sábado, 25 de setembro de 2010

Vox Populi aponta 2º turno entre Mercadante X Alckmin

Duas pesquisas Vox Populi e Ibope para o governo de São Paulo, divulgadas nesta sexta-feira (24), apontam queda na diferença entre Aloizio Mercadante (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

No Vox Populi, indica perspectiva de 2º turno:

Alckmin (PSDB): 40% (caiu 9 pontos em relação a última pesquisa do instituto)
Mercadante (PT): 28% (subiu 11)

A mídia comercial em guerra contra Lula e Dilma

O QUE PRETENDE A MÍDIA COMERCIAL

TEXTO DE FREI LEONARDO BOFF(*)

A mídia comercial em guerra contra Lula e Dilma

Sou profundamente pela liberdade de expressão em nome da qual fui punido com o "silêncio obsequioso"pelas autoridades do Vaticano. Sob risco de ser preso e torturado, ajudei a editora Vozes a publicar corajosamente o "Brasil Nunca Mais" onde se denunciavam as torturas, usando exclusivamente fontes militares, o que acelerou a queda do regime autoritário.

Pesquisa RS: Tarso Genro 46% e Fogaça (PMDB) com 23%

Tarso Genro amplia vantagem na disputa pelo governo do RS

Petista tem 46%, enquanto Fogaça (PMDB) aparece com 23%

Folha SP

Tarso Genro (PT) mantém tendência de crescimento e abriu ainda mais sua vantagem em relação ao segundo colocado, José Fogaça (PMDB), consolidando a possibilidade de vitória no primeiro turno.

Segundo pesquisa feita nos dias 21 e 22, o petista passou de 44% para 46%, enquanto Fogaça caiu de 24% para 23%.

Pesquisa Ibope: Aprovação do governo Iberê(PSB) chega a 54% e do governo Lula a 87% no RN

Aprovação do governo Lula chega a 87% no RN

Além das preferências do eleitorado para a Presidência da República, Governo do Estado e Senado, a pesquisa InterTV Cabugi/Ibope, divulgada na quinta-feira, também registrou como os norte-riograndenses vêm avaliando os governos estadual e federal. A aprovação da “maneira como Iberê Ferreira vem administrando o estado” subiu sete pontos e passou de 47%, na pesquisa divulgada em 11 de setembro, para 54% na atual. O percentual positivo só é inferior ao obtido no levantamento do Ibope de 19 de agosto, quando atingia 60%.

domingo, 19 de setembro de 2010

O lulismo posto à prova em 2010

Reproduzo polêmico artigo de André Singer, publicado no jornal Folha de S.Paulo:

Conta-se que certa vez o engenheiro Leonel Brizola teria levado o metalúrgico Lula ao túmulo de Getúlio Vargas em São Borja (RS). Lá chegando, o gaúcho pôs-se a conversar com o ex-presidente. Depois de algumas palavras introdutórias, apresentou o líder do PT ao homem que liderou a Revolução de 1930: "Doutor Getúlio, este é o Lula", disse, ou algo parecido. Em seguida, pediu que Lula cumprimentasse o morto. Não se sabe a reação do petista.

Será que algum dos personagens do encontro pressentiu que, naquela hora, estavam sendo reatados fios interrompidos da história brasileira? Desconfio que não.

Dilma e Lula em Campinas

Heráclito Fortes (DEM) é o 4ºcolocado nas eleições para o Senado no Piauí

PI: Wellington Dias segue à frente com 65% na disputa ao Senado

O ex-governador Wellington Dias (PT) continua na frente da disputa ao Senado no Piauí, porém, o destaque na pesquisa Captavox, divulgada nesta sexta-feira (17), é o crescimento do candidato Ciro Nogueira (PP).

Wellington Dias, que renunciou mandato para disputar as eleições, consolida sua liderança com 65% das intenções de votos. Já Ciro Nogueira toma a frente do senador Heráclito Fortes (DEM), que tenta a reeleição, registrando 22% na preferência do eleitorado.

Se a eleição fosse hoje, Marco Maciel (DEM-PE) não seria eleito

Armando ultrapassa Maciel na corrida pelo Senado

A grande surpresa destas eleições, se as pesquisas de intenção de voto se confirmarem nas urnas, será a derrota do candidato ao Senado Federal Marco Maciel (DEM), que está a mais 40 anos no poder. A segunda rodada de pesquisas do Instituto Diario Data Associados, realizada entre os dias 12 e 15 de setembro mostra que o democrata foi ultrapassado por Armando Monteiro Neto (PTB). O cenário ficou assim: Humberto Costa (PT) (45%), Armando Monteiro (32%), Marco Maciel (25%) e Raul Jungmann (9%), os demais candidatos ficaram com menos de 0,5%.

A onda de denúncias

Marcos Coimbra
Correio Braziliense

“Por uma coincidência extraordinária, denúncias pipocam a toda hora nestes últimos dias de campanha eleitoral. Faltando duas semanas para a eleição do sucessor ou, pelo que parece, da sucessora de Lula, falar delas se tornou uma verdadeira obsessão para nossa grande imprensa.

Se contarmos o tempo transcorrido desde quando surgiu o “escândalo da Receita”, já faz quase um mês que os grandes jornais de São Paulo e Rio, as maiores revistas de informação e o noticiário da principal emissora de televisão dão cobertura máxima a denúncias de vários tipos contra Dilma, sua campanha, o PT e o governo Lula.