sábado, 28 de agosto de 2010

Dilma abre 24 pontos de vantagem sobre Serra na pesquisa Ibope

Do Jornal Estado de S. Paulo
Crescimento da candidata petista foi de oito pontos porcentuais se comparado ao levantamento anterior feito pelo mesmo instituto
Após dez dias de exposição dos candidatos à Presidência no horário eleitoral, a petista Dilma Rousseff abriu 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno, com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.

Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas. Mais detalhes

Dilma abre 24 pontos de vantagem

Segundo Noblat, na pesquisa nacional do Ibope, aplicada esta semana e que será publicada amanhã pelo jornal O Estado de S. Paulo, Dilma Rousseff abriu 24 pontos percentuais de vantagem sobre José Serra.

Dilma Rousseff (PT) - 51%
José Serra (PSDB) - 27%
Marina Silva (PV) - 7%

Dilma tem 17 pontos percentuais a mais do que seus adversários. Se a eleição fosse hoje, ganharia no primeiro turno.

Pesquisa Ibope para os governos de SP, DF, MG


Ibope - Mercadante cresce 9 pontos percentuais

Mercadante passou de 14% das intenções de voto para 23%. Geraldo Alckmin está com 47%, segundo a mais recente pesquisa do Ibope a ser publicada, amanhã, no jornal O Estado de S. Paulo.

Pesquisa Ibope para os governos da BA, PB, MA, SE

BAHIA:

Governador

Jaques Wagner (PT) 49%
Paulo Souto (DEM) 18%
Geddel Vieira Lima (PMDB) 12%

Gaza será o "bode na sala" em processo de paz

Mesmo que Israel e a Autoridade Palestina consigam escalar uma montanha de ceticismo e selar um acordo de paz dentro de 12 meses, para 40 por cento dos palestinos nada mudará, pois eles vivem na Faixa de Gaza, o famoso "bode na sala" das negociações.

Dilma vê desespero em acusações de Serra


Dilma, hoje à tarde, encarou de frente esta questão da invasão dos computadores da Receita Federal atrás das declarações de renda de 140 pessoas, entre elas quatro tucanos. As investigação estão revelando um esquema de corrupção de servidores e interesses de gente metida a extorsão, mas a mídia sustenta como se fosse um caso político, partindo do comando do governo.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ex-diretor da Dersa vai à Justiça contra tucanos e jornalistas da revista "IstoÉ"

Ex-diretor da Dersa acusado de desviar doações ao PSDB vai à Justiça contra tucanos

ANDRÉA MICHAEL
DE SÃO PAULO

Os advogados do engenheiro Paulo Vieira de Souza, ex-diretor de Engenharia da Dersa (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário S/A), pediram à Justiça em São Paulo a abertura de uma ação penal contra os dirigentes tucanos Eduardo Jorge Caldas e Evandro Losacco, além dos jornalistas da revista "IstoÉ" Sérgio Pardellas e Claudio Dantas.

Souza os acusa da prática dos crimes de calúnia e injúria por conta da publicação de reportagem em que ele é acusado de arrecadar R$ 4 milhões, à margem da lei e em benefício próprio, sem o conhecimento do partido ao qual é ligado, o PSDB.(aqui, Folha.com)

RS: Tarso Genro amplia vantagem sobre José Fogaça

Tarso amplia vantagem sobre Fogaça

Petista aparece com 42% das intenções de voto, seguido do peemedebista, com 27%, e de Yeda Crusius, com 14%

Na primeira pesquisa Datafolha para intenção de voto ao governo do Rio Grande do Sul, após o início do horário eleitoral obrigatório, Tarso Genro (PT) aparece com 42%. José Fogaça (PMDB) tem 27% e Yeda Crusius (PSDB) vem em terceiro, com 14%.

O maior momento de obras já vivido pelo Brasil

O grande legado do atual governo é a redescoberta da capacidade brasileira de planejar e executar de projetos tão necessários a estados e municípios, como os apresentados pelo presidente Lula nesta quinta-feira (26/8) durante cerimônia em Salvador (BA): corredor para Veículos Leves sobre Pneus (VLP) na capital baiana, unidades do programa Minha Casa, Minha Vida e duplicação e recuperação da BR-101/BA.

Banda larga: Governo anuncia as primeiras cidades que serão conectadas à internet rápida

Autor(es): Folhapress, de São Paulo
Valor Econômico - 27/08/2010

O presidente da Telebrás, Rogério Santanna, anunciou ontem, último dia do Fórum Brasil Conectado, a lista das cem primeiras cidades que serão conectadas à internet rápida pelo Plano Nacional de Banda Larga, totalizando 14.068.645 habitantes atendidos. Com 58 municípios, o Nordeste será a região do Brasil mais atendida seguida do Sudeste, com 30.

Imigrantes: massacre no México

México caça os assassinos dos 72 imigrantes 

Reação à matança

Autor(es): Rodrigo Craveiro e Javier Oliva Posada
Correio Braziliense 

Exército e Marinha realizam caçada aos assassinos de 72 imigrantes ilegais, no estado de Tamaulipas. Presidente Felipe Calderón propõe medidas para atingir as finanças de narcotraficantes.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Candidatos aliados de Dilma Rousseff (PT) lideram a disputa por uma vaga no Senado em seis dos sete estados pesquisados

Líderes resistem, mas oposição deve perder vagas no Senado 

BRASÍLIA - A oposição ao governo federal está ameaçada de perder vagas no Senado nos sete principais redutos eleitorais do Brasil e no Distrito Federal, mas oferece resistência no nordeste e no norte para salvar expoentes que se tornaram alvos preferenciais da estratégia articulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assegurar maioria na Casa num eventual terceiro mandato petista.

A quem interessa? Cheiro de Lunus no ar

Por que raios o PT , a candidatura Dilma ou quem quer que seja no âmbito progressista iria bisbilhotar o sigilo fiscal da apresentadora Ana Maria Braga? A quem interessaria, de fato, enredar a campanha do PT --como acusa Serra no leito da extrema-unção eleitoral -- numa trama improvável que transforma em vítimas de um mesmo redil alguns de seus 'homens de confiança e de caixa" e a apresentadora mais popular da televisão brasileira junto ao eleitorado feminino?

Procuradoria é favorável à cassação de Joaquim Roriz(PSC)

Procuradoria encaminha ao TSE parecer favorável à cassação de Roriz

Da Redação

O procurador-geral eleitoral Roberto Gurgel manifestou-se a favor da impugnação do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), em parecer enviado ao TSE (Trbunal Superior Eleitoral), nessa quarta-feira.

A candidatura de Roriz foi barrada pelo TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) com base na Lei da Ficha Limpa. O ex-governador renunciou ao seu mandato de senador em 2007 para evitar um processo de quebra de decoro parlamentar. A manobra é prevista pela nova legislação.

Dossiê e garupa: oposição insiste em teses furadas contra Dilma

Os partidos que gravitam hoje em torno da candidatura oposicionista de José Serra (PSDB) possuem políticos experientes. Usando uma metáfora muito repetida pelo presidente Lula, podemos dizer que são gente que esteve no governo nos últimos 500 anos. Mesmo assim, na atual disputa eleitoral, é risível a maneira equivocada e amadora como a oposição tenta sustentar seu candidato e atacar a favorita nas pesquisas, Dilma Rousseff.

Jarbas Vasconcelos (PMDB) reclama do PSDB de Sérgio Guerra

Jarbas já não esconde insatisfações com o PSDB estadual

 por Josué Nogueira 

“Tive problemas com o PSDB. De 17 prefeitos, 14 apoiam o governador. Aqui (em Pernambuco) eles [tucanos] só têm criado dificuldade”.

O autor da frase é o senador e candidato ao governo de Pernambuco pela oposição Jarbas Vasconcelos (PMDB). Foi dita à reportagem da Folha de S. Paulo.

PT vai entrar na Justiça contra Serra por injúria e difamação

''Vamos processar mais uma vez o candidato José Serra por injúria e difamação, que, aliás, é recorrente em fazer acusações infundadas contra o PT e contra a campanha da companheira Dilma Rousseff'', disse Dutra.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, informou nesta quinta-feira, 26, que o partido irá processar o candidato do PSDB à presidência, José Serra, por "acusações infundadas" contra a candidata pestista Dilma Rousseff e à sigla pelo vazamento de dados de pessoas ligadas ao PSDB.

Na média das pesquisas, Dilma abre 9 pontos sobre adversários somados

Jose Roberto de Toledo – Vox Pública

Na média das últimas três pesquisas divulgadas, Dilma Rousseff (PT) abriu 9 pontos porcentuais de vantagem sobre a soma de todos os adversários. Na média, ela tem 48%, contra 29% de José Serra (PSDB), 9% de Marina Silva (PV) e 1% dos nanicos somados. Se a eleição fosse hoje, ela seria eleita no primeiro turno com folga, mesmo descontada a margem de erro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mais crises entre José Serra (PSDB) e seus aliados

As constantes quedas de José Serra (PSDB) nas pesquisas eleitorais levou o partido a priorizar a disputa em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Isso tem gerado críticas de aliados que enfrentam eleições duras ou que embarcaram nelas para dar palanque ao tucano.

"Tive problemas com o PSDB. De 17 prefeitos, 14 apoiam o governador", disse Jarbas. "Aqui eles [tucanos] só têm criado dificuldade." Jarbas Vasconcelos (PMDB - PE)

Leia aqui:Folha.com

Mensalão do DEM:José Roberto Arruda e seus aliados produziam dossiês para monitorar deputados distritais

Mensalão: Arruda e aliados monitoravam deputados, diz PF

O relatório final da investigação da Polícia Federal (PF) sobre o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, conhecido como "mensalão do DEM", aponta que o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) e seus aliados produziam dossiês para monitorar deputados distritais. Segundo a PF, o esquema estaria centralizado em cinco pessoas: José Geraldo Maciel, Omézio Pontes, Domingos Lamoglia e Durval Barbosa - delator do mensalão -, além do próprio Arruda. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Kotscho: A nova derrota da grande mídia


A se confirmarem as previsões de todos os principais institutos de pesquisa apontando a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais, não serão apenas o candidato José Serra e sua aliança demotucana de oposição os grandes derrotados. Perdem também, mais uma vez, os barões da grande mídia brasileira.

Dilma Rousseff vence José Serra em todas as faixas de renda


Serra se distancia dos mais pobres – mostra Sensus

Enviado por Priscilla Mendes, repórter especial deste blog

Se ainda não é possível dizer que José Serra se firmou como o candidato dos ricos, o mesmo não ocorre com Dilma em relação à população de baixa renda. Pesquisa CNT / Sensus divulgada nesta terça-feira (24) mostra que a petista tem 53,2% da preferência dos eleitores com renda familiar mensal de até um salário mínimo, atualmente em R$ 510.

Pesquisa CNT/Sensus aponta para a vitória de Dilma no primeiro turno

Pesquisa estimulada CNT/Sensus indica vitória de Dilma em primeiro turno

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Caso persista a diferença de votos apresentada hoje (24) pelo levantamento do Instituto Sensus, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a eleição presidencial de 2010 será definida em primeiro turno com a vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, apresentando 55,3% dos votos válidos, de acordo a pesquisa estimulada. Os demais candidatos, somados os votos válidos, teriam 44%. A afirmação é do presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade.

Sobre a grosseria cometida por Otávio Frias Filho a Lula, em 2002

Duas versões do caso Lula x Frias Filho

Enviado por luisnassif, qua, 25/08/2010 - 08:25

Não sei por que razão, na edição online não está a matéria da impressa, com a versão do Otávio Frias Filho para a grosseria cometida no almoço oferecido pelo jornal a Lula, em 2002. Na versão de Otávio, ele apenas questionou a falta de preparo de Lula. Mas a versão do Ricardo Kotscho descreve em detalhes a grosseria e desmente (a priori) a versão nova de Otávio.

Por Der Steppenwolf
Livro: Do Golpe ao Planalto – Ricardo Kotscho

domingo, 22 de agosto de 2010

IPEA desmonta farsa do jornal "O Globo"


O IPEA está entalado na garganta das organizações Globo desde setembro de 2007, quando a diretoria comandada por Marcio Pochmann tomou posse. A partir daquela data, o Instituto aprofundou seu caráter público, realizou um grande concurso para a contratação de mais de uma centena de pesquisadores, editou dezenas livros e abriu seu raio de ação para vários setores da sociedade, em todas as regiões do país. O jornal O Globo enviou esta semana uma série de perguntas ao IPEA para, supostamente, esclarecer irregularidades na instituição. Temendo manipulação, a direção do instituto decidiu divulgar as perguntas e as respostas à toda sociedade.

Serra pulador

Justiça Federal condenou o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) a devolver R$ 7,1 milhões à União

Justiça condena Roriz a ressarcir os cofres públicos em R$ 7,1 milhões

Ana Maria Campos
Luísa Medeiros

A Justiça Federal condenou o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) a devolver R$ 7,1 milhões à União em decorrência de irregularidades na compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Fechado em 2002, o negócio de R$ 70 milhões, segundo o juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal, foi realizado com dispensa ilegal de licitação, direcionamento e superfaturamento. A prestação de contas também não demonstrou por que a corporação comprou 25 viaturas, mas só recebeu 23 veículos — o que teria representado um prejuízo aos cofres públicos de US$ 163 mil, ou seja, aproximadamente R$ 290 mil.

O Pig e as respostas para as perguntas erradas

A Folha de São Paulo continua com sua difícil tarefa de sustentar José Serra, até pelos cabelos. Pois, para justificar a queda nas pesquisas, principalmente no Datafolha, está recorrendo à argumentação de que os resultados negativos de Serra devem-se a exposição de Dilma nos programas eleitorais e à falta de apoio dos aliados demotucanos.

Ora, Serra também tem o seu próprio programa eleitoral e toda a grande mídia a seu favor, além dos oito anos do governo FHC para se apoiar e de aliados em todos os Estados.