terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lula inaugura fábrica de medicamentos em Moçambique

O presidente Lula está em Moçambique pela terceira vez. E as duas primeiras visitas já estão gerando bons resultados. Além da inauguração da primeira fase do projeto da fábrica de anti-retrovirais – para tratamento do HIV/Aids – e outros medicamentos, Lula também palestrará no pólo de educação à distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na capital Maputo.


No Brasil, a UAB conta com 569 pólos como este de Maputo, que atenderam, ao todo, 129 mil alunos brasileiros em 2009. A meta do Ministério da Educação é que, até 2011, existam 950 pólos, no Brasil e no mundo. Já a fábrica de remédios nasceu de uma idéia lançada pelo Presidente Lula, em 2003, durante a primeira visita ao País.

Esta é a 12ª viagem do presidente Lula ao continente africano. Integram a comitiva presidencial a Moçambique os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Educação) e José Gomes Temporão (Saúde).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado no início deste mês pelas Nações Unidas (ONU), coloca Moçambique entre os cinco piores países das 169 nações avaliadas. De acordo com a ONU, somente Burundi, Níger, Congo e Zimbábue, apresentam IDH menor do que Moçambique.O

Brasília Confidencial

Nenhum comentário: