quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dilma Rousseff vence José Serra em todas as faixas de renda


Serra se distancia dos mais pobres – mostra Sensus

Enviado por Priscilla Mendes, repórter especial deste blog

Se ainda não é possível dizer que José Serra se firmou como o candidato dos ricos, o mesmo não ocorre com Dilma em relação à população de baixa renda. Pesquisa CNT / Sensus divulgada nesta terça-feira (24) mostra que a petista tem 53,2% da preferência dos eleitores com renda familiar mensal de até um salário mínimo, atualmente em R$ 510.


Nesta faixa, Serra fica com 20,7%, mas cresce nas intenções de voto à medida que a renda dos entrevistados aumenta, movimento contrário do de Dilma, que encolhe entre os mais ricos até empatar com o tucano em 36,8% da preferência daqueles que ganham mais de 20 salários mínimos.

Serra, no entanto, não ultrapassa a candidata do PT em nenhuma faixa de renda.

A campanha do PSDB tenta correr atrás do prejuízo. Depois de prometer dobrar o Bolsa-família e ser apelidado de "Zé" no programa eleitoral, Serra agora anunciou a criação de um programa habitacional voltado para famílias com renda de até 3 salários mínimos. Nesta fatia do eleitorado, o candidato oscila entre 20,7% (até 1 salário) e 28,2% (de 1 a 5 salários), segundo pesquisa.

O tucano luta contra o possível estigma de candidato dos ricos. Em sabatinas, debates e outras aparições públicas ressalta a origem humilde, de filho de dona de casa e de um comerciante de frutas, e cunhou uma frase repetida com frequência desde o lançamento de sua candidatura: a de que seu pai carregou caixas de frutas, para que ele pudesse carregar caixas de livros.

Vitória em primeiro turno - A pesquisa CNT/Sensus mostrou que Dilma venceria em primeiro turno a disputa pela presidência com 46% das intenções de voto, enquanto Serra apresenta 28,1% e Marina Silva tem 8,1%. A candidata do PT tem 55,3% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e o tucano, 33,7%.

Nenhum comentário: