domingo, 7 de novembro de 2010

Por que Serra perdeu as eleições?

Retirado do Blog Marcus Petrônio


Serra perdeu, antes de mais nada, porque Dilma venceu. Não se pode tirar os méritos dela, mas o que deu errado em Serra, macaco velho em eleições, enfrentando uma virgem nas urna?

1. Lula deu um drible da vaca em SERRA ao estabelecer que a eleição seria plebiscitária: vocês querem a contunuidade do governo Lula ou a volta do governo Fernando Henrique Cardoso.

2. Serra tentou esconder FHC, o que incomodou internamente o partido.Não se aceita em um político a ingratidão.

3. Serra perdeu o eleitorado de Minas Gerais ao tirar Aécio da disputa pela presidência, utilizando instrumentos que só Deus sabe.


4. O vice de Serra não agregou em nada, muito pelo contrário, virou piada.O de DILMA agregou preciosos minutos no primeiro turno, além da capacidade de Michel Temer em articular-se no Congresso.

5. SERRA não conseguiu construir um discurso linear. Não sabia se dizia se Lula era o cara, ou se LULA era um copista.

6. O programa de Serra no guia eleitoral chegava a ser angustiante. A favela artificial virou chacota até de aliados. Não conseguiu construir uma imagem de Estadisda, Empreendedor, Competente, Com visão social. O guia de DILMA projetou uma imagem de mulher vencedora, competente e amiga de LULA.

7. Serra foi grosseiro nos debates. Os marqueteiros do tucanos não levaram em conta que a adversária de SERRA é uma mulher e o eleitorado espera de seus candidatos respeito a mulher.

8. A bolinha de papel tirou votos de SERRA. Afinal estamos votando para presidência e não para melhor ator. A blogosfera desmentiu a bolinha do Molina. A blogosfera neutralizou o discurso de SERRA em relação ao aborto, depois que o depoimento de uma ex-aluna de Mônica Serra, em uma rede social, dizia que Mônica relatou em sala de aula que teve de recorrer ao aborto quando estava no Chile. Cai uma mascará.

9. Serra achou que ganharia as eleições nos debates, em função de sua oratória. Esqueceu que os eleitores querem presidentes com propostas e não bons oradores. Plínio seria eleito só pelas tiradas, se a tese do tucano fosse verdadeira

10. Serra achava que trituraria Dilma nos debates. Não se preparou, pois Dilma demonstrou conhecimento técnico sobre os temas que estavam em pauta. Dilma foi muito mais ela mesma, e agregou a si a imagem de Lula. Serra parecia uma entidade solitária.Desarticulado do verdadeiro debate.

11. Serra caiu na perua das privatizações. Gastou preciosos minutos dizendo que não iria privatizar nada. Geraldo em 2006 fez o mesmo.

12. Serra não trouxe emoção para sua campanha. O único momento interessante/emocionante de Serra foi quando ele declamou um fragmento do hino nacional. Os marqueteiros não souberam explorar por mais tempo o nacionalismo, o orgulho de ser brasileiro que já é uma realidade.

13. SERRA perdeu também pelos méritos dele.

Nenhum comentário: