"Serei curto e grosso: Datafolha, Ibope e o PSDB teriam acertado o uso das margens de erro dos dois institutos para fazer com que Dilma e Serra voltem à situação de empate técnico."
Deu no R7:
Pesquisa Ibope traz Serra e Dilma empatados
Tucano e petista aparecem com 39%. Marina continua em terceiro com 10%
Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (3) mostra os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) empatados na disputa pela Presidência da República, cenário semelhante ao apontado pelo Datafolha da última sexta-feira.
O levantamento, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo, mostra o tucano com 39% das intenções de voto, contra 39% da rival petista. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. Marina Silva, candidata do PV, passou de 9% para 10%.
Brancos e nulos somaram 6% e indecisos, 7%.
Em um eventual segundo turno entre Serra e Dilma, de acordo com o Ibope, a petista e o tucano estão empatados com 43%.
O Datafolha, que trouxe um empate técnico entre os dois candidatos, mostrou Serra com 39% da preferência do eleitorado, e Dilma com 38%. Marina obteve 10% das intenções de voto.
No último dia 23, levantamento anterior feito pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional da Indústria) havia colocado a presidenciável petista pela primeira vez à frente de Serra. O placar era de 40% a 35% das intenções de voto.
Mudança
O empate técnico apontado pelo Datafolha e agora pelo Ibope também difere da vantagem de Dilma registrada pelo Vox Populi, em pesquisa divulgada na última terça-feira (29). Nela, a petista apareceu com 40% das intenções de voto, contra 35% do tucano e 8% de Marina.
Seis dias antes, outra pesquisa, do Ibope, apresentou os mesmos números para Dilma e Serra, e 9% para a candidata do PV.
Já o último levantamento do Datafolha, entre os dias 20 e 21 de maio, apontava para outro empate técnico entre os candidatos de PSDB e PT – ambos com 37%. Marina estava em terceiro, com 12% das intenções de voto.
A pesquisa Ibope divulgada neste sábado foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 28 de junho, com o número 17245/2010. Foram ouvidas 2.002 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário