sábado, 20 de novembro de 2010

Cadê os dois professores que José Serra disse que tem nas escolas paulista?Aluno da rede estadual fica até 6 meses sem professor

A prova do Saresp (que avalia o aprendizado anual de alunos da rede paulista) teve um gostinho amargo para Lia, 13, nesta semana.

Apesar de boa aluna, ela não soube responder a parte das questões de português.E não foi por falta de estudo. "Foi por falta de professor", diz Cléo, 33, mãe dela.A professora de português de Lia na Joaquim Leme do Prado, zona norte da capital, está de licença há três meses e nenhum outro docente a substituiu. Os alunos ficam na sala ou no pátio "sem fazer nada", diz a menina. Mesmo sem aulas, ou avaliação, ela teve nota 8 no bimestre.

Em 5 anos, só o ProUni colocou mais negros nas universidades do que nos últimos 100 anos

Para o fundador da ONG Educafro, frei David Raimundos Santos, a maior conquista da população negra no governo Lula foi o ProUni (Programa Universidade para Todos), criado em 2004. "Em cinco anos, só o ProUni colocou mais negros nas universidades do que os últimos cem anos de Brasil. E nós, negros, temos a consciência de que o que vai provocar a mobilidade social do povo negro é o acesso à educação de qualidade".

Kátia Abreu faz palestra em encontro de juízes patrocinado pela CNA

por Conceição Lemes


De 11 a 13 de novembro, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou, em Aracaju (SE), o IV Encontro Nacional de Juízes Estaduais, cujo tema foi “Justiça e Desenvolvimento Sustentável”.

O IV Enaje arrecadou R$ 1,05 milhão em patrocínios. Um, em particular, chamou-nos a atenção. Os R$ 100 mil pagos pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), comandada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO).


Com a espada da lei nas mãos, e com a aquiescência de eminências do Poder Judiciário, ela tem se dedicado a investir sobre os trabalhadores sem-terra. Acusa-os de serem financiados ilegalmente para invadir terras Brasil afora.

Folha de São Paulo que tanto criticou o ENEM acabou provando do seu próprio veneno

A falha no ENEM da Folha

Enviado por luisnassif, sab, 20/11/2010 - 18:23

Por Bunk

Ironia das ironias. Nesta manhã de sábado milhares de candidatos acordaram cedo para fazer a prova online do jornal Folha de São Paulo para tentar uma vaga de "treineiro" na sua redação.

O link para a prova foi enviado faltando dois minutos para o horário determinado (10h). Quando o link chegou e após o horário definido para acessar a prova, a página simplesmente não carregava por conta do enorme fluxo de pessoas. Aí enviaram o seguinte e-mail:

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Entrevista com Marilena Chauí: A guerra se deu entre o preconceito e a verdadeira informação"


"A guerra se deu entre o preconceito e a verdadeira informação"


Em entrevista à Carta Maior, Marilena Chauí avalia a guerra eleitoral travada na disputa presidencial e chama a atenção para a dificuldade que a oposição teve em manter um alvo único na criação da imagem de Dilma Rousseff: "o preconceito começou com a guerrilheira, não deu certo; passou, então, para a administradora sem experiência política, não deu certo; passou para a afilhada de Lula, não deu certo; desembestou na fúria anti-aborto, e não deu certo. E não deu certo porque a população dispõe dos fatos concretos resultantes das políticas do governo Lula". Para a professora de Filosofia da USP, essa foi a novidade mais instigante da eleição: a guerra se deu entre o preconceito e a verdadeira informação. E esta última venceu.

Promotor de Tiririca pode perder "mandato"

Circo pegando fogo: promotor de Tiririca pode perder "mandato"



Tá vendo, promotor abestado!?


Do Blog do Rovai -18 de novembro de 2010 às 13:31 7 Comentários

A Corregedoria do Ministério Público de São Paulo abriu investigação para apurar se o comportamento do promotor Maurício Antonio Lopes, ao conduzir o processo contra o deputado eleito Tiririca (PR-SP), tem sido adequado.

Documento interno do PSOL com acusações a Heloísa vaza

Retirado de O Jornal  - Alagoas

Gilson Monteiro – Repórter

O cenário atual do PSOL, tanto nacional quanto local, vai bem mais além do que um simples saldo negativo nessas últimas eleições gerais. A legenda, que surgiu há seis anos prometendo ser uma alternativa para a esquerda brasileira, se vê hoje submerso em intrigas e dissidências dignas dos tempos da polarização Arena-MDB. Ironicamente, a vereadora Heloísa Helena, que capitaneou a criação do partido, é colocada agora como o pivô da implosão da legenda; uma falência exposta até agora apenas internamente, por meio de um documento ao qual O JORNAL teve acesso, assinado por 49 integrantes do partido, entre membros e presidentes de diretórios do partido em oito municípios, incluindo Maceió; além de integrantes do diretório e da executiva estadual do partido.

Feitos sob tortura: documentos sobre Dilma Rousseff

 Retirado do Luis Nassif

Os documentos sobre Dilma

Enviado por luisnassif, sex, 19/11/2010 - 09:13

Por Nilson Fernandes
Atualizado

Sob tortura

Documentos da ditadura dizem que Dilma assessorou assaltos a bancos

Publicada em 18/11/2010 às 23h37m

Evandro Éboli e Jailton de Carvalho

BRASÍLIA - Liberados para consulta nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal Militar (STM), os dezesseis volumes de documentos com páginas já amareladas e gastas que contam a história do processo movido pela ditadura militar contra a presidente eleita Dilma Rousseff descrevem a ex-militante como uma figura de expressão nos grupos em que atuou, que chefiou greves e "assessorou assaltos a bancos", e nunca se arrependeu.

Na denúncia oferecida pelo Ministério Público Militar contra os integrantes do grupo de esquerda VAR-Palmares, Dilma é chamada de "Joana D'Arc da subversão". "É figura feminina de expressão tristemente notável", escreveu o procurador responsável pela denúncia.

Ofertas de equipamentos hospitalares e número de médicos aumentam, leitos diminuem e desigualdades regionais permanecem

O número de estabelecimentos de saúde em atividade total ou parcial aumentou de 77 mil em 2005 para 94 mil em 2009 (22,2%). Das 52 mil unidades assistenciais públicas em atividade, 95,6% são municipais e, das 42 mil unidades particulares, 90,6% têm fins lucrativos. O número de estabelecimentos sem internação acompanhou o crescimento do total de unidades, aumentando 22,7% em relação a 2005 e chegando a 67,9 mil em 2009, o que corresponde a 72,2% do total pesquisado. A proporção de estabelecimentos públicos sem internação está diminuindo gradativamente, pois o setor aumentou apenas 3,5% ao ano de 2005 a 2009, contra 9,9% ao ano do setor privado, onde se destacam as regiões Norte (16,4% ao ano) e Sul (12,1%). Os 19,3 mil estabelecimentos exclusivos de apoio à diagnose e terapia (SADTs) correspondem a 20,5% do total de unidades de saúde em atividade em 2009 e, entre eles, 90,8% são privados.

Lula receberá Prêmio Indira Gandhi para a Paz‏

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido para receber o Prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento de 2010 em uma decisão de um jurado internacional presidida pelo primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

O presidente, que deixará o cargo em 31 de dezembro de 2011, foi premiado porque trabalhou "pelo reforço das relações entre as nações em desenvolvimento, e em particular por seu importante apoio à cooperação" entre Índia e Brasil, explicou Singh.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Comentário carregado de preconceito e ódio de classe feito por um jornalista da RBS TV, afiliada da Rede Globo



http://noticias.r7.com/videos/jornalista-da-rbs-faz-comentario-preconceituoso-e-vai-parar-na-internet/idmedia/d52b57d10372b366c4c09de9546b1b3c-1.html

Dia da Consciência Negra: Olurun Eke e a República incompleta

Olurun Eke e a República incompleta

No Dia da Consciência Negra, é preciso repudiar a História do Brasil como um suceder de arranjos, combinações, "jeitinhos" em que o conflito nunca aparece ou, se vem à tona, é considerado como "coisa externa à nossa gente".

Gilson Caroni Filho

Ao incluir o Dia da Consciência Negra no calendário escolar, a lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, não propiciou apenas um resgate da história dos povos negros. Foi bem além. Ensejou a necessidade de um novo olhar sobre culturas que, ao contrário da postulação ocidental, não colocam a questão da Verdade, de conteúdos absolutos e inarredáveis, de essências escondidas atrás de formas ou aparências. Sua riqueza é de outra ordem. E talvez este seja o significado mais profundo do dia 20 de novembro: memória e resistência como possibilidades históricas.

'Qualquer miserável tem um carro', reclama comentarista da Globo de SC

Por: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual


Luiz Carlos Prates, da RBS, retransmissora da rede Globo em Santa Catarina, atribui à popularização do automóvel – promovida por "este governo espúrio" – a principal causa de problemas no trânsito.

São Paulo – O comentarista da RBS Luiz Carlos Prates atribui as mortes e problemas no trânsito no país à popularização do automóvel. Em comentário exibido na edição de segunda-feira (15) do noticiário local da retransmissora da Rede Globo em Santa Catarina, ele afirma que atualmente "qualquer miserável tem um carro". Esse fato decorre, em sua visão, "deste governo espúrio que popularizou, pelo crédito fácil, o carro para quem nunca tinha lido um livro".(Veja vídeo)



Dilma deve conseguir baixar juro real para 2% até 2014, diz Delfim

É a redução dos juros reais que diminuirá o excesso de ingresso de capitais especulativos no Brasil em busca da alta rentabilidade e baixo risco, disse o ex-ministro da Fazenda


Ricardo Leopoldo, da Agência Estado

SÃO PAULO – O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto acredita que o governo da presidente eleita Dilma Rousseff vai baixar os juros reais para um patamar entre 2% e 3% ao ano até o final do seu mandato em 2014. “É bem provável que isso ocorra antes. Talvez em dois anos, o que seria um prazo que julgo ser mais adequado”, comentou à Agência Estado, depois de participar do evento “A participação do Brasil no G-20 Coreia do Sul”, ocorrido hoje na Fecomercio. Segundo ele, é a redução dos juros reais que diminuirá o excesso de ingresso de capitais especulativos no Brasil em busca da alta rentabilidade e baixo risco, oferecidos especialmente pelos títulos públicos federais. “O ministro da Fazenda está certo em esperar para adotar novas medidas no câmbio”, ressaltou, sobre os comentários feitos hoje por Guido Mantega sobre o tema.

Quase 3 mil UPPs serão construídas no Brasil nos próximos 4 anos

Nos próximos quatro anos, serão investidos R$ 1,6 bilhão para a construção de 2.883 unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em todo país. De acordo com o secretário executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira, já há recursos previstos para o início das obras no orçamento de 2011.

AGU vai recorrer novamente de decisão da justiça do Ceará

A Advocacia-Geral da União informa que vai recorrer da nova liminar concedida pela juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª. Vara da Justiça Federal do Ceará.

A AGU entende que as providências adotadas pelo Ministério da Educação no sentido de permitir aos alunos eventualmente prejudicados que requeiram a correção invertida, através de requerimento eletrônico disponível no sítio do Inep, e a possibilidade de nova prova para quem não teve o caderno de questões amarelo com falhas de impressão substituído pelos fiscais, é a medida mais justa para assegurar o direito aos alunos prejudicados, sem prejuízo daqueles que fizeram a prova regularmente, ou da apuração de outras ocorrências registradas em ata.

Assessoria de Comunicação Social

Portal do MEC

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16060:agu-vai-recorrer-novamente-de-decisao-da-justica-do-ceara&catid=211&Itemid=86

Qual será a manchete da Folha de S.Paulo quando tiver acesso aos autos do processo da ditadura contra a presidente eleita Dilma Rousseff ?

Qual será a manchete da Folha?

Do Direto da Redação - Publicado em 17/11/2010

Mair Pena Neto*

Qual será a manchete da Folha de S.Paulo quando tiver acesso aos autos do processo da ditadura contra a presidente eleita Dilma Rousseff, garantido pelos ministros do Superior Tribunal Militar? “Dilma participou do assalto a cofre de Ademar de Barros”, “Dilma tomou parte de assalto a banco que resultou na morte de inocentes”, “Dilma delatou companheiros”?

Qualquer que seja a escolha do jornal paulista diante do que poderá constar no processo, qual será a intenção de publicá-la? Fiz a mesma pergunta aqui neste espaço, antes do segundo turno das eleições presidenciais, quando estava evidente o objetivo da Folha de tentar interferir na votação de 31 de outubro com algum fato que pudesse macular a imagem da então candidata. E a repito agora, com Dilma eleita, para tentar compreender até onde está disposto a ir o jornal na sanha de deslegitimar a candidata escolhida pela maioria do povo brasileiro.

Qual será a intenção da Folha ao insistir em ter acesso a documentos assinados sob coação?

Retirado do Luis Nassif

A tortura de Dilma, no trabalho do grupo "Tortura, Nunca Mais"

Enviado por luisnassif, qua, 17/11/2010 - 17:08

De Esther



No Tortura Nunca Mais, no capítulo sobre torturas, tem trechos de denúncias retirados dos autos dos processos que andaram pelo STM. Existem três citações do depoimento da Dilma à Justiça Militar, onde ela relata que foi submetida à tortura – e também ameaçada por um de seus torturadores, um dia antes de sua audiência no STM.

Veja e suas capas eleitorais - 1994/2010




Há algum tempo nutri a curiosidade de saber como Veja – a revista semanal de informação com maior circulação no país – produziu suas capas nas duas últimas semanas dos pleitos presidenciais de 1994, 1998, 2006 e este mais recente de 2010. Parece que o baú de Veja não guarda truques novos. Apostar no medo, no pânico da população está sempre ao alcance de suas mãos. Também soa extemporâneo declarar o óbvio sobre quem “dividiu o país” e quem “fará o país funcionar”. O artigo é de Washington Araújo.

Washington Araújo

Líderes dizem que formação de superbloco pelo PMDB é só para garantir espaços no Legislativo

Líderes minimizam formação de superbloco pelo PMDB


A formação de um superbloco formado por PMDB, PR, PP, PTB e PSC, com 202 deputados, para se contrapor ao PT na Câmara, foi minimizada nesta quarta-feira, um dia depois de sua divulgação. Após uma série de reuniões entre lideranças desses partidos e do PT, foi anunciado que o bloco vai atuar apenas na disputa por espaços nas comissões temáticas da Câmara, no início do ano que vem.

Escola do MST recebe melhor nota do Enem

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, a mídia demotucana tem feito um grande alarde contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Devido a falhas lamentáveis em algumas provas, ela decidiu transformar o assunto na sua primeira bandeira de oposição ao futuro governo Dilma Rousseff. De quebra, ainda presta um serviço à poderosa indústria do vestibular e às faculdades privadas. O Grupo Folha, dono da gráfica que imprimiu as provas irregulares, é um dos que mais fustiga o Enem.

Imagens mostram detalhes do mensalão do DEM

Imagens gravadas na casa da promotora Deborah Guerner, do Ministério Público do Distrito Federal, mostram como era escondido parte do dinheiro que alimentou o esquema de corrupção do mensalão do DEM no Distrito Federal. Nas gravações, exibidas ontem à noite pelo Jornal Nacional, Veja aqui o vídeo, o marido de Deborah, Jorge Guerner, aparece demonstrando como faria para enganar a polícia, se houvesse flagrante na residência. A promotora, o marido e o ex-procuradorgeral de Justiça Leonardo Bandarra - que também aparece no vídeo - foram denunciados à Justiça Federal pelo envolvimento no escândalo do ex governador do DEM, José Roberto Arruda.

Sarney descarta formação de bloco no Senado


Por: Marcos Chagas, da Agência Brasil

Publicado em 17/11/2010, 12:20

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), descartou neste momento qualquer articulação do partido, no Senado, para formar um "blocão" com partidos menores e consolidar a maioria na Casa. Nesta terça-feira (16), a bancada peemedebista na Câmara anunciou a criação de um bloco com PMDB, PP, PR, PSC e PTB para a próxima legislatura. O grupo reuniria 202 deputados. A assessoria do PP, entretanto, afirma que não houve qualquer conversa do PMDB com o partido nesse sentido.

Família do ministro Gilmar Mendes não mede esforços para destruir um adversário político


O prefeito e o coronel

Leandro Fortes 17 de novembro de 2010 às 12:25h

Obcecada por destruir um adversário político, 
a família do ministro Gilmar Mendes não mede esforços. Vale até arruinar as finanças de sua terra natal

Eleito em 2008 prefeito de Diamantino, a 208 quilômetros de Cuiabá, o notário Erival Capistrano enveredou-se por um pesadelo político sem precedentes. Nos últimos 23 meses do mandato, Capistrano, do PDT, foi cassado e reconduzido à prefeitura três vezes. Ao todo, ficou no cargo apenas nove meses. Os outros 14 foram ocupados pelo candidato derrotado nas urnas, Juviano Lincoln, do PPS, graças a um jogo de manobras judiciais que transformou a vida de Diamantino num caos político e administrativo. A cada troca de prefeito, os cofres municipais sofrem um rombo de, aproximadamente, 200 mil reais. Por conta dessa situação, o lugar caminha rumo ao precipício contábil e social.

Universidade Mackenzie recua do manifesto anti-homofobia

Do Yahoo

Universidade de São Paulo irrita comunidade gay ao se posicionar contra lei anti-homofobia

Ter, 16 Nov, 07h26

Por Redação Yahoo! Brasil

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das maiores instituições particulares de ensino em São Paulo, causou a revolta de membros da comunidade gay por causa de um artigo assinado pelo seu chanceler e reverendo Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes.

O texto, publicado no site do Mackenzie nesta terça (16) e retirado logo depois, diante da polêmica no Twitter, se mostra contra a aprovação da lei "anti-homofobia" - ou seja, pleiteia o direito de continuar se posicionando contra o homossexualismo.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Leonardo Boff: Tipos de carisma: da cabeça (Lula) e das mãos(Dilma)


Para os que vêm da cultura patriarcal e androcêntrica ainda dominante na sociedade, que não se deu conta da revolução cultural trazida pelas mulheres, há mais de um século, o fato de ser mulher não significa nada.

Por Leonardo Boff


O Brasil conheceu ultimamente duas rupturas de magnitude histórica: elegeu um operário presidente e, em seguida, uma mulher, filha de imigrantes búlgaros, resistente da ditadura militar e testada na tortura. Isso não é sem significação. Depois de 503 anos sem alternância no poder, tempo em que as elites dominaram neste pais, criaram-se as condições concretas políticas e sociais para romper esta continuidade. Um filho da pobreza, Lula, irrompeu com um carisma avassalador que modificou o cenário político brasileiro.

Colônia, Monarquia, República: pactos de elite na história brasileira

Por Emir Sader 

Tivemos a proclamação da República mais de seis décadas depois da independência, porque esta nos levou de Colônia à Monarquia pelas mãos do monarca português, que ainda nos ofendeu, com as palavras – que repetíamos burocraticamente na escola- “antes que algum aventureiro o faça”. Aventureiros éramos nós, algum outro Tiradentes, ou algum Bolívar, Artigas, Sucre, San Martin O´Higgins, que lideraram revoluções de independência nos seus países, expulsando os colonizadores em processos articulados dos países da região.

A falácia do discurso neoliberal na defesa da escola como trampolim de mobilidade social

PROFESSORES, UM TRANSTORNO NO 'GASTO DE CUSTEIO'

O gasto de custeio do governo federal --um dos alvos prediletos da tesoura ortodoxa movida pelo figurino do Estado mínimo-- cresceu 21,6% até setembro deste ano; o investimento público, em contrapartida, deu um salto de 56,6% no período. Não se faz investimento público sem técnicos, economistas, administradores, engenheiros, enfim, sem um aparelho de Estado profissional de alta competencia técnica. Sobretudo, não se constrói um projeto de desenvolvimento sem escolas. No gasto de custeio registrado em 2010, por sinal, um dos maiores saltos ocorreu no item 'educação': aumento de 35,4% sobre igual período de 2009. Para impulsionar a educação são necessários professores, esse transtorno tratado a cassetete em certa unidade da federação. A tesoura linear da ortodoxia não enxerga nada disso. Por aí se vê o quanto há de fraude na defesa neoliberal da escola como trampolim de mobilidade social. Parece ser apenas uma cortina de fumaça para desqualificar as reivindicações de classe na sociedade capitalista (com informações Valor).

domingo, 14 de novembro de 2010

Jornal Folha de São Paulo defende Mayara Petruso, estudante de Direito que difundiu racismo e preconceito contra os nordestinos na internet

Dois títulos e um só preconceito

Por Eduardo Guimarães

É ilegal, inconstitucional e pervertido o que fez a Folha de São Paulo na quinta (11) e na sexta-feira (12). Publicou dois textos cujos títulos denunciam seus autores. Ambos foram publicados na seção Tendências / Debates, na página A3. L

Leandro Narloch (dia 11) é jornalista e autor do livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil” (LeYa). Foi repórter do “Jornal da Tarde” e da revista “Veja”. Seu texto tem como título “Sim, eu tenho preconceito”.

Janaina Conceição Paschoal é advogada e professora associada de direito penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Seu texto tem como título “Em defesa da estudante Mayara”.

Stand by Me, jogando para mudar: canção ao redor do mundo

"Stand by Me" é o título de uma canção originalmente realizada por Bem E. King e escrita por Ben E. King, Jerry Leiber e Mike Stoller. Essa canção é muito linda e já teve várias versões, sendo mais conhecida na voz do Jonh Lennon. Mas, prestem atenção nesta aqui, é D+...


Alckmin contempla a herança maldita do Serra


“Altos e baixos de uma transição de aliados – Depois de uma campanha amistosa (? – PHA), a passagem de governo de Serra para Alckmin traz de volta divergências entre tucano”.

O buzilis da reportagem é, de fato, a herança maldita.

Serra aumentou o gasto de custeio na Saúde para fazer vitrine eleitoral.

Os últimos anos de um império chamado Globo

Por Renato Rovai, no Blog do Rovai


Há elementos bastante sólidos para se afirmar que as Organizações Globo estão vivendo seus últimos anos de império e que para breve ela será apenas mais um grupo de comunicação no Brasil. A audiência da TV aberta, que é o carro chefe da emissora vem caindo de forma constante há algum tempo.

Além disso, a Globo tem perdido telespectadores tanto para a concorrência como para a Internet. Os jovens já passam mais tempo no computador do que na frente da TV. Além do que, na Internet a Globo é mais uma. Seu portal não é nem o maior do país.

Sobre Itagiba: a despedida de um jagunço

A despedida de um jagunço

por Mino Carta, na CartaCapital

Na Câmara Federal, o ex-deputado tucano Marcelo Itagiba, ex-emedebista, ex-policial, deita falação para injuriar alguns jornalistas, precisamente aqueles que atuaram do lado oposto à compacta campanha de ódio a favor de José Serra desencadeada pela mídia nativa. Luiz Carlos Azenha é inepto, Bob Fernandes é mentecapto, mercenário desqualificado. Leandro Fortes, famigerado mitômano. Palmério Doria, profissional da mentira. Paulo Henrique Amorim, crápula. Luis Nassif, estelionatário. Marcelo Auler, hidrófobo. Quanto a mim, sou um velhaco de trajetória venal.

ENEM sofre ofensiva de interesses ligados à indústria do vestibular

Na avaliação do sociólogo e consultor na área de educação, Rudá Ricci (foto), há uma disputa de política educacional em curso, e é necessário preservar uma avaliação de caráter nacional. "Uma prova nacional permite que o país trace objetivos de política educacional", defende. Entre os setores interessados economicamente, segundo ele, estão as próprias universidades, que arrecadam em matrículas, os professores que produzem questões fechadas e abertas, e os cursos preparatórios para o vetibular.


Anselmo Massad - Rede Brasil Atual

São Paulo – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofre uma ofensiva de interesses, segundo o sociólogo e consultor na área de educação Rudá Ricci. Ele enumera grupos e setores do que chama de "indústria do vestibular", de cursos preparatórios a docentes encarregados de formular as provas. Para ele, há uma disputa de política educacional em curso, e é necessário preservar uma avaliação de caráter nacional.

Qual o futuro do DEM ?

Qual o futuro do Democratas?


Vinte e cinco anos depois de sua criação , o DEM (ex-PFL) dificilmente permanecerá o mesmo. No declínio do seu antigo poder, ligado em especial a velhas oligarquias estaduais e ao regime militar, o partido apresenta uma divisão interna que pode significar o fim da linha no quadro político. Longe do poder federal desde 2002, enfraquecido pela morte de antigos caciques e pela aposentadoria de outros, a sigla que serviu de sustentação para os governos de José Sarney, de Fernando Collor, de Itamar Franco e de Fernando Henrique Cardoso se equilibra em uma bancada extremamente desidratada, tanto na Câmara quanto no Senado. Há apenas um nome considerado forte, o prefeito da maior cidade do país, Gilberto Kassab (SP), exatamente o principal arquiteto de uma possível, mas cada mais improvável, fusão com o PMDB.

José Socrates, primeiro-ministro de Portugal: O meu Brasil é com "S"

José Socrates: O meu Brasil é com "S"

O meu Brasil é com "S" JOSÉ SÓCRATES é o primeiro-ministro de Portugal.

Lula era o homem certo; sem complexos ou desfalecimentos, o antigo sindicalista esperou e preparou longamente o encontro com o seu povo

Raros são os políticos que dão o seu nome a um tempo. Os "anos Lula" mudaram o Brasil. É outro país: mais desenvolvido economicamente, mais avançado tecnologicamente, mais justo socialmente, mais influente globalmente.

Combate à violência na escola precisa envolver comunidade, aponta promotora de justiça

Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual


São Paulo - Para a promotora de Justiça da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo (SP), Vera Lúcia Acayaba de Toledo, o combate à violência nas escolas exige políticas públicas integradas para auxiliar professores e famílias a lidarem com o problema. Ela vê os educadores e diretores como principal alvo de críticas pelo cenário, que precisaria ser tratado por outras partes, incluindo o poder público.

Os resultados das eleições foram ruins para as oposições

Do Correio Braziliense

As oposições depois da eleição

De Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi


Os resultados das eleições foram ruins para as oposições. E a catástrofe só não foi maior porque uma de suas principais lideranças ficou preservada. Se não fosse a vitória de Aécio em Minas, o panorama seria pior.

As eleições para os governos estaduais não são um consolo. O fato de o PSDB ter mantido o controle do Executivo em São Paulo, em Minas, em Alagoas e em Roraima, tê-lo conseguido no Paraná e o recuperado em Goiás, no Pará e em Tocantins, é relevante, mas não muda o quadro. Assim como não o alteram as vitórias do DEM em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte.

Contratos com fornecedores: respostas à Folha de S. Paulo

Leia a matéria “Petrobras tem 42 contratos com marido de ministeriável” (versão on-line), publicada neste domingo (14/11) pelo jornal Folha de S. Paulo. Confira, abaixo, as respostas encaminhadas pela Petrobras ao veículo.

Pergunta: Dos 43 contratos da Petrobras com a C.Foster (CNPJ 31.043.482/0001-90) quantos foram firmados a partir de 2007 e qual o valor deles?

Quanto vale o voto do nordestino?

Reproduzo artigo de Maria Inês Nassif, publicado no jornal Valor Econômico:


O Brasil elegeu, por dois mandatos, um ex-metalúrgico como presidente da República. Agora elege uma mulher. Ambos de centro-esquerda. Para quem assistiu de fora a eleição de Dilma Rousseff e os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode parecer que o país avança celeremente para uma civilizada socialdemocracia e busca com ardor o Estado de bem-estar social. Para quem assistiu de dentro, todavia, é impossível deixar de registrar a feroz resistência conservadora à ascensão de uma imensa massa de miseráveis à cidadania.