sábado, 13 de novembro de 2010

Nicolelis: Só no Brasil a educação é discutida por comentarista esportivo


por Conceição Lemes

Desde o último final de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Ministério da Educação (MEC) estão sob bombardeio midiático.

Estavam inscritos 4,6 milhões estudantes, e 3,4 milhões submeteram-se às provas. O exame foi aplicado em 1.698 cidades, 11.646 locais e 128.200 salas. Foram impressos 5 milhões de provas para o sábado e outros 5 milhões para o domingo. Ou seja, o total de inscritos mais de 10% de reserva técnica.

No teste do sábado, ocorreram dois erros distintos. Um foi assumido pela gráfica encarregada da impressão. Na montagem, algumas provas do caderno de cor amarela tiveram questões repetidas, ou numeradas incorretamente ou que faltaram. Cálculos preliminares do MEC indicavam que essa falha tivesse afetado cerca de 2 mil alunos. Mas o balanço diário tem demonstrado, até agora, que são bem menos: aproximadamente 200.

Folha de S. Paulo demitiu Celso Amorim do governo

Folha demite Amorim e muda política externa brasileira

por Luiz Carlos Azenha

Ontem a Folha de S. Paulo demitiu Celso Amorim do governo. Disse que o ministro foi “desconvidado” do encontro do G20, na Coreia do Sul, pelo próprio governo. Hoje Celso Amorim esclarece que foi ele quem pediu para não ir, já que a ênfase do encontro era nas questões econômicas. A mentira saiu com destaque. O desmentido, miudinho.

Lula ganha biografia em quadrinhos

A vida do Presidente Lula, desde suas origens humildes até a atualidade, vai ser narrada em uma história em quadrinhos biográfica.

A história em quadrinhos, da editora Sarandi, será o primeiro número de uma coleção sobre personalidades que marcaram o Brasil e terá como título "Luiz Inácio Brasileiro da Silva".

As ilustrações percorrerão em 48 páginas os principais episódios da vida de Lula, desde sua infância na pequena Vargem Grande (atual Caetés), em Pernambuco, até o final de seu mandato presidencial.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Meirelles destaca que PanAmericano não obteve dinheiro público

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, destacou há pouco que o problema do Banco PanAmericano foi solucionado sem envolvimento de dinheiro público e que foi preservado o patrimônio dos acionistas minoritários e dos depositários.

Segundo ele, foi cumprido o dever de recapitalizar o banco com o patrimônio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é formado com recursos dos próprios bancos.

Regular a mídia é garantir mais democracia

Marco regulatório vs. liberdade da imprensa

Venicio de Lima 11 de novembro de 2010 às 10:36h

Regular a mídia é ampliar a liberdade de expressão, a liberdade da imprensa, a pluralidade e a diversidade. Regular a mídia é garantir mais – e não menos – democracia. É caminhar no sentido do pleno reconhecimento do direito à comunicação como um direito fundamental da cidadaniaPor Venício Lima*

Em entrevista concedida ao Jornal da Band, no último dia 2/11, a presidente eleita Dilma Rousseff tentou esclarecer, pela undécima vez, uma diferença que a grande mídia e seus aliados têm ignorado e, arriscaria a dizer, deliberadamente confundido: marco regulatório da mídia não tem nada a ver com qualquer restrição à liberdade da imprensa.

Cólera já matou 643 pessoas no Haiti e quase 10 mil foram infectadas

11/11/2010 - 10:16 | Paula Laboissière/Agência Brasil | Brasília

O Haiti já registra 643 mortes provocadas pelo cólera, além de 9.971 pessoas infectadas, de acordo com o Departamento de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão informou que casos da doença foram identificados na capital Porto Príncipe.

Condições sanitárias ruins em várias partes do país, inundações e lama provocadas pelo Furacão Tomas, segundo a ONU, são fatores que podem ter acelerado a propagação da epidemia, que começou em outubro deste ano.

Folha de São de Paulo manipula fala de Lula com manchete enganosa sobre o ENEM

A manchete enganosa da Folha sobre o Enem

Enviado por luisnassif, qui, 11/11/2010 - 08:48

Tem-se duas discussões sobre o ENEM. Uma, os problemas ocorridos na última prova. Outra, sobre a possibilidade de se realizar várias provas do ENEM durante o ano, em vez de concentrar tudo em uma única prova. Na entrevista que me deu, Fernando Haddad explica como será possível aplicar várias provas, assim que o banco de questões estiver pronto.

Quando fala sobre a prova do ENEM, Lula diz que não será anulada porque os problemas foram pequenos. Quando fala sobre a possibilidade de muitas provas do ENEM, Lula diz que poderá haver, para fortalecer o ENEM.

A Folha mistura duas questões distintas e tira sua própria conclusão: Lula admite anular a prova do ENEM e fazer outras, diz que ele contraria a posição de Haddad. Nem adiantou a Nota Oficial do MEC - mencionada no final da matéria - informando que a afirmação de Lula se referia à possibilidade de vários exames por ano.



Presidente contraria ministro e afirma que, se for preciso, governo irá refazer a prova, como quer a Justiça

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Haddad: ENEM é a banda larga que leva o pobre à faculdade

Para entar na faculdade de Direito da Universidade de Harvard, Barack Obama teve que fazer o ENEM (lá conhecido como SAT).

Sessenta países membros da OCDE submetem os estudantes ao ENEM – lá conhecido como teste PISA.

O Toffel de proficiência em inglês é um ENEM.

É um sistema universal, comparável, utilizado há 60 anos e há quinze no Brasil.

O usa o método TRI – perguntas diferentes com idêntido grau de dificuldade.

Só assim é possvel aplicar o ENEM em dias diferentes, locais distantes e, no Brasil, em 1.600 cidades do país e a três milhões de estudantes.

É o sistema que seleciona os alunos do ProUni, os que se submetem à Prova Brasil, à Provinha Brasil, ao Enseja e, proximamemnte, aos financiados pelo FIES.

(Na gestão Haddad, o FIES passou a dispensar fiador. E, se o aluno cursar Medicina ou se tornar professor de escola pública, não paga o financiamento – o Estado paga tudo. Que horror !)

Chanceler britânico pede entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU



No primeiro discurso de um chanceler britânico dedicado inteiramente à América Latina em 200 anos, o ministro William Hague defendeu nesta terça-feira a entrada do Brasil no Conselho de Segurança (CS) da ONU e o fim da “negligência” nas relações entre a Grã-Bretanha e os países latino-americanos.

“Vamos interromper o declínio da presença diplomática britânica na América Latina”, disse Hague em discurso na Canning House, centro de estudos das relações entre britânicos, hispânicos e luso-brasileiros, em Londres.

Mais de 14 milhões terão acesso a banda larga até fim do ano


Até o final do ano, 100 cidades brasileiras vão ter acesso à internet por meio de banda larga, beneficiando mais de 14 milhões de pessoas. A informação é da Telebrás. O leilão para contratação de equipamentos e serviços do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi aberto no último dia 29 e teve o resultado divulgado na última sexta-feira (5).

Europa e Estados Unidos: Duas potências à deriva


10/11/2010 - 14:50 | Roberto Sávior | Roma


Com a recente declaração da chanceler Angela Merkel sobre o fracasso do modelo multicultural na Alemanha, vai se completando o giro de cunho xenófobo na Europa. Segundo as pesquisas, se um partido xenófobo se apresentasse agora em eleições na Alemanha, obteria cerca de 15% dos votos. Além disso, países-símbolo da tolerância, como Holanda ou Suécia, são apenas os últimos casos de governos condicionados por partidos que pedem a expulsão dos estrangeiros e o retorno a uma nação pura e homogênea.

Uma revolução do governo Lula no Ensino Superior: mais jovens de classe D que de A na universidade

Mais jovens de classe D que de A na universidade

Com filhos da elite em proporção cada vez menor, alunos de baixa renda são maioria: classes C, D e E correspondem a 73,7%

POR MARIA LUISA BARROS

Rio - Um fenômeno recente está dando novo rosto às universidades brasileiras e mudando, para melhor, a vida de milhares de famílias. Pesquisa inédita do Data Popular, instituto especializado em mercado emergente no Brasil, revela que, pela primeira vez na década, jovens de baixa renda são maioria nas faculdades. Eles são 73,7% dos universitários. “É um contingente enorme que representa a primeira geração de suas famílias a obter um diploma de nível superior”, constata Renato Meirelles, sócio-diretor do instituto de pesquisa.

O estudo mostra que os estudantes da classe D, oriundos de famílias que ganham menos de 3 salários mínimos (R$ 1.530), ultrapassaram os filhos da elite nos campi. Uma das razões para esta revolução no ensino apontada por Meirelles foi o Programa Universidade para Todos (ProUni) que já atendeu 747 mil estudantes de baixa renda nos últimos seis anos.

Polícia Federal prende diversos prefeitos baianos por esquema de desvio de verbas federais

Do Luis Nassif

Por Charles Carmo, de O Recôncavo

Nassif, a Polícia Federal está prendendo diversos prefeitos baianos neste momento. Muitos estão foragidos. Aqui, a notícia é uma bomba no mundo político.

Pode haver participação de deputados.




PF desarticula esquema de desvio de verbas federais em 20 municípios baianos

Paula Pitta | A Tarde On Line*

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, prendeu, nesta quarta-feira, 10, 29 pessoas em todo o estado, como resultado da Operação Carcará da Bahia, contra desvio de verbas federais e fraude em licitações, que resultaram em um prejuízo de R$ 60 milhões ao erário. Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que os administradores de Aratuípe (Antônio Miranda Silva Júnior - PMDB, conhecido como Sinho), Cafarnaum (Ivanilton Oliveira Novaes - PSDB), Itatim (Raimunda da Silva Santos - PSDB, conhecida como Mundinha), Lençóis (Marcos Airton Alves Araújo - PR, conhecido como Marcão) e Elísio Medrado (Everaldo Caldas, PP) já estão presos.

Lei da Ficha Limpa: Escorregões da imprensa e do magistrado

LEI DA FICHA LIMPA

Escorregões da imprensa e do magistrado

Por Dalmo de Abreu Dallari em 9/11/2010

A defesa dos políticos "fichas-sujas" vem sendo feita de maneira desastrada, inclusive com a utilização de afirmações falsas quanto à origem de disposições da Lei da Ficha Limpa, numa tentativa de desmoralizar a própria lei, assim como seus propositores e o Congresso Nacional, que a aprovou.

Um aspecto lamentável, que deve ser assinalado, é que, além dos interessados diretos na oposição de obstáculos à aplicação da Lei da Ficha Limpa, aparece como ostensivo e apaixonado defensor dos atingidos por essa lei um ministro do Supremo Tribunal Federal. Esse comportamento do ministro pode parecer ilógico e contraditório para quem acredita que os integrantes da Corte Suprema são padrões de moralidade e defensores intransigentes dos princípios e normas da Constituição, mas para quem há várias décadas vem acompanhando as vicissitudes do Tribunal máximo do país o destempero do referido ministro é apenas mais uma comprovação da persistência de antigos vícios e compromissos.

MEC elimina três candidatos do Enem que teriam usado o Twitter

Três candidatos do ENEM que enviaram mensagens pelo Twitter durante a realização da prova  foram eliminados e podem responder por terem infringido as regras do exame. (Leia na Integra aqui - Estadão )




Justiça condena Protógenes e deixa Dantas solto

Saiu no Estadão:

“Protógenes é condenado por crimes na Satiagraha”


Pela primeira vez na história do Judiciário brasileiro, o distinto público tem notícia de uma decisão da Justiça Federal, primeiro no PiG (*).

Trata-se de uma delirante decisão que condenou o ínclito delegado Protógenes Queiroz a atender à vítimas de queimaduras.

A delirante decisão condenou o ínclito delegado por forjar provas, espionar presidente da República, e assumir o controle da ABIN com o intento mediático de se eleger deputado federal.

Uma nova África

A África também está se modificando para atender os cidadãos

Daniel Annenberg
De São Paulo (SP)

Na África também estamos vendo mudanças significativas na área de inovação dos serviços públicos.

Quando eu trabalhava no Poupatempo, entre 1996 e 2006, tivemos vários contatos com representantes do Governo de Moçambique, na África. Eles vieram conhecer o nosso projeto e também o Serviço de Atendimento ao Cidadão do Governo da Bahia, o SAC.

A idéia era implantar uma Central deste tipo naquele país e uma delegação do Governo do Estado de São Paulo foi até lá para realizar tratativas com o Governo de Moçambique, neste sentido. Infelizmente, na época, as conversações não prosperaram.

AGU vai recorrer à Justiça Federal contra anulação do Enem

Por: Amanda Cieglinski, da Agência Brasil

Brasília – A Advocacia-Geral da União (AGU) vai enviar à Justiça Federal no Ceará, até a próxima terça-feira (16), um agravo de instrumento pedindo à juíza Karla Maia que reconsidere a decisão de anular as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas no último fim de semana.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, disse que o princípio da isonomia está garantido no caso de reaplicação do Enem exclusivamente aos estudantes prejudicados pelo erro de impressão no caderno das provas amarelas.

Quem é contra o Enem? A quem interessa voltar ao velho vestibular?

O ENEM NÃO VALE NADA MAS EU GOSTO DE VOCÊ

Ontem no Twitter eu defendi o ministro da Educação, Fernando Haddad, e recebi a mensagem de um rapaz: “É, você diz isso, pois, não fez o Enem desse ano, e olha que eu fui bem, é uma vergonha ser estudante no Brasil”. Eu respondi que, de fato, não fiz o Enem, e não estava avaliando a performance de um ministro baseando-me num teste de dois dias, e sim numa gestão de cinco anos. Aí apareceu um outro garoto dizendo “Eu sei o que é uma escola pública e o que foi o Enem e posso dizer #foraHaddad e não tô nem aí pro partido dele”.

Bom, sinceramente, eu também não tô nem aí com o partido ou a cor ideológica do Haddad. Aliás, foi ontem que descobri que ele escreveu livros sobre socialismo (oh meu deus, McCarthismo nele!), então essa informação deve ser importante pra alguém.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lula inaugura fábrica de medicamentos em Moçambique

O presidente Lula está em Moçambique pela terceira vez. E as duas primeiras visitas já estão gerando bons resultados. Além da inauguração da primeira fase do projeto da fábrica de anti-retrovirais – para tratamento do HIV/Aids – e outros medicamentos, Lula também palestrará no pólo de educação à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na capital Maputo.

Para reitores de universidades federais, erros não afetam credibilidade do Enem

Presidente Lula diz que exame foi um "sucesso extraordinário"

Por: Jéssica Santos de Souza, Rede Brasil Atual

São Paulo - Reitores de universidade federais declararam apoio ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso nas instituições públicas de educação superior. Eles avaliam que as falhas ocorridas neste fim de semana não afetam a credibilidade do exame. O exame passa por questionamentos em função de erros de impressão em uma das versões do primeiro dia de aplicação da prova, no sábado (6).

O triste fim de FHC

Mino Carta: O triste fim de FHC


Por Mino Carta

Promotor e intérprete de uma ambição exagerada para um pássaro que não voa

Quem já leu um livro de Fernando Henrique Cardoso? É a pergunta que às vezes dirijo à plateia que, generosa além da conta, acompanha uma palestra minha. Que levante o braço quem leu. De quando em quando, alguém acena ao longe, por sobre e em meio a uma fuga de cabeças imóveis. Trata-se, obviamente, de uma pesquisa rudimentar. Tendo a crer, porém, que o príncipe dos sociólogos e ex-presidente não é tão lido quanto os jornalistas tucanos supõem.

Valor do novo salário mínimo deve sair na próxima semana


 
A definição sobre o reajuste do salário mínimo só deverá acontecer na próxima semana, disse o relator geral do projeto do Orçamento para 2011, senador Gim Argello (PTB-DF), ao sair de reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao final dessa manhã. Isso acontecerá depois de conversas com as centrais sindicais, com o presidente Lula e também com a presidente eleita Dilma Rousseff, a quem caberá executar o próximo Orçamento.

PMDB pede a Dilma seis ministérios

via Agência Estado

O PMDB bateu o martelo e quer manter o mesmo espaço no governo de Dilma Rousseff. A decisão do partido foi reforçada anteontem à noite pelo vice-presidente eleito, Michel Temer, durante jantar, no Palácio da Alvorada, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora. O PMDB comanda hoje seis ministérios.

Entrevista do Ministro da Educação sobre o ENEM ao Bom Dia Brasil



Ministro da Educação participou de entrevista sobre polêmica envolvendo o Enem. Haddad declarou que é normal o cancelamento de questões em provas de vestibular e que nova prova deve ser aplicada para estudantes.

O Bom Dia conversa com o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Alexandre Garcia: Repetir erro significa não ter aprendido as lições? Por que esse descuido?

domingo, 7 de novembro de 2010

Desespero: revista Veja tentando reconquistar assinante

Eleições provocam mudança no cenário político do RN



As eleições de Dilma Rousseff (PT) como presidenta eleita da República, e Rosalba Ciarlini (DEM), na condição de governadora do Rio Grande do Norte devem refletir substancialmente no novo cenário político do Rio Grande do Norte. A presidenta é adversária da governadora e ambas são, até que se prove o contrário, aliadas da prefeita da capital, Micarla de Sousa (PV). Há, portanto, uma reversão de alianças e parcerias. Enquanto o Estado sairá da condição de parceiro político da presidência da República – tanto Iberê Ferreira como Wilma de Faria são de um partido considerado aliado de primeira hora do PT, o PSB – o Executivo Municipal, tratado na condição de adversário após a eleição de 2008, nutre agora de uma nova expectativa frente ao repasse de dividendos oriundos da União.

Entre mais pobres, Dilma teve 26 pontos de folga

Retirado do Blog Leituras Favre

Daniel Bramatti, José Roberto de Toledo – O Estado de S.Paulo

Na votação do último domingo, a petista Dilma Rousseff teve 26 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra no eleitorado mais pobre, com renda de até um salário mínimo.
Dilma também venceu por larga margem entre os eleitores católicos, mas praticamente empatou com o adversário entre os evangélicos.

Bancadas de PT e nanicos crescem nas Assembleias


O PRTB de Levy Fidelix, o PSDC de José Maria Eymael e uma série de pequenos partidos ganharam espaço nos Estados, com o encolhimento de siglas tradicionais, e terão bancadas expressivas nas Assembleias Legislativas a partir do início de 2011.

Tucanos, demistas e peemedebistas elegeram menos deputados e abriram caminho para o PT se tornar a maior bancada somada nos Legislativos estaduais.Um grupo de 11 partidos nanicos ficou com 141 vagas nos Estados nas eleições de outubro, o equivalente aos plenários das Assembleias de Rio e Minas somados.

Dilma Roussef em pessoa

 Retirado de o Dia Online

Com vocês, Dilma Rousseff em pessoa

Livre da pressão da campanha, presidenta eleita deu sinais de que estava mais relaxada logo nas primeiras entrevistas. A mineirice veio com força total e a sucessora de Lula já deu sinais do seu estilo de se expressar

POR SHEILA MACHADO

Rio - A Dilma Rousseff que os brasileiros viram na última semana em pouco se parece com a Dilma da campanha presidencial. Mais relaxada, sorridente, com o contra-ataque desarmado e exibindo um sotaque mineiro indefectível, a futura presidenta surpreendeu.

Por que Serra perdeu as eleições?

Retirado do Blog Marcus Petrônio


Serra perdeu, antes de mais nada, porque Dilma venceu. Não se pode tirar os méritos dela, mas o que deu errado em Serra, macaco velho em eleições, enfrentando uma virgem nas urna?

1. Lula deu um drible da vaca em SERRA ao estabelecer que a eleição seria plebiscitária: vocês querem a contunuidade do governo Lula ou a volta do governo Fernando Henrique Cardoso.

2. Serra tentou esconder FHC, o que incomodou internamente o partido.Não se aceita em um político a ingratidão.

3. Serra perdeu o eleitorado de Minas Gerais ao tirar Aécio da disputa pela presidência, utilizando instrumentos que só Deus sabe.

A vitória de Dilma e a falsa tese do “país dividido”

Reproduzo artigo do Blog do Gerson http://blogdogersonnogueira.wordpress.com/

Por Idelber Avelar

Nem bem contada estava a maior parte dos 55.752.529 votos recebidos por Dilma Rousseff e um insidioso meme começava a circular pelos meios de comunicação brasileiros, especialmente pela Rede Globo de Televisão. Parece que não entendiam, ou se recusavam a entender, o momento histórico que vivíamos. Trata-se da cantilena do "país dividido", reforçada por um enganoso mapa em que o Brasil aparecia separado entre estados azuis e vermelhos. Acompanhado por uma série de bizarras declarações de figuras como W. Waack ("a imprensa criou o mito de Lula e ele se voltou contra ela, ingrato") ou do inacreditável Merval Pereira ("Dilma deve saber que a oposição teve uma votação muito alta"), o mapa cumpriu o papel de sugerir uma divisão que absolutamente não existe: Dilma venceu com larga margem (12%), que em qualquer democracia presidencialista qualificaria como um sacode-Iaiá. Basta lembrar que na categórica vitória de Obama sobre McCain a diferença foi 52,9% a 45,7%, pouco mais da metade, portanto, da diferença imposta por Dilma a Serra.