sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pesquisa Ibope: Dilma 39% e Serra 34%

Dilma lidera com 39% e Serra tem 34%, segundo pesquisa Ibope

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 39% das intenções de voto, contra 34% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Jornal Nacional . A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 7%. 

Antropofagia nas eleições proporcionais

Maria Inês Nassif – VALOR

O estreitamento do discurso do PSDB e do DEM, que tem falado para um eleitorado mais radical – numa aposta de que esse segmento tem o poder de propagar pânico e aumentar a rejeição à candidata Dilma Rousseff (PT) – pode ter um grande impacto na eleição proporcional não apenas do ex-PFL, mas no próprio partido do candidato José Serra. Os dois partidos são aliados e o discurso de ambos atinge o mesmo eleitor. Embora juntos nas eleições presidenciais com a dupla José Serra (PSDB)/Indio da Costa (DEM), na base, a disputa de candidatos às eleições proporcionais pode resultar numa carnificina. Antropofagia pura.

Lula ignora queixas de Uribe e prefere falar com Santos e Chávez

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, disse nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai responder às críticas do colombiano Álvaro Uribe. O presidente da Colômbia deplorou que Lula "se refira à crise como um caso pessoal e ignore a ameaça que representa a presença de guerrilheiros das Farc na Venezuela".

"O presidente Lula já tomou conhecimento dessas declarações e não considera apropriado que se responda a esse comunicado", afirmou Baumbach. "Lula já declarou em várias oportunidades que lamenta a situação que se criou entre a Colômbia e a Venezuela", acrescentou. O porta-voz também disse que o presidente diz acreditar que a estabilidade das relações entre os dois "países amigos" é fundamental para a "tranquilidade da região e para o avanço da integração regional".

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pesquisa Vox Populi/Band/iG para governo do Rio Grande do Norte

“A pesquisa apontou também que apenas 37% dos entrevistados sabiam que Iberê era o candidato favorito do presidente – o que pressupõe que o atual governador tem possibilidade de crescimento conforme este apoio fique mais explícito ao longo da campanha. Outros 21% dos eleitores acham que os candidatos apoiados pelo presidente são Rosalba ou Carlos Eduardo.”

Vox Populi/Band/iG: Rosalba lidera no Rio Grande do Norte

Iberê Ferreira aparece em segundo lugar, com 18% das intenções de voto, seguido de Carlos Eduardo Alves, com 13%

Matheus Pichonelli, iG São Paulo | 29/07/2010 19:20

Pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta quarta-feira mostra que a eleição para governador no Rio Grande do Norte seria decidida logo no primeiro turno se fosse realizada hoje. No levantamento, a candidata da oposição, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), manteve a dianteira e chegou a 53% da preferência do eleitor.

O apoio de Dilma é disputado por candidatos do Rio Grande do Norte

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT), disputam o apóio de Dilma Rousseff(PT) no estado. Até mesmo o senador Garibaldi Alves (PMDB), que apóia a candidata do DEM, Rosalba Ciarlini, quer aparecer ao lado de Dilma. 

Entretanto, José Serra (PSDB) não tem tido a mesma sorte. Pois, Rosalba tem procurado omitir o apoio do mesmo. (Aqui: Serra largado de mão)


Dilma reúne 2 candidatos ao Governo no mesmo palanque

Anna Ruth Dantas - repórter

A passagem da presidenciável Dilma Rousseff (PT) por Natal reuniu, no mesmo palanque, dois candidatos ao governo do Estado e quatro pretendentes ao Senado Federal. Dividiram o mesmo espaço Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT). O cuidado da coordenação de campanha para oferecer o mesmo espaço aos dois era nítido. Tanto foi assim, que o próprio candidato a vice-presidente, Michel Temer, ficou na segunda fila do palco para que Dilma ficasse ladeada com os candidatos do PDT e do PSB.

Serra: Nem genéricos, nem programa de AIDS

Desde 2002, nas eleições que disputou e nos programas do PSDB ( veja aqui e aqui) José Serra se dizia e foi exaustivamente apresentado como o Pai dos Genéricos e o criador do Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde.

O Viomundo denunciou aqui que Serra e o PSDB mentiam sobre os genéricos. E aqui que mentiam sobre o Programa Nacional de DST/Aids. Provavelmente temendo ser desmascarado nos debates e no horário eleitoral, Serra agora contou a verdade. Antes era propaganda enganosa, mesmo.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

José Agripino e Rosalba Ciarlini, DEM-RN, escondem José Serra

Colunista da Veja descobre o que todo Rio Grande do Norte já sabia: a candidata do DEM ao governo do estado, Rosalba Ciarlini, esconde José Serra.

"Líder na corrida pelo governo do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini não faz qualquer referência em seu site à campanha de José Serra. Numa seção chamada "Voto da Rosa", aparecem apenas seus candidatos ao Senado, Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho. Candidata pelo DEM, Rosalba não faz qualquer referência ao voto para presidente". (Rosalba sem Serra - Blog Radar Online )

A boa avaliação do governo do presidente Lula no Rio Grande do Norte também tem calado o senador José Agripino. Pois, ele sempre procura esconder que é oposição ao presidente Lula quando está no estado.

Veja o que disse o Senador em entrevista do dia 12/03/2010 sobre o presidente.

“O senador José Agripino Maia (DEM), conhecido pela marcação cerrada ao governo federal, baixou o tom das críticas e admitiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “teve muito mais acertos do que equívocos”. “Há coisas negativas, mas reconheço que o presidente Lula fez coisas importantes pelo Brasil”, declarou, em entrevista ao Jornal 96 (96 FM), desta sexta-feira , (12) ( nominuto.com, leia mais)

Entretanto, essa estratégia pode estar próxima do fim. Dilma Rousseff já alertou os norte-rio-grandenses: “no Brasil todo mundo sabe que o DEM é a oposição mais negativista que o governo do presidente Lula teve”.(aqui)

Além disso, quando começarem os programas eleitorais eles vão ter que tirar José Serra do armário.

Brasília se candidata para fazer a abertura da copa do mundo

Rogério Rosso (PMDB), governador do Distrito Federal, assinou nesta terça-feira (27) a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e na frente do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, falou do desejo da capital nacional de sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.

Paulo Maluf (PP-SP) pode ter sua candidatura impugnada

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) pode ter sua candidatura impugnada devido à Lei da Ficha Limpa. 

Nesta quarta-feira, a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo vai entrar na Justiça com pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito da capital paulista.

Paulo Maluf (PP-SP) foi condenado pelo Poder Judiciário por superfaturamento na compra de frangos feita pela Prefeitura paulistana em 1996 (o chamado Caso Frangogate). O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) rejeitou recurso contra a sentença na última segunda-feira.

A Justiça Eleitoral tem até o dia 5 para decidir se aceita o pedido da Procuradoria.

Fonte: SRZD

Dilma Rousseff rebate acusações de José Serra

Para Dilma, Serra repete a estratégia de 2002

Autor(es): Murillo Camarotto, do Recife
Valor Econômico - 28/07/2010

Em visita surpresa a Pernambuco, ontem, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, acusou o PSDB de tentar repetir neste ano a estratégia utilizada nas eleições de 2002, quando "tentou aterrorizar o país" com insinuações contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo sem citar especificamente, a ex-ministra se referia às insinuações de tucanos de que o PT teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

José Serra e PSDB-RS foram multados em R$ 25 mil

Serra é multado pela quarta vez por propaganda antecipada

brasil@eband.com.br

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, foi multado pela quarta vez, nesta terça-feira, por propaganda eleitoral antecipada. O ministro auxiliar Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que o candidato e o diretório estadual do partido do Rio Grande do Sul infringiram a legislação em duas inserções regionais de rádio, veiculadas no Estado nos dias 16 e 21 de junho.

Governo Lula subsidia compra de computadores para escolas públicas

Extraído de: PT na Câmara - Site Oficial da Liderança do PT

O governo publicou hoje (27), no Diário Oficial da União, decreto que regulamenta o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e detalha as regras para compra dos equipamentos, com o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe).

O programa já funciona de forma experimental desde 2008.

PT entra com pedido de resposta contra Veja no TSE

Débora Zampier -  Agência Brasil

Brasília - O PT e a coligação Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada pelo partido, entraram com pedido de direito de resposta hoje (27) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a revista Veja, da Editora Abril. A ação contesta a reportagem Indio Acertou o Alvo, veiculada na edição desta semana.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dilma disse lamentar que José Serra tenha baixado o nível da campanha

Dilma Rousseff, disse em entrevista à Rádio Difusora Mossoró, do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (27), que José Serra (PSDB) é o responsável pelas acusações de Índio da Costa (DEM) contra o PT. Por isso, não iria responder ao vice, mas ao ex-governador José Serra. 

- É lamentável que a eleição tenha descido a esse nível por parte do meu adversário.

Dilma disse ainda que não encontrava justificativa para esse tipo de acusação e que “o povo brasileiro não merece, não merece mesmo esse tipo de discussão. Esse é um dos debates mais desqualificados de toda a história das campanhas eleitorais desde a redemocratização.”

Dilma questiona o fato de José Agripino e Rosalba Ciarlini fingirem não ser oposição ao presidente Lula quando estão no RN

Dilma abre fogo contra José Agripino Maia e Rosalba, no rádio 

Em entrevista à rádio Difusora AM, de Mossoró, na manhã desta terça-feira, 27, Dilma Rousseff (PT) abriu fogo contra o comportamento vacilante dos senadores José Agripino Maia e Rosalba Ciarlini, do DEMos/RN.

Em Brasília, eles sempre fizeram oposição cerrada ao presidente Lula. Agora, na campanha eleitoral, quando vêem que a popularidade do Presidente é recorde, fingem que são amigos de Lula desde criancinha, fazendo uma verdadeira propaganda enganosa perante o eleitor.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Senado: aliados de Dilma lideram disputas nos estados

De acordo com pesquisa Datafolha, segunda-feira (26), dos estados pesquisados, aliados de Dilma Rousseff lideram disputa por vagas no Senado em  São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e tem chances de vitória no Rio Grande do Sul.

RJ: Dilma 41% x Serra 24%

Vox Populi/Band/iG: No Rio, Dilma vai a 41% e Serra a 24%

Marina Silva, candidata do PV à Presidência, tem 11% no maior colégio eleitoral do País

Ricardo Galhardo, iG São Paulo

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, lidera a disputa presidencial no Rio de Janeiro com 17 pontos percentuais de vantagem sobre José Serra (PSDB), mostra pesquisa Vox Popul/Band/iG desta segunda-feira. Dilma tem 41% contra 24% de Serra e 11% de Marina Silva (PV), no Estado que reúne o terceiro maior colégio eleitoral do país.

domingo, 25 de julho de 2010

Pajelança

Elio Gaspari – O Globo – Folha SP

José Serra começou sua campanha dizendo que “não aceito o raciocínio do nós contra eles”, e em apenas dois meses viu-se lançado pelo seu colega de chapa numa discussão em torno das ligações do PT com as Farc e o narcotráfico.

Caso típico de rabo que abanou o cachorro.

O destempero de Indio da Costa tem método. Se Tupã ajudar Serra a vencer a eleição, o DEM volta ao poder. Se prejudicar, ajudando Dilma Rousseff, o PSDB sairá da campanha com a identidade estilhaçada.

Já o DEM, que entrou na disputa com o cocar do seu mensalão, sairá brandindo o tacape do conservadorismo feroz que renasceu em diversos países, sobretudo nos Estados Unidos.
Leia a integra da coluna do Globo ou na Folha SP

Nassif: Decifrando o Datafolha

Decifrando o Datafolha

Por Luis Nassif

Conversei agora há pouco com Marcos Coimbra, do Vox Populi, para entender as discrepâncias entre os dados do Vox e do Datafolha e tirar as dúvidas finais sobre o tema.

A explicação é claríssima.

Dentre os diversos cortes a serem feitos no universo dos entrevistados, um deles é entre os com telefone e os sem telefone.

No caso do Vox Populi, as pesquisas pegam todo o universo de eleitores. No caso do Datafolha, há um filtro: só se aceitam entrevistados que tenham ou telefone fixo ou celular.

Pesquisas do Datafolha demonstram vitória do PT e aliados em 6 dos 8 maiores colégios eleitorais do país

As pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Datafolha para os governos dos oito maiores colégios eleitoral do País (SP, MG, RJ, BH, RS, PR, PE, CE) mostram que, dos candidatos que apóiam José Serra, apenas em São Paulo a oposição está na frente, pois no Paraná o resultado demonstra empate técnico. Sendo assim, os candidatos que apóiam Dilma Rousseff ganham em 6 e empata em 1.

Diogo Mainardi está saindo do país

O fim de uma era de infâmia

Por Luis Nassif

Diogo Mainardi está saindo do país. Na sua crônica, brinca com o medo de ser preso. É medo real. Condenado a três meses de prisão, pelas calúnias contra Paulo Henrique Amorim, perdeu a condição de réu primário. Há uma lista de ações contra ele. As cíveis, a Abril paga - como parte do trato. As criminais são intransferíveis. E há muitas pelo caminho.

PT diz que pesquisas demonstram um quadro favorável de crescimento da candidatura

"Não temos preocupação com pesquisas. Elas revelam alguma oscilação, mas o importante é que há empate técnico em todas", destacou. "Os levantamentos demonstram que na votação espontânea Dilma está na frente. É um quadro favorável de crescimento da candidatura."(Deputado José Eduardo Martins Cardoso, secretário-geral do PT e um dos coordenadores da campanha de Dilma)