sexta-feira, 15 de julho de 2011

SINTE-RN marcou audiência com o Chefe da Casa Civil Paulo de Tarso

A Direção do SINTE-RN tem audiência marcada para o próximo dia 18, segunda-feira, às 11 horas, com o Chefe da Casa Civil Paulo de Tarso Fernandes.

O SINTE tem mantido a postura de buscar o diálogo. Portanto, espera-se que o Governo apresente uma proposta viável, que não seja mais uma reunião para fingir que está negociando e depois fazer ameças.

Pagot cai e Mário Couto estranhamente some

O senador paraense sempre foi o mais ferrenho adversário do diretor do Dnit. Por que ele desapareceu e não faturou a queda da cúpula dos Transportes? Entenda abaixo a razão.

Mário Couto está sendo investigado por supostas irregularidades na sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa do Pará

Rosalba diz que vai cortar salários e que pode contratar professores

Do DN Online

Governadora confirma corte de salários e pode contratar professores

Por Assessoria

A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a solenidade do programa Justiça na Praça, em Parnamirim, nesta sexta-feira, 15, para convocar os professores a retornarem às salas de aula. "Decisão da Justiça é para ser cumprida", afirmou a governadora, lembrando que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), considerou a greve abusiva e ilegal.

Diante disso, a governadora disse que não há como negociar mais. A posição do Governo está mantida, já havendo, inclusive, o cumprimento do piso nacional de salário para todos os educadores. "Vamos descontar os dias parados. Só vai receber quem trabalhar", adiantou a governadora, em entrevista aos jornalistas.

Umberto Martins: Dívida e decadência do império americano

A novela da dívida americana teve um novo e dramático capítulo nesta sexta-feira (15), protagonizado por Barack Obama. Durante entrevista coletiva, a segunda da semana, o presidente dos EUA renovou o apelo ao Congresso para elevar o teto da dívida pública, hoje em US$ 14,3 trilhões, e advertiu que “o tempo está se esgotando”. Se o Parlamento não autorizar a ampliação do endividamento até 2 de agosto, o governo não terá como pagar suas despesas e incorrerá em moratória.

Por Umberto Martins

O impasse foi reiterado hoje no Capitólio, onde democratas e republicanos não conseguiram chegar a um acordo. Já se fala num plano B para evitar o calote. Seguindo o caminho da Moody’s, outra agência de classificação de risco, a Standard & Poor's, anunciou a revisão da nota de crédito dos EUA e a possibilidade de rebaixá-la.

SEEC está em completo abandono

Ao chegar à SEEC na manhã desta sexta-feira (15), as diretoras do SINTE Janeayre Souto e Larrúbia Tavares, foram informadas que a Secretária Adjunta Adriana Diniz está há quinze dias na Espanha e que a Secretária Betânia Ramalho viajou na quinta-feira (14) para a Espanha onde passará cerca de dez dias. A Secretária e a sua Adjunta estão cumprindo uma agenda no exterior a serviço da UFRN.

Nós só temos a lamentar, como é que a Secretária tem a coragem de abandonar a secretaria em momento como esse. E o pior dos absurdos é que Betânia Ramalho ainda tem a cara de pau de ir aos meios de comunicação e dizer que os trabalhadores em educação não tem compromisso com a escola publica.

SINTE-RN busca diálogo com o Governo

Sinte encaminha ofício ao Governo

Na tarde dessa quinta-feira (15), a direção do Sindicato encaminhou ofício à Governadoria e à Secretaria de Educação do Estado informando os motivos da continuidade do movimento paredista. Na ocasião, as reivindicações da categoria foram reafirmadas:

1- Antecipação dos 34% para os meses de julho, agosto e setembro;
2- Aplicação dos 21,76% de correção no mês de janeiro de 2012;
3- Totalização da tabela salarial do magistério em junho de 2012.

O Sindicato deixou claro, ainda, o interesse em flexibilizar a negociação propondo que os valores retroativos sejam escalonados em uma discussão pós-greve. Para a coordenadorqa geral do Sinte, o Sindicato tem dado bom exemplo de diálogo. “Resta ao governo aproveitar esse diálogo para desfazer qualquer imagem negativa em relação aos serviços da Educação e de seus profissionais. Esse é o caminho para a superação do impasse”, disse.

Trabalhadores em greve definem novas ações na próxima assembleia

Governo do Estado alterou o sistema de tributação dos produtos farmacêuticos. Preços de medicamentos devem subir

Do Tribuna do Norte
Preços de medicamentos devem subir

Renata Moura
Editora de economia

O governo do estado alterou o sistema de tributação dos produtos farmacêuticos comercializados no Rio Grande do Norte, igualando, na prática, a forma de cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas do setor. Antes, algumas delas, de grande porte, tinham a carga tributária reduzida porque contavam com um regime especial, segundo explica a Secretaria Estadual de Tributação (SET). "Agora, a carga será a mesma para pequenos e grandes comerciantes. Isso dará competitividade ao setor", avalia o subcoordenador de fiscalização de estabelecimentos da SET, Hermeneluce Fernandes. Mas o que pode acirrar a concorrência, pode também representar pum peso extra para o consumidor. A presidente do Conselho Regional de Farmácia do RN, Célia Aguiar, diz que a medida vai elevar os preços dos produtos já em agosto, quando começa a valer o novo regime. Ela não estimou a quanto deverá chegar o reajuste.

Mais um “tropeço” da secretária de Educação que se mostra contra professores inativos


Fonte: Panorama Político - TN

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O ataque dos gafanhotos no Rio Grande do Norte

Edmilson Lopes Júnior
De Natal (RN)

Os estudantes da rede pública estadual do Rio Grande do Norte estão sem aulas há mais de dois meses. Excluídos do único espaço público que ainda lhes resta em uma sociedade na qual a sociabilidade juvenil legítima é aquela que se desenvolve nos shoppings centers, esses jovens são tomados pelo desânimo e a desesperança. Falar de vestibular em alguma universidade pública, as melhores e mais concorridas, soa, para eles, quase como uma agressão. Nesses dias, conversando com um rapaz de 17 anos, morador do bairro Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal, fui informado de que o mesmo está concluindo o ensino médio sem ter tido, há mais de ano, aulas de algumas disciplinas básicas. Simplesmente porque faltam professores regulares de disciplinas como matemática, química e física em sua escola. "Como é que vou concorrer com o cara que estuda em colégio particular e que tem aula dessas matérias?", questionou-me.

Fátima Cardoso, coordenadora do Sinte, diz que manutenção da greve não representa afronta à Justiça

Fotos: Divulgação


 Após a realização da assembleia dos professores, nesta quinta-feira(14), que decidiu pela manutenção da greve, a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso(foto), fez algumas considerações sobre o movimento.
 
Segundo Fátima Cardoso, a decisão dos professores  de  manter a greve, apesar da determinação do TJRN, não representa uma afronta à justiça. 


Para ela, o entendimento dos trabalhadores é de que a contraproposta apresentada pela diretoria ao governo ainda pode ser negociada.  “Por isso os trabalhadores optaram por se manterem mobilizados”, diz Fátima.

Professores esperam chegar a um acordo com o Governo do Estado

Apesar do governo manter-se intransigente e autoritário, os professores ainda estão buscando uma solução para o fim da greve. 

Infelizmente, desde o início do ano, quando o SINTE buscou evitar a greve, que o Governo Rosalba não apresenta nenhuma proposta que atenda as reivindicações dos trabalhadores em educação. Ao contrário, tenta  jogar a sociedade contra os professores.

Veja abaixo matéria publicada noTribuna do Norte:

Professores permanecem em greve mesmo após ordem judicial

Rafael Barbosa - Repórter

Os professores da rede pública estadual de ensino decidiram permanecer em greve, mesmo após a decisão judicial que obriga o retorno dos profissionais às salas de aula. O descumprimento da determinação acarreta para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) a multa diária de R$ 10 mil.

O RN tem pressa, governadora

por Carlos Santos,

Raivas, ranços, ressentimentos, interesses subalternos, vilanias, desapontamentos pessoais ou corporativos em relação ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM) precisam ser aplacados.

Já escrevi outras vezes, repito: a política do quanto pior, melhor… é infame.

No cômputo geral, todos nós perdemos.

Nem o servilismo patológico nem a oposição hidrófoba. Precisamos de moderação. “A virtude está no meio”, como bem recomendava Aristóteles.

O governo está ruim? Está.

Trabalhadores em Educação manterão a greve

A assembleia dos trabalhadores em Educação do Estado, realizada na manhã desta quinta-feira (14) decidiu, por unanimidade, a manutenção da greve. Durante os debates nenhuma das falas dos trabalhadores presentes se mostrou contrária à defesa da direção do Sindicato pela continuidade e fortalecimento do movimento.

A assessoria jurídica do Sindicato entrará com uma ação contra a liminar que determina o início das aulas. Outras decisões ainda estão sendo tomadas pela categoria, que permanece em assembleia.

Fonte: SINTE-RN

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A greve dos professores para fazer Rosalba cumprir a Lei foi julgada ilegal


Foto: Google Imagens

Tribunal de Justiça diz que greve é ilegal


O Tribunal de Justiça do RN julgou a greve dos Trabalhadores em Educação do Estado e decidiu, por unanimidade, que o movimento é ilegal. A direção do Sinte estava presente e decidiu defender a manutenção do movimento. O Sindicato realizará assembleia com a categoria nesta quinta-feira (14). O encontro será no Winston Churchill, às 9h.

Fonte: SINTE-RN

terça-feira, 12 de julho de 2011

Estudante de Caicó envia carta à Rosalba e pede que ela valorize o professor

Excelentíssima Governadora do RN, Rosalba Ciarlini

Venho nesta carta, demonstrar minha indignação com o desrespeito com todos Norte-Rio-Grandense com respeito a educação do nosso Estado. Já não agüento mais esperar. Estou no terceiro ano do Ensino Médio, em pleno ano de vestibular, e não sei qual será minha situação e a de muitos estudantes do Estado e especialmente da minha cidade Caicó.

Minha escola a EECCAM é uma das mais prejudicadas, devido essa greve, pois nossas aulas começaram com mais de um mês de atraso, devido uma reforma feita na escola. É de se assustar a sua posição, com respeito à educação – a base de todas as demais profissões. Como a senhora governadora Rosalba Ciarlini quer ver um Estado como nosso RN crescer, se a base para o desenvolvimento de qualquer lugar, aqui não é vista como um bem precioso para toda a população?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Propaganda de Rosalba assume feito de antecessores

por Carlos Santos,

Impressiona-me a naturalidade com que o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) divulga campanha nas diversas mídias, propagando o que não fez. Estou abismado.

Fala em atração de empresas através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI), que deriva de gestões passadas.

Vende à opinião pública informação de que algumas indústrias que vão se instalar no estado, sobretudo no município de Baraúna, são resultado de esforço dos novos gestores estaduais.

Basta uma pesquisa elementar na Internet, via o sistema de busca Google, para se localizar essa costura através do Proadi, nos governos Wilma de Faria-Iberê, há diversos e diversos meses, tudo encaminhado naturalmente.

A Fundação José Augusto e o Detran já anunciaram o fim da greve

Parece que a pesquisa do Instituto Certus, divulgada domingo(10/07), onde demonstra que 55,6% natalenses desaprovam os primeiros seis meses  da administração de RosalbaCiarlini (aqui), está servindo para fazer a Governadora retroceder na sua postura ameaçadora e intransigente com relação aos servidores públicos estaduais em greve. 
 
Pois, a Fundação José Augusto e o Detran já anunciaram o fim do movimento paredista em virtude do Governo ter apresentado uma proposta viável. Esperamos que essa seja uma nova maneira do Governo Rosalba tratar os servidores, que outras categorias também tenham suas reivindicações atendidas.
 
O povo não pode pagar pela incompetência de um governo que não sabe negociar.

Reproduzo abaixo matéria publicada no Blog Panorama Político - Tribuna do Norte.

Brizola Neto: Jornais de Murdoch espionavam ex-premier inglês




Informação sobre doença do filho de Gordon Brown teria sido obtida com a violação de registros médicos por outro jornal de Murdoch
A imprensa inglesa está anunciando o surgimento de evidências que outros jornais do magnata australiano-americano Rupert Murdoch fizeram espionagem política, com violação de sigilo de dados e escutas telefônicas contra o ex-primeiro-ministro Gordon Brown, do Partido Trabalhista Inglês.

Uma investigação da BBC revela que os jornais Sun e Sunday Times, do mesmo grupo do “falecido” News of the World, numa operação de espionagem à vida pessoal de Brown.

CCJ aprova correção do piso de professor pelo INPC e pelo Fundeb

 

Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 3776/08 (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/144178-CAMARA-MUDA-REGRA-DE-CORRECAO-DE-PISO-SALARIAL-DE-PROFESSOR.html), do Executivo, que estabelece nova regra para o reajuste do piso salarial nacional dos professores da educação básica da rede pública – atualmente de R$ 1.187,97, por mês, para 40 horas semanais. O texto segue agora para votação em Plenário.

Haddad diz que ampliação do número de pós-graduados é prioridade

Da Agência Brasil
 
Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje (11), durante a abertura da celebração do aniversário de 60 anos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que a ampliação do número de pessoas com pós-graduação é prioridade da política nacional de educação do governo federal. “Estou grato e faço referência ao gesto da Capes, pela atuação e dedicação na formação de aperfeiçoamento na escolaridade de nossos professores, assim, teremos uma educação mais digna e uma sociedade mais culta.”

Democratização ou interesses privados?

O senador Alvaro Dias, relator de projeto que pode beneficiar
colocar em risco qualidade das universidades privadas.
Foto: Agência Brasil 



Oficialmente, a livre docência no ensino superior do Brasil só pode ser exercida por mestres e doutores, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) vigente. No entanto, um projeto de lei do Senado, que tem Alvaro Dias (PSDB-PR) como relator, pretende dispensar a necessidade de pós-graduação em instituições superiores.

O projeto do senador tucano, de número 220/2010, foi aprovado à francesa na Comissão da Educação do Senado em junho último e deve ser discutido em sessão da Casa nas próximas semanas. Uma vez aprovado, qualquer pessoa com nível superior poderá dar aula em qualquer universidade do país.

Movimento "Levante do Elefante" arma acampamento em frente à governadoria

Depois do acampamento “Primavera sem borboleta”, que se instalou durante 11 dias na Câmara Municipal de Natal (CMN), manifestantes do movimento “Fora Micarla” unidos a outros movimentos sociais criaram hoje o acampamento “Levante do Elefante”, em frente à governadoria.

Os manifestantes reivindicam que o governo volte a fornecer água e energia à 12ª Dierd de Mossoró, que foi ocupada pelo acampamento “Primavera sem rosa”, em protesto contra a greve na educação do Estado.

PEC 300: Câmara deve receber mil bombeiros na terça-feira

Mais de mil bombeiros do Rio de Janeiro são esperados na Câmara nesta terça-feira (12) para pressionar pela votação, em segundo turno, das propostas de piso salarial nacional para policiais e bombeiros. Os líderes da categoria têm reunião marcada, na tarde desta terça-feira com integrantes da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

“Continuamos com a mesma postura, em busca da aprovação do piso e da dignidade do servidor da área de segurança pública do País. Acreditamos que os parlamentares que foram eleitos pelo voto do povo estarão presentes pela PEC 300”, afirma o cabo Daciolo, um dos líderes do movimento.

Eles também vão continuar a buscar a assinatura de todos os líderes partidários para que as propostas sejam colocadas em votação em Plenário imediatamente.

José Adécio diz que a bancada governista na Assembléia Legislativa não está fazendo a defesa da governadora

 noticia



“Pelo que eu sei os deputados da situação tem indicações e participação no governo. Na minha opinião, quem indica tem que defender. Com certeza eu não abriria mão de defender o governo, principalmente pelos princípios que adotei na vida pública”, de José Adécio na entrevista ao Metropolitano (leia na íntegra aqui).

SINTE-RN volta a procurar o governo para por fim à greve

Direção do Sinte busca negociar com o governo mais uma vez

Nesta segunda-feira (11) a diretoria do Sinte volta a procurar o governo para negociar o fim da greve. Os representantes do Sindicato irão novamente à Casa Civil, uma vez que a negociação já teve início com o Sinai.

De acordo com a discussão entre Governo e aquele Sindicato, foram acordados os seguintes termos: os 70% restante dos Planos de Carreira serão divididos em quatro parcelas iguais a serem pagas de setembro a dezembro deste ano. Quanto aos retroativos dos PCCRs dos funcionários, o governo disse que tratará posteriormente.

Grevistas têm nova proposta; Estado não responde

Reproduzido do Blog do Carlos Santos
 
Na última sexta-feira (10), o reitor da Universidade do Estado do RN, Milton Marques, teve audiência com alguns secretários estaduais. Entregou a nova proposta elaborada pela Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

Participaram da reunião o secretário-chefe do gabinete civil, Paulo de Tarso; o secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues; e a secretária de Educação, Betânia Ramalho.

Os secretários não apresentaram resposta às reivindicações dos professores da Uern, já que, segundo eles, as decisões devem ser tomadas com a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

domingo, 10 de julho de 2011

RN já gastou R$ 22 milhões só em consultorias e projetos para Copa do Mundo


Sou a favor da Copa do Mundo em Natal, mas acredito que não vale a pena os governos investirem no futebol penalizando principalmente as áreas da educação, saúde e segurança. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), por exemplo, tem argumentado que não pode cumpri com as leis dos Planos de Cargos e Salários dos servidores públicos estaduais devido a LRF (nem mesmo os prejuízos que o povo norte-rio-grandense está tendo devido às greves tem feito o governo apresentar uma proposta que atenda de verdade as reivindicações dos servidores). Entretanto, os gastos com a preparação da Copa do Mundo têm sido exagerados e muitos deles dispensáveis. 
Veja matéria abaixo publicada no Jornal Tribuna do Norte: 

Servidores da Emater-RN divulgam Carta Aberta sobre os motivos da greve e cobram do governo maior atenção à agricultura familiar

Os servidores do Instituto de Assistência Técnica e Rural do RN (Emater-RN) divulgaram carta aberta à população em que explicam os motivos da continuidade da greve deflagrada pela categoria.

Leia na íntegra:

CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DA EMATER-RN À SOCIEDADE

Carlos Eduardo lidera pesquisa na disputa para a Prefeitura de Natal

A pesquisa realizada pelo Instituto Certus, em parceria com a TRIBUNA DO NORTE, também consultou a opinião do natalense para a Prefeitura de Natal. Veja os resultados do voto estimulado:

Carlos Eduardo Alves – 40,8%

Wilma de Faria – 20,2%

Rogério Marinho – 8%

Felipe Maia – 3,6%

Fernando Mineiro – 3,4%

Natalense aprovam o governo Dilma e desaprovam administrações da governadora Rosalba e da prefeita Micarla

De acordo com a pesquisa do Instituto Certus divulgada pelo jornal Tribuna do Norte, neste domingo(10), os natalenses aprovam o governo de Dilma Roussef desaprovam as administrações de Rosalba e de Micarla. 

Governo Dilma

Aprovam: 61,4%
Desaprovam: 25,4%

Governo Rosalba Ciarlini

Aprovam: 25,4%
Desaprovam: 55,6%

Governo Micarla de Souza

Aprovam: 7,8%
Desaprovam: 88,6%

Veja abaixo matéria reproduzida do Jornal Tribuna do Norte sobre a referida pesquisa: