sábado, 5 de novembro de 2011

IDH: três anos, três métodos.

Do Tijolaço

 
“Medir, senhora, é comparar”.

O professor Julio Cesar de Mello e Souza, ao encarnar Beremiz Samir, o famoso “Homem que Calculava” usou esta frase para um “início de conversa” sobre matemática.

O Índice de Desenvolvimento Humano, que a nossa imprensa divulgou como sendo um retrato perfeito do nível de desenvolvimento de 187 países é exatamente isso: uma comparação.

E, sendo uma comparação, exige que ela seja feita em bases semelhantes para todos, o mais aproximadamente possível. E nem sempre – ou melhor, nunca, na prática – se conseguem dados colhidos nas mesmas épocas e condições, ainda mais em escala global.

É dever de qualquer autor que promove comparações esclarecer que dados e de quando são os utilizados em algo que, essencialmente, compara países.

Não há nada demais em que sejam usados dados de datas diferentes quando: a) dados mais recentes não estão disponíveis e b) isso seja devidamente ressalvado por quem divulga a comparação.

Maria Izabel Noronha: Um retrato real das escolas estaduais

por Maria Izabel Azevedo Noronha

Dois fatos ocorridos nos últimos dias demonstram a real situação da rede estadual de ensino: a invasão e depredação, pela quarta vez, da Escola Estadual Jardim Zaíra VIII, em Mauá, e o uso compartilhado por meninas e meninos nos banheiros da recém construída Escola Estadual Doutor Christiano Altenfelder Silva, no Grajaú, Zona Sul da capital.

Ambos os fatos denotam graves problemas de gestão, segurança e a falta de uma política educacional no Estado de São Paulo, que respeite e valorize os seres humanos: professores, alunos, funcionários e todos os que compõem as comunidades escolares.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Dilma diz que dinheiro do Brasil “não pode ser usado de qualquer jeito” pela Europa


Dilma diz que dinheiro do Brasil “não pode ser usado de qualquer jeito” pela Europa
Dilma afimar que o Brasil deve dar um novo aporto ao FMI e não ao Fundo Europeu de Estabilização (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Presidenta anuncia que fará contribuições a nações europeias em crise por meio do Fundo Monetário Internacional, considerado mais seguro

Por: Redação da Rede Brasil Atual

São Paulo – A presidenta da República, Dilma Rousseff, afastou nesta sexta-feira (4) qualquer possibilidade de o Brasil contribuir com o Fundo Europeu de Estabilização, criado para ajudar os países em crise. Ela apontou que o país dará novo aporte ao Fundo Monetário Internacional (FMI), uma forma de garantir a proteção brasileira no sistema global.

Urariano Mota: Lula, o marqueteiro do câncer

por Urariano Mota, em Direto da Redação , via  Vi o Mundo

Recife (PE) – A julgar pelos comentários apaixonados que gerou, o câncer na laringe de Lula foi, é um sucesso. Das chamadas redes sociais, do Twitter, do Facebook, do Youtube a todo o universo do mar, terra, ar, e internet, o câncer do ex-presidente veio provar, do modo mais paradoxal, que Lula está hoje ainda mais vivo e bulindo. Penso que até as sondas espaciais, os laboratórios distantíssimos em órbita, que rondam além do nosso sistema planetário, já transmitem para os ETs que no Brasil há um cara que, ao ser presenteado com um câncer, virou mais notícia que todos os astros do esporte, da televisão e do cinema.

O Jornal Nacional se vê obrigado a noticiar a doença, sério, grave (é do estilo), ainda que em doses homeopáticas, louco de raiva, possesso, por não fazer do caso uma grande telenovela jornalística. Lembram-se da magnífica obra-prima do horror no acidente da TAM? Os capítulos tinham nomes: “O maior desastre da aviação brasileira … Duas tragédias em dez meses… Tristeza e indignação na madrugada em São Paulo… A aflição das famílias das vítimas em Porto Alegre… O medo de quem mora próximo a Congonhas”.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Femurn e Fátima Bezerra reúnem prefeitos em defesa de emenda popular ao OGU

 
Gestores municipais, vereadores e movimentos da sociedade civil lotaram auditório da CDL

Representantes de cerca de 60 municípios do Rio Grande do Norte confirmaram apoio hoje (3) à proposta de Emenda Popular inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012.

Sob iniciativa da deputada federal Fátima Bezerra (PT), e com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), gestores municipais, vereadores e membros da sociedade civil se reuniram na Câmara de Dirigentes Lojistas durante toda a manhã para debater o novo dispositivo.

Sinte se prepara para garantir o 1/3 de hora atividade

A direção do Sinte se prepara para enfrentar mais uma pauta que representa uma importante conquista para a categoria: a implantação do 1/3 de hora atividade. À luz do acórdão publicado em agosto/2011, pelo Supremo Tribunal Federal, os estados e municípios irão dar muito trabalho para que se garanta essa conquista. O acórdão deixa a resolução para ser feita em duas instâncias.

Essa disputa se inicia com os planos de carreira. No caso do Rio Grande do Norte, como os planos foram feitos com 20% da hora atividade em relação a jornada total de trabalho, será necessário fazer emendas para garantir a passagem para o segundo momento de luta, que é a disputa com o Estado e os Município pela sua implementação.

A falta de isenção do procurador que quer barrar o ENEM

 

Por Marcílio

O procurador da República Oscar Costa Filho antes da aplicação das provas do ENEM já estava decidido a cancelá-lo.

Como confiar em alguém que faz o julgamento antecipado?

"...Oscar Costa Filho acredita que vai chegar um momento em que o processo não vai mais se sustentar."


Enem é estelionato intelectual’, diz procurador da República
22/10/2011 - 17h12

O procurador da República Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará, prevê problemas na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece neste fim de semana. Autor da ação que suspendeu a divulgação das notas dos estudantes na avaliação do ano passado, ele diz que há falhas tanto na segurança como na concepção do Enem.

Em Cannes, Dilma defende ‘bolsa família’ global

Presidente sugere que medida, uma antiga proposta da OIT, seria um caminho possível para o combate às crises econômicas


Rogerio Wasserman, da BBC Brasil
CANNES – Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira, 3, durante a reunião de cúpula do G20 em Cannes, na França, uma antiga proposta da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para estabelecer uma espécie de programa de renda mínima global, em moldes semelhantes ao programa brasileiro do Bolsa Família.

Marcos Coimbra: 2012 e 2014

Via Blog Tijolaço

 
O sociólogo Marcos Coimbra, em sua coluna no Correio Braziliense, dá uma “esfriada” nos que pensam que um eventual – e improvável – afastamento de Lula das eleições municipais do ano que vem vá ter grande influência sobre as eleições de 2014.

Sempre ressalvando que não é provável que Lula esteja fora desta disputa, Coimbra não vê, ainda assim, bons horizontes para a tucanada:

“E a eleição presidencial?

Hoje, o PT tem dois nomes. Lula, não se precisa demonstrar, seria dificílimo de bater. Dilma, mantida a avaliação atual, uma candidata muito forte (especialmente se lembrarmos que sua principal limitação em 2010, o desconhecimento, não será problema em 2014).

STF julga ação da oposição contra valorização do salário mínimo

No Rede Brasil Atual, via Blog do Saraiva



DEMo, PSDB e PPS são contra lei que garante aumento real de salário entre 2012 e 2015

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar nesta quinta-feira (3) a ação direta de inconstitucionalidade apresentada por PPS, PSDB e DEM contra a lei que estabelece uma política de valorização para o salário mínimo entre 2012 e 2015. Os partidos de oposição ao governo federal consideram que o mecanismo que permite a determinação dos valores por meio de decreto presidencial viola a Constituição.

Servidores temem que Governo acabe com Centrais do Cidadão no interior


Conversei com dois funcionários da Central do Cidadão de Macau e ouvi deles que há um verdadeiro pânico generalizado dentre os servidores destes locais. É que ontem rolou um boato de que as centrais serão desativadas no Rio Grande do Norte, com exceção de duas de Natal e a de Mossoró. Todas as demais seriam desativadas e os serviços voltariam a serem feitos de maneira descentralizada, com cada organismo em suas sedes próprias.

Explicação

Ministério vai recorrer da decisão da Justiça de anular questões da prova



O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informam que mantém a disposição de recorrer da sentença do juiz da 1ª Vara Federal, Luis Praxedes Vieira da Silva, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad e pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, tão logo tomaram ciência da decisão judicial de Fortaleza.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Professor carioca dissemina ódio e faz apologia à morte de Lula

Como todos sabem, após o diagnóstico de câncer do Ex-Presidente Lula na semana passada, as redes sociais multiplicaram "campanhas" desejando que Lula se tratasse no SUS, ou propagando a teoria de um "castigo" e até mesmo desejando a sua morte como "punição".

Não vou argumentar a respeito do uso do SUS, desdenhá-lo para mim já reflete o desconhecimento a respeito do sistema de saúde brasileiro, modelo da Organização Mundial da Saúde. Reflete a lamentável carência do brasileiro em se interessar pelos temas coletivos. Sempre digo que reclamar sentado na frente do computador pode aliviar o seu stress mas não muda quase nada na vida prática.

Jogadores brasileiros homenageiam Lula na Europa

Jogadores mostraram um 'L' para lembrar Lula - Foto AFP

O volante Ramires e o zagueiro David Luiz do Chelsea, da Inglaterra prestaram uma homenagem ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que luta contra um câncer na laringe. Os jogadores fizeram a letra “L” com uma das mãos na partida desta terça-feira, pela Liga dos Campeões.
- Eu e o David Luiz combinamos no caminho para o jogo de prestar essa homenagem ao Lula, caso algum de nós fizesse um gol. Graças a Deus pude marcar e fizemos a comemoração. Foi uma maneira que encontramos de dar o nosso apoio e mostrar que estamos na torcida por ele. Lula tem uma história de vida que serve de exemplo para muitos brasileiros. Tenho certeza de que conseguirá vencer essa luta contra o câncer. Estamos todos orando para que isso aconteça - comentou o volante por meio de sua assessoria de imprensa.

Fonte: GloboEsporte.com
 

Brasil é referência para 18 países no combate à fome

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Nono doador de alimentos no mundo e responsável por uma série de programas de transferência de renda, o Brasil se tornou referência para o Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas (cuja sigla em inglês é WFP). No próximo dia 7, será inaugurado o primeiro Centro de Excelência Contra a Fome no Brasil, em Brasília, mas a festa vai ser em Salvador (na Bahia). O escritório comandará ações em 18 países – na América Latina, África e Ásia.

A busca por ações conjuntas de erradicação da miséria e pelo fim das desigualdades sociais será tema de uma das reuniões da Cúpula do G20 (que reúne as 20 maiores economias no mundo), em Cannes, na França. Para Daniel Balaban, que assumirá a direção do Centro de Excelência Contra a Fome no Brasil, é fundamental que a comunidade internacional busque soluções para o combate à fome no planeta.

Brasil é o 84º do ranking de desenvolvimento humano da ONU

O Brasil é o 84° colocado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2011, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A lista tem 187 países e o índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor o desempenho. O IDH 2011 do Brasil é 0,718, colocando o país no grupo de nações com desenvolvimento humano elevado. O índice brasileiro está acima da média global (0,682).

Na comparação com 2010, o Brasil subiu uma posição. A Noruega manteve a liderança no ranking, com IDH de 0,943. Em seguida estão a Austrália (0,929) e os Países Baixos (0,910) no grupo de países com desenvolvimento muito elevado. Nas últimas posições, com os piores índices, estão o Burundi (0,316), Níger (0,295) e a República Democrática do Congo (0,286), todos na África Subsaariana.

Conceição Oliveira: Luana, eu tive meu bebê pelo SUS e recomendo

por Conceição Oliveira, no Maria Frô


Acho bobagem responder demagogia de celebridades com agressões ou com ‘campanhas’ do mesmo nível que a simplificação que geraram indignação.

Luana Piovani sugeriu ao ex-presidente Lula que fizesse seu tratamento para combater o câncer de laringe pelo SUS. Não haveria o menor problema, Lula seria bem tratado no INCA ou no HC e nos demais hospitais e institutos que são responsáveis pelo tratamento de 80% dos pacientes com câncer no Brasil. O problema é que se Lula fosse direto ao Inca ou ao HC iriam dizer que ele é um político demagógico já que todos os políticos se dirigem ao Hospital Israelita Albert Einstein ou ao Hospital Sírio-Libanês. Portanto, fosse onde fosse realizar seu tratamento Lula seria alvo de comentário de seus adversários.

Mas deixando as doenças de lado e falando da vida que está por vir, soube que Luana Piovani está grávida. Que ela tenha um bom parto.

Pela minha experiência eu diria a Luana Piovani se ela puder escolher em ter seu bebê em qualquer maternidade privada do Brasil e na maternidade do Hospital Universitário da USP que ela tenha seu bebê na segunda. Hummmm, mas Piovani não faz parte da comunidade da USP e nem mora no entorno, creio, portanto, que será mais difícil ser atendida na maternidade de menor índice de infecção hospitalar do país.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O SUS, a ironia e o mau gosto

Por Nina Crintzs

Há seis anos atrás eu tive uma dor no olho. Só que a dor no olho era, na verdade, no nervo ótico, que faz parte do sistema nervoso. O meu nervo ótico estava inflamado, e era uma inflamação característica de um processo desmielinizante. Mais tarde eu descobri que a mielina é uma camada de gordura que envolve as células nervosas e que é responsável por passar os estímulos elétricos de uma célula para a outra. Eu descobri também que esta inflamação era causada pelo meu próprio sistema imunológico que, inexplicavelmente, passou a identificar a mielina como um corpo estranho e começou a atacá-la. Em poucas palavras: eu descobri, em detalhes, como se dá uma doença-auto imune no sistema nervoso central. Esta, específica, chama-se Esclerose Múltipla. É o que eu tenho. Há seis anos.

Os médicos sabem tudo sobre o coração e quase nada sobre o cérebro – na minha humilde opinião. Ninguém sabe dizer porque a Esclerose Múltipla se manifesta. Não é uma doença genética. Não tem a ver com estilo de vida, hábitos, vícios. Sabe-se, por mera observação estatística, que mulheres jovens e caucasianas estão mais propensas a desenvolver a doença. Eu tinha 26 anos. Right on target.

A descoberta de Machu Picchu

No Aventuras na História

Há um século, o caçador de tesouros americano Hiram Bingham - possível inspirador do personagem Indiana Jones - encontrou a cidade inca. Até hoje os arqueólogos não descobriram por que razão ela foi abandonada

Por Ernani Fagundes / Design: Rodrigo Villas / Ilustração: Aluísio Cervelle | 31/10/2011 16h0

Uma barra de bronze pintada de amarelo. Foi o prêmio que Hiram Bingham III, professor
assistente de história latino-americana da Universidade de Yale, recebeu depois de 2 meses de busca frustrada a um tesouro, proposta pelo prefeito do Vale do Apurimac. Na viagem em lombo de mula, em 1909, o arqueólogo percorreu desfiladeiros a 3 mil metros de altitude, cruzando o rio Apurimac em pontes improvisadas, para encontrar nos Andes as ruínas abandonadas de Choquequirao (“Berço do Ouro”, na língua usada pelos incas e ainda hoje por várias etnias sul-americanas, como os quíchuas).

Consumo da classe D irá superar R$ 400 bilhões

No Brasil Econômico

Consumo da classe D irá superar R$ 400 bilhões
 
Cláudia Bredarioli (cbredarioli@brasileconomico.com.br)


Capacidade financeira desse estrato social já supera o da classe B e representa 15% do total de consumo dos brasileiros. Aumento no salário mínimo é principal causa desse crescimento.

Os próximos dois anos devem apontar para uma condição inédita de aumento do consumo no Brasil: pessoas que há pouco mais de uma década viviam em condições de privação quase completa poderão sustentar boa parte do crescimento da atividade econômica no país.

Hoje, com o aumento da renda a classe D, pessoas que ganham entre R$ 705 a R$ 1.126 - pouco mais de dois salários mínimos, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV) - ganha espaço e deve ser o próximo estrato social a mostrar grande poder de compra já a partir do ano que vem, superando inclusive a classe B.

Prefeitura de Natal entrega projetos de Mobilidade Urbana incompletos para a CEF

Prefeitura entrega projetos de Mobilidade Urbana incompletos para a CEF


Entregue há pouco mais de 30 dias, a papelada que reúne os projetos de mobilidade urbana do lote 1 (Corredor Oeste) segue sendo analisada pelos técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF), pois faltaram documentos na remessa entregue pela Prefeitura do Natal no dia 30 de setembro. Por esta razão, a conclusão da análise, que deveria sair no início desta semana, foi adiada para o dia 7 deste mês. O projeto que está de posse da CEF prevê a criação de um corredor de mobilidade que ligará a Zona Norte da capital à futura Arena das Dunas, passando pela complexo viário da Urbana e as avenidas Industrial João Motta e Capitão-mor Gouveia.

Santayana e a saúde dos homens públicos

Do JB online, via Blog Conversa Afiada


As tensões da política

por Mauro Santayana

Os médicos ouvidos nestes últimos três dias debitam ao fumo e ao álcool a enfermidade que castiga Lula. As terríveis verdades são muitas, como as cabeças da hidra. A enfermidade, desde Hipócrates, tem sido vista como o resultado de um conflito. Em primeiro lugar, há o conflito entre o desenho evolutivo do homem e sua construção individual. As descobertas recentes mostram que esse conflito se inicia na combinação genética. Mas é preciso também ver a doença, como indicam outros estudiosos, no confronto entre o organismo e o ambiente, como atestam as doenças profissionais. O ambiente não é só o físico, com as alterações do clima e a poluição. Mais duro talvez seja o ambiente da vida em comum – a circunstância moral em que os homens se movem.

Fátima Bezerra fará reunião sobre Emenda de iniciativa popular para todos os prefeitos do Estado

A pedido da Femurn, Fátima abre reunião sobre Emenda de iniciativa popular para todos os prefeitos do Estado

A pedido da Femurn, o mandato da deputada federal Fátima Bezerra vai abrir para todos os prefeitos do Estado a reunião para discutir a implementação da Emenda de iniciativa popular na Câmara Federal.

A proposta da Emenda de iniciativa popular é do deputado federal Arlindo Chinaglia, relator do Orçamento Geral da União(OGU).

Proposta, caso seja implementada, vai permitir que municípios com até 50 mil habitantes apresentem Emenda de iniciativa popular diretamente ao OGU, sem a necessidade da intermediação dos deputados federais.

Riscos do Enem vêm das escolas privadas

A educadora Paula Bouza, doutora em Políticas Educacionais pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pesquisadora da Fundação Lemann, deu nesta segunda-feira uma entrevista à CBN, nesta segunda-feira, que foi extremamente didática e séria sobre os problemas que ocorreram com o Enem.

Paula aponta o interesse das escolas privadas em usarem seu ranqueamento no Enem como elemento de marketing como um dos principais problemas de segurança do exame.

A Força do SUS

Após o vexame tosco que a pequenez humana deu com a notícia de que o ex-presidente Lula tem câncer na laringe com ataques ao presidente e ao SUS, vamos às informações. Vamos transformar esse show de horrores em esclarecimento sobre o SUS para que os brasileiros conheçam seus direitos e lute por uma saúde pública de qualidade. O SUS é de todos nós.

Veja mais dados sobre o SUS em: A Força do SUS

Veja também: Entrevista coletiva do ministro Alexandre Padilha sobre SUS e tratamento do câncer.

Os dados abaixo são do Ministério da Saúde.


INVESTIMENTOS EM ONCOLOGIA

· Os avanços na área da Oncologia (tratamento de câncer) para pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) são importantes: nos últimos 12 anos, os gastos federais com assistência oncológica no país triplicaram, passando de R$ 470,5 milhões (em 1999) para cerca de R$ 1,8 bilhão (em 2010).

POLÍTICA - Guia de boas maneiras na política. E no jornalismo

.A obsessão da elite brasileira em tentar desqualificar Lula é quase patológica. E a compulsão por tentar aproveitar todos os momentos, inclusive dos mais dramáticos do ponto de vista pessoal, para fragilizá-lo, constrange quem tem um mínimo de bom senso.

Maria Inês Nassif

A cultura de tentar ganhar no grito tem prevalecido sobre a boa educação e o senso de humanidade na política brasileira. E o alvo preferencial do “vale-tudo” é, em disparada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por algo mais do que uma mera coincidência, nunca antes na história desse país um senador havia ameaçado bater no presidente da República, na tribuna do Legislativo. Nunca se tratou tão desrespeitosamente um chefe de governo. Nunca questionou-se tanto o merecimento de um presidente – e Lula, além de eleito duas vezes pelo voto direto e secreto, foi o único a terminar o mandato com popularidade maior do que quando o iniciou.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lula, calado, fala alto

Por Brizola Neto - Blog Tijolaço
 
Como a anunciada “solidariedade humana” da mídia é apenas da boca para fora – embora possa, sim, haver várias e honrosas exceções – existe, neste momento, um grande ponto de interrogação em seus estrategistas.

O que devem fazer?

Aproveitar-se do recesso forçado a que terá de se submeter a mais carismática figura da política brasileira e aguçar ainda mais os ataques ao Governo? Ou acreditar que a notícia do problema de Lula causou um estado de espírito na população que torna um acirramento de sua ofensiva de ataques um elemento de evidenciação de seus propósitos e de seu inconformismo com os resultados das eleições?

Lula está se comunicando só por escrito

Do Blog Balaio do Kotscho
por Ricardo Kotscho 
 
MACEIÓ (AL) _ A voz rouca que é sua marca registrada desde os tempos das portas de fábrica de São Bernardo do Campo e das primeiras assembleias de metalúrgicos no Estádio de Vila Euclides, está momentaneamente silenciada.

Depois de fazer uma biopsia na laringe, no sábado de manhã, que confirmou a existência de um tumor maligno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva só está se comunicando com a família por escrito, até para pedir um copo d’água.

Posso imaginar a dificuldade do amigo Lula para se adaptar à nova realidade, ele que construiu no gogó toda sua carreira de líder sindical e político, até se eleger por duas vezes presidente da República.

domingo, 30 de outubro de 2011

Estação espacial da NASA libera vídeo do nosso planeta girando



A sequência do vídeo começa a mostrar imagens do sul do Canadá.

A estação espacial da NASA posicionou suas lentes para um ponto da Terra, permanecendo parado enquanto o nosso planeta girava. As imagens são espetaculares, é possível ver entre as nuvens milhões de luzes acesas na cidade de Chicago. Observa-se alguns relâmpagos na costa leste dos Estados Unidos, onde entra na exibição Atlanta e Geórgia.