sábado, 3 de julho de 2010

Irã pressiona os EUA sobre cientista nuclear desaparecido

Por Hossein Jaseb

TEERÃ (Reuters) - O Irã enviou às autoridades dos Estados Unidos mais documentos sobre o desaparecimento de um cientista nuclear que diz ter sido sequestrado pela CIA. O governo iraniano exige sua libertação, afirmou neste sábado o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país.

Israel usa prisões políticas para reprimir palestinos


Desde a ocupação de 1967, um quinto da população palestina que vive nos territórios ocupados já foi presa por motivos políticos; a lista inclui crianças e adolescentes .

Dilma tem apoio de 25 prefeitos do PSDB

Fernando Taquari | Valor

CAMPINAS - Numa demonstração de força, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, recebeu hoje em Campinas, interior de São Paulo, o apoio de 117 prefeitos do estado. Apesar de contar com candidato próprio, o PSDB foi o partido que mais levou prefeitos ao evento, denominado de Movimento Pluripartidário de Prefeitos Pró-Dilma Rousseff. No total, compareceram 25 tucanos. O PT, partido da candidata, e o PMDB, do vice, levaram 22 prefeitos cada um.

Eleições no Ceará: Disputa é favorável a Dilma


Encerrado o período de convenções, o quadro da disputa eleitoral no Ceará já tem feição mais bem definida. Há poucos dias, as polêmicas giravam em torno apenas das candidaturas que disputariam uma vaga ao Senado. Com a confirmação de novos nomes no pleito para o governo do estado, o quadro que parecia estático tornou-se bem mais dinâmico.

MPE pede multa a jornal por propaganda antecipada em favor de Serra

Segundo representação, 'Estado de Minas' publicou fotos como 'verdadeiros anúncios de propaganda eleitoral'

SAO PAULO- O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo multa de R$ 25 mil ao jornal Estado de Minas por ter publicado, no dia 10 de abril, propaganda antecipada em favor do candidato à presidência José Serra.

De acordo com a representação, o jornal, além de fazer referência ao conteúdo do material publicitário confeccionado para o lançamento da pré-candidatura de Serra, publicou no centro da página fotografias dos banners, em cores e formato próprios de propaganda paga, caracterizando "verdadeiros anúncios de propaganda eleitoral". 

Segundo o TSE, na página também foram publicadas frases de apoio à candidatura de José Serra e sua imagem ao lado do ex-governador mineiro Aécio Neves, "figura influente no cenário político mineiro", além de banners com a sigla do PSDB.

De acordo com o MPE, a publicação se distanciou da finalidade informativa, assumindo nítida conotação eleitoral. "O jornal Estado de Minas, ao invés de informar, passou a divulgar a pré-candidatura em questão, em espaço privilegiado de largo alcance, excedendo, assim, os limites da liberdade de expressão."

Autor: Solange Spigliatti, da Central de Notícias

PETRÓLEO – O desastre no Golfo do México


O desastre no Golfo do México: uma chaga no mundo

Cientistas do governo estimam que quantidade equivalente a um petroleiro Valdez de petróleo vaza, a cada quatro dias, nas águas do Golfo do México. O prognóstico é ainda pior, se se considera o vazamento de 1991, na Guerra do Golfo, quando se estima que 11 milhões de barris de petróleo foram lançados no Golfo Persa – até agora, o maior vazamento jamais ocorrido. A comparação não é perfeita, porque se limpou área tão pequena, mas estudo feito 12 anos depois do desastre do Golfo Persa mostrou que cerca de 90% da vegetação litorânea e de mangue ainda exibia sinais de envenenamento. O artigo é de Naomi Klein. 

Leia o artigo no Blog de Um Sem Mídia

Pesquisa Ibope mostra "empate" entre Dilma e Serra

"Serei curto e grosso: Datafolha, Ibope e o PSDB teriam acertado o uso das margens de erro dos dois institutos para fazer com que Dilma e Serra voltem à situação de empate técnico."

                                                                                                                       Eduardo Guimarães, aqui

Deu no R7:

Pesquisa Ibope traz Serra e Dilma empatados

Tucano e petista aparecem com 39%. Marina continua em terceiro com 10%

Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (3) mostra os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) empatados na disputa pela Presidência da República, cenário semelhante ao apontado pelo Datafolha da última sexta-feira.

Brasil prioriza desenvolvimento agrícola na África, diz Lula

Ele destacou que a prioridade da cooperação brasileira com o continente está na produção de biocombustíveis

O Brasil deve continuar incentivando o desenvolvimento da agricultura nas savanas africanas, tanto para a produção de alimentos quanto para o plantio de cana-de-açúcar voltada à produção de biocombustíveis, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com presidentes de países da África Ocidental, em Cabo Verde. Ele destacou que a prioridade da cooperação brasileira com o continente está na produção de biocombustíveis.

Um economista sem “roda presa”

É um alívio ver um economista que não se alinha ao coro monocórdio do “dever de casa” do superávit fiscal, dos juros altos, do freio no país. Por isso, faço questão de transcrever um trecho da entrevista de Paulo Nogueira Batista Júnior publicada pelo Dilmanaweb. É alguém que, mais de uma vez, tenho mencionado – e torcido muito – pode ser alguém muito importante na cúpula da área econômica do Governo Dilma.

A Argentina saiu de quatro da Copa do Mundo



Maradona: 'Estou desiludido, ver nosso país cair é difícil'

Bastante abatido, o técnico da Argentina, Diego Maradona, ainda não sabe qual será o seu destino após a eliminação da Copa do Mundo da África do Sul, com a goleada de 4 a 0 sofrida para a Alemanha nas quartas de final. Na entrevista coletiva, o ídolo argentino não quis confirmar se vai continuar no cargo:

- Ainda não pensei nisso. Tenho que falar com minha família, com os jogadores... 

Torcedores acusam Globo pela derrota do Brasil

Equipe da Globo hostilizada após derrota

Cerca de duas horas após a derrota do Brasil para a Holanda, uma equipe da TV Globo foi hostilizada por torcedores brasileiros numa lanchonete da rede McDonald’s em Port Elizabeth, onde foi a partida.

PT pede multa a PSDB e José Serra por propaganda eleitoral antecipada exibida no dia 29 de junho

O Partido dos Trabalhadores (PT) ajuizou, nesta quinta-feira (1º) representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a aplicação de multa ao pré-candidato à Presidência da República José Serra e ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), sob a alegação de que o PSDB, nas suas inserções nacionais, teria feito o uso de material cujo conteúdo contraria as normas que regem a propaganda partidária. O relator da representação é o ministro Aldir Passarinho Júnior.

A margem de “erro” da pesquisa Datafolha

Eleitores “vaivém” explicam números do levantamento Datafolha

José Roberto Toledo – O Estado de S.Paulo

A pesquisa Datafolha que mostra empate técnico entre José Serra (39%) e Dilma Rousseff (38%) é uma reviravolta na corrida presidencial? Não. Ela é facilmente comparável às anteriores (Vox Populi e Ibope) que mostravam vantagem da candidata do governo (40% a 35%).

Vale notar que as variações na intenção de voto estimulada para o total do eleitorado estão dentro do intervalo da margem de erro.

Decisão não pode ser de um só, reage especialista

Para o advogado Luciano Santos, a liminar contraria a lei: 'O efeito suspensivo só pode ser concedido por órgão colegiado'

AGÊNCIA ESTADO

A decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que permitiu ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) registrar sua candidatura provocou fortes reações. O advogado especializado em legislação eleitoral Luciano Santos afirmou que a liminar concedida pelo ministro contrariou a própria Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010). "No artigo 26 C da lei está expresso que o efeito suspensivo só pode ser concedido por órgão colegiado (grupo de juízes) e nunca em decisão monocrática", explicou.

O Azheimer, pelo paciente

Médico americano conta o processo de desenvolvimento da doença, dos sintomas ao diagnóstico, e como sua rotina mudou

Arthur Rivin – O Estado de S. Paulo

Sou médico aposentado e professor de medicina. E tenho Alzheimer. Antes do meu diagnóstico, estava familiarizado com a doença, tratando pacientes com Alzheimer durante anos. Mas demorei para suspeitar da minha própria aflição.

Partidos “nanicos” podem contestar Ficha Limpa ao Supremo

No julgamento da liminar que liberou a candidatura de Isaura Lemos (PDT-GO) na última sexta-feira (2), o ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou claro que, em sua opinião, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa deveria ser discutida pela Corte. O posicionamento de Toffoli se soma ao de vários especialistas em direito, mas esbarra na aparente falta de vontade política para levar o assunto ao STF.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ficha Limpa x Ficha Suja

Em vigor desde o começo de junho o Ficha Limpa já sofreu duas derrotas.

A primeira foi para o Senador Heráclito Forte (DEM-PI) que, apesar de ter sido condenado em segunda instância por irregularidades cometidas quando era prefeito de Teresina, ganhou uma liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes garantindo o registro de sua candidatura para disputar a reeleição.

A segunda foi para a deputada estadual Isaura Lemos (PDT), condenada por improbidade administrativa em Goiás.

Se continuar assim, vai ficar difícil colocar em prática o Ficha Lima. Pois, como negar o mesmo privilégio a outros candidatos? 

Entretanto, deve-se ter cuidado para que isso não crie uma situação em que um ministro tenha a prerrogativa de conceder o direito de alguém ser ou não candidato. Pode-se criar uma espécie de controle sobre este ou aquele grupo.

Quem compraria um jornal usado da família Frias?

Quem acredita ainda na FSP (Força Serra Presidente)?

Por Emir Sader

O jornal que emprestou seus caros para a Operação Bandeirantes, disfarçada de jornalistas, levar a cabo prisões arbitrárias, fuzilamentos sumários de detidos, conduzir os sobreviventes para tortura, para a desaparição, para a morte.

Um vice ficha suja

O VICE INCÔMODO 

FALAR SOBRE VICE VIRA INCÔMODO

Autor(es): Ana Paula Siqueira
Jornal do Brasil - 02/07/2010

Desgastado pela repercussão desfavorável da escolha do deputado Índio da Costa (DEM-RJ) para seu vice, o candidato do PSDB, José Serra, esquivou-se ontem de falar sobre o companheiro de chapa. Índio é o quarto deputado mais faltoso entre os 46 do Rio. Ele se ausentou em 175 das 601 sessões da atual legislatura - 29%, para média de 19% dos parlamentares. Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, foi só a 112 das 332 sessões - as faltas chegam a 66%. Índio é um dos cinco deputados do Rio que mais usaram verba indenizatória: R$ 734 mil - R$ 414 mil só em "divulgação e consultorias".

Confirmada a denúncia de fraude nas pesquisas?

O Blog Cidadania havia denunciado uma armação entre o Datafolha e IBOPE para favorecer José Serra:

“Serei curto e grosso: Datafolha, Ibope e o PSDB teriam acertado o uso das margens de erro dos dois institutos para fazer com que Dilma e Serra voltem à situação de empate técnico...”(aqui)

Pasme! Na pesquisa Datafolha divulgada hoje José Serra está tecnicamente empatado com Dilma, 39% e 38% respectivamente.

Você daria um voto a quem quis punir quem ajuda aos mais pobres?



Vice de Serra quis punir quem dá esmola

                                                                                 Clique na imagem para ampliá-la

Imagine uma senhora caminhando pela rua e se deparando com uma outra mulher, muito pobre, pedindo esmolas. Comovida pela situação, que nenhum de nós gostaria de ver alguém passar, a senhorinha abre a bolsa e oferece um trocado, sugerindo que o dinheiro seja usado para comprar um alimento para a criança. Mas eis que surge um guarda municipal, interpela a solidária senhora e avisa: a senhora está multada!

Pois foi exatamente isso que o vice “mauricinho” de José Serra propôs quando foi vereador no Rio de Janeiro. Em projeto de lei (nº 558), de 1997, obviamente rejeitado, Índio da Costa tentou proibir o ato de esmolar no município.

Quem foi o relator do projeto Ficha Limpa?


O Ficha Limpa foi apresentado na Câmara dos Deputados em setembro do ano passado como resultado de um projeto de iniciativa popular, com mais de 1,5 milhão de assinaturas.

O Índio da Costa foi apenas um dos relatores desse Projeto. Entretanto, o PIG vem noticiando como se ele tivesse sido o único. Assim como faz com José Serra que é apresentado como o criador do programa de combate de AIDS.

Como podemos perceber tanto José Serra quanto o seu vice gostam de aparecer à custa dos outros.

Na verdade, o principal relator do Ficha Limpa na Câmara foi o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Veja:

quinta-feira, 1 de julho de 2010

DENÚNCIA: Datafolha e Ibope planejam fraude



Recebi uma denúncia de fonte que não quer se identificar e que repercuto porque estará comprovada ou não em muito pouco tempo.

Serei curto e grosso: Datafolha, Ibope e o PSDB teriam acertado o uso das margens de erro dos dois institutos para fazer com que Dilma e Serra voltem à situação de empate técnico.

Segundo a denúncia, apesar da investigação da Polícia Federal sobre os institutos de pesquisa, a margem de erro poderá ser usada , pois não haveria como comprovar seu uso.

A comprovação da fraude se dará se tanto Ibope quanto Datafolha apresentarem o mesmo resultado, ou seja, empate técnico nos dois institutos, porém dentro da margem de erro.

O objetivo da fraude seria o de estancar a fuga de recursos financeiros da candidatura de Serra que se agravou depois da pesquisa Datafolha de junho, que mostrou o tucano empatado com Dilma.

De qualquer forma, o Movimento dos Sem Mídia já estava se preparando para oferecer mais evidências de fraude não só ao Ministério Público, mas, também, à Polícia Federal.
A possível nova fraude só reforçará nossa argumentação.

Reviravolta nas eleições

TSE dá um nó nas coligações

Autor(es): Tiago Pariz, Diego Abreu e Josie Jeronimo
Correio Braziliense - 01/07/2010

Resposta do tribunal a consulta do PPS impede que candidatos a presidente apareçam ao lado de aliados nos estados caso haja, na aliança, outro partido concorrente ao Planalto.

A resposta dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a uma consulta apresentada pelo PPS embolou todo o jogo de alianças dos partidos nos estados e colocou em risco o fôlego político dos principais candidatos aos governos dos maiores colégios eleitorais do país. Os concorrentes em São Paulo, Aloizio Mercandante (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB); em Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB); no Rio de Janeiro, Fernando Gabeira (PV); na Bahia, Jaques Wagner (PT); e no Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) e Yeda Crusius (PSDB), não poderão utilizar as figuras dos presidenciáveis no horário eleitoral gratuito para alavancar suas empreitadas. Os petistas sequer poderão se valer da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerado o principal cabo eleitoral do pleito.

O Vice do Serra e o exemplo da administração da coisa pública

CPI: vice do Serra ajudou cartel e prejudicou crianças

Do Blog Brizola Neto

Pedi a alguns colaboradores para examinar o relatório final da CPI da Merenda Escolar feita pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, que examinou o processo de compra de gêneros alimentícios em licitação coordenada pelo então secretário municipal de Administração, Índio da Costa, em 2005. A relatora da CPI foi a vereadora dos PSDB, Andrea Gouvêa Vieira.

O relatório é o exemplo de como não se administra a coisa pública. A licitação teve um processo viciado, foi dominada por um cartel, segundo a CPI com conhecimento do próprio Índio da Costa, e resultou em prejuízo para o Rio e alimentação de baixa qualidade para os estudantes da rede pública. Deve ser assim o tal choque de gestão que tanto apregoam. (leia mais, aqui)

Petrobras e a nação brasileira

Autor(es): Carlos Lessa
Valor Econômico - 01/07/2010

Energia não renovável será cada vez mais escassa. Assim, quanto mais petróleo for reservado, melhor.

Quando foi anunciado o potencial petrolífero do pré-sal, resultado de mais de 40 anos de esforços da geologia brasileira e cuja exploração situou a tecnologia petrolífera brasileira na vanguarda mundial, o presidente Lula fez três declarações.

Irritado, Beto Richa completa sua chapa com ex-petista

Autor(es): Marli Lima, de Curitiba
Valor Econômico - 01/07/2010

A decisão do senador Osmar Dias (PDT) de manter a candidatura ao governo do Paraná e a retirada do nome de seu irmão, o também senador Álvaro Dias (PSDB), para a vaga de vice do tucano José Serra na disputa pela presidência, irritou o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que ontem finalmente anunciou o nome de seu vice para disputar o governo do Paraná: o senador Flavio Arns, ex-integrante do PT que aposta na migração dos eleitores deste partido para o PSDB.

Governo já liberou R$ 4,6 bi para desastres naturais

Autor(es): Agência Brasil, de Brasília
Valor Econômico - 01/07/2010

O governo federal liberou, no primeiro semestre do ano, R$ 4,638 bilhões para assistência às vítimas de desastres naturais, no Brasil e no Haiti, já incluídos os R$ 500 milhões anunciados, na semana passada, para os desabrigados das chuvas que caíram recentemente nos Estados de Pernambuco e de Alagoas.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Álvaro Dias foi mesmo o bode na sala: o vice é o homem da merenda

Como eu havia dito antes: “Álvaro Dias, foi apenas o bode na sala. Ou seja, além de estar ajudando a dar um chega para lá no DEM, se depois dessa confusão o seu nome vier a ser retirado será um alívio tão grande que qualquer um será bem recebido.”


Do Blog Brizola Neto

O vice é o homem da merenda? Leia o próprio PSDB

O Blog do Noblat acaba de anunciar que o vice do Serra será o deputado Índio da Costa, do DEM. Apresenta-o como o relator do ficha-limpa. Mas não é bem assim. Ele foi um dos alvos da CPI na Câmara dos Vereadores que investigou superfaturamento e má-qualidade nos alimentos comprados para a merenda escolar, quando eu ainda era vereador. A CPI foi pedida pelo meu amigo e deputado Edson santos (PT) e relatada pela – atenção – vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira. Vou transcrever o texto que está numa das páginas dela na internet, de onde tirei também a ilustração:

Manchete do Globo ajuda a desinformar

O fato de boa parte das pessoas lê apenas as manchetes e nunca o conteúdo levam a manipulação da informação. Veja um exemplo:

A manchete do Globo “Chuvas: vítimas ficam sem Bolsa Família” tenta levar o leitor a uma interpretação deturpada do que realmente está acontecendo com as vítimas das chuvas no Nordeste. Pois, as informações contidas na reportagem tratam da falta de documentos e de internet nos bancos que dificultam o saque do benefício, além de outras questões.

Chuvas: vítimas ficam sem Bolsa Família
Autor(es): Agencia o Globo/Odilon Rios
O Globo - 30/06/2010

Em Alagoas, falta de documentos e bancos sem internet dificultam saque do benefício.

Menores de 14 anos já foram 2,2 milhões no mercado

Autor(es): Ana Paula Siqueira
Jornal do Brasil - 30/06/2010

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 2,2 milhões de crianças de 5 a 14 anos estavam no mercado de trabalho em 2001, quando da realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Desde então, várias medidas têm sido adotadas para por fim ao trabalho de crianças. O reconhecimento das Convenções 138 e 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo Congresso Nacional foi um dos passos. A primeira estipula que a idade mínima para entrada no mercado de trabalho é 16 anos. Abaixo dos 14, os jovens podem trabalhar apenas como aprendizes. A segunda Convenção elencou as piores formas de trabalho infantil.

Serra, a volta do “Magnífico”?

Autor(es): Gilson Caroni Filho
Jornal do Brasil - 30/06/2010

O ex-governador José Serra, em discurso na convenção do PSDB que aprovou seu nome como candidato à sucessão de Lula, mostrou desconhecer quando a história se torna presente no espaço. Sua fala aparenta ser prisioneira de um passado que, por não poder ser explicitado para eleitores mais jovens, ameaça voltar-se contra ele.

Ao dizer que “não tenho esquemas, não tenho máquinas oficiais, não tenho patotas corporativas e não tenho padrinhos”, Serra tenta, em vão, esconder de onde vem e quais são suas companhias. Tanto o PSDB quanto o PFL, partidos da coligação vencedora da sucessão eleitoral em 1994 e 1998, foram criaturas concebidas e direcionadas a fim de se tornarem instrumentos viabilizadores das velhas elites no sistema político hegemonizado pelo neoliberalismo. O ex-governador paulista, velho militante da AP, ressurgiu como ator de relevo no bojo da velha conciliação negociada.

José Serra voltou atrás na questão do vice

“Tem muitos né, muitos nomes, é mais difícil do que convocação da seleção”

 “Às vezes você faz um encaminhamento com uma metodologia que você planeja e dá na prática outro resultado, com twitter, isso e aquilo. Então, houve um problema de desinformação, de aceleração das coisas”

De José Serra em entrevista à Miriam Leitão, na Globo News, nesta terça-feira 29.

Essa afirmação de que tem muitos nomes para vice significa que o Rei do Botox, Álvaro Dias, foi apenas o bode na sala. Ou seja, além de estar ajudando a dar um chega para lá no DEM, se depois dessa confusão o seu nome vier a ser retirado será um alívio tão grande que qualquer um será bem recebido.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Vox Populi: Dilma tem 40% das intenções de voto contra 35% de Serra

Vox Populi: Dilma lidera, mas ainda é menos conhecida que Serra

Número de eleitores que dizem conhecer bem a petista é menor que o contabilizado pelo tucano em todas as regiões

iG São Paulo

A pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo instituto Vox Populi confirmou a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, à frente do tucano José Serra, com 40% das intenções de voto contra 35% do rival. Apesar do avanço, a petista continua menos conhecida do eleitorado na comparação com seu principal adversário.

O jornal Folha de S. Paulo cometeu mais um erro.



Depois da classificação do Brasil no jogo em que venceu o Chile por 3x0, a Folha de S. Paulo cometeu uma gafe, publicou um anúncio da rede de supermercados Extra, na página D11 do Caderno Copa 2010, em que a empresa se despede da seleção:

Do Portal de Luís Nassif: A gestão pública no Nordeste e Rio Grande do Norte


Do Blog de Carlos Gomes de Moura


Quando aluno da antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco, hoje IFPE, uma das disciplinas vistas foi Estudos do Nordeste... Nessa disciplina podemos verificar as desigualdades inúmeras de nossa região... Mais na frente, já na UFPE, podemos nos aprofundar um pouco mais, em planejamento da região e nas inúmeras informações econômicas do nordeste, na linha de Celso Furtado...

Roda Viva: Dilma mostra firmeza e desmonta "lenda" da oposição

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, esteve nesta segunda-feira (28) no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, onde gravou sua entrevista ao programa Roda Viva. A ex-ministra chegou à sede pouco depois das 18h. Dilma é a terceira candidata presidencial a participar do programa. Os candidatos José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) também já foram sabatinados pelo pool de jornalistas convidados pelo programa.

Brasil dá exemplo na infraestrutura

Autor(es): Fernando Braga
Correio Braziliense - 29/06/2010

Seis empreendimentos aparecem na lista dos melhores projetos em andamento no mundo

Apesar da explícita carência do Brasil na área de infraestrutura, o país ainda conseguiu aparecer na lista dos 100 melhores empreendimentos sendo tocados ou prontos para saírem do papel mundo afora. Segundo ranking elaborado pela consultoria

Tucano tem mais votos do que Álvaro Dias no Paraná

Autor(es): José Roberto de Toledo
O Estado de S. Paulo - 29/06/2010

A escolha do senador tucano Álvaro Dias como candidato a vice de José Serra (PSDB) é difícil de entender. Com 5,6% do eleitorado nacional, o Paraná é um dos três Estados onde Serra vai melhor nas pesquisas. Lá, provavelmente, ele tem mais votos do que seu virtual companheiro de chapa.

DILMA DÁ ENTREVISTA DE CHEFE DE ESTADO

DILMA MOSTRA SEGURANÇA EM SABATINA

Jornal do Brasil - 29/06/2010

Candidata do governo à Presidência passa em difícil teste e revela postura de chefe de Estado

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, passou segunda-feira por um difícil teste, às vésperas do início oficial da campanha eleitoral deste ano. Dilma foi sabatinada pela banca de entrevistadores do programa Roda Viva, da TV Cultura, e saiu-se bem. A petista demonstrou firmeza e postura de chefe de Estado.

PPS vai de Agnelo à revelia de Roberto Freire

PPS embarca na chapa do PT
Autor(es): Ana Maria Campos
Correio Braziliense - 29/06/2010

Executiva nacional do partido analisa hoje se anula ou não a decisão do diretório regional de se aliar a Agnelo Queiroz na corrida ao Buriti.

Em convenção regional, o PPS decidiu ontem seguir na chapa encabeçada pelo petista Agnelo Queiroz. Um dos partidos mais próximos do ex-governador José Roberto Arruda em 2006, a legenda quer integrar a coligação do PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PRB e PRP como estratégia para tentar facilitar a reeleição do deputado federal Augusto Carvalho e emplacar mais distritais. A posição local, no entanto, pode não durar muito tempo. O presidente nacional do partido, Roberto Freire, discorda do apoio ao petista por significar uma ajuda à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Irã: negociação só no fim de agosto e com participação de Brasil e Turquia

O Irã não retomará antes de agosto as negociações com as grandes potências sobre seu programa nuclear com o objetivo de dar uma lição aos ocidentais como se deve falar com as outras nações, afirmou nesta segunda-feira o presidente Mahmud Ahmadinejad, que também pediu a presença do Brasil e da Turquia nessas conversações.

Ministros se reúnem para definir nova ajuda ao NE

Jornal do Brasil - 28/06/2010

Grupo avalia envio de mais vacinas. Seis cidades continuam sem água

Um grupo interministerial deve se reunir hoje em Brasília para avaliar as condições dos moradores atingidos pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco, além de definir novas ações de ajuda às vítimas das enchentes.(leia mais...)

PSDB não abre mão de Dias e DEM ameaça com rompimento

Autor(es): Maria Inês Nassif e Raquel Ulhôa, de São Paulo e Brasília
Valor Econômico - 28/06/2010

Não é confortável a situação do candidato do PSDB a presidente, José Serra, depois que ele optou por uma chapa "puro sangue" e lançou o senador Álvaro Dias (PR) como seu candidato a vice. Se o PSDB não recuar e ceder a vice-presidência ao DEM, dificilmente conseguirá desarmar o mal-estar criado por essa decisão sem graves danos à candidatura tucana.(leia mais...)

Emir Sader: Por que o governo FHC deu errado




FHC teve a audácia de assumir o modelo neoliberal adotado por François Mitterrand, a partir do seu segundo ano de governo, e por Felipe Gonzalez, desde o começo. Acreditou no Consenso de Washington, de que qualquer governo “sério” teria que adotar as suas recomendações, não apenas cuidando dos desequilíbrios fiscais, mas centrando seu governo na estabilidade monetária.(leia mais...)

Renascida, a indústria naval deve contratar gente suficiente para lotar três Maracanãs até 2014

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A verdadeira revolução vivida pelo Brasil na indústria naval está multiplicando empregos em terra firme. O país, que já foi o terceiro maior construtor de navios na década de 1970, viu o setor praticamente falir nas duas décadas seguintes. Hoje, os estaleiros comemoram a retomada do crescimento. O sucesso é puxado principalmente pelo setor petrolífero, impulsionado pelas descobertas no pré-sal, e também pela decisão do governo de impulsionar o transporte marítimo e fluvial, que há muito estava esquecido, substituído pelo transporte rodoviário.(leia mais...)

Um ano depois do golpe de Estado, Honduras permanece isolada na comunidade internacional

Renata Giraldi - Enviada Especial 

Toronto (Canadá) – Um ano depois do golpe de Estado que derrubou o governo do ex-presidente Manuel Zelaya, Honduras permanece isolada na comunidade internacional. Com o país suspenso da Organização dos Estados Americanos (OEA), o atual presidente hondurenho, Porfirio “Pepe” Lobo, busca apoio político para obter a reintegração de Honduras e resgatar a confiança mundial.(leia mais...)

domingo, 27 de junho de 2010

Marcos Coimbra prevê vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno

Marcos Coimbra
Sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi
marcoscoimbra.df@dabr.com.br

Para onde apontam os números

Para Dilma, o bom, nesse processo, é que, a cada deslocamento de eleitores de Serra para ela, os números dobram. Por exemplo: se Serra perder outros três pontos e ela os receber, a distância entre os dois subirá seis pontos.(leia mais...)

Até a tucana Yeda esqueceu Serra

Yeda Crusius "esquece" Serra em discurso em convenção do PSDB gaúcho

Na convenção do PSDB que referendou a candidatura da governadora gaúcha Yeda Crusius à reeleição, o candidato tucano à presidência da república, José Serra, só esteve presente mesmo em banners espalhados pelo auditório da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Serra, que não compareceu ao evento tucano no Rio Grande do Sul, foi esquecido até mesmo no discurso de Crusius para as centenas de militantes no evento.(leia mais...)

DEM em revoada









Imagem Google

A última pesquisa IBOPE, Dilma (PT) com 40% das intenções de voto, Serra com 35%, desencadeou mais uma crise na campanha serrista. O DEM quer abandonar o defunto.

Há seis meses Aécio havia descartado a possibilidade da vice, o DEM já tinha relacionado uma dezena de nomes, Serra esquivava-se em definir. Veio a pesquisa e boom...

O PSDB foi ao desespero, indicou um peixe-morto. Exceto o fedor, não acrescenta nada à campanha. Sua região é a única onde Serra lidera nas pesquisas eleitorais.

Entretanto, a indicação de Álvaro Dias (PSDB) para vice, o xingamento de Roberto Jefferson e o aval do PPS demonstraram que o DEM estava atrapalhando no ninho tucano.

Todos sabem que o DEM não pode passar mais quatro anos na oposição, pois, aqueles que queriam acabar com a raça do PT estão quase acabando.

Portanto, é hora do DEM bater em revoada.

Vamos esperar para ver aonde vão sujar. Será que no PV de Gabeira?

Roberto Jefferson,"O DEM é uma merda!!!"


A campanha de José Serra está ladeira abaixo.
Desde que a pesquisa IBOPE revelou a possibilidade de Dilma Rousseff vencer no 1º turno que os demotucanos entraram em pânico.
Acreditaram que a indicação do vice iria amenizar as dificuldades. Por isso, o Rei do Botox, Álvaro Dias (PSDB-PR), foi o escolhido.
Entretanto, o remendo ficou pior que a emenda. Os DEMistas, as noivas traídas, dispararam:
Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM, disse que “... se não for o Aécio [Neves], o vice é nosso".
Ronaldo Caiado (GO) pregou a ruptura e acusou os tucanos de tentar ocultar a decisão.
Para completar, Roberto Jefferson (PTB), em seu twitter, detonou: "O DEM é uma merda!!!".