segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ministros se reúnem para definir nova ajuda ao NE

Jornal do Brasil - 28/06/2010

Grupo avalia envio de mais vacinas. Seis cidades continuam sem água

Um grupo interministerial deve se reunir hoje em Brasília para avaliar as condições dos moradores atingidos pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco, além de definir novas ações de ajuda às vítimas das enchentes.(leia mais...)


Participam do encontro os ministros João Santana (Integração), Márcio Fortes (Cidades), José Gomes Temporão (Saúde), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Paulo Bernardo (Planejamento) e Erenice Guerra (Casa Civil). Uma das medidas a serem adotadas é o envio de mais vacinas para combater doenças causadas pelo contato da população com a água contaminada.

G-20 pode esperar O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de participar da reunião de cúpula do G20 em Toronto, no Canadá, para manter contato com os municípios afetados. Semana passada o presidente liberou cerca de R$ 550 milhões de forma imediata para ajudar na reconstrução das áreas destruídas.

Em Alagoas, a situação é dramática. A Defesa Civil Estadual alertou os municípios próximos aos rios Mundaú e Paraíba sobre novas chuvas na região.

Seis cidades permanecem sem água, e o abastecimento tem que ser feito com carros-pipa.

Solidariedade A ajuda internacional começa a chegar. Solidário com as vítimas, o governo da Venezuela doou oito toneladas de alimentos e roupas para os desabrigados.

Segundo relatório preliminar do governo alagoano, o prejuízo com as chuvas já ultrapassaram R$ 700 milhões, com a destruição de pontes, rodovias, sistemas de abastecimento de água e moradias. A força da enxurrada também danificou indústrias e arrancou os trilhos de ferrovias. Dados oficiais informam que cerca de 70% da Ferrovia Transnordestina foram destruídos na tragédia.

Nenhum comentário: