sábado, 29 de outubro de 2011

Lula ‘está ótimo’, diz médico após tumor ser detectado em ex-presidente

Ex-presidente Lula foi diagnosticado com um tumor na laringe. Paulo Hoff disse que quimioterapia deve começar imediatamente.


Via
Portal G1




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “está ótimo”, segundo o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento que o ex-presidente vai fazer contra o tumor que foi detectado em sua laringe. Em entrevista ao G1, Hoff, disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que levou a fazer os exames e detectar o tumor.A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dirigentes e militantes petistas manifestam apoio e carinho a Lula

Nota do Diretório Nacional do PT sobre o estado de saúde do ex-presidente Lula



Nota do Diretório Nacional do PT sobre o estado de saúde do ex-presidente Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na sexta-feira (28) no hospital Sírio-Libanês para exames, após queixas de dores na garganta.

Sobre as análises apressadas de uma era pós-Lula


Como seria um Brasil sem Lula?

Agora que as notícias dão conta da boa perspectiva de restabelecimento do Lula, é curioso debruçar nas análises apressadas sobre uma era pós-Lula.

Aliás, chocante a maneira como algumas comentaristas celebraram a doença de Lula. Até nos ambientes mais selvagens - das guerras, por exemplo - há a ética do guerreiro, de embainhar as armas quando vê o inimigo caído, por doença, tragédia ou mesmo na derrota. Por aqui, não: é selvageria em estado puro.

A analista-torcedora supos que, com a doença de Lula, haveria uma mudança radical no quadro político. Sem voz, Lula seria como um Sansão sem cabelos. Sem Lula, não haveria Fernando Haddad. Sem contar os diagnósticos médico-políticos-morais, de que Lula foi castigado por sua vida desregrada. Zerado o jogo político, concluiu triunfante.

Haddad: As pessoas vão se dar conta de que não vale a pena fazer isso - não só por razões morais e éticas, mas sobretudo porque não vão se beneficiar de um ato delituoso

 'Sabemos exatamente o que ocorreu', diz Haddad sobre Enem

Mariana Mandelli - O Estado de S. Paulo

O ministro da Educação, Fernando Haddad, voltou a dizer nesta sexta-feira que houve apropriação indevida de questões do caderno do pré-teste do Enem no Ceará. Ele esteve na Câmara de Vereadores de São Paulo para compromissos de sua pré-candidatura à Prefeitura da capital paulista.

Haddad afirmou que o MEC está em contato permanente com a Polícia Federal e que a investigação segue em sigilo. “Está tudo mais avançado que o que sabíamos na segunda-feira. Sabemos exatamente o que ocorreu. Agora é uma questão de identificar o autor”, disse. Segundo ele, alguns alunos já procuraram voluntariamente a PF para dar depoimentos.

Deputada Fátima Bezerra (PT) diz que 8,3% para educação é pouco

 
Deputada diz que 8,3% para educação é pouco
 
O relatório do Plano Nacional de Educação será apresentado na terça-feira na CEC

Há poucos dias da apresentação do relatório do Plano Nacional de Educação (PNE) no plenário da Câmara, a deputada federal Fátima Bezerra (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC), disse ontem, em entrevista ao Diário de Natal, que a expectativa é para que o projeto traga muitos avanços para a Educação no Brasil. Questionada se o percentual de 8,3% do Produto Interno Bruto (PBI) brasileiro, que deve ser proposto no relatório do PNE, é suficiente para a área, a parlamentar disse que não.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A influência do Primeiro-damo no Governo Rosalba

Tido como um dos maiores articuladores políticos do Estado, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) é hoje um dos personagens mais polêmicos da política do Rio Grande do Norte. (Carlos Santos/DN/D.A. Press)  Do Diário de Natal
 
Influência do marido de Rosalba é tão expressiva que secretários despacham com ele  


De Allan Darlyson para o Diário de Natal
 
Tido como um dos maiores articuladores políticos do Estado, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) é hoje um dos personagens mais polêmicos da política do Rio Grande do Norte. A influência que ele exerce sobre a administração da sua mulher, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), causa curiosidade entre os eleitores e críticas da oposição. O papel de Carlos Augusto, a eminência parda da gestão de Rosalba, ficou evidenciado após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD) com o governo. Ao anunciar o fim da aliança com o DEM, Faria responsabilizou Augusto pelas ações que o levaram a romper.

TSE chancela o uso do poder econômico


TSE livra de cassação Rosalba Ciarlini, governadora do RN
Débora Santos Do G1, em Brasília


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu nesta quinta-feira (27), por 6 votos a 1, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), em processo que pedia a cassação de seu mandato e do vice-governador, Robinson de Faria. Os dois foram acusados de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e propaganda eleitoral irregular. A defesa negou todas as acusações.

Rosalba é a única governadora do DEM em exercício do mandato e foi denunciada pelo ex-governador do estado Iberê Ferreira. De acordo com ele, Ciarlini teria se beneficiado em relação aos concorrentes com 104 aparições em uma emissora de TV no estado durante o primeiro semestre de 2010, enquanto ainda era senadora.

Domésticas foram impedidas de entrar pela portaria social, em Vitória

Profissionais teriam sido orientadas a entrar no edifício pela garagem.
Decisão teria sido tomada em reunião do condomínio.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta



As empregadas domésticas que trabalham em um edifício de um condomínio de luxo na Praia do Canto, bairro nobre de Vitória, foram proibidas de entrar pela porta da frente do prédio. As profissionais eram obrigadas a passar pela garagem do local. A proibição teria partido de uma reunião entre os moradores e a administração do condomínio. As trabalhadoras do local se sentiram humilhadas com a situação.

Americanos soltos pelo Irã agradecem pela ajuda brasileira Itamaraty intercedeu por jovens que, sob suspeita de espionagem por Teerã, ficaram 781 dias detidos

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Familiares dos americanos Shane Bauer e Josh Fattal, que passaram mais de dois anos presos no Irã sob acusação de espionagem, foram ontem à Embaixada do Brasil em Washington agradecer pela ação do país na negociação com Teerã, em setembro.

"Shane, Josh e nós todos estamos muito gratos ao Brasil por sua ajuda", afirmou Cindy Hickey, mãe de Bauer.

Para Alex Fattal, irmão de Josh, o papel do país foi "espetacular". "Sempre que havia uma oportunidade de levantar o caso em um terceiro país, ou de falar ao Irã em uma reunião sobre direitos humanos, eles faziam", afirmou a jornalistas brasileiros.

Wikileaks mostra Fernando Rodrigues como informante dos EUA


Nos documentos vazados pelo Wikileaks, o jornalista Fernando Rodrigues, colunista da Folha de S. Paulo, também aparece como informante, em encontro na embaixada dos EUA.

Numa conversa de 2006, Rodrigues teve um encontro com representantes da embaixada americana, e disse entre as quatro paredes que o TCU (Tribunal de Contas da União) era aparelhado politicamente pelos demo-tucanos, e tinha relatórios feitos para usar como batalha partidária da oposição contra o governo.

“Núcleo de Mossoró” no Governo já chega a seis auxiliares de primeiro escalão


Com a escolha de Yure Pinto para a presidência da Caern a governadora Rosalba Ciarlini amplia o núcleo de auxiliares que atuaram na gestão municipal dela em Mossoró. Já são seis os auxiliares “importados” da administração municipal de Mossoró.

Além de Yure Pinto estão na gestão estadual os ex-auxiliares da então prefeita Rosalba Ciarlini Kátia Pinto, na Infraestrutura; Obery Rodrigues, titular da Secretaria de Planejamento; José Anselmo Carvalho, na titularidade do Gabinete Civil; Isaura Rosado, como secretária especial de Cultura, e Gilberto Jales na Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

TJ considera exigência do governo ‘ilegal e abusiva’ e determina repasse ao programa de transporte escolar

Da assessoria do Tribunal de Justiça:

O desembargador Cláudio Santos concedeu um prazo de 10 dias para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), providencie os repasses oriundos do Programa Estadual de Transporte Escolar Rural do Rio Grande do Norte – atualmente em atraso – ao município de Ceará-Mirim. A decisão é em caráter liminar. Se não cumprir a ordem, a secretária responsável estará sujeita à multa diária de R$ 1mil.

Prefeitura de Passa e Fica paga hoje o décimo quarto salário aos professores

Uma boa notícia para os professores da rede municipal de Passa e Fica. Hoje a Prefeitura está pagando não apenas o salário de outubro de todos os servidores, mas também o décimo quarto salário para os professores. Os recursos par ao benefício dos professores é gestão do Fundef, Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental.

Passa e Fica, com 11 mil habitantes, é administrada por Pedro Augusto Lisboa (PMDB).

Do Panorama Político

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Wikileaks: William Waack, da Globo, é citado três vezes como informante dos EUA

 

 
Jorge Lourenço


O jornalista William Waack, da Rede Globo, se tornou um dos assuntos mais discutidos no Twitter nesta quinta-feira graças a supostos documentos da Wikileaks que o apontariam como informante do governo americano. Apesar de vagas e desencontradas, algumas informações são verdadeiras. O Informe JB entrou em contato com a jornalista Natalia Viana, responsável pela Wikileaks no Brasil, que confirmou a história. Waack é citado não apenas uma, mas três vezes como informante da Casa Branca. Dois dos documentos que o citam são considerados "confidenciais".

O DEM é contra as cotas, quilombolas, ProUni, ENEM, Bolsa-Família, PAC e a queda dos juros. Por que não dizer logo que é contra o BRASIL?

Para não dizerem que estou mentindo

Cotas:

DEM ajuíza ação contra sistema de cotas raciais em universidade públicas

O DEM entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de suspensão liminar, contra o sistema de cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB). O partido quer que seja declarada a inconstitucionalidade de atos do poder público que resultaram na instituição de cotas raciais na universidade. O partido também quer que sejam suspensos todos os processos na Justiça (federal e estadual) envolvendo o tema.

Quilombolas:

O circo das falsas acusações contra o governo

No Luis Nassif

Autor: Flávio José Tonelli Vaz

Amigos do Brasilianas

Não sou funcionário do Ministério do Esporte, nem tenho procuração para discutir as questões que estão colocadas sobre os programas do Ministério. Estou levantando alguns dados sobre os convênios junto aos sítios do Senado, TCU e AGU e em breve poderei apresentar algumas informações, especialmente sobre a presença das ONG como convenentes do governo Federal, e como essa participação evoluiu desde 2003, para as diversas áreas do governo.
 
Mas, para iniciar o debate, em relação a algumas das questões que se tornaram públicas, acho que valem alguns comentários.

O circo das falsas acusações contra o governo

Alunos de colégio cearense que divulgou questões do Enem 2011 terão que fazer nova prova

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Educação (MEC) vai anular as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso a questões do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola semanas antes da data do certame. O ministério irá aplicar uma nova prova para esse grupo de estudantes nos dias 28 e 29 de novembro.

Os itens vazaram durante a fase de pré-testes do Enem, da qual participaram alunos da escola cearense em outubro do ano passado. O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A direção do Colégio Christus acredita que os estudantes devem ter repassado esses itens para um banco de questões próprio da escola, usado para confeccionar material preparatório.

Reflexões de Fidel Castro: O papel genocida da OTAN

 
Reflexões de Fidel Castro: O papel genocida da OTAN (Primeira parte)
Havana, 25 out (Prensa Latina) "O papel genocida da OTAN (Primeira parte)" é o título da mais recente das Reflexões do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.
 
A Prensa Latina transmite a seguir o texto na íntegra:

Queda do ministro serve de alerta

Por Altamiro Borges

O lamentável episódio da queda do ministro Orlando Silva deveria servir de alerta às forças democráticas da sociedade brasileira – que lutaram contra as torturas e assassinatos na ditadura militar e que, hoje, precisam encarar como estratégica a luta contra a ditadura midiática, em defesa da verdadeira liberdade de expressão e da efetiva ampliação da democracia no Brasil.

A mídia hegemônica hoje tem um poder tão descomunal que ela “investiga”, sempre de forma seletiva (blindando seus capachos); tortura (seviciando, inclusive, as famílias das vítimas); usa testemunhas “bandidas” (como um policial preso por corrupção, enriquecimento ilícito e suspeito de assassinato); julga (sem dar espaço aos “acusados”); condena (como nos tribunais nazistas); e fuzila!

Internautas criticam governo por “covardia” diante da mídia

Desde a noite de terça-feira, blogs e redes sociais começaram a ser invadidos por onda de revolta contra desfecho da novela Orlando Silva que já se fazia previsível. Todavia, após sucessivas garantias da presidente Dilma, do PC do B e do próprio ministro de que a “presunção de inocência” deste prevaleceria sobre o bombardeio de acusações da mídia, ontem a demissão se concretizou.

Foi a primeira vez, neste ano, que a militância governista na internet não se dividiu como ocorrera em demissões anteriores de ministros, com destaque para a primeira da série de demissões que ocorreria após a queda do ex-chefe da Casa Civil Antonio Palocci, quando a aquela militância rachou praticamente ao meio sobre a permanência dele no cargo.

Mandato de Fátima vai reunir vereadores e prefeitos para discutir Emenda de iniciativa popular ao OGU

 
No próximo dia três de novembro o mandato da deputada federal Fátima Bezerra irá reunir vereadores petistas e prefeitos municipais das administrações onde o PT é parceiro para discutir e orientar quanto à Emenda de iniciativa popular ao Orçamento Geral da União(OGU).

A inovação é iniciativa do deputado federal Arlindo Chinaglia, relator do OGU 2012. É o chamado “Orçamento Participativo”.

O relatório da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2012 determina que a Emenda deve ser definida em audiência pública promovida conjuntamente por Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores com ampla divulgação e participação social.

Emir Sader: “O governo tem sido pautado pela mídia”

 

A nova troca no Ministério

por Emir Sader 

Desde a crise de Palocci, ao longo de seis meses, o governo tem sido pautado pela mídia. Dá para fazer a periodização do governo, conforme os casos na berlinda pelas denúncias da mídia.

Agora correspondeu a Orlando Silva. O roteiro é mais ou menos o mesmo, as acusações podem aparentar ter mais ou menos credibilidade, mas o ímpeto e a reiteração são os mesmos, ate’ derrubar o ministro. O método tem se mostrado infalível.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FAZENDEIROS QUE SE UTILIZAM DO TRABALHO ESCRAVO TÊM CURSO SUPERIOR, SÃO DO SUDESTE E FILIADOS AO PSDB, PMDB E PR


Libertação
Quem são os escravocratas do século 21?

No Luis Nassif, via Blog Educação Política

Do Globo.com

Fazendeiros acusados de trabalho escravo são do Sudeste, com boa formação e ligados a partidos políticos

BRASÍLIA -A pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que pela primeira vez traçou o perfil das vítimas de trabalho escravo no Brasil, mostra quem são os fazendeiros acusados de explorar os trabalhadores nessas condições. Com base na Lista Suja do Ministério do Trabalho, entrevistas com 12 dos 66 contactados pelo organismo permitiram concluir que a maioria deles nasceu no Sudeste, mas mora nas regiões próximas às lavouras (Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Eles têm curso superior e declararam como profissões pecuarista, agricultor, veterinário, comerciante, gerente, consultor e parlamentar. São filiados ao PMDB, PSDB e PR.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pagamento de aulas: o percentual de faltosos aos sábados chega a 80%

 
Escolas com 80% de faltosos nos sábados

Higo Lima
Da Redação

As escolas da rede estadual de ensino estão encontrando dificuldades para atrair a presença dos alunos nas aulas de sábado para repor os dias de greve dos professores do Estado.

Em algumas escolas, o percentual de faltosos aos sábados chega a 80%, segundo estimativas da 12ª Diretoria Regional da Secretaria de Educação do Estado (DIRED). O percentual é variável de acordo com cada escola, assim como a quantidade de sábados que terão aula também não é igualitário.

A discriminação da mulher na Igreja

Via Luis Nassif
 
Por raquel_

Do IHO Online

''A flagrante discriminação da mulher na Igreja é um escândalo''. Entrevista com Teresa Forcades

Médica, teóloga e monja de clausura. A beneditina do mosteiro de St. Benet de Montserrat Teresa Forcades, entretanto, é conhecida em todo o mundo. Um vídeo no youtube contra as multinacionais e a armação da gripe A, catapultou-a para a fama.

Entrevistei-a em Madri, no dia 07 de outubro, por ocasião da apresentação do seu livro A teologia feminista na História. Irmã Teresaafirma que a situação de marginalização da mulher na Igreja é “um escândalo” e que “nenhum Papa se atreveu a proibir ex-cathedrao sacerdócio feminino”. Mas também reconhece que é na Igreja e em seu mosteiro onde se sente mais respeitada como mulher.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lembo: Morreu Kadafi. Os meios de comunicação ocidentais comemoram


Quem é selvagem?

Durante o dia, pensei em como escreveria sobre a exposição mórbida do cadáver de Muammar Khadaffi, que se prolongava há vários dias. Era por demais repugnante, mas mais repugnate é fingir que isso não estava acontecendo, para não ferir a “maré” de júbilo ocidental que, aos poucos, foi se transformando em vergonha mal-disfarçada. Agora à tarde, segundo a Reuters, finalmente, o corpo foi tirado da sala refrigerada onde estava exposto e enterrado num local secreto, se é que isso existe.

Pode-se até entender a curiosidade mórbida de líbios que o combatiam, embora nada desculpe seus líderes de terem promovido este espetáculo grotesco.

 

domingo, 23 de outubro de 2011

Jornais praticam ilegalidades no ENEM

No Luis Nassif


Autor: Alberto Porém Júnior

Em seu afã de criar motivos para enxovalhar o ENEM, a grande imprensa está passando dos limites como nunca se viu.

Perpetrar crimes para forjar fatos é algo que não se via, pelo menos tão escancarado...

Sim porque o que segue abaixo já colocou muita gente na cadeia.