terça-feira, 29 de junho de 2010

Vox Populi: Dilma tem 40% das intenções de voto contra 35% de Serra

Vox Populi: Dilma lidera, mas ainda é menos conhecida que Serra

Número de eleitores que dizem conhecer bem a petista é menor que o contabilizado pelo tucano em todas as regiões

iG São Paulo

A pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo instituto Vox Populi confirmou a candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, à frente do tucano José Serra, com 40% das intenções de voto contra 35% do rival. Apesar do avanço, a petista continua menos conhecida do eleitorado na comparação com seu principal adversário.

Do total de entrevistados, 65% disseram conhecer bem Dilma ou possuir alguma informação sobre a ex-ministra, número inferior aos 78% que fizeram essas mesmas referências sobre o candidato tucano. Outros 30% afirmaram que conhecem Dilma apenas pelo nome, número que ficou em 20% no caso de Serra. Na amostra, 5% disseram desconhecer a candidata petista, enquanto 2% deram a mesma resposta em referência ao ex-governador tucano.

Em terceiro lugar na disputa presidencial, a senadora Marina Silva (PV-AC) é a menos conhecida dos eleitores, entre os principais candidatos. No total, 38% disseram conhecê-la bem e 39% disseram conhecê-la apenas pelo nome. Além disso, 23% afirmam desconhecer a senadora.

Para o diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, os dados indicam que Dilma tem potencial para ampliar sua votação na fatia do eleitorado que ainda não a identifica como candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – 19% dos entrevistados não souberam apontá-la como o nome escolhido pelo presidente para disputar sua sucessão.
Regiões

Dilma é menos conhecida que Serra em todas as regiões do País. No Nordeste, onde a campanha petista se esforça para transferir para a ex-ministra os votos de Lula, 55% dos eleitores dizem conhecer bem Dilma, enquanto 68% souberam identificar o tucano por esse mesmo critério. No Norte do País, a ex-ministra é conhecida por 67% do eleitorado, contra 79% de Serra. Na região Centro-Oeste, os valores alcançam 79% no caso da petista e 83% para o tucano.

No Sudeste do País, 67% dizem conhecer bem Dilma, número que alcança 85% quando o nome apresentado é o de Serra. Já no Sul do País, a fatia dos eleitores que dizem conhecer bem a ex-ministra chega a 65%, enquanto Serra vai a 78%.

Nenhum comentário: