sábado, 4 de setembro de 2010

Lula: “Eu acho que o Serra precisa saber que a gente ganha uma eleição convencendo os eleitores a votar na gente"

O Presidente Lula, sexta-feira (3), no Rio Grande do Sul, deu uma grande lição ao tucano José Serra (PSDB). Disse que não é papel do Presidente censurar a internet e que campanha não se ganha impugnando a candidatura adversária via Justiça Eleitoral (ou seja, no tapetão), que campanha se ganha na rua, no voto.

"Isso já aconteceu em outros tempos de ditadura militar. Em tempo de democracia, o Senhor Serra que vá para a rua, que melhore a qualidade de seu programa, que faça propostas para o nosso país", disse o presidente.

Resposta do presidente Lula às acusações de José Serra

Lula arrasa Serra: "tenho mais o que fazer do que censurar blogs"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (3) o fato de o PSDB ter entrado com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impugnar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Segundo Lula, o candidato do PSDB ao cargo, José Serra, deveria tentar ganhar as eleições com propostas em vez de “tentar convencer” a corte a cassar o registro da adversária. Para bom entendedor, Lula condenou o golpismo da oposição.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Serra endoidou de vez!

Serra ao iG: 'Muita gente diz: que pena que Lula não apoia Serra'
Em entrevista ao iG, candidato tucano diz que pesquisa interna do PSDB mostra que eleitores de Dilma gostariam de votar em Serra


"Se você pegar qualquer pesquisa e perguntar por que vota na Dilma, é por causa do Lula. É interessante pegar pesquisas de grupos. Muita gente diz: 'Que pena que o Lula não apoia o Serra. Porque eu queria mesmo era votar nele. Mas eu voto na candidata do Lula'", disse Serra.

Para Serra se Lula adotasse uma postura neutra nesta campanha, a imprensa já "estaria dizendo qual seria o meu ministério". Para ele, o apoio do presidente é "o único fator que mantém a Dilma". "Só. Único, exclusivo, é o Lula estar apoiando. Mais nada".

"Eu não tenho rejeição. Minha rejeição é muito baixa. É um fator que me dá muito vigor e me faz confiar muito na vitória"

No Nordeste, ressaltou o tucano, os eleitores afirmam que votam "na mulher do Lula". Isso, segundo ele, é o que seus amigos lhe dizem. "Para mim, ninguém diz. Eu sou sempre bem recebido. Você vai na cidade mais pobre do interior de qualquer Estado eu sou maravilhosamente bem recebido. Não é possível que todas pessoas que me recebem tão bem votem em mim",

Invenção do Dossiê ( Veronica)
“Esse é problema dele. Se ele podia ou não, é o Lula que pode dizer. Eu não o intimei. Eu não tinha provas. Eu não revelei a ele algo que estivesse acontecendo. Eu revelei algo que podia estar acontecendo. E também o meu profundo desagrado por utilizar meus filhos”, disse. “Não pedi a ele para tomar providências”, reiterou

"A responsabilidade maior sempre é (do presidente), mas não estou dizendo que foi Lula que mandou fazer isso", disse. "É o que se espera (que ele possa atuar para resolver)" Veja a matéria

Mozarildo se diz incrédulo com pesquisas eleitorais e relata tentativa de fraude

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) classificou nesta quinta-feira (2) como "criminoso" e "preocupante" o objeto da denúncia feita ontem (1º) pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP). Segundo ele, um encarregado do Ibope teria oferecido a manipulação do resultado das pesquisas ao coordenador de campanha de um dos candidatos ao governo do Amapá. A fraude custaria R$ 1 milhão e abrangeria todas as pesquisas até o segundo turno. A oferta foi gravada.

Novos "vazamentos" atingem a candidatura Serra

Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do banco Bradesco, 'vazou' nesta 5º feira informações que atingem de forma letal a candidatura Serra. Aspas para as inconfidencias de Trabuco: I] "O que sentimos, tendo por base nosso relacionamento com 1,4 milhão de empresas, é que o Brasil está crescendo em todos os setores.

Eleição para o Senado RJ: Lindberg (PT) empata com Cesar Maia (DEM)

IBPS-RJ: Serra tem apenas 17%; Lindberg empata com Cesar Maia

Os candidatos Sérgio Cabral (PMDB) e Dilma Rousseff (PT) lideram as pesquisas de intenção de voto para governador e presidente em levantamento feito no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) e divulgado nesta quinta-feira. Na pesquisa para senador, a disputa está apertada entre Marcelo Crivella (PRB), Cesar Maia (DEM) e Lindberg Farias (PT).

Senado: Abadia (PSDB-DF) teve candidatura barrada pelo TSE

TSE barra candidatura de Abadia ao Senado pelo Distrito Federal

Claudia Andrade
Direto de Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral barrou nesta quinta-feira (2), por 5 votos a 2, a candidatura de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao cargo de senadora pelo Distrito Federal. A decisão acatou recurso do Ministério Público Eleitoral contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal que havia liberado a candidatura da tucana. Ainda cabe recurso contra a decisão do TSE.

Oposição a Lula virou amizade, quase amor

É tênue a separação entre uma acusação – a de que Dilma é a responsável pela quebra de sigilo – e a infâmia, no ouvido do eleitor

Maria Inês Nassif – VALOR

Sem bater em Lula, o marketing de Serra tenta transformá-lo em vítima de Dilma

Em 1989, Fernando Collor de Mello, ex-governador do Estado mais pobre da Federação, Alagoas, assumiu um discurso ofensivo – no sentido também de ofender -, selecionou uma série de desaforos destinados a abalar um governo caindo de impopularidade e partidos em crise, e definiu bordões para causar pânico em torno do candidato de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, seu principal concorrente. Collor venceu atirando para todos os lados. Levou junto um partido que inventou antes das eleições, o PRN, que morreu junto com o seu curto reinado.

O inferno astral de Heráclito Fortes

A reeleição de Heráclito Fortes (DEM) está cada vez mais difícil. Além da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) ter enviado, quinta-feira (2), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer contra o registro de sua candidatura ainda corre o risco perder o terceiro lugar nas pesquisas para Ciro Nogueira (PP).

Wellington Dias segue à frente com 65% para o Senado no Piauí

Yala Sena
Direto de Teresina

Wellington Dias, ex-governador do PT e candidato ao Senado, abriu uma vantagem de 35 pontos sobre o senador Mão Santa (PSC) e, se a eleição fosse hoje, seria eleito com 65,5% das intenções de voto. Mão Santa conseguiria a segunda vaga ao Senado com 30% dos votos. É o que revela a pesquisa Captavox divulgada nesta quinta-feira (2) pela TV Cidade Verde, afiliada do SBT no Piauí.

TSE arquiva o tapetão do PSDB; contra o golpismo, coração quente e cabeça fria

Desde o ano passado, tenho dito aqui que a campanha de 2010 seria a mais suja da história. Uma campanha pra quem tem estômago forte. Alguém achou que Serra ia despencar feito maçã podre, sem apelar? Se acreditou, não conhece Serra. E não sabe o que é a disputa pelo poder num país que pode se transformar na quinta economia do Mundo em poucos anos.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Procuradoria Eleitoral é contra candidatura de Heráclito Fortes

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) enviou nesta quinta-feira (2) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer contra o registro de candidatura do senador Heráclito Fortes (DEM), que concorre à reeleição pelo Piauí.

Suspeito de violar o sigilo de Verônica Serra diz que é eleitor de Serra e que não sabia que o tucano tinha uma filha

Antônio Carlos Atella Ferreira, apontado como o homem que teve acesso aos dados fiscais de Verônica Serra, disse que é eleitor de José Serra e que "Nem sabia que ele tinha filha, se o senhor quer saber". Sobre ligações com o PT afirmou: "Não, nem conheço e tenho nojo de quem tem".

Veja aqui:


Paulo Henrique Amorim: o Jornal Nacional no golpe contra Dilma

Em notas publicadas no blog Conversa Afiada, o jornalista Paulo Henrique Amorim afirma que o presidenciável tucano, José Serra, deu início a uma tentativa de golpe, com o apoio da mídia, para derrotar a candidata Dilma Rousseff. Segundo o jornalista, a escalada para salvar o tucano do fracasso envolve Ali Kamel, diretor de jornalismo da TV Globo; Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal; Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente; e Sandra Cureau, vice-procuradora-geral eleitoral.

Vanessa ameaça o tucano Arthur Virgilio

Por Altamiro Borges

As últimas pesquisas eleitorais indicam que o senador tucano Arthur Virgílio Neto, inimigo feroz do governo Lula, dos movimentos sociais e das causas progressistas, corre o sério risco de não se reeleger no Amazonas. Este resultado seria motivo de festas, unindo distintas forças que sempre foram alvo das suas truculências. Num de seus ataques, em plena tribuna do Senado, o valentão rosnou que daria “uma surra no Lula”. Mas ele pode mesmo é apanhar é dos eleitores do estado.

Dilma é vítima de acusações levianas

Vazamentos na Receita: Dilma cobra apuração antes das eleições

A candidata petista à presidência, Dilma Rousseff, reagiu nesta quarta às acusações de tucanos que vinculam seu comitê de campanha aos sucessivos vazamentos do sigilo fiscal de pessoas ligadas a seu adversário, José Serra, e cobrou o resultado da apuração do episódio antes das eleições. “A maior interessada nesta apuração sou eu, porque estou sendo acusada de forma leviana”, declarou Dilma.

Serra quer decidir a campanha no tapetão

O desespero tomou conta da campanha demo-tucana. Dilma Rousseff (PT) já possui o dobro dos votos de José Serra (PSDB), 51% a 25% respectivamente, segundo primeira pesquisa tracking IG/Vox Populi.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pesquisa da PUC: “a Veja e o anti-jornalismo”

Por Juliana Sada

Criada em setembro de 1968, a revista “Veja” é a publicação semanal brasileira de maior tiragem, teoricamente com cerca de um milhão e duzentos mil exemplares. Criada por Mino Carta, atualmente diretor de redação da Carta Capital, e Victor Civita – estadunidense filho de italianos, fundador do Grupo Abril – a revista foi por um longo período paradigma para o jornalismo brasileiro. Por sua redação, passaram nomes importantes da profissão; e, por suas páginas, grandes personagens da história – entre seus entrevistados estão Vinícius de Moraes, Yasser Arafat, Salvador Dalí, Tarsila do Amaral e Sérgio Buarque de Holanda.

Mas, em anos recentes, a revista tornou-se alvo de intensas críticas. Na internet, disseminam-se pequenas e grandes iniciativas de informação e contraponto ao tipo de jornalismo feito por lá. Esse mesmo Escrevinhador denunciou a entrevista que nunca existiu, mas que a revista publicou; e mostrou a história do professor que foi alvo de manipulação pelo veículo, além da peculiar análise do semanário sobre a Bolívia .

Leonardo Boff: Consolidar a ruptura histórica operada pelo PT

30.08.10 – BRASIL
Consolidar a ruptura histórica operada pelo PT

Leonardo Boff *, no Adital

Para mim o significado maior desta eleição é consolidar a ruptura que Lula e o PT instauraram na história política brasileira. Derrotaram as elites econômico-financeiras e seu braço ideológico, a grande imprensa comercial. Notoriamente, elas sempre mantiveram o povo à margem da cidadania, feito, na dura linguagem de nosso maior historiador mulato, Capistrano de Abreu, “capado e recapado, sangrado e ressangrado”. Elas estiveram montadas no poder por quase 500 anos. Organizaram o Estado de tal forma que seus privilégios ficassem sempre salvaguradados. Por isso, segundo dados do Banco Mundial, são aquelas que, proporcionalmente, mais acumulam no mundo e se contam, política e socialmente, entre as mais atrasadas e insensíveis. São vinte mil famílias que, mais ou menos, controlam 46% de toda a riqueza nacional, sendo que 1% delas possui 44% de todas as terras. Não admira que estejamos entre os países mais desiguais do mundo, o que equivale dizer, um dos mais injustos e perversos do planeta.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Montenegro: o torcedor e o profissional

Atire a primeira pedra aquele que nunca errou

Edição 2127 / 26 de agosto de 2009


Brasil
“LULA NÃO FARÁ SEU SUCESSOR”
Oscar Cabral

Carlos Augusto Montenegro é um dos mais experientes analistas do cenário político nacional. Presidente do Ibope, empresa que virou sinônimo de pesquisa de opinião pública no Brasil, ele acompanhou com lupa todas as eleições realizadas no país desde a volta à democracia, em 1985. Agora, faltando pouco mais de um ano para a sucessão presidencial, Montenegro faz uma análise que o consagrará se acertar. Se errar? Bem, dará às pessoas o direito de igualarem seu ofício às brumas da especulação. Em entrevista ao editor Alexandre Oltramari, Montenegro aposta que o governo, apesar da imensa popularidade do presidente Lula, não conseguirá fazer o sucessor – no caso, a ministra Dilma Rousseff. Também afirma que o PT está em processo de decomposição.

domingo, 29 de agosto de 2010

Serra abandonado


Serra mente e Kassab o desmente

Depois de reclamar que Dilma estaria “sentando na cadeira antes da hora” – quem fez isso foi seu ex-guru Fernando Henrique, antes de perder a prefeitura paulista para Jânio Quadros – , José Serra aproveitou a oportunidade de visitar uma associação de nordestinos – aqueles mesmo a quem queria dar o seu Bolsa-Dá o Fora – para fazer o que é a tônica de sua campanha: mentir.

Lula sanciona lei que cria o Fundo Catástrofe

Fundo servirá para ressarcir produtor rural atingido por desastres. Governo vai destinar R$ 4 bilhões ao novo fundo através de títulos.

Nathalia Passarinho 

Do G1, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (26) a lei que cria o chamado Fundo Catástrofe, que servirá para ressarcir de forma complementar os produtores rurais atingidos por eventos climáticos desastrosos, como seca e excesso de chuva. O governo vai aplicar R$ 4 bilhões no novo fundo através de títulos públicos. Deste total, R$ 2 bilhões serão investidos de imediato e o restante será transferido pela União em três anos.

Dilma quer levar banda larga a 40 milhões de brasileiros

Candidata desautorizou boatos sobre prováveis nomes que ocupariam cargos em seu governo, caso ela fosse eleita

A ampliação da banda larga de 12,2 milhões para 40 milhões de brasileiros e a redução dos custos de acesso estão entre as propostas de governo para a área de inclusão digital da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, caso seja eleita.
Dilma afirmou neste domingo que pretende levar a banda larga a todas as 27 capitais e a 4.283 municípios no período de 2011 a 2014. Segundo ela, isso será feito por meio da Telebras e usando as fibras óticas das empresas de eletricidade e os gasodutos da Petrobras.

Eleitor vê Dilma a mais preparada e Serra só como genérico

Eleitor vê Dilma como mais preparada. Candidata do PT ultrapassa José Serra na sondagem sobre quem reúne maior número de habilidades para governar. Dilma é tida como mais capacitada para tratar de violência, educação, emprego e economia; tucano lidera na saúde.

Se dependesse do DEM, ProUni não existiria

ELIO GASPARI – Folha SP


Dilma disse a verdade quando acusou o ex-PFL de tentar destruir o programa no STF


EM BENEFÍCIO DA QUALIDADE do debate eleitoral, é necessário que seja esclarecida uma troca de farpas entre Dilma Rousseff e José Serra durante o debate do UOL/Folha. Dilma atacou dizendo o seguinte: “O partido de seu vice entrou na Justiça para acabar com o ProUni. Se a Justiça aceitasse o pedido, como você explicaria essa atitude para 704 mil alunos que dependem do programa?”

Marina pede direito de resposta contra PSTU por ofensa à sua honra

A candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Marina Silva, pediu direito de resposta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo tempo de um minuto no horário de propaganda gratuita na TV do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) sob a alegação de ter sido ofendida sua honra ao associá-la à opressão contra a mulher.

Nordeste: candidatos de Serra passam sufoco na disputa ao Senado

Não está fácil a vida dos candidatos ao Senado que dão palanque para o presidenciável tucano, José Serra. Tanto César Borges (PR-BA) quanto Marco Maciel (DEM-PE) perdem votos de pesquisa a pesquisa, perdendo também a condição de favoritos absolutos.