segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Chuvas: 82 cidades em estado de emergência em MG

Sobe para 82 o número de cidades em estado de emergência em MG

Fábio Mendes
cidades@band.com.br

As chuvas que atingem a Região Sudeste desde o início de dezembro continuam trazendo muita destruição. Balanço divulgado nesta segunda-feira pela Defesa Civil de Minas Gerais aponta que chegou a 82 o número de cidades que decretaram estado de emergência por conta dos temporais.

Itumirim, na região sul do estado, foi a última cidade a decretar estado de emergência. No domingo havia sido a vez de Baependi, também no sul de Minas Gerais. Até agora, 130 municípios já foram afetados pelas chuvas, prejudicando mais de 1,2 milhão de pessoas.


Morte e destruição

Em Minas Gerais, 16 pessoas morreram por causa das chuvas, em deslizamentos e enxurradas, enquanto outras 72 ficaram feridas. O número de desabrigados é de 2.390, enquanto os desalojados (vítimas que perderam suas casas mas estão em casas de amigos e parentes) são 17.185.

O número de casas destruídas chegou a 237, enquanto outras 6.248 sofreram avarias. As chuvas também destruíram 104 pontos e danificaram outras 339. Segundo informações da Defesa Civil, ainda há risco de deslizamentos em várias regiões, especialmente no sul do Estado.

Um dos últimos deslizamentos interditou o trecho de uma linha férrea na região de Juiz de Fora, na zona da mata mineira. Um trem passava pela ferrovia, quando houve o deslizamento de terra sob a via, deixando ao menos 15 vagões suspensos.

Previsão do tempo

Os temporais devem voltar a cair em Minas Gerais nesta segunda-feira. Os institutos de meteorologia apontam que o sul do estado e as bacias dos rios Sapucaí, Verde e Aiuruoca, ainda permanecem nubladas e chuvosas, sujeitas a pancadas de chuva, acompanhadas de raios, podendo atingir forte intensidade em alguns pontos.

A mesma situação está prevista para o Triangulo Mineiro, Alto Paranaíba, centro-sul e zona da mata, enquanto que na região metropolitana pode haver pancadas de chuvas isoladas. Nas demais regiões, incluindo a bacia do rio Doce, a previsão é de tempo bom.

Nenhum comentário: