sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Haddad afirma que MEC vai investigar falhas internas no SiSU

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o ministério vai investigar os problemas enfrentados pelos estudantes para se inscrever no SiSU – que apresentou instabilidade no acesso durante o período de inscrições. O ministro garantiu que não houve planejamento incorreto da estrutura necessária para atender a demanda. “A versão de que faltou planejamento é equivocada. Encomendei um laudo para apurar os motivos da instabilidade. Nossa suspeita é que houve falha na configuração de uma máquina”, disse. Ele espera respostas da auditoria em menos de 30 dias.

Há 150 anos nascia o brasileiro que inventou o rádio

Nesta sexta-feira, 21 de janeiro, o Brasil celebra o sesquicentenário de nascimento do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio e Pai das Telecomunicações. Uma série de atividades foi programada para este dia, entre elas o lançamento de selo e carimbo alusivos ao tema pelos Correios nas cidades de Porto Alegre, Campinas e Brasília.
 
Ironia do destino, embora seja um dos maiores gênios dos séculos XIX e XX, por suas invenções e atuação científica, Landell de Moura, gaúcho de Porto Alegre nascido no dia 21 de janeiro de 1861, é ignorado em seu próprio País, onde as crianças continuam aprendendo que o inventor do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi.
 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Entrevista: Marilena Chauí

 Da Caros Amigos

Entrevista: Marilena Chauí

Sem comunicação não há democracia”

Participaram Bárbara Mengardo, Baby Siqueira Abraão, Cecília Luedemann, Débora Prado, Gabriela Moncau, Hamilton Octavio de Souza, Lúcia Rodrigues, Otávio Nagoya, Renato Pompeu, Tatiana Merlino, Wagner Nabuco. Fotos: Jesus Carlos.

Mais uma vez a professora Marilena Chauí, filósofa e titular da Universidade de São Paulo, é a entrevistada da capa da Caros Amigos. Em 1999 e em 2005, ela proporcionou aos leitores excelentes análises sobre universidade, democracia e eleições. Agora, a renomada professora retoma a análise da última campanha eleitoral e, mais uma vez, critica a atuação da grande imprensa empresarial, que, segundo ela, ignorou ou criminalizou a candidatura de Dilma Rousseff. Vinculada ao PT desde os anos 80, defensora entusiasmada dos governos Lula, Marilena Chauí apresenta a sua visão sobre o atual momento de transição, as questões mais candentes em relação à necessária e urgente democratização da comunicação.

Com apoio dos municípios, sistema de defesa civil pode ser concluído antes do previsto

Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, fala sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil no programa Bom Dia, Ministro.

Cada município brasileiro terá que organizar um padrão de defesa civil com qualidade, sob acompanhamento e coordenação dos estados, medidas indispensáveis e que contribuirão para que o Sistema Nacional de Defesa Civil fique totalmente pronto antes dos quatro anos previstos. A afirmação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou, nesta quinta-feira (20/1), do programa de rádio Bom Dia, Ministro.
“Em até quatro anos nós seguramente concluímos esse Sistema. Mas nós podemos antecipar se houver uma mobilização dos prefeitos, dos governadores (…). Se os governadores e prefeitos organizarem suas defesas civis, tomarem providências para ajudar nesse esforço nacional que está sendo feito por orientação e determinação da presidenta Dilma nós teremos um excelente sistema, que não vai acabar com os acidentes, mas pode diminuir muito as mortes”, disse.

Heráclito Fortes quis armar Brasil contra Venezuela - WikiLeaks

Do Blog Luis Nassif

O inacreditável senador Herácito Fortes no WikiLeaks



O parlamentar, que presidia na época a Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, disse à Folha que a história não procede.

E a classe média paulista preocupada com a atuação do Tiririca no Congresso:
20/01/2011 - 07h00
BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO
WikileaksO senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sugeriu a Washington estimular a produção de armas no Brasil para barrar supostas ameaças de Venezuela, Irã e Rússia, afirma um telegrama secreto obtido pelo site WikiLeaks.
Ele apresentou a ideia ao ex-embaixador americano Clifford Sobel, diz informe do diplomata de 2007.
Pelo relato, Heráclito pediu uma reunião "urgente".
Ele disse estar "verdadeiramente preocupado" com a influência do presidente venezuelano Hugo Chávez e sugeriu um plano para armar Brasil e Argentina contra a suposta ameaça bolivariana, "antes que fosse tarde".

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Governo federal estabelecerá punições aos municípios por uso e ocupação irregular do solo

O governo federal decidiu jogar pesado contra municípios que têm áreas de risco e ocupação irregular de solo. Uma reunião entre o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, selou a elaboração de um pacote contendo medidas práticas para coibir tais procedimentos no âmbito das cidades, já que cabe às prefeituras atuar nesta questão. Segundo o vice-presidente, o encontro serviu para a alinhavar as diretrizes que serão tomadas. Os próximos passos seriam pedir sugestões de outros ministérios e apresentá-las à presidenta Dilma Rousseff para que envie projetos de leis ou emendas constitucionais ao Congresso Nacional no próximo mês, quando se inicia os trabalhos legislativos.

Brasil criou 15 milhões de vagas na era Lula


Criação de empregos formais bate recorde em 2010

Esse é o melhor resultado desde 1992 quando teve início a série histórica do Caged. O recorde anterior havia sido registrado em 2007. Naquele ano, o saldo de postos de trabalho formais atingiu 1.617.392.

Entre 2003 e 2010, durante os dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram criados cerca de 15 milhões de empregos no Brasil.

O desempenho no ano superou a meta estabelecida pelo ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, em maio de 2010. Na véspera das comemorações do Dia do Trabalho, Lupi havia divulgado a ampliação da meta de geração de empregos com carteira assinada no País de 2 milhões para 2,5 milhões para o ano passado, após os sucessivos resultados recordes registrados pelo Caged até aquele momento.

O melhor resultado mensal da história no mercado de trabalho foi registrado em junho de 2008, quando o saldo líquido de empregos atingiu 309.442 postos formais no Brasil.
 
Retirado do Blog do Saraiva

98% dos internautas apóiam 14º salário para professores

Do Portal de Notícias - Senado Federal

Enquete: 98% dos internautas apóiam 14º salário para professores

O DataSenado realizou enquete, entre os dias 16/12/10 e 15/01/11, para conhecer a opinião dos internautas sobre o PLS 319/08, que autoriza a União, os estados, o DF e os municípios a concederem o 14º salário aos profissionais da educação básica em escolas públicas.

A proposta, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi apoiada por 97,9% dos 147.375 internautas que registraram sua opinião no site do Senado Federal. Por outro lado, 2,1% manifestaram não concordar com essa iniciativa.

O neurocientista Miguel Nicolelis é alvo de sites da extrema-direita americana

 Do Vi o Mundo

Nicolelis é alvo de sites da extrema-direita americana: contas não ajustadas da eleição

de Conceição Lemes*



Sua eleição foi saudada nos Estados Unidos, Europa, inclusive Itália, e Brasil. Nicolelis, mal comemorava a boa notícia, quando começou a receber informações de que sites da extrema direita americana religiosa haviam postado artigos enfurecidos com a escolha.

Adeus ao Professor Edmilson Cunha

O falecimento do professor Edmilson Cunha deixou consternada toda a comunidade educacional de Lajes, um exemplo de dedicação à causa da educação e à construção de uma sociedade mais justa e cidadã. A relevância dos serviços prestados ao nosso município é imensa. Suas contribuições no campo da educação fazem dele uma figura excepcional. Pois, o professor Edmilson desejou, imaginou, sonhou e criou com paixão a Educação do sonho do cotidiano. Permanecerá vivo em sua obra, em nossas lembranças e em nossos corações.

Desejar, imaginar, sonhar e criar

“Estar vivo é estar em conflito
permanente, produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a
paixão, desejos de vida e morte, é preciso
educar o medo e a coragem.
Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o
velho. Medo e coragem em assumir a solidão
de ser diferente. Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a
educação deste drama, cujos
personagens são nossos desejos de vida e morte.
Educar a paixão (de vida e morte) é
lidar com esses dois ingredientes,
cotidianamente, através da nossa capacidade,
força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e
desejar, sonhar, imaginar, criar.
Somos sujeitos porque desejamos,
sonhamos, imaginamos e criamos, na
busca permanente da alegria, da esperança, do
fortalecimento da liberdade, de uma
sociedade mais justa, da felicidade a
que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos
vivos... fazendo Educação.”
( Madalena Freire )

Descanse em paz Professor e obrigado por ter partilhado comigo e com muitos tudo o que sabia.

Marcílio Moreira

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Imprensa dá barrigada com história de cão que guardava túmulo da dona no RJ


Da Redação

A imprensa brasileira conseguiu comover a muitos com a história do cão Caramelo, que supostamente guardava o túmulo da dona após ela ter sido soterrada pelos deslizamentos de terra que atingiram a região Serrana do Rio de Janeiro na última semana. A história foi noticiada pelo G1, UOL, Folha.com, R7, Extra e virou até charge de Chico Caruso no jornal O Globo, entre outros. No entanto, segundo o Diário de Teresópolis, a história, repercutida até pela imprensa portuguesa, não passou de uma grande confusão.

De acordo com a reportagem, Caramelo realmente existe e perdeu seus donos na tragédia, mas não era ele que aparecia ao lado de um túmulo e sim, John, o cachorro de Rodolfo Júnior, voluntário que trabalha no cemitério Carlinda Berlim.

Petrobras responde sobre a antecipação do pagamento de ICMS relativo ao mês de dezembro ao Estado do RN

ICMS: resposta à Folha de SP

Leia a matéria “DEM afirma que Petrobras favoreceu PSB”, publicada pela Folha de São Paulo nesta terça-feira (18/1) e confira, abaixo, a resposta encaminhada pela Petrobras ao veículo.

Folha: Gostaríamos de saber se a Petrobras antecipou o pagamento de ICMS relativo ao mês de dezembro ao Estado (Rio Grande do Norte), fazendo com que o crédito fosse repassado ainda no mês de dezembro de 2010. O governo que tomou posse no dia 1º de janeiro disse que a Petrobras beneficiou o governo anterior com a antecipação de 90% da receita de ICMS (R$ 38 milhões), permitindo que seu antecessor quitasse dívidas.

Miguel Nicolelis anuncia instalação de laboratório comandado por "cientistas juniores" do RN

Do neurocientista Miguel Nicolelis, informando sobre a instalação de um laboratório em Natal, formado pelos futuros cientistas, formados pela escola mantida pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal.
A novidade ele anunciou pelo twitter:

@MiguelNicolelis - Em primeira mãao: Estou inaugurando o meu novo laboratório aqui em Natal. O laboratório sera formado por 18 jovens egressos da nossa Escola!

@MiguelNicolelis - Jovens que acabaram de entrar no ensino médio depois de participarem do nossos cursos de educação científica. Vou trabalhar direto com eles e criar um laboratório de neuroengenharia so com essa molecada!

@MiguelNicolelis - Laboratório de pesquisa rodado por crianças do ensino médio, supervisionado por mim e um grupo de recém doutores!

@MiguelNicolelis - Agora o povo vai entender o que eu quis dizer 8 anos atrás quando disse que o Futuro da Ciência Brasileira Começa Aqui em Natal! 

@MiguelNicolelis - Semana que vem vou postar a primeira foto do time do nosso novo laboratório. Vamos chamá-lo de Laboratório do Impossível! Que tal? Da periferia de Natal para a Science!

@MiguelNicolelis - Ah, esqueci de dizer! cada um desses "cientistas jrs" receberá uma Bolsa Ciência do nosso Instituto Nacional de Interfaces Cerebro Maquina!

Fonte: Thaisa Galvão

Betinho Rosado, DEM-RN, mantém salário da Câmara


Betinho mantém salário da Câmara e não vai "precisar roubar" no governo de Rosalba
 
Duas reportagens que acabo de ler, uma no site Congresso em Foco e outra no jornal O Estado de S.Paulo, me levam à conclusão de que o mossoroense Betinho Rosado, o deputado federal que agora é secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, será o primo rico no governo da cunhada Rosalba Ciarlini.

Mesmo licenciado da Câmara, Betinho deve manter o salário que ali ganha, hoje de R$ 16.512,00 e a partir de fevereiro turbinado para R$ 26.723,13.

Inscrições para o ProUni são adiadas para sexta-feira (21)



As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), marcadas para começar na quarta-feira (19), foram adiadas para sexta-feira (21). Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni entre os dias 21 e 25 de janeiro. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

Inscrições para o SISU foram prorrogadas

Inscrições para Sistema de Seleção Unificada foram prorrogadas 

Inscrições para Sistema de Seleção Unificada foram prorrogadas

por Secom em 17/01/2011 21:40hs 


As inscrições para as 83.125 vagas disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram prorrogadas até quinta-feira, 20, às 23h59. As vagas são ofertadas por 83 instituições públicas de educação superior.

Com o novo calendário, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Entre os cursos com vagas disponíveis, estão bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. Participam desta edição do Sisu 39 universidades federais, 38 institutos federais, 5 universidades estaduais, além de uma escola nacional. Podem participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.  O cronograma atualizado está disponível para consulta na página eletrônica do Sisu, no portal do Ministério da Educação. http://sisu.mec.gov.br

O novo plano decenal de educação, enviado ao Congresso, é mais conciso e ambicioso

Carta Capital - Carta na Escola

Sairemos do atraso?


Fernando Vives

O novo plano decenal de educação, enviado ao Congresso, é mais conciso e ambicioso

Como levar a educação a todas as camadas sociais e ao mesmo tempo aumentar a qualidade do ensino? Trocar alguns pneus com o carro em movimento é o desafio do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o perío­do 2011-2020, enviado ao Congresso, em dezembro de 2010, e cujos principais focos são a evolução da educação infantil, o aumento gradual do investimento no setor e a qualificação e valorização da carreira de professor.

Criado nos anos 90, o Plano Nacional de Educação é um conjunto de metas para o sistema educacional que define prioridades e estratégias no período de dez anos. O primeiro PNE foi elaborado para o decênio 2001-2010, mas veio a público natimorto: o calhamaço de metas só seria minimamente executável se o governo seguisse a determinação de destinar 7% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação. O então presidente Fernando Henrique Cardoso, por causa das dificuldades econômicas vividas em seu segundo mandato, vetou-o.

As tragédias, a nova mídia e a incompetência governamental


por Luiz Carlos Azenha

Descobri na internet que houve, em 1967, uma tragédia tão grave quanto a que afeta a região serrana do Rio de Janeiro.

Na mídia, o G1 parece ter notado. O Diário do Vale também fez uma reportagem. Mas eu vi primeiro, mesmo, foi no blog do Paulinho.

Foi na serra das Araras, no Rio de Janeiro, mas atingiu também Caraguatatuba, no litoral paulista.

Os detalhes dependem das pessoas que testemunharam, já que aparentemente não há estatísticas confiáveis. Houve muita chuva e desmoronamentos. O número de mortos é estimado, já que muitos nem mesmo foram resgatados.

Aumenta a disputa pelo comando do DEM

O líder do Democratas no Senado, José Agripino Maia (RN), decidiu assumir sua candidatura a presidente do partido, tendo ou não adversários na convenção nacional do dia 15 de março. Além de acirrar a disputa pelo comando da legenda - entre os grupos do ex-senador Jorge Bornhausen e o prefeito Gilberto Kassab (São Paulo), de um lado, e do atual presidente da legenda, deputado Rodrigo Maia (RJ), do outro -, o gesto de Agripino esquenta a briga pela liderança do DEM na Câmara dos Deputados.

Agripino resolveu anunciar sua candidatura após ser surpreendido por notícias de que Bornhausen, Kassab e outros integrantes do grupo convidaram o senador Marco Maciel (PE) para se candidatar à presidência do partido.

Eric Hobsbawn: "Lula é o verdadeiro introdutor da democracia no Brasil"

Retirado do Luis Nassif

De Hobsbawn sobre Lula


Autor: 
Cláudio Ribeiro
 
 
Eric Hobsbawn: "Lula é o verdadeiro introdutor da democracia no Brasil. No Brasil há muitos pobres e ninguém jamais fez tantas coisas concretas por eles"

"Com liberdade total para o mercado, quem atende aos pobres?" 

Por Martin Granovsky - Página12

(...) Agora que falamos deste tema, sabe que vejo os países da América Latina surpreendentemente imunes à xenofobia?

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Emparn alerta que o inverno para a região do semiárido do Rio Grande do Norte será acima da média

Do Tribuna do Norte

Emparn alerta para enchentes no RN neste ano

 O serviço de meteorologia da Emparn alerta que, este ano, o inverno para a região do semiárido do Rio Grande do Norte será acima da média (700mm a 800mm por ano, na região do Vale do Assu, e 800mm a 900mm no Oeste). Há algumas semanas, a previsão era de um acumulado de chuvas de normal a acima da média. Para o meteorologista Gilmar Bristot, os dados disponíveis até agora indicam que há grandes possibilidades de enchentes e rápida “sangria” dos grandes reservatórios, a exemplo dos anos de 2008 e 2009.

Globo detesta servidores públicos

Como já dissemos anteriormente, O Globo está no terceiro turno das eleições presidenciais ou, na melhor das hipóteses, já está na campanha presidencial de 2014.

A manipulação da informação corre à solta no jornal, na rádio CBN, na TV Globo e na Globo News.

Não importam os fatos. Qualquer que seja, há sempre uma forma de manipular a informação via juizo sem fundamentação ou via manchetes negativas para fatos positivos.

Como exemplo do que digo, analisemos as manchetes do jornal O Globo de hoje (16/1/11) e o conteúdo das respectivas matérias:

Capa: "No governo Lula, mais 82 mil servidores".

Página 3 (a principal, depois da capa): "Máquina foi inchada até com serviços terceirizados".

Subtítulo dessa manchete: "Na gestão Lula, essas despesas subiram muito acima da inflação".

Como a maioria das pessoas não passa das manchetes, ou seja, não lê a matéria completa, fica a impressão de que o Lula inchou “indevidamente” a máquina pública que era tão “enxutinha” ao final do governo FHC, ainda que às custas de sucateamento da educação, saúde, segurança e infraestrutura, entre muitas outras.

Chuvas: 82 cidades em estado de emergência em MG

Sobe para 82 o número de cidades em estado de emergência em MG

Fábio Mendes
cidades@band.com.br

As chuvas que atingem a Região Sudeste desde o início de dezembro continuam trazendo muita destruição. Balanço divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil de Minas Gerais aponta que chegou a 82 o número de cidades que decretaram estado de emergência por conta dos temporais.

Itumirim, na região sul do estado, foi a última cidade a decretar estado de emergência. No domingo havia sido a vez de Baependi, também no sul de Minas Gerais. Até agora, 130 municípios já foram afetados pelas chuvas, prejudicando mais de 1,2 milhão de pessoas.

Funerária de sobrinho de Alckmin levava merenda e cadáver . Alckmin sabia. O Serra também

Ex-funcionário da Velório e Funerária Pindamonhangaba, empresa de Lucas César Ribeiro que administra o serviço na cidade, o agente funerário Vicente Ricardo de Jesus, de 52 anos, relatou ao Jornal da Tarde que, no período em que trabalhou no local, fazia transporte de merenda escolar para a Verdurama durante o dia com o mesmo veículo que transportava cadáveres à noite. A Prefeitura classifica o fato de “mentira”. Lucas é sobrinho da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin.

A Verdurama é investigada pelo Ministério Público Estadual por suspeita de fraude em licitações e pagamento de propina a prefeitos de São Paulo e outros três Estados. O pai de Lucas e cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o lobista Paulo César Ribeiro, o Paulão, é suspeito de comandar o esquema na região do Vale do Paraíba, onde fica Pindamonhangaba, cidade natal do tucano. Ambos negam as acusações.

O Rabo de Palha - Amigos de ontem, inimigos de hoje: as voltas que a política dá no RN

Amigos de ontem, inimigos de hoje: as voltas que a política dá no RN

É engraçado ler nos jornais veementes declarações do senador José Agripino (DEM) condenando as administrações da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) e do ex-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) e pedindo que se apurem possíveis irregularidades cometidas pelos dois como gestores públicos.

Digo engraçado porque, se a gente recuar no tempo, indo até 1985, no período da primeira campanha eleitoral direta pós-ditadura (para prefeitos de capitais), vai lembrar que o então governador do Rio Grande do Norte, José Agripino, foi protagonista de um dos maiores escândalos do Estado: o Rabo de Palha.

Desvios na Funasa de Henrique Eduardo Alves chegam a R$ 500 milhões


É devastadora a reportagem assinada na Folha de S.Paulo desta segunda-feira por Bernardo Mello Franco.

Com base em informações da Controladoria Geral da União (CGU), o jornalista mostra que nos últimos quatro anos os desvios na Funasa, órgão do Ministério da Saúde que vem sendo presidido por indicados do deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, chegam a R$ 500 milhões.

Henrique, por sinal, trava uma guerra pública para manter o controle da fundação e até chegou a trocar desaforos com o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em defesa  do cargo de presidente para o seu PMDB.

"Levantamento feito pela Folha mostra que a CGU pediu a devolução de R$ 488,5 milhões aos cofres da Funasa entre 2007 e 2010. O prejuízo ainda deve subir após novos cálculos do TCU (Tribunal de Contas da União), que atualiza os valores ao julgar cada processo. De acordo com os relatórios, o dinheiro teria sumido entre convênios irregulares, contratações viciadas e repasses a Estados e prefeituras sem a prestação de contas exigida por lei" - escreveu o repórter Bernardo Mello Franco.

Para ler a íntegra da matéria, clique aqui se você é assinante do jornal ou do portal Uol.
 

domingo, 16 de janeiro de 2011

SiSU recebe inscrições a partir deste domingo

Estudantes podem concorrer a 83.125 vagas distribuídas em 83 instituições públicas de ensino superior.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começou neste domingo (16) a receber inscrições de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. O prazo para requerer inscrição termina nesta terça-feira (18). O interessado deve acessar o site do SiSU, sempre das 6h às 23h59 (horário de Brasília).

Fátima Bezerra PT-RN perde a chance de ir para a Mesa Diretora da Câmara


Fátima Bezerra perde a chance de ir para a Mesa Diretora da Câmara

Caladinha, sem fazer barulho, a deputada federal potiguar Fátima Bezerra, do PT, estava trabalhando o seu nome no partido para a nova Mesa Diretora da Câmara que será eleita no início do próximo mês.

Eram grandes as chances da parlamentar norte-rio-grandense ganhar a quarta-secretaria.

Eram, não são mais.

A desistência da candidatura do mineiro Júlio Delgado à presidência obrigou o PT do favorito Marco Maia a ceder a vaga ao PSB.

Fátima, no entanto, provavelmente não ficará de mãos abanando: ela é pule de dez para ocupar a presidência da Comissão de Educação da Câmara, onde atua com desenvoltura desde o seu primeiro mandato.

Boff: O preço de não escutar a natureza

por Leonardo Boff

O cataclisma ambiental, social e humano que se abateu sobre as três cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na segunda semana de janeiro, com centenas de mortos, destruição de regiões inteiras e um incomensurável sofrimento dos que perderam familiares, casas e todos os haveres tem como causa mais imediata as chuvas torrenciais, próprias do verão, a configuração geofísica das montanhas, com pouca capa de solo sobre o qual cresce exuberante floresta subtropical, assentada sobre imensas rochas lisas que por causa da infiltração das águas e o peso da vegetação provocam frequentemente deslizamentos fatais.

A exploração da tragédia: o caso Huck

Retirado do Luis Nassif

Por O Escritor

A marota forma de ajuda de Luciano Huck
Sinceramente, não sei o que pensar sobre isso. Peço ajuda.
Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no site:
le="margin-top: 0.5em; margin-bottom: 0.9em;">"O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano - usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site."
Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:
Luciano Huck
"Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb"
A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.

Globo usa tragédia para fazer pegadinha

Enviado por luisnassif, dom, 16/01/2011 - 00:13
Por Weden

A Globo resolveu usar a triste situação da Região Serrana do Rio para fazer política. Para isso recorreu a uma edição absolutamente tendenciosa, o que é comum naquela emissora, mas que não se esperava que chegasse a tanto.

No Jornal Nacional, desta sexta-feira, 14, os editores utiilizaram passagens da reunião ministerial convocada pela Presidente Dilma Rousseff e juntaram as imagens a um texto que tratava enfaticamente da ajuda aos desabrigados e às cidades atingidas.

Protestos derrubaram o governo da Tunísia

Tunísia é uma mensagem de alerta ao mundo árabe, dizem analistas

Segundo especialistas, os protestos que derrubaram o governo fazem parte de renascimento do ativismo árabe.

Agência Estado

Para analistas, países árabes poderão seguir o exemplo da Tunísia

Analistas ouvidos pela BBC Brasil disseram que os violentos protestos na Tunísia, que culminaram com a renuncia do presidente Zine Al-Abidine Ben Ali na última sexta-feira, servem como uma mensagem de alerta aos governos da região de que um novo ativismo começa a surgir no mundo árabe.

Segundo eles, governos totalitários enfrentam cada vez mais a insatisfação popular com a falta de soluções para os problemas econômicos, sociais e de liberdades individuais.

No entanto, dizem que ainda é cedo para falar em reações semelhantes em outros países árabes em médio prazo.

“Embora muitos tenham ficado perplexos com os protestos que sacudiram a Tunísia nas últimas semanas, eles não podem ser vistos como uma surpresa para aqueles que acompanham o cenário da região”, disse o analista político libanês Rami Khouri, do Instituto Fares da Universidade Americana de Beirute.