terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Da astronomia à física de partículas, demos passos importantes em 2011 para entender melhor o Universo

Da Revista Época

As 10 descobertas científicas

Da astronomia à física de partículas, o homem deu passos importantes para entender melhor o Universo que o cerca
 
 
Esa  
 
1. O mapa do Universo
Usando frequências de micro-ondas, o telescópio espacial Planck, da Agência Espacial Europeia, obteve a impressionante imagem ao lado, que mostra galáxias, nuvens de gás e buracos negros.
 
2. Outro planeta com atmosfera
Astrônomos europeus anunciaram em novembro a descoberta de um planeta semelhante à Terra em outro Sistema Solar, o que aumenta a esperança de encontrar vida extraterrestre.

L. Calcada  
 
3. Antimatéria
Cientistas conseguiram armazenar átomos de “antimatéria”. Idêntica à matéria comum, mas com carga elétrica oposta, ela é uma das chaves para entender a origem do Universo.
 
4. Sexo com neandertais
A análise do genoma de ossos fossilizados desse primata extinto mostrou evidências de cruzamento com o Homo sapiens, há dezenas de milhares de anos.

5. Célula sintética
Craig Venter, o cientista e empresário que mapeou o genoma humano, anunciou a criação da primeira célula controlada por um genoma sintético. Não é ainda, porém, a criação da vida.

6. O vento abriu o Mar Vermelho
O milagre bíblico em que Moisés abre o Mar Vermelho para a fuga do povo judeu do Egito foi simulado num computador pelo pesquisador Carl Drews. Segundo ele, um vento típico da região poderia ter causado o milagre.

Chuang Zhao e Lida Xing  
 
7. Dinossauros coloridos
A descoberta do Sinosauropteryx, que viveu há 125 milhões de anos na China, mudou a imagem que tínhamos dos grandes répteis. Algumas de suas penas preservadas nos permitem saber qual era sua cor.
 
8. O dedo da mulher siberiana
O fragmento de um mindinho preservado numa caverna no sul da Sibéria revelou a Mulher X, que, tudo leva a crer – os descobridores ainda tentam confirmar –, pertence a uma “nova” espécie humana.

9. Cometas trouxeram a vida
Cientistas afirmaram que os cometas são os prováveis responsáveis pela vida na Terra. Ao se chocar com nosso planeta, eles teriam legado os aminoácidos indispensáveis à evolução da vida.

10. As bactérias e o arsênio
Cientistas da Nasa encontraram uma bactéria que consegue se alimentar de arsênio, o que aumentaria a possibilidade de vida fora da Terra. O estudo, porém, ainda é contestado.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI197675-15223,00-AS+DESCOBERTAS+CIENTIFICAS.html

Nenhum comentário: