quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Blog do Planalto da uma prensa na Miriam Leitão

 Retirado do Blog Maria da Penha Neles

O Blog do Planalto está cada dia melhor, tem se desculpado pelos equívocos e, mostrado como o PIG se utiliza de argumentos toscos e com muita ranhetice. Veja abaixo como o Blog dá um "presta atenção" na "grande" jornalista "pigueana".

Desentortando a resposta
O Blog do Planalto agradece à colunista Miriam Leitão, do jornal O Globo, a observação pertinente que fez na coluna Panorama Econômico de hoje (22/12) em relação aos exaustivos esclarecimentos e contestações do governo às análises contidas no caderno A Era Lula, publicado no domingo passado.
De fato, como é de conhecimento amplo, não existem 51 países com PIB superior ao do Brasil. Por um lapso de digitação e revisão, foi omitida a palavra “per capita” da frase “na lista dos 52 países que estão à nossa frente [no PISA], apenas um tem PIB [per capita] inferior ao do Brasil”.

Brasil viveu oito anos em apenas um

O ano em que o Brasil mudou um pouco mais

2011: o ano em que o Brasil mudou um pouco mais

por Izaías Almada

Não estarei sendo nada original ao começar este artigo dizendo que em política, a distância que separa o “ideal” daquilo que é “possível fazer” é enorme. Frase que, por sua vez, também não quer dizer lá muita coisa. Portanto, será necessário contextualizar, como gostam de dizer alguns espíritos eruditos. Indicar a tese, tentar explicá-la, provocando a reflexão e o pensamento crítico, se a isso chegarmos.

Já me explico: o Brasil viveu oito anos em apenas um. A acachapante derrota política e moral da oposição e da elite conservadora brasileira nas últimas eleições de outubro poderá se transformar numa realidade mais alvissareira a partir de 2011. Muitos de nós já nos demos conta de que a vitória da presidenta Dilma Roussef não foi apenas uma questão de maior número de votos conseguidos. Longe disso. E são dois os primeiros indícios dessa óbvia constatação: a perda de rumo da coligação PSDB/DEM (o PPS já perdeu o rumo há mais tempo) e a composição do ministério do novo governo a ser empossado em janeiro.

Entrevista do presidente Lula por Celso Athayde


- Parte dos brasileiros é contra a presença das tropas brasileiras no Haiti. o senhor concorda que os nossos soldados devem ficar aqui e não lá ?

A participação brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) é um grande exemplo de solidariedade. Não podemos ser indiferentes à situação de um país irmão que vive uma situação tão dramática e com o qual mantemos tantos laços históricos e culturais. Nossa ação tem amplo apoio das forças políticas representadas no Congresso Nacional, em Brasília, e reflete a tradição de generosidade do povo brasileiro. Conta com a autorização expressa do governo haitiano, tem o apoio dos países do Caribe e se desenvolve dentro de linhas definidas pelo Conselho de Segurança da ONU. A ação dos soldados brasileiros é reconhecida como das mais eficazes na pacificação das forças em conflito. Com engenheiros militares, nós damos apoio especial na recuperação da infraestrutura necessária ao fortalecimento do Estado haitiano. O Haiti é o Estado mais pobre do Hemisfério Ocidental. Essa situação é o resultado de anos de intervenções externas e de governos autoritários que pouco deixaram de positivo para a população. O terremoto de janeiro último abalou os alicerces que ainda restavam. Em um mundo cada vez mais interligado, em que o Brasil se sobressai pela retomada do crescimento e bem-sucedida política social, não podemos virar as costas para problemas humanitários graves, sobretudo quando acontecem em nossa própria região. Não seremos prósperos sem que nossos vizinhos também encontrem o caminho da paz, da segurança e do desenvolvimento.

Pronaf, o maior fator de sucesso do governo Lula

Pronaf, a arma que garantiu Lula

Brasilianas.org

Por Luis Nassif*

Os vários balanços sobre o governo Lula deixaram de lado aquele que talvez tenha sido o maior fator de sucesso, ao lado do Bolsa Família: o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Foi esse programa que permitiu a ampliação da produção da agricultura familiar – a que mais contribui para a produção de alimentos para consumo doméstico -, sustentando preços de alimentos compatíveis com a renda interna.

WikiLeaks:Julian Assange diz que ainda há material de impacto sobre EUA

 Do Estadão .com

'Ainda há material de impacto sobre EUA', diz fundador do WikiLeaks

Assange lembra que pouco mais de 2 mil das 250 mil mensagens diplomáticas foram divulgadas

Jamil Chade - O Estado de S.Paulo

GENEBRA - Julian Assange, fundador do grupo WikiLeaks, tem causado uma série de embaraços a Washington com a divulgação de telegramas secretos da diplomacia americana. Em sua primeira entrevista a um jornal latino-americano desde que foi libertado sob fiança pela Justiça da Grã-Bretanha, no dia 16, Assange falou ao Estado, por telefone, sobre a pressão feita pelos EUA.

Coreia do Norte se diz pronta para guerra

Coreia do Norte se diz pronta para "guerra santa" nuclear


O ministro norte-coreano das Forças Armadas, Kim Yong-chun, disse nesta quinta-feira que o país está preparado para travar uma "guerra santa" contra o Sul, usando sua força nuclear, após o que ele considerou ser uma tentativa sul-coreana de iniciar um conflito.

O ministro repetiu a afirmação feita pelo governo de Pyongyang de que Seul estava dando início a um conflito ao realizar um grande exercício militar, com munição real, na costa oeste da península coreana.

O debate sobre a refundação do PSDB por Inês Nassif

Maria Inês Nassif – VALOR

Numa democracia, as crises políticas normalmente trazem o germe da renovação, sob pena de colocar em risco a própria democracia. A crise dos partidos oposicionistas, intensificada por mais uma eleição perdida, certamente resultará em uma rearrumação do quadro partidário ou “refundação” interna, conforme pregam setores do PSDB – até porque não existe democracia sem oposição.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lula encerra o ano e seus dois mandatos como presidente com a popularidade em ascensão

Os números do Presidente

Nos últimos dias, foram divulgadas três pesquisas nacionais. Realizadas por Vox Populi, Ibope e Datafolha, cada uma enfatizou determinado conjunto de temas e usou metodologia e amostra diferentes.

Todas, no entanto, chegaram a um mesmo resultado: Lula encerra o ano e seus dois mandatos como presidente com a popularidade em ascensão. Os resultados que ele alcançou em dezembro são os melhores desde o início de 2003, na série de cada instituto.

ONU alerta para risco de guerra civil na Costa do Marfim

Opera Mundi

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, alertou que a possibilidade de guerra civil na Costa do Marfim é um “risco real” após as eleições presidenciais em que o candidato derrotado, o presidente Laurent Gbagbo, de declarou vitorioso e se recusou a abdicar do poder.

Ban disse que Gbagbo está tentando expulsar ilegalmente a força de paz da ONU, formada por mais de 10 mil homens, após a organização ter reconhecido o opositor Alassane Ouattara como presidente eleito no dia 28 de novembro.

IPEA ganha disputa na Justiça; “O Globo” acha que manda no Brasil – não manda!

Retirado do Blog Escrevinhador

por Juliana Sada

A Justiça concedeu ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) direito de resposta no jornal “O Globo”, por matérias publicadas nos dias 22 e 24 de agosto. De acordo com o IPEA, as reportagens continham inverdades e ofendiam a honra do Instituto.

Blog do Planalto desmente Folha de S. Paulo


Eta turminha ranheta

Vejam se não é coisa de gente ranzinza: a Folha de S. Paulo gastou uma coluna de 100 cm² de tinta e papel importados e isentos de impostos para apontar uma contradição entre o que o presidente Lula disse no programa de rádio “Café com o Presidente” de ontem e o pronunciamento que fez à Nação em 22 de dezembro de 2008. O título do texto publicado na edição de hoje do caderno Mercado é: “Lula agora pede responsabilidade na hora de gastar”.

É um exemplo do tipo de jornalismo sem compromisso com a verdade, que publica tudo que está na cabeça do editor ou do repórter, sem amparo na realidade. No caso, bastaria ter consultado a íntegra do pronunciamento do presidente clique aqui. (Leia na íntegra aqui)

Blog do Planalto desmascara O Globo com balanço real do governo

Retirado do Portal Vermelho

O blog do Palácio do Planalto publicou nesta segunda-feira (20) uma coletânea de textos escritos com a colaboração de integrantes do governo, nos quais desmonta a campanha do jornal  O Globo para desacreditar os avanços da atual gestão. O blog não apenas contesta os dados de um caderno especial produzido pelo jornal da família Marinho sobre os oitos anos de Lula na Presidência, como desmascara o veículo, apontando toda a sua parcialidade.

Em 28 páginas, O Globo fez, no último domingo, uma análise negativa do governo Lula, apesar dos altos índices de aprovação do presidente e de dados que comprovam as melhorias em várias áreas. Em um post com o título "Balanço da Era Lula no Globo: Olho torto entorta a vista", o blog deixa claro que as reportagens e artigos não mostraram os avanços reais do Brasil na Era Lula.