sábado, 20 de agosto de 2011

Paciente no Onofre Lopes tem sintomas da doença da vaca louca

Do Nominuto.com 

Exames que confirmam o diagnóstico só são possíveis após óbito. Maneira pela qual natalense contraiu a doença ainda não foi esclarecida.

Por Silvia Ribeiro Dantas

Um natalense internado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) está levantando suspeitas de ter contraído a doença da vaca louca. Além dos sintomas clínicos observados pela equipe de saúde da unidade, exames laboratoriais realizados há cerca de uma semana apontaram a presença da proteína príon, o que é uma forte indicação do contágio da doença. Caso confirmado, este poderá ser o primeiro caso da enfermidade no Brasil.

Governadora se apropria de herança “bendinta”

por Carlos Santos

Ratificada como vice-presidente estadual do DEM, a a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) discursou na convenção de hoje do partido, na Assembleia Legislativa.

Mas, outra vez, a governadora sustentou sua fala em equívocos profundos.

Citou obras e programas de governos nascidos em gestões passadas, adotando-os implicitamente como seus, para assentar tese de “reconstrução” do estado.

- Destruir é fácil, mas reconstruir dá muito trabalho e exige esforços coletivos, união”, bradou.

Ideb na porta da escola, no mínimo, reforça discriminações

Fruto da ideia do consultor educacional Gustavo Ioschpe - revista Veja e Rede Globo - tramita, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 1.530/2011 subscrito pelo ícone da bancada ruralista no Congresso, deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO). E as perguntas que não se calam sobre a proposição, são: Por que nenhum deputado “colega” do idealizador e afeto ao tema da educação não se propôs a apresentar o projeto? Seria possível crer que a ideia - mesmo se fosse apresentada por parlamentar com menor suspeição - não revelaria a reprise de um conteúdo ideológico de desconstrução da escola pública, insistentemente adotado pelas elites brasileiras em 500 anos de dominação?

Culpar os professores é fácil… assim como culpar o gari pela sujeira das ruas ou os médicos pela falência da saúde pública

por Declev Dib-Ferreira

Está virando moda culpar os professores pelos maus resultados na educação.

Já tive a oportunidade de responder aqui à pérola verbalizada pela hoje secretária de educação do município do Rio de Janeiro, quando ela afirmou que “quando um alunos é reprovado, é sinal que o professor falhou”.

Mas os devaneios continuam.


Governo chileno nega gratuidade no ensino superior

O governo chileno reafirmou nesta sexta-feira que não atenderá à exigência dos estudantes de estabelecer a gratuidade no ensino superior, um dia depois de uma manifestação que levou 50 mil pessoas às ruas. Os protestos no país já duram três meses.

“Respeito a educação gratuita nos lugares onde já foi concedida, mas quero dizer com responsabilidade que não podemos oferecer o ensino superior de graça para todos os chilenos”, declarou o ministro da educação Felipe Bulnes. “Esta seria uma política incorreta, já que os setores mais privilegiados não têm justificativa para deixar de pagar” para ter acesso às universidades, completou.

Mas, você vai ser professor?

Do Blog Histo é História


Por Douglas Barraqui

“Mas, você vai ser professor?” é essa a frase de uma comunidade de uma dessas páginas de relacionamentos da internet. Um estudante que almeja entrar em sala de aula e ser professor nos dias de hoje tem pela frente um desafio ciclópico. Digo isso por propriedade com uma boa experiência em sala de aula trabalhando com os pequeninos e curiosos do fundamental; com os adolescentes, as vezes rebeldes sem causa, do ensino médio; passando pelos inseguros jovens pré-vestibulandos, até os esforçados dos preparatórios para concursos. Em fim, tendo eu assistido por esses anos de labuta o atual quadro da educação brasileira e o que de fato significa estar dentro de uma sala de aula com vinte a quarenta alunos esperando algo de você, retruco ao futuro jovem professor: você quer ser professor?

Brasil precisa valorizar o trabalho do professor, diz economista israelense


O israelense Victor Lavy deu palestra no Ibmec, no Rio (Foto: Divulgação) 

Do G1

Brasil precisa cobrar e recompensar professor, diz economista israelense

Victor Lavy defende os velhos métodos de ensino para melhorar qualidade.

'O professor brasileiro não cumpre o currículo escolar', avalia.

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo
 
O sistema de educação do Brasil precisa melhorar muito para que o país possa ser considerado como exemplo de um ensino de qualidade. Esta é a avaliação do economista israelense Victor Lavy, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Estudioso dos mais variados métodos de ensino pelo mundo, Lavy considera que mais do que equipar as salas de aula com computadores e tablets, é preciso aprimorar o velho método de ensino do professor com os alunos.

Deputados denunciam governo Alckmin por crime ambiental da Sabesp em SP

Por: Fábio M. Michel, Rede Brasil Atual

São Paulo - Deputados estaduais paulistas, protocolaram representação no Ministério do Estado do Estado de São Paulo (MP-SP), em que pedem apuração de indícios de crimes ambientais cometidos por agentes e órgãos públicos pelo lançamento diário de esgotos sem tratamento no rio Tietê e afluentes. A informação é do blog de Luiz Carlos Azenha, Vi o Mundo. Os autores da ação foram João Paulo Rillo, Simão Pedro Chiovetti e Carlos Alberto Grana, todos do PT.

A ação foi provocada por duas reportagens sobre o tema. A primeira, do jornal O Estado de S.Paulo, mostra que 33 bairros e 16 cidades da região metropolitana da capital despeja toneladas de esgoto diretamente nos canais hídricos. E apesar de o governo estadual ter gasto R$ 3 bilhões em obras de limpeza do Tietê.

Nogueira Batista: Brasil tem munição contra a crise

Reproduzo o, como sempre, claro e direto artigo do professor Paulo Nogueira Batista Jr., representante do Brasil na direção do FMI e um dos raros que jamais entregou o cérebro e a alma aos tapetes dos salões das finanças mundiais:

:
Pouca Munição

“Um dos fatores que agravam a turbulência financeira é a percepção generalizada de que os governos dos países desenvolvidos já gastaram boa parte da sua munição com a crise de 2008. Estados Unidos e Europa, que estavam – e continuam – no epicentro da crise, lançaram mão dos mais variados instrumentos: políticas fiscais anticíclicas, redução das taxas básicas de juro para quase zero, injeções maciças de liquidez pelos bancos centrais e operações custosas de socorro a instituições financeiras privadas.

A crise foi contida, mas nunca chegou a ser superada. As economias dos EUA, da Europa e do Japão crescem pouco ou nada; as taxas de desemprego e subemprego permanecem elevadas, especialmente entre os jovens; as finanças públicas estão fragilizadas; uma parte do sistema bancário continua vulnerável, particularmente na Europa.

Dilma: primeiro governo genuinamente de continuidade

O que há de novo

por Marcos Coimbra

Foto: Celso Junior/AE
Este é de fato o primeiro governo de continuidade na nossa história moderna. Em geral, sempre tivemos sucessões de ruptures. Por Marcos Coimbra.


Como toda coisa nova, não é fácil entender o governo Dilma Rousseff. Mais difícil ainda é enxergar para onde está indo.

Ele é novo por três razões principais. Todas são importantes e produzem efeitos significativos em nosso sistema político.

Pesquisa confirma: MST é demonizado pela mídia

Uso de termos negativos, pouca relevância dada às bandeiras da entidade e exclusão do MST como fonte. O que já era percebido pelos movimentos sociais agora foi comprovado em pesquisa que analisou cerca de 300 matérias sobre o MST em TV, jornal impresso e revistas. O resultado desse trabalho será lançado na próxima quarta-feira (24), às 19h, na Tenda Cultural do Acampamento Nacional da Via Campesina (Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson), em Brasília.

ECONOMIA - Governados por cegos e irresponsáveis.


Somos governados por cegos e irresponsáveis, incapazes de dar-se conta das consequências do sistema econômico-político-cultural que defendem. Criou-se uma cultura do consumismo propalada por toda a mídia. Há que consumir o último tipo de celular, de tênis, de computador. 66% do PIB norteamericano não vem da produção mas do consumo generalizado.

Leonardo Boff*

Eduardo Galeano e a questão ambiental

Por Eduardo Galeano, no sítio Pátria Latina:

Quatro frases que fazem o nariz do Pinóquio crescer:

1- Somos todos culpados pela ruína do planeta.

A saúde do mundo está feito um caco. "Somos todos responsáveis", clamam as vozes do alarme universal, e a generalização absolve: se somos todos responsáveis, ninguém é. Como coelhos, reproduzem-se os novos tecnocratas do meio ambiente. É a maior taxa de natalidade do mundo: os experts geram experts e mais experts que se ocupam de envolver o tema com o papel celofane da ambiguidade.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novo presidente do PP no Estado não vai facilitar a vida dos prefeitos que queiram deixar o partido

Os prefeitos do Rio Grande do Norte filiados ao PP e que pensam em deixar os quadros do partido não terão a complacência da direção estadual da legenda.

É que o novo presidente da legenda no Estado, vereador Sérgio Andrade, afirma que o PP não vai facilitar a vida de nenhum prefeito que queira abandonar partido.

“Há uma orientação da direção nacional do PP para que não se permita a saída de nenhum prefeito ou detentor de mandato do partido. Mas eu não acredito que nenhum prefeito queira se desfiliar do PP”, diz Sérgio Andrade.