terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pagamento de aulas: o percentual de faltosos aos sábados chega a 80%

 
Escolas com 80% de faltosos nos sábados

Higo Lima
Da Redação

As escolas da rede estadual de ensino estão encontrando dificuldades para atrair a presença dos alunos nas aulas de sábado para repor os dias de greve dos professores do Estado.

Em algumas escolas, o percentual de faltosos aos sábados chega a 80%, segundo estimativas da 12ª Diretoria Regional da Secretaria de Educação do Estado (DIRED). O percentual é variável de acordo com cada escola, assim como a quantidade de sábados que terão aula também não é igualitário.

Maria Augusta Maia Marques, técnica pedagógica da Dired, explica que a quantidade de sábados letivos depende da quantidade de dias em greve enfrentados por cada escola. O máximo de dias letivos comprometidos nas escolas de Mossoró foi de 54 dias.

Um impacto que reflete no decorrer do ano, pois equivale a um quarto dos dias letivos exigidos por lei, ou, como a técnica ilustra, "é pouco mais de um bimestre letivo e isso é muita coisa porque representa um ciclo didático do ano letivo".

Segundo a Dired, as escolas com maior percentual de evasão aos sábados são as Escolas Estadual Doutor Lavoisier Maia e no Abel Coelho. Na primeira, o índice de evasão já chegou a 80% e na segunda a 70%. A vice-diretora da escola Lavoisier Maia, Gilvaneide Rodrigues, explica que o alto percentual de faltosos deve-se ao déficit de professores na disciplina de Português.

"Português é uma disciplina com uma carga horária alta, então se o aluno vem na semana e tem aula de uma disciplina e fica o restante do dia sem aula, que deveria ser de Português, ele fica desestimulado a vim na semana e se questiona: se não tem aula na semana, por que devo vim no sábado?", ilustra a vice-diretora.

A escola já pagou 10 dos 19 sábados que serão necessários para quitar os dias sem aula devido à greve. Porém, as aulas de Português estão sendo repostas por outras disciplinas enquanto à Dired resolve o problema da falta de professores. O Lavoisier Maia tem apenas um professor de Português por turno que se divide para ministrar aulas nas cinco turmas existentes em cada horário.

A previsão era que as aulas terminassem no dia 21 de dezembro, mas com a greve o ano letivo só deve ser concluído no final de janeiro, segundo o calendário de reposição elaborado pela Dired. Vale ressaltar que essa previsão é passível de se estender, uma vez que quatro escolas já atrasaram pelo menos mais um dia das aulas de reposição.

Cerca de 60 escolas aderiram à greve e agora enfrentam o desafio de pagar os dias de aula. Desse total, apenas 16 unidades pararam integralmente, enquanto outras 25 escolas devem terminar o ano letivo ainda em 2010 por não terem aderido o movimento.

Nenhum comentário: