sábado, 12 de novembro de 2011

Lula falou da crise econômica e de política em visita, diz Maia

Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), estiveram hoje (11) em São Bernardo do Campo (SP) para visitar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que está em tratamento contra um câncer de laringe. Após quase duas horas e meia de visita, Maia deixou o apartamento de Lula e falou com a imprensa na frente do prédio onde o ex-presidente mora. Segundo ele, Lula “está muito bem, de vento em popa”.

Justiça pune exemplarmente ladrão de quatro latas de atum

Por wilson yoshi, no Blog Luis Nassif 

Do UOL Notícias

Defensoria tenta libertar homem que furtou 4 latas de atum e foi preso após se atrasar para audiência

São Paulo - A Defensoria Pública de São Paulo ingressou na quinta-feira (11) com um habeas corpus em favor de um homem de 29 anos acusado de tentar furtar quatro latas de atum e uma lata de óleo, que, juntos, somam R$ 20,69. Ele foi condenado na quarta-feira (10) a uma pena de um ano e seis meses de reclusão, em regime fechado, porque chegou atrasado em uma audiência judicial. Sua prisão foi decretada de imediato pela juíza da 9º Vara Criminal da Capital.

Segundo nota da Defensoria, o homem mora na zona leste da cidade e demorou mais de três horas para chegar ao Fórum Criminal da Barra Funda. Quando ele se apresentou, foi preso na hora.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sorria, você está sendo filmado

A tecnologia já não permite mais que ninguém possa mais ter a ilusão de que está perdido na multidão.

Um projeto desenvolvido pela Nasa e utilizado pelo Google em seus mapas já está disponível no mercado: o Gigapan, um equipapento com que se faz estas fotos como esta aí de cima tirada pelo mineiro Emmerson Maurílio na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), em maio deste ano, num jogo entre Atlético e Cruzeiro.

Não é uma câmara fotográfica, mas um sistema digital que produz automaticamente centenas ou milhares de imagens fotográficas e as compõe em uma só, ampliável.

As imagens aí de cima são da mesma foto, apenas ampliando o pontinho indicado com a seta vermelha. Você mesmo pode verificar como é o sistema, clicando aqui.

Exame reprova quase metade dos estudantes de medicina de SP

Segundo informações do Jornal Folha de SP, uma prova aplicada pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) revelou que 46% dos estudantes do último ano do curso em São Paulo não estão preparados para exercer a profissão.


Em 2011, 418 estudantes se inscreveram para participar da prova, que é opcional. Destes, 191 --pouco menos do que a metade-- foram reprovados


Na prática, os resultados mostram que os formandos não sabem atividades básicas, como ler radiografias e fazer um diagnóstico correto. A maioria também indicaria o tratamento errado para problemas como infecção na garganta, meningite, sífilis e outros.

Orlando Silva e o exercício da calúnia pela Veja


Por Pedro Gualda

Carta do ex-ministro Orlando Silva para o jornalista Jorge Bastos: "Vivi um tsunami político"


CARTA DE ORLANDO SILVA PARA JORGE BASTOS"Vivi um tsunami político"

O ex-ministro Orlando Silva enviou uma carta para o nosso querido coleguinha Jorge Bastos Moreno. Leia a íntegra abaixo:

Caro Jorge Bastos Moreno,

Vivi um tsunami político, mas continuei observando o comportamento de instituições e personalidades. Alguns se distinguiram com a coragem de não aderir pura e simplesmente a uma onda. Encontrar solidariedade em quem me conhece seria natural, o que surpreendeu foram posições de alguns intelectuais, artistas, atletas, gente simples do povo e até de parlamentares de oposição

Vagas para os cursos técnicos subsequentes do IFRN

Ampliadas as vagas para os cursos técnicos subsequentes

Vagas novas são para o ensino à distância

A Pró-Reitoria de Ensino divulgou nesta sexta-feira (11) o Edital Complementar nº01 ao Edital 23/2011 referente à ampliação das vagas para os cursos técnicos subsequentes à distância. Esse novo Edital obedece as mesmas regras de seleção e inscrição do Edital 23/2011.

São, ao todo, 500 novas vagas distribuídas em 4 campi do Instituto:

- Mossoró: Segurança do trabalho (25 vagas);

- Pau dos Ferros: Segurança do trabalho (50 vagas);

- São Gonçalo do amarante: Segurança do trabalho (50 vagas)


Educação à Distância:

- Polo de Assu: Guia de turismo (25 vagas) e Segurança do trabalho (50 vagas);

- Polo de Currais Novos: Guia de turismo (50 vagas) e Segurança do trabalho (50 vagas);

- Polo de Lajes: Segurança do trabalho (100 vagas);

- Polo de Parnamirim: Guia de turismo (50 vagas) e Segurança do trabalho (50 vagas).

Confira:

Edital Complementar nº01

Edital 23/2011 - Cursos técnicos subsequentes 2012.1
Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/campi/reitoria/noticias/ampliadas-as-vagas-para-os-cursos-tecnicos-subsequentes/ 

Haddad prevê que país dobre o número de vagas no ensino técnico até 2020

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O número de alunos matriculados no ensino médio técnico profissionalizante poderá dobrar daqui a nove anos devendo alcançar, em 2020, um universo de 2 milhões de estudantes, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Segundo ele, essa expectativa foi calculada com base nos investimentos que o governo federal tem feito na educação e que permitiram um crescimento, na última década, de 110% na oferta de vagas do ensino superior com 6,5 milhões de ingressos. O ministro defendeu que o Brasil deverá solucionar o “gargalo” da falta de mão de obra qualificada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), recém-lançado pela presidenta Dilma Rousseff, e que prevê a destinação, ainda neste ano, de R$ 460 milhões às 208 escolas federais novas e às 214 já instaladas.

Estudantes vão às ruas em defesa da educação no Reino Unido


 


Milhares de estudantes da Inglaterra e da Escócia saíram às ruas de Londres em protesto contra os cortes propostos pelo governo e a privatização da educação. Proposta do governo de David Cameron aumenta o valor a ser pago para cursar uma universidade para mais de 9 mil libras (25,2 mil reais) por ano. Para o dia 30 de novembro, está programada uma grande greve de servidores públicos, em uma articulação entre estudantes e trabalhadores. A reportagem é de Cris Rodrigues, direto de Londres

Cris Rodrigues - Direto de Londres
Londres - Pouco antes do meio-dia, centenas de estudantes já estavam reunidos na frente da Universidade de Londres, no centro da capital inglesa, terminando cartazes e ensaiando palavras de ordem que seriam repetidas muitas vezes ao longo da tarde de quarta-feira, 9 de novembro. Não muito tempo depois, já não se enxergava onde começava e terminava a marcha contra os cortes do governo e a privatização da educação.

Ipea diz que desigualdade caiu 22% e entra na briga contra IDH

 

Diferença na renda domiciliar recua 22% de 1980 a 2010, segundo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Presidente do Ipea, Marcio Pochmann, reforça críticas do governo e diz que desenvolvimento humano do país medido pela Pnud sofre de falta de transparência e precisa passar por escrutínio. Credibilidade do IDH estaria ameaçada, e Ipea fala em criar índice próprio.

André Barrocal

BRASÍLIA – A desigualdade de renda entre as residências brasileiras diminuiu 22% entre 1980 e 2010. Depois de subir 2% na hiperinflacionária e estagnada década de 80, caiu nas duas seguintes – de forma mais acentuada nos anos 90 (19%), quando os preços foram domados pelo plano real, e menos na seguinte (8%), em que baixou à base de crescimento, emprego e programas sociais.

Allen Frances: Um alerta a médicos e pais sobre o déficit de atenção

por Heloisa Villela, especial para o Viomundo, de Washington

Enviei o e-mail como tantos outros, sem grandes expectativas já que o destinatário era um figurão. Psiquiatra e professor Emeritus da Unversidade Duke, o Dr. Allen Frances presidiu a força-tarefa que elaborou o DSM-IV, o manual americano de diagnósticos das doenças mentais, publicado em 1994. É uma verdadeira bíblia para os psiquiatras americanos. Com base no que está escrito ali, eles decidem os diagnósticos. Em geral, o tratamento envolve drogas. Agora, está em elaboração o DSM-V, que vai promover mudanças na versão anterior. Foi por conta das mudanças que escrevi o e-mail. Surpresa foi o telefonema, menos de vinte minutos depois de apertar a tecla “enviar”.

Debate da política educacional exclui professores, diz pesquisa

Da Agência Brasil


Suas vozes não estão presentes nas coberturas jornalística, aponta o Observatório da Educação

Flávia Albuquerque/Agência Brasil 

Os professores estão fora do debate público sobre a educação e suas vozes não estão presentes nas coberturas jornalística da América Latina, segundo pesquisa do Observatório da Educação feita em 18 jornais do continente. Foram analisadas mais de 1.200 reportagens de maio a julho deste ano. As matérias indicam que as políticas públicas implantadas, os novos temas, disciplinas e materiais para as aulas são modificados sem que os professores sejam consultados sobre a política educacional.

Londres estima que Israel atacará o Irã em cerca de dois meses


Autor: Adriano S. Ribeiro


Segundo 'Daily Mail', fontes do governo britânico prevêm ofensiva até o 'começo de 2012'

LONDRES - Citando fontes da "cúpula do governo" britânico, o jornal Daily Mail noticiou nesta quinta-feira, 10, que, segundo os cálculos de Londres, Israel lançará um ataque ao Irã em aproximadamente dois meses. A informação - qualificada de "duvidosa" pela imprensa israelense - vem à tona um dia após a agência atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) lançar seu mais duro relatório contra Teerã, no qual acusa os iranianos de tentar fabricar uma bomba.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O poder permanente de derrubar governos


As ondas de pânico criadas em torno de casos de corrupção, desde Collor, têm servido mais a desqualificar a política do que propriamente moralizar a nossa democracia. Apesar da imensa caça às bruxas movida pela mídia contra os governos, em nenhum momento essa sucessão de escândalos, reais ou não, incluíram seriamente a opinião pública num debate sobre a razão pela qual um sistema inteiro é apropriado pelo poder privado, e, principalmente, porque não se questiona essa apropriação. O artigo é de Maria Inês Nassif.

Maria Inês Nassif (*)
A corrupção do sistema político merece uma reflexão para além das manchetes dos jornais tradicionais. Em especial neste momento que o país vive, quando a nova democracia completou 26 anos e a política, que é a sua base de representação, se desgasta perante a opinião pública. Este é o exato momento em que os valores democráticos devem prevalecer sobre todas as discordâncias partidárias, pois chegou no limite de uma escolha: ou diagnostica e aperfeiçoa o sistema político, ou verá sucumbi-lo perante o descrédito dos cidadãos.

O perfil das classes C e D

Classe média brasileira é negra, jovem e otimista

Por Lilian Milena, no Brasilianas.org

Da Agência Dinheiro Vivo 

Na última década, 20 milhões de brasileiros migraram para as classes D e C. Além disso, 44% da nova parcela que adentrou a classe A, são os primeiros endinheirados da família, segundo Renato Meirelles, que é sócio-diretor do Data Popular. Para o especialista em mercado de baixa renda, o “empoderamento”, ou seja, o maior acesso aos recursos financeiros está alterando o perfil do consumidor no país.

ante o 16º Fórum de Debates Brasilianas.org, realizado no dia 1º de novembro, em São Paulo, Meirelles destacou que entre os anos de 2004 e 2010, a população brasileira saltou de 181 milhões para 193 milhões. Da mesma forma, a parcela de pessoas classificadas na classe C (com rendimento per capita mensal que varia de R$ 323,00 à R$ 1.388,00) saltou de 42 milhões para 104 milhões, representando hoje mais da metade do país (58,3%). “E vamos chegar à Copa do Mundo, em 2014, com seis em cada dez brasileiros na classe média [C]”, continuou. 

Sarkozy chamou Netanyahu de ‘mentiroso’ em conversa com Obama

http://blogs.the-american-interest.com/wrm/files/2010/06/Obama_Sarkozy_G20.jpg O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chamou de “mentiroso” o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, durante uma conversa privada com seu colega americano, Barack Obama, de acordo com relatos de jornalistas que ouviram o diálogo.

A conversa foi flagrada durante a cúpula do G20, realizada na última semana em Cannes (França), mas foi relatada somente agora pelo site francês Arrêt sur Images, e confirmada por outras fontes.

“Eu não o aguento mais, ele é um mentiroso”, disse Sarkozy, em francês, ao se referir a Netanyahu. “Você pode estar farto dele, mas eu tenho de lidar com ele todo dia”, respondeu Obama.

As análises falaciosas

 
Coluna Econômica - 07/11/2011
 
Fato 1: Crise de 2008, o governo ordena que os bancos públicos aumentem a oferta de crédito para compensar o estancamento do crédito privado.
 
O Banco do Brasil turbina suas operações. Imediatamente é alvo de uma saraivada de críticas de analistas econômicos seguindo o pensamento convencional. Segundo eles, a estratégia geraria um festival de inadimplência, cumprometendo a solidez financeira do banco. Quem procurasse ouvir os executivos do BB, recebia informações tranquilizadoras.

domingo, 6 de novembro de 2011

Repugnante: Cor da pele é fator indispensável para o mercado de trabalho

Triste realidade de um Brasil racista e ainda desigual: pesquisa indica que cor da pele é o fator que mais pesa na hora de conseguir emprego

Irresponsáveis são os que ainda vendem a ideia de democracia
racial no Brasil
Que fatores são determinantes para abrir ou fechar portas no mercado de trabalho? Um estudo inédito dos economistas Fernando de Holanda Barbosa Filho e Samuel de Abreu Pessôa, do Ibre/FGV, reforça que, apesar dos avanços incontestáveis no caminho do pleno emprego, o Brasil tem muito trabalho pela frente para corrigir as desigualdades marcantes nessa área. E a receita não é trivial.

Para entender a dinâmica do mercado de trabalho nas grandes regiões metropolitanas do país, os economistas se debruçaram sobre os dados da Pnad de 2009, comparando a situação de Porto Alegre, a capital com a menor taxa de desemprego do país, com as regiões onde este é mais alto.

PT foi o partido que conseguiu o maior número de novas filiações no Brasil

Em nível nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi a agremiação que teve maior número de novas filiações no período: 155.715 eleitores.

Com 149.586 inscrições, o recém-criado Partido Social Democrático (PSD) foi o segundo partido com maior número de novas filiações. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) atingiu a terceira colocação, com 146.665 filiações no período.

Última legenda a obter registro no TSE, o Partido Pátria Livre (PPL) alcançou 12.372 filiações.

Preso custa 15 vezes mais que aluno ao cofres do RN

Do Jornal Tribuna do Norte


Roberto Lucena - repórter

O contribuinte potiguar paga, por mês, R$ 3,5 mil para manter atrás das grades cada preso do sistema carcerário do Rio Grande do Norte. O valor é alto quando comparado com o que é gasto para manter, por igual período, um aluno dentro da sala de aula. Mensalmente, a Secretaria Estadual de Educação e da Cultura (Seec) gasta quinze vezes menos do que custa um detento. São apenas R$ 233,88 por aluno. A disparidade entre os valores gera revolta especialmente entre os educadores, que questionam a importância dada à pasta.

O manual da boa vida: A rica Noruega cultua a igualdade e o bem-estar coletivo sob um Estado-babá que a todos provê

JESÚS RODRÍGUEZ – EL PAÍS – O Estado de S.Paulo

Simples em sua complexidade, como sempre acontece na arquitetura nórdica; erguida sobre o mar; imersa em um parque imaculado pavimentado de pedras brancas e semeado de violetas no qual, quando surge um raio de sol distraído, brota uma maré de bebês e aposentados em trajes esportivos. Com nove séculos de história, a catedral luterana de Stavanger, na costa sudoeste da Noruega, é a mais antiga do país. Seu interior mudo, pulcro, sombrio, sem imagens, no qual as tábuas do piso rangem sob os passos dos fiéis, é o melhor reflexo da frugal maneira escandinava de interpretar a vida, em que o luxo e o alarido são um pecado cívico e moral. O negro e o cinza são as cores deste país. Mimetizam os noruegueses com seu ambiente, os uniformizam e fazem com que seja difícil detectar a diferença de classes. “Não pense que você é especial”, rezava a filosofia igualitária do país.

Sindicato responsabiliza TV Bandeirantes pela morte de cinegrafista

 
Gelson Domingos
Rio de Janeiro - O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro responsabilizou a TV Bandeirantes pela morte do repórter cinematográfico Gelson Domingos, de 46 anos, ocorrida hoje (06). Ele foi atingido no peito por um tiro de fuzil durante a cobertura de uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas na Favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste da cidade.

Gelson Domingos usava um colete à prova de balas, mas o projétil ultrapassou a proteção. Para a presidenta do sindicato, Suzana Blass, a morte do cinegrafista foi uma tragédia anunciada, porque os coletes fornecidos pelas empresas de comunicação não resistem a tiros de fuzil. Ela disse que o sindicato pode recorrer à Justiça para obrigar a Bandeirantes a amparar a família de Domingos.

O maior invasor de terras do Brasil não é do MST




A grilagem recorde

Por Lúcio Flávio Pinto


A maior propriedade rural do mundo deixou de existir legalmente na semana passada. O juiz Hugo Gama Filho, da 9ª vara da justiça federal de Belém, mandou cancelar o registro imobiliário da Fazenda Curuá, que consta dos assentamentos do cartório de Altamira, no Pará. O imóvel foi inscrito nos livros de propriedade como tendo nada menos do que 4,7 milhões de hectares.

Seu suposto proprietário podia se considerar dono da 23ª maior unidade federativa do Brasil, com tamanho superior ao dos Estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Sergipe e do Distrito Federal. Suas pretensões poderiam ainda exceder essas dimensões. Através de outros imóveis, pretendia alcançar uma área de 7 milhões de hectares, duas vezes e meia o tamanho da Bélgica, país onde vivem mais de 10 milhões de habitantes.