domingo, 19 de setembro de 2010

Se a eleição fosse hoje, Marco Maciel (DEM-PE) não seria eleito

Armando ultrapassa Maciel na corrida pelo Senado

A grande surpresa destas eleições, se as pesquisas de intenção de voto se confirmarem nas urnas, será a derrota do candidato ao Senado Federal Marco Maciel (DEM), que está a mais 40 anos no poder. A segunda rodada de pesquisas do Instituto Diario Data Associados, realizada entre os dias 12 e 15 de setembro mostra que o democrata foi ultrapassado por Armando Monteiro Neto (PTB). O cenário ficou assim: Humberto Costa (PT) (45%), Armando Monteiro (32%), Marco Maciel (25%) e Raul Jungmann (9%), os demais candidatos ficaram com menos de 0,5%.

Outro fator que também impressiona é o crescimento do candidato petebista. Na primeira sondagem do Diario Data Associados, Armando Monteiro Neto aparecia com 16%, agora, dobrou o percentual e está com 32%. Por outro lado o candidato a reeleição, o democrata caiu 9 pontos em relação à última pesquisa. Humberto e Armando fazem parte da coligação Frente Popular que apoiam o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) que lidera com ampla vantagem as pesquisas, enquanto Maciel e Jungmann compõem a chapa Pernambuco Pode Mais ligada a Jarbas Vasconcelos (PMDB).

A pesquisa espontânea, onde o eleitor lembra sozinho os nomes dos candidatos, não apresenta cenário diferente. Humberto (26%) e Armando (16%) são os mais lembrados seguidos por Maciel (11%) e Jungmann (5%). A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o nº 46.997 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo nº 30.403. Leia os dados completos do levantamento realizado pelo Instituo Diario Data Associados, com assessoria técnica da Giga Consultoria, na edição deste domingo do Diario de Pernambuco.

Por Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: