sábado, 10 de julho de 2010

Manifesto da CUT e Centrais Sindicais contra José Serra

Centrais sindicais dizem que Serra é mentiroso

Retirado do Vi o Mundo

Serra: impostura e golpe contra os trabalhadores 

O candidato José Serra (PSDB) tem se apresentado como um benemérito dos trabalhadores, divulgando inclusive que é o responsável pela criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e por tirar do papel o Seguro-Desemprego. Não fez nenhuma coisa, nem outra. Aliás, tanto no Congresso Nacional quanto no governo, sua marca registrada foi atuar contra os trabalhadores. A mentira tem perna curta e os fatos desmascaram o tucano.
A verdade

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mulheres repudiam charge preconceituosa contra Dilma Rousseff

Várias lideranças ligadas aos movimentos femininos divulgaram na noite de quinta (8) uma nota de repúdio à charge do cartunista Nani que foi reproduzida no blog do jornalista Josias de Souza, do jornal Folha de S.Paulo. A ilustração preconceituosa, que apresenta Dilma Rousseff como uma prostituta, despertou uma chuva de críticas na internet e já foi retirada do ar pelo blogueiro da Folha.

O preconceito da oposição contra Dilma Rousseff



Essa charge é um exemplo do preconceito e da baixaria dos opositores para com a candidatura Dilma Rousseff. O pior é saber que ela foi postada no blog de um “conceituado” jornalista, Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Na história política brasileira não é a primeira vez que isso acontece. Pois, Alzira Soriano, em 1928, quando disputou a eleição para prefeito no município de Lajes – RN, sofreu inúmeras ofensas pessoais, teve de ouvir que quem entrava na política era prostituta, porque mulher de família não poderia ser votada.

Entretanto, esse preconceito não conseguiu impedir que Alzira vencesse com mais de 60% dos votos. Tornou-se a primeira Prefeita eleita no Brasil e na América do Sul. 

Conta-se que o adversário, envergonhado, mudou-se da cidade. Será que José Serra vai esconder-se no Chile?

José Serra: o experiente “presidengue”

José Serra quando Ministro da Saúde (1998/2002), no governo FHC, mesmo diante de uma iminente epidemia de dengue, demitiu 5.792 agentes sanitários (mata-mosquitos). Na época, vários especialistas alertaram para os perigos dessa atitude. Entretanto, essas demissões estavam dentro de um contexto de privatizações do governo do qual Serra fazia parte.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Lula: Brasil venceu queda de braço com os Estados Unidos no caso do algodão

Por: Luciana Lima, da Agência Brasil 

Lusaca (Zâmbia) e Brasília - Ao discursar nesta quinta-feira (8) para empresários brasileiros e zambianos, em Lusaca, capital da Zâmbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o exemplo da queda de braço entre Brasil e os Estados Unidos devido aos subsídios do governo norte-americano aos produtores de algodão. O caso ilustrou a tese do presidente de que os países africanos devem procurar soluções próprias, não ditadas pelos países ricos, para resolver seus próprios problemas.

O Globo bate forte em política externa de Lula


O editorial da última terça-feira do jornal O Globo é mais uma demonstração da postura que a mídia hegemônica defende em relação à política externa brasileira. A ânsia por submissão aos países desenvolvidos e opressão às nações pobres parece não ter fim.

Lula encerra última viagem pela África com novos acordos

Por Stuart Grudgings e Jon Herskovitz
Reuters

RIO DE JANEIRO/JOHANESBURGO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerra sua última viagem oficial pela África com uma série de acordos depois de ter expandido drasticamente os laços com o continente durante seus oito anos de governo.

Controlando a matriz do noticiário: A estreia de Dilma, a “radical”

Por Luiz Carlos Azenha

Dilma, a “radical”, acaba de estrear nas páginas dos jornalões, por conta do programa de governo apresentado pela candidatura da ex-ministra ao TSE, posteriormente substituído.

Erro ou não, o fato é que sabemos que o “Dilma terrorista” vai emergir na campanha, mais cedo ou mais tarde, depois da estreia espetacular que fez na capa da Folha de S. Paulo, na forma de uma ficha falsa que chegou ao jornal por e-mail. Ou seja, como bem lembrou um internauta, a Folha publicou spam na primeira página.

Sobre as doações as vítimas das enchentes em Alagoas

Entulho e futilidades entre as doações


Teresa Machado – Repórter

Uma imensa rede de solidariedade se formou para ajudar as vítimas das enchentes que atingiu diversos municípios alagoanos. A cada dia, mais donativos se acumulam na sede do Corpo de Bombeiros em Maceió. Porém, nem todo mundo parece ter entendido o sentido da doação. São milhares de roupas sujas e rasgadas, móveis em péssimo estado de conservação, fogões quebrados, calçados muito velhos e sem par, que acabam, infelizmente, sendo inutilizado após passar pela triagem.

Campanha de Dilma, Mercadante, Netinho e Marta "arranca" em SP


Com promessas de “olhar para o futuro” e “continuar, mas avançar”, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) participou, nesta quarta-feira (7), da “Caminhada da arrancada” — primeiro grande ato de sua campanha em São Paulo (SP). Milhares de apoiadores, militantes e lideranças saíram em passeata pelas ruas centrais da cidade até a Praça da Sé, onde houve um breve comício.

Gilmar Mendes explica liminar em favor de Heráclito Fortes (DEM-PI)

Ministro explica liminar para Heráclito Fortes

Gilmar Mendes explica porque concedeu liminar que garantiu a candidatura a reeleição do senador do Piauí

Diário do Povo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes explicou, em entrevista ontem à Rádio Gaúcha, os motivos porque aceitou o pedido docandidato a senador Heráclito Fortes e determinou a suspensão a uma condenação antiga, livrando o parlamentar de cair na lei Ficha Limpa e ter impedido seu registro de candidatura.

Ibama pede que vice de Marina Silva (PV) explique casa na Mata Atlântica

Ibama pede que vice explique casa na Mata Atlântica 

Autor(es): Andrea Vialli e Afra Balazina
O Estado de S. Paulo 

O Ibama vistoriou propriedade do candidato a vice-presidente Guilherme Leal (PV) na Bahia e solicitou apresentação de documentos que comprovem que o projeto teve licença ambiental. O imóvel fica entre Serra Grande e Itacaré, no sul baiano, numa área de Mata Atlântica. Segundo a Agência Brasil, o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, afirmou que a fiscalização foi motivada por denúncia protocolada no escritório de Ilhéus. O candidato diz que "falsas denúncias" têm objetivos político-eleitorais e ressalta que "a instalação recebeu todas as licenças dos órgãos competentes". "Em nenhum momento Leal foi acusado por qualquer órgão fiscalizador de crime ambiental", diz nota do PV

Nassif: O segundo turno das eleições presidenciais



Coluna Econômica

Há algumas características únicas, nas próximas eleições presidenciais.

A campanha oficial começou esta semana. Mas foi precedida de tanto tiroteio, denúncias, factóides, exposição dos pré-candidatos, críticas recíprocas que, para muitos especialistas – como Ricardo Guedes, do Instituto Sensus – é como se entrasse agora no segundo turno. Em termos práticos, como não haverá mudanças substantivas no ambiente de campanha, dificilmente a campanha oficial conseguirá trazer fatos novos para as eleições.

Declaração de bens de Raul Jungmann (PPS-PE) gerou polêmica


Brizola Neto: Serra não é só o pior candidato. É torpe.

Já mais de uma vez afirmei aqui que o José Serra é um cínico, um homem sem condições morais de governar o país da importância do Brasil.

Chama-lo de cínico não é exagero ou figura de retórica. Não é, porque cínico é aquele que afirma com desfaçatez aquilo que sabe que não é verdade.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

EUA apoiam arsenal atômico israelense

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou ontem que não apoiará as pressões por um Oriente Médio livre de armas nucleares, caso isso obrigue Israel - única potência atômica da região - a desfazer-se de seu arsenal. Na Casa Branca, Obama afirmou ao primeiro-ministro israelense, Binyamin "Bibi" Netanyahu, que a política de Washington sobre o tema "não mudará".

Mesmo sob sanções internacionais, Irã anuncia entrada em operação de usina nuclear

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil 

Brasília – O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali-Akbar Salehi, anunciou hoje (7) que entre 23 de agosto e 22 de setembro - mês iraniano do Shahrivar – a Usina Nuclear de Bushehr estará em pleno funcionamento. A informação é da Irna, a agência oficial de notícias do Irã. Segundo Salehi, o último teste nuclear no local ocorreu nesta quarta-feira com “sucesso”.

Comida mais barata é principal responsável pela "inflação zero" de junho

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não variou em junho, ficando em 0% conforme divulgou nesta quarta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Foi o mais baixo IPCA mensal desde junho de 2006, quando houve deflação de 0,21%. Segundo o IBGE, a maior contribuição para esse resultado foi a queda nos preços dos alimentos em todas as regiões pesquisadas. A variação foi de -0,31% em Belém a -1,43% em Goiânia.

Comida mais barata é principal responsável pela "inflação zero" de junho

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não variou em junho, ficando em 0% conforme divulgou nesta quarta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Foi o mais baixo IPCA mensal desde junho de 2006, quando houve deflação de 0,21%. Segundo o IBGE, a maior contribuição para esse resultado foi a queda nos preços dos alimentos em todas as regiões pesquisadas. A variação foi de -0,31% em Belém a -1,43% em Goiânia.

Educação de qualidade será prioridade no Brasil, garante Dilma


O Vermelho inicia nesta sexta (2/7) a publicação de uma série de matérias abordando a relação entre educação e desenvolvimento nacional. O tema também ocupa um lugar destacado no debate eleitoral em curso. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defende a ampliação dos investimentos na área e enfatiza a necessidade de valorizar os educadores.

Lula quer produzir biocombustíveis no Quênia

Autor(es): Agência Brasil, de Nairobi (Quênia)
Valor Econômico 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o Brasil quer firmar um acordo para produzir biocombustíveis no Quênia. De acordo com Lula, o Brasil poderia transferir tecnologia ao país africano, que tem terras disponíveis para a agricultura. "O Brasil tem expertise de anos de experiência. O Quênia tem terra e disposição de produzir combustível limpo para vender para os países ricos que, a partir de 2020, terão que colocar 10% de etanol na gasolina dos seus carros", disse Lula em pronunciamento conjunto com o presidente do Quênia, Muar Kibaki.

José Serra: um centralizador

Marcelo Coelho
Da Folha

No laboratório de Serra

Se a escolha do vice já foi tão espinhosa, como haveria de ser a montagem de seu ministério?
Há muitas teorias para explicar a derrota da seleção na África do Sul. Dou a todas o crédito da minha ignorância. Qualquer uma é razoável; o fiasco brasileiro não constitui, provavelmente, a notícia mais enigmática destes dias. Acho mais intrigante o processo de escolha do vice na chapa de José Serra, que deu no deputado Índio da Costa (DEM-RJ).

terça-feira, 6 de julho de 2010

Aécio tenta esconder a desorganização da campanha de Serra

Aécio nega críticas à organização da campanha de Serra

BELO HORIZONTE (Reuters) - O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves negou nesta terça-feira que a campanha do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, esteja enfrentando dificuldades de organização.

Dilma: área social não passa de artefato eleitoral para Serra

PORTO ALEGRE (reuters) - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, começou sua campanha eleitoral pela capital gaúcha, onde mostrou disposição para o debate com seu principal adversário, centrado no compromisso com as políticas sociais.

Para Dilma, a questão social é uma estratégia de governo, enquanto para o oponente José Serra (PSDB) o tema seria um apêndice ou um artefato eleitoral, que seria esquecido na primeira dificuldade.

José Serra não tem Programa de Governo, só discurso

Serra sem programa. Só pedaços de discursos

Por José Dirceu

Como eu escrevi aqui já várias vezes, o candidato tucano... 

Como eu escrevi aqui já várias vezes, o candidato tucano e da oposição, José Serra (PSDB-DEM-PPS) não tem nenhum programa de governo. Nem discurso, nem metas, nem projetos. Nada. Nem rumo para imprimir ao país. Ontem, data para registro das candidaturas presidenciais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que precisa ser acompanhado por um programa, nem um esboço disso o tucano tinha.

Dilma Rousseff lidera na campanha

Dilma Rousseff sai na frente 

A campanha eleitoral começa oficialmente. E, apesar das duas últimas pesquisas divulgadas (Datafolha e Ibope) apontarem um empate entre os dois principais candidatos, Dilma Rousseff e o oposicionista José Serra, o equilíbrio entre eles é ilusório e há um nítido crescimento do favoritismo da candidata do campo progressista, democrático e nacionalista.

MPE quer retirar do ar o blog “Os Amigos do Presidente Lula”

Ministério Público Eleitoral entra com nova representação pedindo a retirada do nosso blog do ar 

O Ministério Público Eleitoral eleitoral fez nova representação contra o blog "osamigosdopresidentelula.blogspot.com".

Pede a aplicação de multa máxima no valor de R$ 25 mil (!!!), a retirada do do "site" do ar e a suspensão, por 24h, do acesso de todo conteúdo informativo do blog.A representação repete os mesmos erros conceituais da anterior, ao confundir com propaganda a livre a manifestação do pensamento, garantidas na constituição federal:

TSE nega sete pedidos de registro de candidatos “ficha-suja”

Mais sete políticos que queriam se livrar da aplicação da lei da Ficha Limpa tiveram seus pedidos negados, desta vez pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, negou sete pedidos de liminar em ações movidos por pré-candidatos de vários Estados. Segundo o ministro, "não havia argumento jurídico plausível para suspender as inelegibilidades". A maioria dos pedidos que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) também foi negado.

Substitutivo do Código Florestal: premiação ao desmatamento

Por Juliana Sada

A reforma do Código Florestal foi aprovada nesta tarde por 13 votos a 5 na comissão especial da Câmara dos Deputados, presidida Moacir Micheletto (PMDB-PR) e que tem como relator Aldo Rebelo (PCdoB). A votação foi acompanhada por ruralistas e ambientalistas, protagonistas de diversas manifestações que interromperam a sessão.

404 mil saem da informalidade


Autor(es): Gustavo Henrique Braga

Correio Braziliense 

Brasileiros que trabalham por conta própria, como manicure, pipoqueiro ou mecânico, descobriram as vantagens da formalização como microempresário para chegar ao sucesso nos negócios. Só nos últimos 12 meses, cerca de 404 mil trabalhadores se legalizaram por meio do programa Empreendedor Individual(1), segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Apesar dos números positivos, o caminho a ser percorrido ainda é longo. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 11 milhões de brasileiros estão na informalidade, dos quais 125 mil vivem no Distrito Federal.

Plano de Dilma contempla 40 horas, Confecom e taxação de fortunas

Do Portal Vermelho

Ao solicitar o registro da candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República, a coligação "Para o Brasil seguir mudando", composta por dez partidos (PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC), apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o documento, agora obrigatório, com as "diretrizes programáticas" da candidatura.
Nele, estão contempladas questões que incomodam, e muito, a direita e setores da elite. Entre elas, a democratização dos meios de comunicação, a taxação de grandes fortunas, o diálogo com os movimentos sociais e a defesa da redução da jornada e trabalho para 40 horas semanais.

Dilma quer isenção total de imposto sobre investimento

Reuters Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - Na véspera do início oficial da campanha eleitoral, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira que a estrutura de impostos do país é "caótica" e pretende realizar uma reforma tributária que inclua desoneração de investimentos.

Inscrito no Enem não precisa ter CPF, decide Justiça

Juiz reitera argumento de que apresentação do documento não é obrigatória

Carolina Stanisci - Especial para o Estadão.edu

A Justiça Federal do Rio de Janeiro decidiu que os candidatos do Exame do Ensino Médio não precisam apresentar CPF ao se inscreverem. A decisão tem abrangência nacional e é válida para o Enem 2010, que será realizado em novembro. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, ainda não foi intimado para recorrer. 

Serra e o calendário Maia

Do Carta Maior

De acordo com o calendário político traçado pelos Maia, tudo irá bem até 2014 com ou sem Serra na presidência. Cesar no Senado e Rodrigo na Câmara e na presidência do DEM indicarão ministros num eventual governo demotucano. Em caso de vitória de Dilma, pai e filho permanecerão atuantes na oposição. Para Serra, no entanto, o calendário Maia pode prever o fim do mundo já em 2010.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Jackson Lago (PDT-MA) registra candidatura

Governador cassado registra chapa e diz ter ficha limpa

Jackson Lago reconheceu, porém, o risco de não disputar as eleições deste ano

Agência Estado

Cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em abril do ano passado por abuso de poder político, o ex-governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), deu entrada nesta manhã com pedido de registro de sua candidatura no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob a ameaça de ser alvo de processo de impugnação movido pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) do Estado.

José Serra está mentindo

Vicentinho: “Nem o FAT nem o seguro-desemprego são criações do Serra”

Por Conceição Lemes

Há duas semanas foi ao ar o programa nacional do PSDB. José Serra, candidato tucano à Presidência da República, ocupou metade da apresentação, onde foi dito que ele criou o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e o seguro-desemprego.

Preço da cesta básica caiu em 16 capitais

No mês de junho, o preço da cesta básica baixou em 16 das 17 capitais brasileiras pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As maiores reduções ocorreram em Manaus (5,14%), Rio de Janeiro (5,08%) e Vitória (4,83%). A única capital onde a cesta básica registrou aumento de preços foi Goiânia (alta de 5,22%).

Dez mulheres são mortas por dia no Brasil, aponta estudo

Em dez anos, dez mulheres foram assassinadas por dia no Brasil. Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídio – índice de 4,2 assassinadas por 100 mil habitantes. Elas morrem em número e proporção bem mais baixos do que os homens (92% das vítimas), mas o nível de assassinato feminino no Brasil fica acima do padrão internacional. O índice se mantém em patamares quase constantes nos últimos anos, apesar de registrar ligeira queda – era 4.022 em 2006 e baixou para 3.772 em 2007.

Senador Mão Santa, lulista novo


Senador Mão Santa (PSC-PI): o salário mínimo saiu de 70 dólares para 300 durante o governo do presidente Lula.


Liminar não livra Heráclito da Ficha Limpa, diz OAB

Enquanto os adversários políticos já afinam o discurso de que o senador Heráclito Fortes (DEM) buscou a via jurídica para fugir das penalidades da Lei da Ficha Limpa, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou ontem que recursos como o impetrado pelo parlamentar não significarão uma desnaturação da Lei 135/10.

Lula prepara investida em SP, Minas e Bahia

Autor(es): Malu Delgado
O Estado de S. Paulo - 05/07/2010

Presidente pretende concentrar agenda nesses três Estados, que representam 40% do eleitorado; ação no Sul não está descartada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu sinais ao comando da campanha da sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), de que poderá concentrar a sua agenda em São Paulo, Minas e Bahia na reta final da eleição, caso haja um quadro de ascensão da candidata nas pesquisas de intenção de votos nas próximas semanas.

Fidel Castro diz que uma “catastrófica guerra nuclear” explodirá em breve

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro assegurou hoje que em "brevíssimo tempo" explodirá uma "catastrófica guerra nuclear" pelo conflito entre Estados Unidos e Israel com o Irã.

Em uma de suas "Reflexões", divulgada este domingo no site oficial "Cubadebate" e intitulada "A felicidade impossível", Fidel Castro insiste de novo em advertir de um ataque de EUA e Israel contra o Irã, um tema recorrente em seus últimos artigos.

O novo triângulo geopolítico do Oriente Médio

A recente aproximação entre Irã, Turquia e Síria está criando um novo eixo regional que poderá substituir o tradicional triângulo árabe (Arábia Saudita, Egito e Síria) com impactos significativos na geopolítica da região. As visitas dos presidentes iraniano e sírio à Turquia e a participação desse último, juntamente com o Brasil, no episódio do problema nuclear iraniano são fortes indicações de um novo sentido de aliança que está sendo observado com muito interesse e preocupação no Ocidente e, principalmente em Israel que vive no momento uma crise de governo. O artigo é de Reginaldo Nasser.

domingo, 4 de julho de 2010

Vice de Serra já atacou pré-sal e quis vetar esmola

                                                          Clique na Imagem para ver ampliada

Por Filipe Coutinho e Bernardo de Mello Franco

Desconhecido até outro dia pelo presidenciável José Serra (PSDB), o vice Indio da Costa (DEM) já usou a tribuna da Câmara para discorrer contra o pré-sal e a favor da proibição de coxinhas e pirulitos em cantinas escolares.

Nuvens tempestuosas caminham na direção do Irã

 Do "The New York Times"

Noam Chomsky

A grave ameaça do Irã é a crise de política externa mais séria que o governo Obama enfrenta. O Congresso acaba de fortalecer as sanções contra o Irã, com penalidades ainda mais severas contra as companhias estrangeiras que fazem negócios no país.

Investimentos do governo batem recorde com Lula

Ainda distantes das metas oficiais e das necessidades da produção nacional, os investimentos do governo Luiz Inácio Lula da Silva fecharam o primeiro semestre do ano no maior patamar desde o restabelecimento das eleições presidenciais no país. Dados ainda preliminares indicam que, ao longo dos últimos 12 meses, esses investimentos, sem contar as das empresas estatais, somaram R$ 42 bilhões, ou 1,25% do Produto Interno Bruto, ou seja, de tudo o que o país consumiu e investiu no período.