sábado, 19 de novembro de 2011

Não acredite em agências de risco. O problema não é a Miriam. É a Globo

A agência de risco americana Standard & Poor’s elevou a nota do Brasil a BBB – ou seja, o risco de o Brasil dar um calote da dívida é minimo.
 
Foi essa mesma S&P que rebaixou a nota dos Estados Unidos e seu presidente foi devidamente demitido.
 
O Conversa Afiada não leva nenhuma agência de risco a sério.
 
Especialmente a S&P.
 
São agências de chute revestido de ciência, como acontece com os instrumentos da ação do "Neolibelismo" pelo mundo.

Quem fará a "faxina" no Metrô de SP?

Por Renato Rovai, em seu blog:

Ontem a Justiça determinou o afastamento do cargo do presidente do Metrô, o senhor Sérgio Avelleda. Ele não foi afastado porque está com problemas de saúde ou por contusão (como costuma acontecer no futebol e no trabalho), mas porque a justiça determinou a anulação da licitação da linha 5 por suspeita de formação de quadrilha e Avelleda deu de ombros.

Ou seja, Avelleda não respeitou a Justiça num caso que envolve R$ 4 bilhões. Avelleda, não, Alckimin.

Ou alguém acha que o presidente do metrô faz o que quer. Alguém aqui é suficientemente ingênuo para achar que ele desrespeita a Justiça sem uma ordem direta do governador?

FUTEBOL - Ronaldo Fenômeno vai fazer minicopa no Catar.

Da Época

Por Bruno Astuto

Ronaldo Fenômeno acaba de desembarcar de uma viagem ao Catar, onde foi tratado como estrela máxima do futebol mundial. Em três dias, conheceu com o sócio, Marcus Buaiz, todos os projetos do país para a Copa de 2022, que os cataris vão sediar. O ex-jogador acertou com os sheiks para abril do ano que vem um campeonato de futebol com as seleções portuguesa, espanhola, italiana, argentina e brasileira no Katara, espécie de megacentro cultural que abriga teatros, museus e uma academia de música. Ronaldo pretende vestir a camisa da Seleção para jogar numa das partidas. No próximo dia 13, ele promove em Hamburgo, na Alemanha, a nona edição do jogo Amigos de Ronaldo x Amigos de Zidane, em prol de programas contra a fome no Chifre da África.

Blog do Luis Nassif

Renato Santana: Pistoleiros atacam acampamento de indígenas em MS

No Vi o Mundo

Ataque contra comunidade Kaiowá Guarani registra morte e desaparecimentos

Renato Santana, site do CIMI (Conselho Missionário Indigenista)


O saldo é de um indígena assassinado, quatro desaparecidos e uma porção de feridos no acampamento Tekoha Guaiviry, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã (MS), onde uma comunidade Kaiowá Guarani foi atacada por um grupo com cerca de 40 pistoleiros – munidos com armas de groso calibre – na manhã desta sexta-feira (18).

Os números deverão ser mais bem esclarecidos durante a próxima semana, quando os indígenas estiverem recompostos no acampamento – por enquanto estão espalhados, em fuga.

Chevron assume culpa. Ela escondeu o vazamento

A nossa grande imprensa “papou mosca”, de novo. E de novo em um assunto de imensa gravidade.

O presidente da Chevron no Brasil, Charles Buck, disse ontem à noite que a empresa foi culpada pelo vazamento, por não aplicar técnicas adequadas de cimentação do revestimento da coluna de perfuração .

A perfuração foi feita com uma cimentação insuficiente para proteger a rocha em torno dos tubos de revestimento do poço e o petróleo subiu por este espaço, infiltrando-se na rocha e subindo à superfície do solo oceânico.

A revelação está no portal Energia Hoje:

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Facebook rastreia e controla as informações dos usuários na rede social

Rede social Facebook tem mais de 800 milhões de usuários no mundo (Foto: Leon Neal, File/AFP)
Rede social Facebook tem mais de 800 milhões
de usuários no mundo (Foto: Leon Neal, File/AFP)

 
Do G1, em São Paulo  
 
Facebook revela pela primeira vez como rastreia os usuários

Jornal 'USA Today' entrevistou engenheiros da rede social.

Facebook rastreia até mesmo internautas não cadastrados.
 

O Facebook revelou, pela primeira vez, detalhes sobre como rastreia e controla as informações dos usuários na rede social.

O jornal “USA Today” entrevistou o diretor de engenharia do Facebook, Arturo Bejar, o porta-voz Andrew Noyes, o porta-voz corporativo, Barry Schnitt, e o gerente de engenharia, Gregg Stefancik, que reveleram como a rede social mantém os dados dos seus mais de 800 milhões de usuários.

O épico da Globo e a saga dos moradores da Rocinha

 
O épico da Globo esqueceu a saga dos pobres da favela. A entrada do poder público na Rocinha para garantia dos direitos fundamentais de seus moradores não é o espetáculo. É o reconhecimento do que lhes era devido. Não deve ser visto como a salvação, mas a volta à normalidade.

Maria Inês Nassif

Em 1994, o piloto Ayrton Senna morreu num trágico acidente, em Ímola. Foi o primeiro contato de meus filhos, então com oito e nove anos, com a morte de uma pessoa pública. Toda a máquina da Globo – e também de outras emissoras, mas a máquina da Globo era, e ainda é, a maior, e a Globo tinha, e ainda tem, a exclusividade de transmissão da Fórmula 1 – foi colocada à disposição daquele triste fato, que chegava com excepcional força aos expectadores por ser um ídolo jovem, bem-sucedido e que jamais ter decepcionado o seu público. Era o personagem do bem.

Chevron deve receber multa milionária por vazamento no Brasil

Por Helena


A Chevron não deve escapar de uma multa milionária quando terminar a investigação sobre o vazamento de petróleo na área do campo Frade, na bacia de Campos. Magda Chambriard, diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), disse que só é possível falar, no momento, em “multa potencial”, cujo montante será proporcional à infração e à capacidade financeira da empresa, conforme prevê a legislação.

Desempenho das universidades norte-riograndenses em levantamento do MEC



UFRN e UFERSA no grupo das melhores


Jouse Azevedo - Repórter

O Ministério da Educação divulgou na tarde de ontem a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia com conceito de 1 a 5 as instituições de ensino superior do país. Das 2.176 universidades e faculdades avaliadas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido obtiveram IGC 4, e estão entre as 158 melhores do país. Das 683 instituições com conceito 1 e 2, considerado insatisfatório pelo MEC, oito são do RN.

Escolas do Rio Grande do Norte estão em péssimas condições de funcionamento

Do Tribuna do Norte


Atheneu: alunos abandonam escola


Carlos Herinque Goes - repórter

Dos 1.800 alunos que iniciaram o ano letivo no Colégio Estadual Atheneu Norte-Riograndense, 400 abandonaram a escola. O problema é ainda mais grave nas turmas de pré-vestibular do turno noturno, onde 60% dos alunos matriculados no início do ano, deixaram os estudos. Os motivos dessa evasão são problemas de estrutura do prédio, grade curricular ultrapassada e pouco atrativa; além da insegurança e greves. Essa é a análise da direção da escola estadual, que é a mais tradicional do Estado. E o problema da evasão não está restrito ao Atheneu. Na Escola Estadual Winston Churchill - que já fechou o turno noturno desde o ano passado - 68 estudantes que iniciaram o ano letivo não estão mais frequentando a escola.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Governo Rosalba é reprovado por 54% dos caicoenses


 

O Blog de Marcos Dantas divulgou agora há pouco uma pesquisa exclusiva do Instituto Agora Sei.

Entre os vários questionamentos, uma avaliação do Governo Rosalba Ciarlini (DEM).

A pesquisa ouviu 500 pessoas nos dias 11 e 12 deste mês.

A margem de erro máxima estimada é de 4.3 %.
 

Justiça mantém decisão que anula questões do Enem apenas para alunos de colégio cearense

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) manteve a decisão que anulou 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apenas para os alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE). Por 11 votos a favor e 1 contra, o plenário negou recurso apresentado pela Procuradoria Regional da República da 5ª Região que pedia que as questões fossem anuladas para todos os candidatos que fizeram a prova.

Chevron, enfim, vira caso de polícia

Agora a mídia não vai poder mais varrer para debaixo do tapete as circunstâncias do acidente que está causando um imenso desastre ambiental, sob seu silêncio, há uma semana.

Como havia deterniado a presidenta Dilma Rousseff, iniciou-se a investigação oficial sobre o vazamento de petróleo provocado pela Chevron no Campo de Frade, a 370 km da costa do Rio de Janeiro.

E é com a Polícia Federal, sem muita “gracinha”.

O delegado Fábio Scliar, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal já mandou agentes lá – onde a imprensa não se interessou em ir – e é bem objetivo em suas declarações no G1:

Projeto da grande imprensa é varrer a ‘era Lula’ Leia mais em: O Esquerdopata: Projeto da grande imprensa é varrer a ‘era Lula’ Under Creative Commons License: Attribution

Querem varrer a 'era Lula'

Imprensa não suporta rua cheia pobres ou aeroporto superlotado. Nem que pobre decida eleição

Roberto Amaral*

CartaCapital , via o Blog O Esquerdopata


O ponto de partida dessas reflexões é uma obviedade: a crise dos partidos, que no Brasil não é maior nem menor do que a crise dos partidos europeus e norte-americanos. No velho e exausto continente desapareceu a esquerda socialista e os socialdemocratas se confundem com os conservadores, e todos se afundam de braços dados na crise do capitalismo. Nos EUA, o bipartidarismo tacanho é construtor de impasses institucionais, de que é exemplo a negociação do teto da dívida. Em nosso país reproduz-se o esgarçamento ideológico dos partidos de esquerda e é crescente a distância entre a vontade do eleitor e o titular do mandato, construindo a falência do sistema representativo, de que a desmoralização do Legislativo e da vida parlamentar é exemplo acachapante. Ainda no caso brasileiro, talvez nos separando da crise europeia, identificamos perigoso desdobramento, a saber, a desconstituição da política, com a desmoralização do seu fazer e o anúncio de sua desnecessidade.

Tira-se a política da vida democrática, fica o quê?

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Por que os protestos fracassam em todo o país?

Por Ricardo Kotscho,


Manifestantes se reuniram no Museu da República, em Brasília

O que houve? Ou melhor, por que não houve?

Apareceram apenas 150 "protestantes" na Cinelândia, Rio de Janeiro, na manifestação anticorrupção organizada por cinco entidades em redes sociais.

Em São Paulo, na avenida Paulista, outros cinco movimentos (Nas Ruas, Mudança Já, Pátria Minha, Marcha Pela Ética e Lojas Maçônicas) juntaram apenas 200 pessoas. Na Boca Maldita, em Curitiba, o grupo Anonymous reuniu 80 pessoas.

Lula é forte e bravo, não foge a luta

Dona Marisa corta cabelo e barba de Lula


Na tarde de hoje (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva raspou a barba e o cabelo, antecipando a queda causada pela quimioterapia usada em seu tratamento contra o câncer de laringe. Dona Marisa Letícia cortou o cabelo e fez a barba do ex-presidente.


 
Dona Marisa corta cabelo e barba do ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.

ESPANHA QUER REDUZIR A CRISE MANDANDO SEUS DESEMPREGADOS PARA O BRASIL

Com um desemprego de 22% em seu país (no Brasil o desemprego é de 6.7%), uma dívida externa de 160% do PIB (a do Brasil é de 14%), e menos de 30 bilhões de dólares em reservas internacionais (as do Brasil são de 350 bilhões)a imprensa da Espanha, talvez com o senso de realidade afetado pela crise, está anunciando, com grande estardalhaço, que hoteleiros cariocas – muitos deles estrangeiros – estariam dispostos a trazer milhares de espanhóis para o Brasil para trabalharem, no lugar de brasileiros, como engenheiros, arquitetos, mestres de obra - nos projetos da Copa e das Olimpíadas - e como camareiros, garçons, chefs de cozinha e gerentes de hotel, em seus hotéis.

A matéria, reproduzida em dezenas de veículos espanhóis, diz que estaria sendo negociado um “memorando de entendimento” entre o governo brasileiro e o espanhol para abrir o mercado de trabalho brasileiro para os espanhóis e cita uma frase do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que teria dito para a Diretora Geral de Cidadania Espanhola no exterior,Pilar Pin, há alguns meses, que “o Brasil precisa de dois milhões de pessoas altamente qualificadas, e que a Espanha as têm.” Vejam o link:

A situação dos professores da rede escolar pública no país


Aprovada há mais de três anos, a lei nacional do piso do magistério não é cumprida em pelo menos 17 das 27 unidades da Federação, informa a FAlha de São Paulo.

A legislação prevê mínimo de R$ 1.187 a professores da educação básica pública, por 40 horas semanais, excluindo as gratificações.

A lei também assegura que os docentes passem ao menos 33% desse tempo fora das aulas para poderem atender aos estudantes e preparar aulas.

A regra visa melhorar as condições de trabalho dos docentes e atrair jovens mais bem preparados para o magistério.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Carta do Presidente da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer

São Paulo, 14 de novembro de 2011

Ao

Blog Leituras Favre

Att. Luis Favre


Prezado Luis,

Desde que foi anunciado o câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, observa-se uma comoção no País. De um lado, uma avalanche de brasileiros apoiando o chamado ‘força Lula’; de outro, um número enorme de anônimos e famosos reforçando o movimento conhecido como ‘Lula, vai se tratar no SUS’.

Mas, o que separa os hospitais de referência oncológica do SUS do hospital privado Sírio Libanês? A resposta, que tentaram responder no Twitter, é simples: nada. Nada separa, neste caso e no que diz respeito ao tratamento oncológico oferecido aos pacientes, o público do privado.

A primeira índia cacique brasileira

No Luis Nassif

Paulo F.

Do IG

“Consegui respeito no arco e flecha”

A índia Creuza Umutina, mãe aos 12 anos, é a 1ª mulher a ser cacique no Brasil e mudou a gestão de sua aldeia



Foto: Rui Faquini/Divulgação.

A primeira cacique brasileira ganhou prestígio depois de conquistar o mais alto posto no pódio dos Jogos Indígenas. Categoria: arco e flecha ãe ralhava com a menina que gostava de brincar de bola e treinar arco e flecha. Não eram diversões adequadas para indiazinhas que deveriam, desde cedo, aprender a cuidar dos homens da tribo. Creuza Umutina respeitava as broncas. Mas aproveitava o descuido materno para, em meio aos homens, treinar sua pontaria e o seu futebol.