sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Enem: educação para quê e para quem

MEC afirma que média geral dos alunos no Enem melhorou. Professores e pesquisadores discutem o que deve ser a qualidade buscada na escola pública.

Por Raquel Júnia*

A educação de qualidade é uma bandeira que mesmo pessoas que não fazem parte de nenhum movimento organizado levantam. Nesta semana, foram divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, no ranking de desempenho das escolas feito pela mídia, nos primeiros lugares estão instituições particulares e, nos últimos, públicas. Pesquisadores entrevistados alertam sobre os riscos dessa comparação e discutem: afinal, o que é uma formação de qualidade no ensino médio?

Em coletiva de imprensa logo após a divulgação dos resultados do Enem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que houve um aumento de dez pontos na média geral dos estudantes do Enem, o que para o ministro, é um indicativo de melhora.

Secretaria Betânia Ramalho diz que melhora no Enem vai demorar no RN

Betânia Ramalho, secretária estadual de Educação
Betânia Ramalho, secretária estadual de EducaçãoFoto: aldair dantas



Do Tribuna do Norte


"Melhora no Enem vai demorar no RN"

Roberto Lucena - repórter



A inexistência de um projeto para a educação aliado aos baixos investimentos ao longo dos últimos anos e a ingerência dos diretores são alguns dos fatores apontados pela secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, para explicar o mau desempenho das escolas públicas do Rio Grande do 

Norte no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "A escola pública ainda não conseguiu definir seu projeto de educação e não há uma continuidade nos investimentos nesse setor. Tudo isso reflete no resultado da prova. Vai demorar um pouco para que os números do Enem melhorem no nosso estado", afirmou Betânia durante entrevista coletiva concedida ontem à tarde, na sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).

Dilma será a primeira mulher a abrir Assembleia Geral da ONU

Luciana Lima e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A dois dias da viagem para Nova York, onde a presidenta Dilma Rousseff fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), uma intensa agenda internacional que inclui reuniões privadas com cinco presidentes e discussões que vão desde a crise econômica internacional até energia nuclear e os conflitos nos países muçulmanos aguarda a presidenta. Será a primeira vez que uma mulher fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Para diplomatas, é o principal evento internacional do ano.

Presidenta do Inep critica listas das melhores e piores escolas baseadas na nota do Enem

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, criticou o uso das notas do Enem para montar listas das melhores e piores escolas do país. Para ela, o ranking não é o critério mais adequado para avaliar o desempenho das escolas, dos alunos e professores.

Este ano, o Inep mudou o formato de divulgação dos resultados e passou a levar em consideração o percentual de estudantes de cada escola que participaram do Enem. A ideia é evitar comparações entre as unidades de ensino, principalmente entre escolas privadas e públicas. A maioria dos veículos de comunicação noticiou o melhor desempenho das particulares em relação às públicas.

Livro recoloca pensamento de Paulo Freire sobre comunicação

 Reproduzido do  Blog da Fundação Perseu Abramo

 
Por Reiko Miura
O livro "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire", de Venício A. de Lima, será lançado no dia 19/9, às 19hs, na sessão solene de abertura do seminário Paulo Freire Patrono da Educação do Distrito Federal - 90 anos de nascimento, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O livro será vendido no lançamento e na loja vitual (a partir da próxima semana).

Paulo Freire faria 90 anos em setembro de 2011 e para homenageá-lo, a Editora Fundação Perseu Abramo em co-edição com a Editora da UnB vai relançar o livro "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire", escrito por Venício A. de Lima.

Jefferson, pai do “Mensalão”, nega tudo – quem vai pedir o teste de paternidade?


por Rodrigo Vianna
Foi pelo twitter que recebi a notícia: o @emeluis anunciava (entre irônico e estupefato) que a defesa de Bob Jefferson apresentada ao STF já estava disponível na internet, num site especializado em assuntos jurídicos. Fui olhar, e chamou-me atenção o último parágrafo: “Sobre a acusação do MP, a defesa de Jefferson seguiu o mesmo tom dos demais acusados: é incompleta e faltam provas. Trata-se, segundo a petição, de uma acusação “puramente retórica” e “sem argumentos fáticos”. Não há na acusação, segundo a defesa de Jefferson, nada que prove a existência do mensalão, ou de algum esquema de lavagem de dinheiro para a compra de votos parlamentares.” (grifo meu, RV).

Concurso para Professor no RN - 3.500 vagas


Governo do Estado deverá contratar 3.500 professores

Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press 

Concurso visa suprir déficit de professores no estado. Após descumprimento de prazos, MP quer garantia do reforço 

Concurso para contratação de efetivos deve ser realizado em novembro, com nomeações até inicio do ano letivo de 2012


Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

O governo do Estado assumiu anteontem compromisso perante o Ministério Público e a 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, em realizar concurso para contratação de 3.500 professores efetivos em toda rede estadual de ensino até o dia 20 de novembro. Para isso, o Estado terá que concluir o processo administrativo para contratação da empresa que vai realizar o concurso até o dia 12 de outubro. Pelos termos do acordo, os aprovados no certame deverão ser nomeados até o primeiro dia letivo do ano de 2012.

Maria Inês Nassif: PMDB, um partido sem quadros para fugir do modelito Novais


Ao tornar público que o PMDB escolheria quem quisesse para substituir o deputado Pedro Novais, da pasta do Turismo, com a única exigência de que fosse um “ficha limpa”, Dilma responsabilizou um partido de poucos quadros credenciados, ética e administrativamente, por qualquer problema futuro com a indicação. É um compromisso que a legenda vai ter dificuldades de cumprir. A vida do PMDB não é tão fácil quanto se pinta.

Maria Inês Nassif, via Carta Maior

O PMDB continua o aliado incômodo, mas necessário para qualquer governo. A presidenta Dilma Rousseff, no entanto, devolveu o incômodo, no episódio da demissão do deputado Pedro Novais (PMDB-MA): ela sacrificou o quinto ministro de sua equipe original, que assumiu em janeiro, terceiro do PMDB – os demais foram um do PT e outro do PR –, mas jogou o problema no colo do partido. O parlamentar que saiu, detonado por sucessivos escândalos próprios de quem está acostumado à política de clientela de seu Estado, foi substituído por outro da mesma clientela, o “sarneyzismo maranhense”: ponto a menos para o governo. Mas, ao tornar público que o PMDB escolheria quem quisesse, com a única exigência de que fosse um “ficha limpa”, Dilma responsabilizou um partido de poucos quadros credenciados, ética e administrativamente, por qualquer problema futuro com a indicação. É um compromisso que a legenda vai ter dificuldades de cumprir. A vida do PMDB não é tão fácil quanto se pinta.

CEC cria subcomissão para visitar os estados que não pagam o Piso Salarial Nacional do Magistério

Elton Bomfim - Agência Câmara
Fátima Bezerra defendeu a criação da subcomissão
A Comissão de Educação e Cultura aprovou ontem (14/9), por unanimidade, a criação de uma Subcomissão Especial para fazer um diagnóstico sobre a implementação, pelo Estados, do Piso Salarial Nacional do Magistério, previsto na lei n 11.738/08. As visitas começarão por Minas Gerais e Ceará, onde os professores, em greve, reivindicam o pagamento do Piso. O objetivo da subcomissão é visitar todos os estados da federação para que seja feito um diagnóstico da situação em todo o país.

Os trabalhos da subcomissão serão feitos em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Salarial Nacional dos Professores, comandada pela presidenta da Comissão de Educação e Cultura, professora e deputada Fátima Bezerra.

Fátima Bezerra diz que PMDB do RN destoa do quadro político nacional ao apoiar o Governo do DEM

A deputada federal criticou veementemente a posição do PMDB no Rio Grande do Norte, que aderiu integralmente ao Governo do DEM.

Na opinião de Fátima, a decisão do PMDB destoa do quadro nacional, em que o partido é aliado do Governo de Dilma Rousseff.

“O PMDB destoa porque nacionalmente o partido faz parte do Governo de Dilma e no Rio Grande do Norte integra a administração do DEM. É uma posição de incoerência do PMDB”, afirmou Fátima em entrevista ao Jornal da 96 FM agora pela manhã.

Fátima ressaltou que enquanto quer o apoio do PMDB no RN, o DEM, presidido nacionalmente pelo senador José Agripino Maia, “detona” o Governo de Dilma Rousseff.

IPI do carro: Urubóloga denuncia o Brasil na OMC

Reproduzido do Conversa Afiada

A propósito da salutar medida do Governo de proteger a indústria automobilística nacional, que se utiliza de trabalhadores brasileiros, saiu no Bom (?) Dia Brasil, nesta sexta-feira:

Miriam Leitão: ‘Aumentar IPI de carro importado é medida protecionista’

Boa medida é incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento. É um espanto que indústria com tantos privilégios precise de incentivo fiscal para isto.

A medida tem impacto direto sobre a livre concorrência. É uma medida protecionista, sem dúvida e fere as regras da Organização Mundial de Comércio, que proíbe que o produto estrangeiro seja discriminado nos impostos locais.

Wall Street Journal destaca os riscos do boom brasileiro

Image
Gráfico: (WSJ)
WSJ destaca os riscos do boom brasileiro 

Reproduzido do Luis Nassif

Por Assis Ribeiro

É difícil encontrar uma matéria como essa em nossos jornalões.

Do Wall Street Journal


 

Chegou a hora do Brasil, ou ela já passou?

JOHN LYONS

O boom brasileiro, em meio a uma mudança tectônica do investimento mundial para os mercados emergentes, está trazendo riscos para a maior economia da América Latina.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Imposto pago não é dinheiro roubado

André Siqueira

O Brasil é mesmo um país de contradições. Na manhã da terça-feira 13, um grupo de pessoas acompanhou a contagem do Impostômetro, o marcador gigante instalado pela Associação Comercial de São Paulo no centro da cidade para medir a arrecadação do governo. Neste ano, diz a entidade, atingimos a marca de 1 trilhão de reais 35 dias mais cedo do que em 2010. A cifra foi acompanhada por vaias do grupo de pessoas aglomerado diante do display. Não as culpo. Vende-se, por estas bandas, a ideia de que dinheiro de imposto é dinheiro subtraído da sociedade. Um argumento tão repetido pela mídia (e pela oposição ao governo) que, para muitos, se tornou uma verdade.

Cearense inventa veículo quadriflex

Movido a energia solar e eólica, gasolina e etanol, o veículo é mais econômico e menos poluente

Por: Redação da Rede Brasil Atual

São Paulo - O primeiro carro quadriflex do mundo, inventado pelo cearense Fernando Alves Ximenes, promete ser uma das atrações da Ecoenergy, 1ª Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia e Eficiência Energética, realizada a partir desta quinta-feira (15) até sábado (17), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Em audiência com professores mineiros, Haddad afirma que greve é legítima

Diante de impasse, ministro da Educação afirmou que irá tentar abrir processo de negociação entre Anastasia e professores

Por: Redação da Rede Brasil Atual

São Paulo - O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (14) que considera a greve dos professores mineiros legítima, se comprometendo a intermediar diálogo entre o Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute) e o governador do estado, Antonio Anastasia (PSDB). O encontro entre Haddad e a categoria foi solicitado pela CUT, em tentativa de encontrar soluções para a paralisação que irá completar 100 dias na quinta.

Oposição pede adiamento, mas Plenário aprova MP que destina recursos para escolas

Apesar do apelo de parte da oposição para que a votação fosse adiada, o Senado aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 22/2011, que autoriza a União a transferir recursos para a manutenção de escolas de educação infantil. Os oposicionistas disseram ser a favor do mérito do projeto, proveniente da Medida Provisória (MP) 533/2011, mas argumentaram que os recursos para sua execução ainda não estão disponíveis.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Empréstimo do Governo destina mais dinheiro para consultoria do que para saúde pública

Na audiência pública “A crise do funcionamento do complexo hospitalar Walfredo Gurgel: desafios e soluções”, realizada na manhã desta quarta-feira, 14, o deputado Fernando Mineiro explicou algumas rubricas do projeto de empréstimo do Governo do Estado junto ao Bird.

Como o deputado já havia denunciado, apenas para consultoria, o Governo pretende destinar R$ 50 milhões (9% do total), enquanto saúde pública é contemplada com R$ 37 milhões. “É grande a distância entre as propostas para o Walfredo Gurgel discutidas na audiência e o que o Governo Rosalba propõe no PPA 2012-2015 e no empréstimo junto ao Bird”, declarou o parlamentar.

Alunos e professores amigos no Facebook?

Ilustração:Nina Moraes
Guia é lançado, mas o uso de redes sociais não é unanimidade nas escolas.
 Por Tory Oliveira.

Os professores são o novo alvo do Facebook, rede social que, com sete anos de vida, reúne pelo menos 750 milhões de usuários em todo o mundo – no Brasil eram 6 milhões em 2010, data do último dado oficial. De olho no universo escolar, a empresa de Mark Zuckerberg criou uma espécie de “manual de uso”. Gratuito para download, o guia Facebook for Educators (disponível ainda apenas em língua inglesa) traz 18 páginas com orientações e possibilidades de uso em sala de aula elaboradas por dois consultores em educação e tecnologia, Linda Fogg Phillips e Derek Baird, além do psicólogo BJ Fogg. A proposta chega no momento em que as questões ligadas à internet estão em efervescência na escola. Afinal, as redes sociais devem ou não ser usadas para fins educativos?

Como é que Pedro Novais chegou a ser ministro?


Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho

Pouco importa se o quinto ministro do governo Dilma Rousseff vai cair hoje, amanhã ou na semana que vem.

O que me pergunto é como um político proviciano, de carreira medíocre , absolutamente desconhecido até ser nomeado, embora veterano na Câmara Federal, chegou a ser Ministro do Turismo no Brasil.

Sabemos apenas que Pedro Novais, 81 anos, é do Maranhão, pertence ao PMDB de José Sarney e chegou ao ministério levado pelas mãos de Henrique Alves, o eterno líder do partido na Câmara, que há décadas maneja os córdeis do poder parlamentar.

Formação de professores é desvalorizada pelas universidades, avaliam especialistas

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ambiente acadêmico ainda considera a formação de professores para a educação básica uma tarefa “menor” o que dificulta a melhoria da qualificação desses profissionais para atuar em sala de aula. Este é o diagnóstico de especialistas, pesquisadores e organizações da sociedade civil reunidas no Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente. A formação de professores no Brasil foi tema de discussão em uma das mesas de debates, e há um consenso de que é necessária a revisão dos currículos dos cursos de pedagogia e de licenciaturas.

Após 106 dias, greve dos professores da Uern chega ao fim

Por: Nathan Figueiredo

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram em assembleia na manhã de hoje, 14, na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), e decidiram pôr fim à greve que já durava 106 dias, a maior na história da instituição. As aulas da Uern serão retomadas amanhã, 15.

Governo estuda aumentar tempo que aluno fica na escola


Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Educação e entidades do setor estudam aumentar o número de horas do aluno na escola. As possibilidades em análise são elevar a carga horária diária, que hoje é de quatro horas, ou ampliar o número de dias letivos, atualmente definido em 200 dias, informou o ministro Fernando Haddad.

Atualmente, a criança ou o adolescente deve ficar 800 horas por ano na sala de aula, carga considerada baixa quando comparada à de outros países, segundo Haddad.

Professores grevistas de MG se acorrentam para ganhar o piso

Em ato simbólico, professores acorrentaram-se a um monumento para reivindicar o pagamento do piso nacional. Foto: Ney Rubens/Especial para Terra
Foto: Ney Rubens/Especial para Terra



Em ato simbólico, professores acorrentaram-se a um monumento para reivindicar o pagamento do piso nacional


Ney Rubens
Direto de Belo Horizonte

Em greve há 98 dias, professores da rede estadual de educação de Minas Gerais realizam nesta segunda-feira uma manifestação na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte. Em um ato simbólico, cerca de 40 docentes se acorrentaram ao monumento localizado na praça para reivindicar o cumprimento da lei 11.738, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, que estabeleceu o piso salarial nacional de R$ 1.187 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Internet assusta os poderosos

A medida em que um número maior de pessoas vai tendo acesso à internet, fica cada vez mais difícil para os meios tradicionais de comunicação realizar desvios na produção de notícias. Estão sendo levantados os véus de interesses que recobrem o noticiário divulgado por grandes meios de comunicação, não só no Brasil mas em várias outras partes do mundo.

Laurindo Lalo Leal Filho

(*) Artigo publicado originalmente na Revista do Brasil, edição de setembro de 2011.

Numa noite de sábado o Jornal Nacional surpreendeu os telespectadores. Depois de um intervalo comercial, os apresentadores titulares do programa (que geralmente não trabalham aos sábados) passaram a ler o princípios editoriais das Organizações Globo. Muita gente ficou intrigada. Porque aquilo naquela hora? Não havia mais nenhuma notícia importante no mundo a ser dada? E porque só agora, depois de 86 anos de existência, a empresa resolveu divulgar na TV suas normas de trabalho?

Milhões de telespectadores em todo o Brasil ficaram sem respostas. Só quem tem acesso à internet soube do que se tratava. A explicação para o inusitado texto lido no Jornal Nacional estava no blogue “O Escrevinhador”, de Rodrigo Vianna. Nele eram reproduzidas informações de um jornalista da Globo sobre como a emissora pretendia cobrir a indicação do embaixador Celso Amorim para o Ministério da Defesa.

Educação: reprovada

Reproduzido do Blog Alternativa

Este artigo de Lya Luft representa uma rara ocasião em que vale a pena ler e reproduzir algo publicado na Veja. O texto é irretocável. Recomendado para governantes e para os malabaristas da pedagogia barata.


Há quem diga que sou otimista demais. Há quem diga que sou pessimista. Talvez eu tente apenas ser uma pessoa observadora habitante deste planeta, deste país. Uma colunista com temas repetidos. Ah, sim, os que me impactam mais, os que me preocupam mais, às vezes os que me encantam particularmente.

Uma das grandes preocupações de qualquer ser pensante por aqui é a educação. Fala-se muito, grita-se muito, escreve-se, haja teorias e reclamações. Ação? Muito pouca, que eu perceba. Os males foram-se acumulando de tal jeito que é difícil reorganizar o caos.

Há coisa de trinta anos, eu ainda professora universitária, recebíamos as primeiras levas de alunos saídos de escolas enfraquecidas pelas providências negativas: tiraram um ano de estudo da meninada, tiraram latim, tiraram francês, foram tirando a seriedade, o trabalho: era a moda do “aprender brincando”. Nada de esforço, punição nem pensar, portanto recompensas perderam o sentido. Contaram-me recentemente que em muitas escolas não se deve mais falar em “reprovação, reprovado”, pois isso pode traumatizar o aluno, marca-lo desfavoravelmente. Então, por que estudar, por que lutar, por que tentar?

A crise global do magistério


A crise que se abateu sobre o magistério e sobre a educação pública não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Em todos os países que adotaram a política educacional neoliberal, o drama vivido pelos docentes e a falência da educação pública segue o mesmo roteiro de penalizações, descaso e sofrimento.

Insisto em trazer mais um texto sobre o cotidiano dos docentes portugueses com o objetivo de mostrar que o sucateamento da educação pública e a desvalorização dos docentes é um projeto global e segue a mesma cartilha imposta pela OMC e o Banco Mundial, autores da política educacional neoliberal.

A implantação dessa política se dá em diversas fases e aqui no Brasil, estamos ainda vivenciando as etapas iniciais. O Chile foi a cobaia desse experimento e o resultado foi desastroso. Agora os estudantes estão nas ruas lutando para ter direito à educação pública.

ENEM e a mídia abaixo da média

Por Luis Nassif, em seu blog:

Poucas vezes se viu um episódio coletivo de mídia tão nonsense quanto o da divulgação dos resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os resultados foram dentro do esperado: melhoria de 10 pontos na média geral. Em 2009 o ENEM estava em 500 pontos. A meta era chegar ao longo da década em 600 pontos – o que significaria melhorar 10 pontos por ano. Apesar do aumento de inscritos – de 828 mil para 1,011 milhão – chegou-se aos 10 pontos.

*****

De repente, o noticiário online foi invadido por estranhas manchetes: a de que a maioria dos alunos do ENEM tinha ficado “abaixo da média”. O jornal O Globo foi fulminante: “Mais da metade dos estudantes ficou abaixo da média do Enem 2010”. Na UOL, não se deixou por menos: “Enem "reprova" 63,64% das escolas”. Esse número equivale àquelas que ficaram abaixo da média.

*****

Governo Rosalba diz que não pode pagar PCCRs em setembro

Estado diz que não pode pagar PCCRs em setembro

O governo estadual não vai pagar os Planos de Carreira do funcionalismo público em setembro. Esse foi o resultado da audiência que envolveu o secretário de Administração do Estado, José Anselmo, e os representantes sindicais das categorias afetadas pela decisão, entre elas o Sinte. O encontro foi realizado nessa terça-feira (13) e reafirmou o pronunciamento da governadora Rosalba Ciarlini sobre o não cumprimento do acordo feito com os sindicatos em julho deste ano.

A audiência durou cerca de três horas e deixou os sindicalistas decididos a mobilizar os trabalhadores para discutir novas formas de pressionar o Governo a cumprir o acordo. Como justificativa para o não pagamento, o secretário afirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal continua impedindo que a dívida seja liquidada.