quinta-feira, 8 de julho de 2010

Sobre as doações as vítimas das enchentes em Alagoas

Entulho e futilidades entre as doações


Teresa Machado – Repórter

Uma imensa rede de solidariedade se formou para ajudar as vítimas das enchentes que atingiu diversos municípios alagoanos. A cada dia, mais donativos se acumulam na sede do Corpo de Bombeiros em Maceió. Porém, nem todo mundo parece ter entendido o sentido da doação. São milhares de roupas sujas e rasgadas, móveis em péssimo estado de conservação, fogões quebrados, calçados muito velhos e sem par, que acabam, infelizmente, sendo inutilizado após passar pela triagem.


“Durante a triagem nós já vimos roupas íntimas sujas de sangue e fezes, que acabaram contaminando as outras peças. Já perdemos quatro caixas com roupas que poderiam ser doadas porque estavam juntas das peças sujas”, contou a dona de casa, Claudia Lima de Freitas.

Entre as doações, os voluntários que participam do processo de triagem já encontraram caixa de charuto fechada, vestido de noiva, DVDs, cofres, imagem de santos, lingeries sensuais, prótese dentária, e até preservativos e anticoncepcionais. “O que não serve como ajuda, nós jogamos no lixo. As pessoas têm que entender que, o que nós não queremos pra gente, não devemos dar para os outros. Não tem condições de mandar essas coisas para as pessoas que perderam tudo”, lamentou Maria Helena, responsável pela fiscalização dos donativos.

Para separar os donativos, os voluntários usam máscaras e luvas fornecidas pelo Corpo de Bombeiros para evitar contaminações que podem ser geradas através da poeira, mofo, fezes, sangue e até urina de rato. “Tem doações que chegam aqui muito sujas, em péssimo estado para uso. Tem gente que acha que o lixo que tem em casa é doação. As pessoas têm que ter consciência e compaixão com as vítimas dessa tragédia, que já estão sofrendo demais”, desabafou a estudante Ana Maria Souza.

Nenhum comentário: