sábado, 25 de setembro de 2010

Pesquisa Ibope: Aprovação do governo Iberê(PSB) chega a 54% e do governo Lula a 87% no RN

Aprovação do governo Lula chega a 87% no RN

Além das preferências do eleitorado para a Presidência da República, Governo do Estado e Senado, a pesquisa InterTV Cabugi/Ibope, divulgada na quinta-feira, também registrou como os norte-riograndenses vêm avaliando os governos estadual e federal. A aprovação da “maneira como Iberê Ferreira vem administrando o estado” subiu sete pontos e passou de 47%, na pesquisa divulgada em 11 de setembro, para 54% na atual. O percentual positivo só é inferior ao obtido no levantamento do Ibope de 19 de agosto, quando atingia 60%.

Já a “administração do governador Iberê Ferreira” recebeu citações positivas de 35% dos entrevistados na nova rodada de pesquisa Ibope, dos quais 8% a consideram ótima e 27% boa.

As análises negativas somaram 19% (13% péssima e 6% ruim) e as respostas regular chegaram a 35% do total. A aprovação da atual gestão aumentou 4% em relação à pesquisa divulgada há duas semanas, porém ainda se manteve abaixo dos 37% registrados em 19 de agosto.

Regiões

O maior índice de aprovação do governo é alcançado na região Oeste, com 41% de respostas “boa” e “ótima”, enquanto o índice mais negativo é da capital, onde 24% responderam “ruim” ou “péssima”. Já a aprovação pessoal de Iberê Ferreira é melhor entre os jovens de 16 a 24 anos (61%) e nas regiões Agreste e Central (65% em ambas), enquanto a desaprovação alcança os maiores percentuais entre o que vivem em famílias com renda acima de dois salários mínimos e na capital, 37% nos dois casos.

A avaliação pesa diretamente no voto dos eleitores. Dentre os que aprovam a atual administração do estado, 54% votam em Iberê e 32% em Rosalba Ciarlini (DEM). Já entre os que desaprovam, o atual governador tem o voto de 5% e a ex-prefeita de Mossoró obtém 69% das preferências. Um total de 87% dos eleitores de Iberê aprovam a forma como ele administra o Rio Grande do Norte, contra 42% dos eleitores da candidata do DEM e 44% dos que votam em Carlos Eduardo.

Nacional

A aprovação do governo Lula continua em alta. Segundo a pesquisa InterTV Cabugi / Ibope, 87% dos potiguares consideram a administração do atual presidente “boa” ou “ótima”, enquanto apenas 3% a classificam como “ruim” ou “péssima”, mesmos percentuais registrados no levantamento divulgado dia 11 de setembro e abaixo apenas dos 90% de aprovação apontados em 19 de agosto. A aprovação ao governo federal é praticamente a mesma entre os eleitores de Rosalba (88%), Iberê (90%) e Carlos Eduardo (92%).

A pesquisa contratada pela InterTV Cabugi foi a quinta do Ibope realizada na atual campanha do Rio Grande do Norte e tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos, tendo ouvido 812 pessoas em todo o estado, de 20 a 22 de setembro. O levantamento foi registrado no TRE sob o protocolo 27.455/2010.

Candidatos ao governo e Senado avaliam pesquisa

O desempenho da candidata ao governo Rosalba Ciarlini (DEM), que segundo o Ibope venceria a disputa no primeiro turno se a eleição fosse hoje, e dos senadores candidatos à reeleição, Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), reforçou a confiança do trio que vem promovendo propagandas conjuntas e defendendo o “voto casado”.

Para a candidata ao governo, os números da pesquisa divulgada quinta-feira, na qual aparece com 49% das preferências, 10% a mais que a soma dos adversários, mostra que o “voto casado se transformou em realidade”. Rosalba, no entanto, defende que ainda não é momento para comemorar: “Os números nos dão mais disposição para multiplicar o trabalho nessa reta final”

Segundo colocado no Ibope, com 29%, o governador Iberê de Sousa (PSB) evitou tratar dos percentuais: “Tenho percorrido todo o estado e o carinho do povo com nossa candidatura está crescendo, rapidamente, a cada dia. Não tenho dúvidas: vamos pro segundo turno e vencer a eleição.”

Já o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), cuja percentagem oscilou de 12% para 9% nos 12 dias que separaram as duas últimas pesquisas Ibope, preferiu não polemizar. “Não brigo com pesquisas e mantenho minha confiança de que irei ao segundo turno”, declarou, lembrando que a estratégia de focar na busca pelos votos dos indecisos, que ainda representam 30% na pergunta espontânea, será mantida nesta reta final.

Na disputa pelo Senado, o primeiro colocado no Ibope, com 60% dos votos, Garibaldi Filho, afirmou que os números são muito animadores para toda a coligação. “Já estamos a nove dias (ontem) da eleição e essa proximidade representa que o voto está bastante consolidado”, destacou.

Em segundo lugar, com 58%, José Agripino (DEM) considerou os dados “extremamente alentadores”, lembrando, porém, que a eleição só se define após os votos apurados e o momento é de redobrar a atenção. “Agora, é fato que o que temos percebido nas ruas é o que se traduz nos números das pesquisas”, resumiu.

A terceira colocada no levantamento, Wilma de Faria (PSB), que obteve 37%, 21 pontos abaixo do segundo colocado, minimizou. “O carinho que encontro nas ruas e cidades por onde tenho caminhado são bem maiores que os números isolados de algumas pesquisas. Aliás, tem sido assim em toda minha vida pública. O reconhecimento do meu trabalho nunca vem das pesquisas. Vem, sim, do voto do povo que sempre foi justo comigo”, disse a ex-governadora.

Nenhum comentário: