quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Colunista da Folha infla números e levanta suspeitas descabidas

Colunista da Folha infla números e levanta suspeitas descabidas. É no que dá a falta de rigor…


Na sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo, a jornalista Eliane Cantanhede diz que 2.512 sites e blogs teriam sido “agraciados” com investimentos publicitários do governo federal no ano de 2010. A jornalista errou. Na verdade, esse número refere-se à rubrica “outros” – ou seja, outros veículos além das TVs, rádios, jornais e revistas –, que compreende uma variada gama de mídias, como outdoors, busdoors, painéis eletrônicos, cinemas, painéis em metrôs, terminais rodoviários e ferroviários, aeroportos, carros de som, além de portais, sites e blogs.

Governo lança novo documento de identidade civil dos brasileiros

 Jornal do Brasil

Será lançado nesta quinta-feira (30), em Brasília, o Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento de identidade dos brasileiros. Trata-se de um dos mais modernos documentos de identificação do mundo, que deve substituir o atual RG.

O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor, CPF etc.

Costa do Marfim está à beira do genocídio, diz enviado à ONU

Da Reuters Brasil

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A turbulência política que se seguiu à eleição presidencial na Costa do Marfim colocou o país do oeste da África "à beira do genocídio", disse o novo embaixador marfinense na Organização das Nações Unidas (ONU).

Líderes mundiais têm intensificado as pressões para que Laurent Gbagbo renuncie em favor de Alassane Quattara, amplamente reconhecido como vencedor da eleição.

Youssoufou Bamba, indicado embaixador na ONU por Quattara, o descreveu como líder legítimo da Costa do Marfim.

Minha Casa, Minha Vida supera meta de 1 milhão de casas contratadas e cala críticos

Muitos duvidaram que o governo conseguisse contratar, até o final deste ano, um milhão de casas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Não só conseguiu como ultrapassou a meta, chegando a 1 milhão e 3 mil casas, conforme anunciou nesta quarta-feira (29/12) a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Ramos Coelho, durante cerimônia realizada em Salvador (BA). O presidente Lula, em sua última viagem antes de entregar a faixa presidencial à presidente eleita Dilma Rousseff, neste sábado (1/1) em Brasília (DF), comemorou os números e pediu humildade aos críticos da imprensa que duvidaram nas últimas semanas que isso não aconteceria:

“Possivelmente algumas pessoas estavam acostumados com um tipo de governo que ficava sentado com a bunda da cadeira e que nao se importava de chamar os seus companheiros para cobrar as coisas que tinham que cobrar.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Maierovitch: A falsa comunicação de crime feita por Gilmar Mendes encerra 2010

Inquérito da Polícia Federal conclui que o ministro do Supremo Tribunal Federal não teve seu telefone grampeado durante a operação Satiagraha, ao contrário do que ele próprio denunciara.

por Wálter Maierovitch, em CartaCapital
 
1. Todos lembram da indignação do ministro Gilmar Mendes no papel de vítima de ilegal escuta telefônica,  que tinha como pano de fundo a Operação Satiagraha.

Gilmar Mendes parecia possuído da ira de Cristo quando expulsou os vendilhões do templo. A fundamental diferença é que a ira de Mendes não tinha nada de santa.

Ao contrário, estava sustentada numa farsa. Ou melhor, num grampo que não houve, conforme acaba de concluir a Polícia Federal, em longa e apurada investigação.

O legado de Lula na economia

Cristiano Romero - Valor


A economia brasileira avançou nos anos oito anos da era Lula. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu de forma mais rápida e o índice de desemprego caiu ao menor patamar da história. Entre 2003 e 2010, a concentração de renda e a pobreza diminuíram, a taxa de juros foi drasticamente reduzida e a inflação ficou sob controle. O governo tirou proveito dos bons ventos que sopraram na economia mundial, mas, reconheça-se, também soube enfrentar a mais grave crise internacional em oito décadas.

Itamaraty garante cota para negros no concurso de admissão à carreira de diplomata

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, assinou hoje (28) portaria que institui a reserva de vagas para candidatos negros no concurso de admissão à carreira de diplomata, realizado pelo Instituto Rio Branco. A portaria será publicada amanhã (29) no Diário Oficial da União.

Leia na íntegra o discurso de Lula em Suape nesta tarde

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica da Fiat - Área industrial do Complexo de Suape – Ipojuca-PE, 28 de dezembro de 2010

Meu querido companheiro Eduardo Campos, governador do estado de Pernambuco, e nossa querida companheira Renata Campos,

Companheiros ministros Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e João Reis Santana, da Integração Nacional,

COMBATE À FOME É A PEDRA FUNDAMENTAL DO GOVERNO LULA

DE LULA PARA DILMA

Combate à fome é a pedra fundamental

Investimentos na área social, que têm seu ápice com o sucesso do Bolsa Família, fortaleceram a popularidade de Lula, a ponto de o presidente conseguir "criar" sua sucessora

Alana Rizzo

O sucesso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está essencialmente ligado às transformações sociais. Durante os oito anos à frente do poder, Lula conseguiu — de fato — imprimir a marca da gestão social mais eficiente e alterar a rota de investimentos. As mudanças são reconhecidas por aliados e adversários. O carro-chefe desse novo modelo é o programa Bolsa Família, criado no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), mas popularizado por Lula.

Nordestinos vivem clima de otimismo após era Lula

Paulo Cabral
Enviado especial da BBC ao Nordeste

Região onde nasceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Nordeste experimentou durante os oito anos de seu mandato uma melhoria nas condições de vida de seus habitantes e vê antigos migrantes voltando para casa, embora a pobreza ainda seja uma realidade para muitos.

Depois de morar em São Paulo por 17 anos, fugindo da pobreza extrema, o empresário Francisco de Souza voltou para sua cidade natal de Tianguá, no Ceará.

"Quando eu fui para São Paulo, eu nem tinha sapatos para calçar", ele lembra. "Agora estou de volta para casa como dono de três casas, com meu carro, com dinheiro para começar um pequeno negócio e com uma bela família".

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Blogueiro denuncia xenófobos paulistas que ameaçam escola de samba por homenagear os nordestinos

Do Blog do Miro

Escola de samba provoca ira dos racistas

Reproduzo artigo de Jonas de Carvalho, publicado no blog Deu saúva no jardim:

Apenas por que a Escola de Samba Academicos do Tucuruvi optou por um samba enredo cujo titulo é: “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!”, a escola recebeu oito emails ofensivos e ameaçadores de xenófobos paulistas que parecem não ter aprendido nada com a repercussão negativa de atitude parecida de Mayara Petruso, a infeliz que resolveu recomendar que matem nordestinos.

Presidente Lula fala sobre a democratização na distribuição de verbas publicitárias a veículos de comunicação

"Minha tranquilidade é acreditar na inteligência de quem lê, ouve ou vê as matérias"




http://www.youtube.com/watch?v=sWPAgm3o04Q

Da astronomia à física de partículas, demos passos importantes em 2011 para entender melhor o Universo

Da Revista Época

As 10 descobertas científicas

Da astronomia à física de partículas, o homem deu passos importantes para entender melhor o Universo que o cerca
 
 
Esa  
 
1. O mapa do Universo
Usando frequências de micro-ondas, o telescópio espacial Planck, da Agência Espacial Europeia, obteve a impressionante imagem ao lado, que mostra galáxias, nuvens de gás e buracos negros.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Médicos cubanos no Haiti deixam o mundo envergonhado

Números divulgados na semana passada mostram que o pessoal médico cubano, trabalhando em 40 centros em todo o Haiti, tem tratado mais de 30.000 doentes de cólera desde outubro. Eles são o maior contingente estrangeiro, tratando cerca de 40% de todos os doentes de cólera. Um outro grupo de médicos da brigada cubana Henry Reeve, uma equipe especializada em desastre e em emergência, chegou recentemente. Uma brigada de 1.200 médicos cubanos está operando em todo o Haiti, destroçado pelo terremoto e pela cólera. Enquanto isso, a ajuda prometida pelos EUA e outros países...O artigo é de Nina Lakhani, do The Independent

Nina Lakhani - The Independent

Eles são os verdadeiros heróis do desastre do terremoto no Haiti, a catástrofe humana na porta da América, a qual Barack Obama prometeu uma monumental missão humanitária dos EUA para aliviar. Esses heróis são da nação arqui-inimiga dos Estados Unidos, Cuba, cujos médicos e enfermeiros deixaram os esforços dos EUA envergonhados.

Avaliação dos governos no final dos mandatos: Lula 83% e FHC 26%

Do Opinião Pública 

Acima das expectativas, Lula encerra mandato com melhor avaliação da história


O presidente Lula encerrará seu mandato na Presidência da República no auge de sua popularidade. Após sete anos e 11 meses de governo, 83% dos brasileiros adultos avaliam sua gestão como ótima ou boa – com isso, repete a marca de outubro, a mais alta já alcançada por um presidente na série histórica do Datafolha. A fatia dos que veem seu governo como regular é de 13%, enquanto 4% consideram-no ruim ou péssimo.

No primeiro levantamento sobre a administração Lula, concluído no início de abril de 2003, pouco mais de três meses após sua posse, o atual presidente teve seu governo avaliado como ótimo ou bom por 43% dos brasileiros. Quase a mesma fatia (40%) considerava o governo iniciante regular, e outros 10% o viam como ruim ou péssimo.

Ainda durante o primeiro mandato, em 2005, o petista enfrentou a pior avaliação de seu governo. Em dezembro daquele ano, sofrendo as conseqüências do “escândalo do mensalão”, que envolveu a administração federal e parlamentares da base aliada em um esquema de compra de apoio político, a gestão de Lula era avaliada como boa ou ótima por 28%, ante 29% dos que a tinham como ruim ou péssima. O índice dos que consideravam o governo regular atingia 41%. A recuperação veio ao longo de 2006, quando Lula disputou e venceu a reeleição. Em dezembro daquele ano, o nível dos que consideravam seu governo ótimo ou bom (52%) já superava, com folga, o dos que o avaliavam como ruim ou péssimo (14%). No ano seguinte, o patamar de ótimo e bom atribuído ao governo do petista se manteve estável, entre 48% e 50%. A arrancada rumo ao recorde atual teve início em 2008: em março daquele ano, 55% avaliavam sua gestão como ótima ou boa; em novembro, já eram 70% os que tinham a mesma opinião; em 2009, ano da crise econômica, essa avaliação variou entre 65% (março) e 72% (dezembro); em maio deste ano, atingiu 76%; e, em outubro, rompeu a casa dos 80% (81% no dia 15, 83% no dia 26, patamar que agora se repete).

O menino-símbolo da campanha do presidente Lula de 2006

Retirado do Luis Nassif 

Por João Sabóia Jr.



Da Folha

Garoto-símbolo da reeleição diz que a vida melhorou, apesar de dificuldades básicas


MATHEUS MAGENTA

DE SALVADOR

De castigo por causa de nota baixa na escola, o garoto Everton Conceição Santos, hoje com 11 anos, diz que não pensou duas vezes para fugir de casa pela janela e ver o presidente Lula inaugurar casas populares em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador), em 2006.

Diante da multidão no local, driblou os adultos passando por entre pernas e "saias de mulher", até que um vizinho decidiu erguê-lo sobre o ombro.

Resposta do ministro Jorge Hage a editorial de balanço da revista Veja

Do Blog do Planalto 


Veja: má vontade e preconceito conduzem à cegueira

Resposta do ministro Jorge Hage a editorial de balanço da revista Veja:

Brasília, 27 de dezembro de 2010.
Sr. Editor,
Apesar de não surpreender a ninguém que haja acompanhado as edições da sua revista nos últimos anos, o número 52 do ano de 2010, dito de “Balanço dos 8 anos de Lula”, conseguiu superar-se como confirmação final da cegueira a que a má vontade e o preconceito acabam por conduzir.
Qualquer leitor que não tenha desembarcado diretamente de Marte na noite anterior haverá de perguntar-se “de que país a Veja está falando?”. E, se o leitor for um brasileiro e não integrar aquela ínfima minoria de 4% que avalia o Governo Lula como ruim ou péssimo, haverá de enxergar-se um completo idiota, pois pensava que o Governo Lula fora ótimo, bom ou regular. Se isso se aplica a todas as “matérias” e artigos da dita retrospectiva, quero deter-me especialmente às páginas não-numeradas e não-assinadas, sob o título “Fecham-se as cortinas, termina o espetáculo”. Ali, dentre outras raivosas adjetivações (e sem apontar quaisquer fatos, registre-se), o Governo Lula é apontado como “o mais corrupto da República”.