no governo federal que em grande parte jamais foi comprovada.

Pergunta: com tanta expertise que Veja diz ter para desvendar corrupção, não é inverossímil que não tenha enxergado a maior matéria sobre o tema na última década? E ao dizer maior matéria, é pela dimensão da corrupção e pela fartura de provas.

Marcos Coimbra: A incógnita de Lula


De uns anos para cá, o sistema político brasileiro passou a funcionar com um elemento adicional de imprevisibilidade. E de grande importância, pois deriva do modo como atua seu principal personagem.

Até então, todo mundo achava que conseguia entender Lula muito bem. Havia quem se considerasse Ph.D na matéria, capaz de decifrar cada um de seus gestos à luz do que fizera no passado.

Quem, por exemplo, era versado nas minúcias da vida sindical paulista nos anos 1970 explicava o que ele fazia com base naquelas experiências. Se isso, era porque tinha acontecido aquilo; se o oposto, porque assim ocorrera em um dia determinado.

terça-feira, 1 de maio de 2012

O caos nos hospitais públicos de Natal foi destaque no Jornal Nacional

O que estava ruim ficou pior. A greve dos médicos e funcionários do RN aumenta o caos nos dois maiores hospitais públicos do Estado. O discurso do Governo é o mesmo, falta de orçamento (não tem dinheiro para pagar nem mesmo a empresa responsável pela coleta do lixo, apesar de bater recordes em arrecadação ). Essa situação foi exibida pelo Jornal Nacional.

 Veja o vídeo da matéria AQUI

 

Dilma e Brizola Neto: as entrelinhas da decisão

A operação para levar Brizola Neto ao ministério teve um objetivo bem determinado: obter o acordo com as centrais. São elas, e não o PDT, as grandes avalistas da ida do ministro para a pasta do Trabalho. Nas entrelinhas da decisão tomada pela presidenta está uma demonstração de que o governo encara o desafio da governabilidade como algo que vai além do Congresso.

Antonio Lassance
Para quem olha o cenário político com as lentes da teoria do presidencialismo de coalizão, a escolha de Brizola Neto para o Ministério do Trabalho tem um quê de heresia. Onde já se viu usar um ministério do tamanho e da importância que tem o do Trabalho se não for para ajudar à governablidade, satisfazendo partidos que o governo precisa manter como aliados?

Vários dirigentes do PDT deixaram claro como essa regra funciona. Não basta ser filiado, tem que contar com o aval da direção partidária e das bancadas da Câmara e do Senado. Se não, nada feito.

A superficialidade fútil de FHC


A política é construída de simbolos e mitos. E essa construção depende, e muito, da contribuição acadêmica e, especialmente, midiática.

Na história do Brasil, um dos mitos persistentes foi a do intelectual engajado, o político com formação acadêmica, com supostas luzes intelectuais capazes de conduzir o país a um destino melhor do que nas mãos de políticos tradicionais e/ou pessoas sem formação.

O mito Rui Barbosa foi o primeiro grande engodo na República. O mito FHC foi o último.

O ex-presidente tem inúmeras virtudes, poucas ligadas ao campo intelectual. A maior delas foi justamente a capacidade de operar a baixa política, de montar modelos de governabilidade através da cooptação seletiva de partidos políticos - lição ignorada por Lula no primeiro governo (e que lhe custo o escândalo do chamado "mensalão") e absorvida no segundo.

Encontro dos sindicalistas tucanos: 1º de maio:A gênese do peleguismo

No Carta Maior, via Blog Maria da Penha Neles

"Cada patrão mandou dez funcionários para cá. A gente tem que ficar até o fim [do evento] e levar o comprovante de que veio, para não descontar o dia de trabalho" . A confidência foi feita por um dos participantes do primeiro congresso do "núcleo sindical" do PSDB, realizado em São Paulo, na última sexta-feira, conforme relato da Folha (28-04).

Uma espécie de avant-première do 1º de Maio, o encontro liberou caciques tucanos para o feriadão prolongado com a consciência do dever cumprido.

A lotação proletária foi assegurada pelo engajamento natural das bases: donos de construtoras e empreiteiras que prestam serviços ao Estado convocaram seus trabalhadores à luta, com direito a sanduíche de queijo, suco, biscoito e maçã. Mediante comprovante de comparecimento, a militância teria o dia abonado trocando o saco de cimento pela faiscante oratória tucana.

Cada empresa foi convocada a encaminhar pelos menos dez operários ao meeting. Serra nem gaguejou ao afirmar aos presentes que a relação do PSDB com sindicatos 'não é novidade'; em seguida, pediu apoio à candidatura a prefeito de SP. "Temos nossa primeira tarefa: mobilizar nossos sindicalistas para a campanha eleitoral deste ano", disse o ex-governador com indisfarçável mal humor diante do rival Aécio Neves  (leia mais aqui : 'Por que Serra está nervoso?').
Alckmin foi de longe o mais combativo; sapecou um 'companheiros e companheiras' na saudação e arrematou com a frase cuja autenticidade sintetiza a de todo o evento: "O PSDB é um partido que dá prevalência ao trabalho sobre o capital".

Trabalhadores do Brasil

Do Blog

Workers
Trabalhadores do Brasil, não perguntem a vossos patrões o quanto de aumento eles podem vos dar, mas sim o quanto de trabalho a mais podeis-vos por eles fazer. O dia do trabalho deve ser consagrado ao dono de vossa empresa, ao proprietário de vossa fábrica, pois somente estes são dignos de vosso louvor e agradecimentos porque são a fonte fiel de vosso bem estar social, proporcionando a renda que vos permite subsistir no mundo, juntamente com vossa família.

Qualquer pensamento maligno questionador dessas verdades é comunismo e provém do diabo vermelho que ronda vossas casas e usurpa o poder através daquela mulher possuída de Brasília, a qual quer vos desviar do caminho da paz e da justiça, fazendo-vos trilhar as sendas do mal.

Vigiai e atentai-vos aos
vossos verdadeiros líderes, os únicos que realmente combatem pelo vosso bem maior, como tem sido comprovado quando eles vos governam, negando os elementos subversivos que tentam macular a santidade de vosso trabalho com as chagas marxistas espalhando o vírus da ingratidão. Sigam estas boas orientações e serão merecedores do Reino dos Céus, amém.

Atacar juros é o Plano Real de Dilma

Do Blog Ricardo Kotscho - R7


Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros enquanto a taxa básica cai, a economia permanece estável e a maioria paga as suas contas em dia. O setor financeiro não tem como explicar essa lógica perversa aos brasileiros.

(Presidente Dilma Rousseff, no pronunciamento feito em cadeia nacional de rádio e televisão na véspera do 1º de Maio)
***

A decisão tomada pela presidente Dilma Reousseff de partir para o ataque contra os altos juros cobrados pelos bancos vai na mesma linha do combate à inflação desfechado pelo Plano Real que, nos anos 1990. elegeu duas vezes Fernando Henrique Cardoso para a presidência da República.

A diferença é que Dilma já está na presidência há 16 meses e seu governo bate seguidos recordes de popularidade. Se a inflação era o maior problema da economia brasileira no período pós-ditadura, os juros altos são o maior entrave hoje para o crescimento sustentável do país.

Agentes Penitenciários do RN vão parar em protesto contra governo

Agentes vão parar em protesto contra governo


Do jornal O Vale do Apodi On Line, via Blog do Carlos Santos

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (SINDASP-RN) tem esperado por um posicionamento do Governo do Estado sobre a pauta de reivindicações da categoria. No entanto, diante da falta de resposta, uma nova paralisação será realizada nesta quarta-feira (2), nas unidades prisionais.

Desta vez, os agentes irão cruzar os braços, como forma de protesto, deixando de fazer escolta de presos, por exemplo, bem como revistas em alimentos e familiares que vão para as unidades visitar os detentos. Por outro lado, os serviços essenciais e para manutenção das atividades nas carceragens serão mantidos. A medida foi decidida em assembleia realizada ainda na semana passada.

DEM de novo no Supremo procurando dificultar o acesso dos pobres ao ensino superior



Embora o Conjur não informe, a ADI3330 foi impetrada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), que representa as instituições de ensino privado do país em parceria com partido dos Democratas (DEM).

Como já comentamos
aqui, é impressionante como o partido dos impolutos Arrudas, Demóstenes, Kassabs (ops todos eles saíram do DEM), enfim, é impressionante como a ex-Arena, ops o ex-PFL ops o atual DEM (rachado com a criação do PSD) entra no STF para retirar direitos dos mais pobres, principalmente de políticas públicas que atendem população negra. Por que será?

De minha parte espero que o STF tenha a sabedoria que teve ao votar a ADI do DEM contra as cotas raciais. E mais uma vez mande o DEM plantar batata.


STF julga ação contra o ProUni nesta quarta

Consultor Jurídico
01/05/2012

O Supremo Tribunal Federal vai discutir na próxima quarta-feira (2/5) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (
ADI 3330) contra o ProUni (Universidade para Todos). O programa do governo federal concede bolsas de estudos em universidades privadas a alunos que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou como bolsistas de escolas particulares. Há cotas para negros, indígenas e portadores de necessidades especiais.

São Paulo fez contratos de quase um bi com a Delta

A imprensa Golpista faz de tudo para esconder os malfeitos do DEM e do PSDB, mas a blogosfera não deixa. 

São Paulo fez contratos de quase um bi com a Delta; Paulo Preto assinou o maior deles, no governo Serra


por Conceição Lemes, no Vi o Mundo

Nesta semana começam efetivamente os trabalhos da CPI que investigará as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários. Um dos alvos, a Delta Construções, de Fernando Cavendish. Suspeita-se, com base em informações da Operação Monte Carlo, realizada pela Polícia Federal (PF), do envolvimento da empresa com Cachoeira.

No dia da instalação da CPI do Cachoeira, 19 de abril, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ao ser questionado sobre os contratos da Delta com o Estado de São Paulo, disse não estar preocupado com eles, segundo a
Folha de S. Paulo: “Nem sei se tem [contratos], se tem são ínfimos ”.

E verdade é outra.
Levantamento feito pelo blog Transparência SP revela que, de 2002 a 2011, a Delta fechou pelo menos 27 contratos (incluindo participação em consórcios) com empresas e órgãos públicos do governo do Estado de São Paulo.