quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial de luta contra a AIDS 2010




Nassif: Os erros no diagnóstico da economia

Os erros no diagnóstico da economia

Enviado por luisnassif, qua, 01/12/2010 - 09:33

Coluna Econômica

Ouvi ontem, na rádio CBN, considerações de minha colega Mirian Leitão sobre déficit público. São análises algo equivocadas, que acabam por confundir a opinião pública.

1º Tema – há uma discussão sobre dívida bruta e divida líquida. A Fazenda trabalha com o conceito de dívida líquida, descontando da dívida bruta o valor das reservas cambiais e de outros ativos líquidos. Mirian diz que é bobagem porque as reservas podem se evaporar na primeira crise cambial. Ora, evaporando-se, a dívida líquida ficará menor.

Governo federal quer baratear acesso à internet de alta velocidade

O governo federal está trabalhando na desoneração de impostos como PIS e Cofins para aparelhos de modems e na concessão de incentivos fiscais para baratear o acesso aos serviços de internet em alta velocidade no país. As ações foram apresentadas na terça-feira (30), durante a 3ª edição do Fórum Brasil Conectado.

Lula manda repórter fazer psicanálise


Segundo a Folha, o presidente Lula se irritou com um repórter que perguntou a ele se agradeceria o apoio político da “oligarquia Sarney” no Maranhão. Ao que Lula respondeu:

“Eu agradeço [aos Sarney] e a pergunta preconceituosa sua é grave para quem está há oito anos comigo em Brasília. Significa que você não evoluiu nada do ponto de vista do preconceito, que é uma doença. O presidente Sarney é o presidente do Senado. E o Sarney colaborou muito para que a institucionalidade fosse cumprida. Você devia se tratar, quem sabe fazer psicanálise, para diminuir um pouco esse preconceito”, disse o presidente. Roseana ainda disse que a pergunta demonstrava “preconceito contra a mulher”.

Justiça Eleitoral inocenta Tiririca

Justiça Eleitoral inocenta Tiririca em processo que apurava se o deputado eleito falsificou declaração afirmando que sabia ler e escrever


Na sentença, o juiz afirma que têm sido considerados inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais

REDAÇÃO ÉPOCA

O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, foi absolvido na ação penal que apurava se ele teria apresentado uma declaração falsa no registro de sua candidatura nas eleições 2010, afirmando saber ler e escrever.

Apenas 11% termina Ensino Médio com conhecimento esperado em matemática. Em português, 28,9%

Do Estadão

Relatório aponta baixo aprendizado de alunos do 5º ano em português e do 9º ano em matemática

Estudo foi divulgado nesta quarta-feira pelo Movimento Todos Pela Educação
01 de dezembro de 2010 | 14h 28

Agência Brasil

Pouco mais de um terço dos alunos do 5° ano do ensino fundamental sabe ler e escrever de acordo com o esperado para a série. A mesma defasagem é verificada no aprendizado de matemática, no caso dos alunos do 9º ano. As informações são do relatório do movimento Todos pela Educação, divulgado nesta quarta-feira, 1º de dezembro. A entidade criou cinco metas de acesso e qualidade da educação no Brasil e acompanha os resultados periodicamente.

domingo, 28 de novembro de 2010

A Lei Maria da Penha em Cordel

Marcos Coimbra: Votos tucanos

Do Correio Braziliense

Votos tucanos

Por Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Quando terminou o segundo turno da eleição presidencial, muita gente comemorou os resultados alcançados por Serra. Seus simpatizantes mais ardorosos, na opinião pública e na imprensa, chegaram a dizer que a derrota era quase uma vitória. Estavam tristes, mas se confortavam achando que ele e o PSDB saíam maiores da eleição.